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Simulado Currículo Escolar: Responda questões de concurso pedagogia

Boas-vindas, educadores! Preparamos um simulado especial focado nos desafios e conhecimentos pedagógicos que frequentemente surgem em concursos e seleções na área da educação. Neste post, você encontrará um teste abrangente sobre teorias do currículo escolar, organização pedagógica e aspectos essenciais para a sua preparação. Baixe o simulado em PDF e mergulhe no universo do currículo educacional, um tema central para o sucesso em processos seletivos na área da educação.

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Simulado Currículo Escolar

Questão 1

ITAME | Para cada informação sobre as teorias do currículo atribua o conceito V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Teorias pós-críticas: têm como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização, baseadas nos princípios de Taylor, que igualavam o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas.
( ) Teorias tradicionais: argumentam que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder.
( ) Teorias críticas: nessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência.

A partir da conceituação atribuída, pode-se afirmar que a sequência correta é:

a) V – F – F
b) F – F – V

c) F – F – F
d) V – F – V

Questão 2

VUNESP | Ramos (in: Frigotto, Ciavatta e Ramos, 2010) escreve a respeito da organização do currículo de ensino médio integrado ao ensino técnico, e, na perspectiva de uma educação que “vise à formação humana como síntese de formação básica e formação para o trabalho”, a autora propõe o “currículo integrado”. De acordo com Ramos, é correto afirmar que o “currículo integrado”

a) estabelece que, durante o curso, devem se sobrepor às disciplinas de formação geral e de formação específica, conferindo preeminência às atividades práticas e utilitárias, em detrimento da construção de conceitos.
b) propõe relacionar os conceitos interdisciplinarmente e também no interior de cada disciplina e prevê problematizar os fenômenos, como objetos do conhecimento, buscando compreendê-los em múltiplas perspectivas: tecnológica, histórica e social.
c) determina a superação da disciplinaridade e requer a adoção da pedagogia das competências, realizando cursos modulares, com agrupamentos organizados por tarefas ou por projetos
d) desvincula a formação humana da formação técnica, adotando o curso de ensino médio regular de três anos e mais um ano de estudos profissionais ao final do curso, aderindo à estratégia denominada “três mais um”.
e) considera que os conteúdos são conhecimentos abstratos e isentos de historicidade, e que devem servir de insumos para o desenvolvimento das competências necessárias para atuar no mercado de trabalho.

Questão 3

NOSSO RUMO | Neste tipo de teoria, o currículo é entendido como algo que gera uma referência de gêneros, colocando-se a favor do reconhecimento das formas culturais dos mais diversos grupos sociais. Estas teorias posicionam-se na busca por um currículo multicultural (identidade, alteridade e diferença), currículo este que implica a capacidade de entender, respeitar e apreciar a outra cultura mesmo esta sendo a cultura diferente. São teorias baseadas nas ideias de aceitação, de prestígio e familiaridade amigável entre e com as diversas culturas existentes.

Tratam-se das teorias

a) críticas.
b) tradicionais.
c) pós-críticas.
d) convencionais.
e) construtivistas.

Questão 4

DIRENS Aeronáutica | “As mudanças na educação não só são necessárias e inevitáveis, mas devem ser entendidas e encaradas como a expressão de um compromisso decidido e sustentável no tempo, como um propósito moral e social marcando uma diferença positiva nas vidas de todos os alunos, bem como a aspiração de revitalizar as conexões entre a educação e a vida social em democracia”. (ESCUDERO. 2002, p.17).

A organização do currículo por competências favorece a/o

a) mobilização de saberes por meio de avaliações de aprendizagem.
b) atendimento às demandas do mercado de trabalho, prioritariamente.
c) operacionalização das inteligências e as formas concretas de colocá-las em ação.
d) aprendizagem por meio de situações-problemas e da compartimentação dos saberes.

Questão 5

FGV | “O processo de ‘fabricação’ dos sujeitos é continuado e geralmente muito sutil, quase imperceptível. Antes de tentar percebê-lo pela leitura das leis ou dos decretos que instalam e regulam as instituições ou percebê-lo nos solenes discursos das autoridades (embora todas essas instâncias também façam sentido), nosso olhar deve se voltar especialmente para as práticas cotidianas em que se envolvem todos os sujeitos. São, pois, as práticas rotineiras e comuns, os gestos e as palavras banalizados que precisam se tornar alvos de atenção renovada, de questionamento e, em especial, de desconfiança.”

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes, 2014.

O trecho acima discorre sobre a influência dos ambientes institucionais na construção das diferenças, o que inclui a escola. Assinale a opção correta segundo a perspectiva apresentada.

a) A escola deve incentivar a individualidade e a espontaneidade dos educandos para impedir que sua subjetividade seja artificial.
b) O processo de escolarização tem a tarefa de adequar os comportamentos dos alunos às normas sociais de gênero.
c) A escola precisa reconhecer e modificar os modos pelos quais o cotidiano escolar produz e reforça estereótipos de classe, gênero, sexualidade e raça.


d) A escolarização deve desconsiderar as diferenças entre os alunos, deixando que se manifestem conforme as tendências naturais dos sexos.
e) O ambiente escolar é alheio aos padrões de comportamento dos alunos, prerrogativa da família e das igrejas.

Questão 6

FGV | “A crença de que a escolarização possa ser definida como a soma dos cursos oficiais oferecidos é ingênua. Seus representantes acreditam que, se mudarem o currículo das escolas do país, os problemas destas estarão remediados. Essa estratégia não obtém os resultados esperados porque falha em compreender o currículo para além das suas metas cognitivas e afetivas explícitas.”

Adaptado de GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Segundo a perspectiva do autor, aquilo que essa crença deixa de levar em conta é o currículo:

a) formal;
b) prescrito;
c) oculto;
d) subjetivo;
e) real.

Questão 7

IGEDUC | Julgue o item subsequente.

Sobre as características do currículo oculto, é possível afirmar que ele se refere aos valores, normas e comportamentos que são transmitidos de forma direta e intencional aos alunos.

(  ) Certo
(  ) Errado

Questão 8

CPCON UEPB | De acordo com Libâneo (2004), “os estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 1960-1970 destacam a existência nas escolas de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. ___________________________ refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional. ___________________________ é o currículo que, de fato, acontece na sala de aula em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. E o ___________________________ que diz respeito às influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciados na própria escola.”

Em sequência, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:

a) Currículo oculto, Currículo formal, Currículo real
b) Currículo formal, Currículo real, Currículo oculto
c) Currículo real, Currículo oculto, Currículo formal
d) Currículo oculto, Currículo real, Currículo formal
e) Currículo formal, Currículo oculto, Currículo real

Questão 9

Instituto AOCP | Para a elaboração de um plano curricular apropriado para a escola, é importante que se conheça as definições de currículo. Diversos autores defendem a ideia de que currículo é a concretização, a viabilização das intenções e orientações expressas no projeto pedagógico, e que há, pelo menos, três tipos de manifestações possíveis para esse documento, sendo os tipos de currículos existentes:

a) Oficial, Cultural e Oculto.
b) Cultural, Oculto e Real.
c) Profissional, Cultural e Formal.
d) Formal, Real e Oculto.
e) Cultural, Oficial e Formal.

Questão 10

VUNESP | Libâneo, Oliveira e Toschi (autores do livro Educação escolar: políticas, estrutura e organização) discorrem sobre diferentes tipos de manifestações do currículo. A uma delas, os autores atribuem a seguinte definição: refere-se às “influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos de seu meio social de origem e vivenciados no ambiente escolar”. Outra das manifestações é definida por eles como aquele currículo que é “estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares, nos objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo”.

Identifique a alternativa que corresponde a essas duas definições, respectivamente, de acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi.

a) Currículo interdisciplinar e currículo disciplinar.
b) Currículo experienciado e currículo real.
c) Currículo oculto e currículo formal.
d) Currículo formal e currículo real.
e) Currículo real e currículo operacional.

Gabarito:

1) C 2) B 3) C 4) C 5) C 6) C 7) Errado 8) B 9) D 10) C

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Teorias do Currículo

Nesta questão, exploramos as teorias do currículo, abordando conceitos como teorias pós-críticas, tradicionais e críticas. O candidato é desafiado a associar corretamente os conceitos a essas teorias, compreendendo suas características e objetivos. As teorias pós-críticas visam a aquisição de habilidades intelectuais, enquanto as tradicionais reconhecem a influência das relações de poder, e as críticas destacam a importância do currículo na produção de relações de gênero e na valorização do desenvolvimento cultural.

Questão 2: Currículo Integrado no Ensino Médio

A segunda questão explora a proposta do “currículo integrado” no ensino médio integrado ao ensino técnico. A candidato deve entender os princípios dessa abordagem, que busca relacionar conceitos interdisciplinarmente, problematizar fenômenos e integrar formação geral e formação específica. A questão busca avaliar a compreensão do candidato sobre práticas pedagógicas que buscam formação humana e preparação para o trabalho de maneira integrada.

Questão 3: Currículo Multicultural

A terceira questão aborda teorias que enxergam o currículo como gerador de referências culturais, promovendo a aceitação e respeito à diversidade. O candidato é desafiado a identificar corretamente essas teorias, reconhecendo o esforço por um currículo multicultural que valoriza diferentes culturas e promove a familiaridade entre grupos sociais diversos.

Questão 4: Currículo por Competências

A quarta questão explora a organização do currículo por competências. O candidato deve compreender como essa abordagem favorece a mobilização de saberes, atende às demandas do mercado de trabalho e promove a aprendizagem por meio de situações-problemas. O foco está na compreensão das implicações práticas e benefícios dessa metodologia educacional.

Questão 5: Influência dos Ambientes Institucionais

A quinta questão discute a influência dos ambientes institucionais na construção das diferenças, destacando a escola como um espaço relevante. O candidato é desafiado a interpretar a perspectiva apresentada no trecho, compreendendo a importância de reconhecer e modificar os modos pelos quais o cotidiano escolar contribui para estereótipos de classe, gênero, sexualidade e raça.

Questão 6: Currículo Além das Metas Cognitivas e Afetivas Explícitas

A sexta questão, baseada em um trecho de Henry Giroux, instiga o candidato a refletir sobre a crença simplista de que mudar o currículo resolve os problemas educacionais. Explora-se a ideia de que o currículo vai além das metas cognitivas e afetivas explícitas, desafiando o candidato a compreender o currículo em sua totalidade, indo além do que é explicitamente declarado.

Questão 7: Características do Currículo Oculto

A sétima questão aborda as características do currículo oculto. O candidato é desafiado a identificar corretamente que o currículo oculto não se refere a valores, normas e comportamentos transmitidos de forma direta e intencional aos alunos, apresentando um conceito fundamental para a compreensão do ambiente educacional.

Questão 8: Tipos de Currículo (Formal, Real e Oculto)

A oitava questão, baseada nas ideias de Libâneo, destaca os diferentes níveis de currículo: formal, real e oculto. O candidato é desafiado a completar corretamente as definições desses tipos de currículo, compreendendo como eles se relacionam e influenciam a prática educacional.

Questão 9: Manifestações do Currículo

A nona questão explora as manifestações do currículo, enfatizando a importância de conhecer as definições para elaboração de um plano curricular apropriado. O candidato deve compreender os três tipos de currículos existentes: oficial, cultural e oculto, entendendo como cada um se manifesta na prática educacional.

Questão 10: Definições de Currículo conforme Libâneo, Oliveira e Toschi

A décima questão, baseada nas definições de Libâneo, Oliveira e Toschi, desafia o candidato a associar corretamente as definições de dois tipos de currículo. A compreensão sobre o currículo experienciado e o currículo formal é testada, evidenciando a necessidade de entender diferentes manifestações e influências no contexto educacional.

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