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Simulado Educação à Distância (EaD): baixe e desafie os seus conhecimentos de pedagogia!

Caros professores e profissionais da educação, a busca por conhecimentos pedagógicos é fundamental, especialmente quando se preparam para concursos e seleções. Nesse sentido, apresentamos um simulado focado em Educação a Distância (EaD), abordando modelos, estratégias e desafios relevantes para o contexto atual. Baixe o PDF e aprofunde seus conhecimentos para enfrentar com sucesso os desafios educacionais contemporâneos.

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Simulado Educação à Distância

Questão 1

CEBRASPE (CESPE) | A multimodalidade em espaços virtuais de aprendizagem possibilita diversas experiências de aprendizagem participativa ao usuário, além de aproximar-se de tendências educacionais adaptáveis e de inovações pertinentes ao atual contexto histórico social e tecnológico. A respeito da multimodalidade no ambiente virtual de aprendizagem, julgue o item a seguir.

A educação a distância (EAD) é uma modalidade inerentemente multimodal, pois faz uso de diversas linguagens — visual, gestual, sonora — e de outras dimensões espaciais de comunicação.

( ) Certo
( ) Errado

Questão 2

IADES | A partir das concepções de aprendizagem no contexto da EaD, derivaram-se os modelos de educação a distância (EaD). Assinale a alternativa que descreve corretamente o modelo integrado de EaD.

a) O modelo integrado é focado na separação entre o conteúdo do curso e apoio tutorial, reforçando a ideia da aquisição de materiais de conteúdo relativamente imutável que pode ser ensinado por diferentes professores.

b) O modelo integrado apresenta o conteúdo do curso predominantemente disponível no ambiente virtual de aprendizagem.
c) No modelo integrado, estão definidos aqueles cursos que consistem em materiais feitos “sob medida”, associados a materiais já existentes. As interações e as discussões on-line ocupam cerca de metade do tempo dos estudantes, enquanto o conteúdo predeterminado ocupa a outra metade.
d) O modelo integrado apresenta cursos dinâmicos e amplamente determinados pelas atividades individuais e em grupo. De certo modo, o modelo integrado dissolve a distinção entre conteúdo e apoio, dependendo da criação de uma comunidade de aprendizado.
e) No modelo integrado, considerando o curso como um todo, o componente on-line não representa mais de 20% do tempo de estudo dos alunos.

Questão 3

SELECON | No que diz respeito ao potencial pedagógico dos projetores multimídia como o data show, o seu uso em aulas e atividades envolve objetivos, planejamento, estratégias didáticas e avaliações. Considerar o sentido de seu uso por um professor, na análise das indagações listadas a seguir:

I. O que você quer que o aluno aprenda com essa aula? Que habilidades e competências serão trabalhadas?
II. Quanto tempo vai durar a atividade? O que será mostrado, e de que maneira farei isso? Como vou conduzir a atividade?

As indagações em I e II estão associadas, respectivamente, aos seguintes aspectos:

a) planejamento de uso e justificativa didática


b) alocação de recursos e objetivo pedagógico
c) objetivo pedagógico claro e planejamento do uso
d) justificativa didática e avaliação da aprendizagem

Questão 4

QUADRIX | Quanto à educação corporativa e à educação a distância, julgue o item.

Na educação a distância (EAD), o papel do professor se amplia, de modo que ele deve ter um papel de motivador, em função da autonomia de aprendizagem de cada aluno.

( ) Certo
( ) Errado

Questão 5

INSTITUTO ACESSO | As tecnologias digitais têm ocupado um papel central nas profundas mudanças experimentadas em todos os aspectos da vida social. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm tido um papel fundamental no ensino remoto, diante da impossibilidade de aulas presenciais, no contexto da Pandemia por coronavírus.

O uso dessas tecnologias tem sido um desafio para professores e estudantes. As aulas remotas têm acontecido por meio de diferentes plataformas e redes sociais, tais como Facebook, Youtube, Zoom, Google Meet, Stream Yard.

Os conceitos de ensino remoto, educação on-line e educação a distância são distintos. Por ensino remoto, é correto compreender

a) as aulas que ocorrem num tempo síncrono com videoaula, aula expositiva por sistema de webconferência; atividades seguem durante a semana no espaço de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de forma assíncrona
b) aulas que acontecem em programas de relacionamento como Instagram, Twitter, Whatsapp entre sujeitos de diferentes grupos sociais.
c) um conjunto complexo de atividades que ocorrem entre membros de um sistema social em diferentes dimensões, desde a interpessoal à internacional.
d) uma modalidade educacional que possui metodologia própria, que abrange conteúdos, atividades e todo um design adequado às características das áreas dos conhecimentos gerais e específicos.
e) plataformas virtuais relacionadas à tecnologia e utilizadas para a criação e desenvolvimento de ferramentas ou sistemas utilizados no espaço on-line.

Questão 6

IBFC | A discussão em torno da exclusão/inclusão no ensino médio envolve a proposta de avanços científicos e tecnológicos. O acesso ao computador e à Internet são pautas presentes, na Modernidade, como centralidade dos debates educativos. “O tema adquiriu uma ampla dimensão social e política.

Como participa das correlações de poder do movimento da globalização, (…), está voltado para a compreensão das razões da exclusão digital e, ao mesmo tempo, para a promoção da inclusão digital, dada a sua relevância político-econômica no movimento da globalização” (MEC, Orientações curriculares para o ensino médio, 2006). Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta, ou seja, que não completa a ideia da citação.

a) A questão da inclusão deve ser estudada de maneira mais ampla, de novo, sob um ponto de vista educacional que poderá levar à sensibilidade
b) A visão da inclusão é inseparável de uma consciência crítica da heterogeneidade e da diversidade sociocultural e linguística
c) O projeto de inclusão poderá aumentar o sentimento de exclusão se considerar o usuário apenas como um consumidor dessa linguagem em vez de lhe abrir oportunidade de compreensão do seu papel também de produtor dessa linguagem
d) Nas propostas de inclusão digital os efeitos da globalização não precisam ser discutidos porque os valores daquilo que é “global” e daquilo que é “local” são iguais e bastam para a integração social, uma integração que se traduz por emprego, sucesso profissional, melhoria de vida material, bem-estar pelo sentimento de pertencimento
e) O desafio da inclusão digital, na educação, é gerar maior acesso daqueles que não dispõem dos instrumentos que operam as novas tecnologias, às novas formas de comunicação, favorecendo possibilidades de caminhos alternativos ao conhecimento, participação ou mesmo de ascensão social

Questão 7

VUNESP | Dentre os desafios que emergem das propostas de educação inclusiva, segundo Fleuri (2009), é possível indicar em relação

a) ao processo educativo, em específico, a criação de padrões que potencializem a constituição de diferenças.
b) à prática pedagógica, o foco na transmissão de conceitos estereotipados que fundamentem análises críticas do educador.
c) à gestão escolar, centrada na dialogicidade, o entendimento da diferença como algo natural do ser humano.
d) à formação de educadores, justamente, o repensar e ressignificar a própria concepção de educador.
e) às políticas públicas educacionais, a necessidade de alinhamento nacional com os avanços da ciência e da tecnologia.

Questão 8

VUNESP | Considere o excerto de Louro (2008):

Há que perceber os modos como se constrói e se reconstrói a posição da normalidade e a posição da diferença, porque, afinal, é disso que se trata.

Assinale a alternativa correta com relação ao conceito de diferença.

a) Está inscrita nos saberes legitimados, para além das práticas sociais e pedagogias culturais.
b) É um atributo que só faz sentido ou só pode se constituir em uma relação entre pessoas.
c) Ostenta uma relação de normatização, poder e uso da força, para além do contexto social.
d) Preexiste nos corpos dos indivíduos e ao se evidenciar é reconhecida pelo grupo social.
e) É, de algum modo, onipresente, sempre presumida, e isso a torna, paradoxalmente, invisível.

Questão 9

VUNESP | Considere Mazzota (1996). Ao buscar na história informações sobre o atendimento educacional de pessoas com deficiência, o autor constatou que, até o século XVIII, as noções sobre deficiência estavam relacionadas ao

a) estudo clínico e genético para a definição de deficiência com base em dados quantitativos e qualitativos de pesquisas.
b) preconceito cultural e social sobre as capacidades de contribuição na vida cotidiana da população da época.
c) conhecimento sobre normalidade e anormalidade que foram definidos desde a Grécia antiga.
d) reconhecimento das pessoas com deficiência como humanas, pois até então eram relacionadas como próximas aos animais.
e) misticismo e ocultismo, não havendo base científica para o desenvolvimento de noções realísticas.

Questão 10

VUNESP | Considere Mazzota (1996). O autor, a partir de seus estudos, destaca que houve dois períodos na evolução da educação especial no Brasil – primeiro de 1854 a 1956 e segundo de 1957 a 1993, que foram marcados por ações para a educação das pessoas com deficiência, gerando iniciativas, respectivamente:

a) privadas não oficiais e políticas públicas inclusivas.
b) oficiais e particulares isoladas e oficiais de âmbito nacional.
c) governamentais inclusivas e oficiais inclusivas.
d) particulares isoladas e públicas oficializadas pelo governo.
e) integradoras para escolas e inclusivas para escolas.

Gabarito:

1) Certo 2) D 3) C 4) Certo 5) A 6) D 7) D 8) B 9) E 10) B

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Multimodalidade em espaços virtuais de aprendizagem

A primeira questão aborda a multimodalidade em espaços virtuais de aprendizagem, destacando a importância dessa abordagem para proporcionar experiências participativas e adaptáveis. A pergunta foca na Educação a Distância (EaD) como uma modalidade inerentemente multimodal, explorando o uso de linguagens visual, gestual e sonora, além de dimensões espaciais de comunicação.

A multimodalidade, neste contexto, refere-se à utilização de diferentes formas de linguagem e comunicação para enriquecer a experiência de aprendizagem online. Compreender esse conceito é crucial para profissionais da educação que buscam inovar em ambientes virtuais, adaptando-se às tendências educacionais contemporâneas.

Questão 2: Modelos integrados de Educação a Distância (EaD)

A segunda questão explora os modelos integrados de Educação a Distância (EaD). Ela apresenta alternativas que descrevem corretamente esse modelo, destacando aspectos como a separação entre conteúdo do curso e apoio tutorial, a predominância do conteúdo no ambiente virtual de aprendizagem e a dinâmica dos cursos amplamente determinada por atividades individuais e em grupo.

Compreender os modelos de EaD é essencial para profissionais envolvidos na criação e implementação de cursos online. O conhecimento sobre as características de cada modelo fornece uma base sólida para o desenvolvimento de estratégias educacionais eficazes.

Questão 3: Potencial pedagógico dos projetores multimídia

A terceira questão foca no potencial pedagógico dos projetores multimídia, especificamente o data show, em aulas e atividades. Aborda a importância do planejamento, objetivos pedagógicos e estratégias didáticas ao utilizar essa tecnologia.

Professores e educadores precisam compreender como integrar tecnologias audiovisuais de forma eficaz em suas práticas pedagógicas. Esta questão destaca a necessidade de considerar tanto os objetivos educacionais quanto as estratégias de implementação ao utilizar projetores multimídia em sala de aula.

Questão 4: Papel do professor na Educação a Distância (EaD)

A quarta questão aborda o papel do professor na Educação a Distância (EaD), questionando se o papel do professor se amplia na EaD, exigindo uma postura de motivador devido à autonomia de aprendizagem dos alunos.

Entender o papel do professor na EaD é crucial para garantir a eficácia do ensino online. Os educadores devem ser capazes de motivar e apoiar os alunos, adaptando-se às características específicas dessa modalidade de ensino.

Questão 5: Tecnologias digitais e ensino remoto

A quinta questão explora o impacto das tecnologias digitais no ensino remoto, destacando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e as diferentes plataformas utilizadas. A questão apresenta a distinção entre ensino remoto, educação online e educação a distância.

Professores e profissionais da educação precisam compreender as nuances do ensino remoto, especialmente diante das mudanças impulsionadas pela pandemia. A adaptação a diferentes plataformas e a compreensão das distinções entre essas modalidades são essenciais para oferecer uma educação eficaz em ambientes virtuais.

Questão 6: Inclusão digital e exclusão no ensino médio

A sexta questão aborda a discussão em torno da inclusão digital e exclusão no ensino médio, destacando o acesso ao computador e à Internet como temas relevantes na era da globalização.

Compreender as implicações da inclusão digital e as correlações de poder no ensino médio é vital para os profissionais da educação. A questão destaca a importância de examinar criticamente as razões da exclusão digital e promover a inclusão, considerando o papel essencial dessas tecnologias na sociedade moderna.

Questão 7: Desafios da educação inclusiva

A sétima questão destaca desafios relacionados à educação inclusiva, indicando a necessidade de criar padrões que potencializem a constituição de diferenças.

Profissionais da educação precisam enfrentar os desafios associados à promoção da diversidade e inclusão nas escolas. Esta questão destaca a importância de compreender e superar obstáculos no processo educativo para garantir uma educação inclusiva e equitativa.

Questão 8: Conceito de diferença na perspectiva de gênero

A oitava questão explora o conceito de diferença na perspectiva de gênero, destacando a complexidade desse conceito e sua relação com normatização, poder e uso da força.

Compreender a diversidade de gênero e suas implicações é crucial para criar ambientes educacionais inclusivos e respeitosos. Esta questão aborda a complexidade do conceito de diferença e destaca a necessidade de uma abordagem crítica para promover a igualdade de gênero.

Questão 9: História do atendimento educacional de pessoas com deficiência no Brasil

A nona questão aborda a história do atendimento educacional de pessoas com deficiência no Brasil, destacando que até o século XVIII, as noções sobre deficiência estavam relacionadas ao conhecimento sobre normalidade e anormalidade.

Compreender a evolução do atendimento educacional para pessoas com deficiência é essencial para profissionais da educação. Esta questão destaca as raízes históricas das percepções sobre deficiência, contribuindo para uma compreensão mais abrangente das práticas inclusivas na educação.

Questão 10: Evolução da educação especial no Brasil

A décima questão explora a evolução da educação especial no Brasil, destacando dois períodos marcados por ações específicas para a educação de pessoas com deficiência.

Profissionais da educação precisam estar cientes das iniciativas históricas que moldaram a educação especial no país. Esta questão oferece insights sobre os diferentes momentos da evolução da educação especial, fornecendo contexto para abordagens contemporâneas inclusivas e políticas educacionais.

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