Simulado Paulo Freire: Preparação para concursos de pedagogia

Teste seus conhecimentos em pedagogia, com foco especial em Paulo Freire, um dos mais proeminentes pensadores da educação no Brasil e no mundo. Este simulado foi cuidadosamente elaborado para abordar questões que permeiam a teoria e a prática pedagógica, destacando conceitos como educação crítica, diálogo na sala de aula, cultura, democracia educacional e muito mais. Baixe o PDF abaixo, desafie-se e aprimore sua preparação para os desafios que estão por vir.

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Simulado Paulo Freire

Questão 1

GUALIMP | A educação para Freire, segundo afirma Zitkoski (2006, 28), “[…] deve ser trabalhada, intencionalmente, para humanizar o mundo por meio de:

a) Uma formação cultural e da práxis transformadora de todos os cidadãos sujeitos da sua história.
b) Participantes do processo educacional marcado e guiado por esse tipo de educação.
c) De exercício de educar que oprime, aliena, desumaniza os seres humanos, participantes do processo educacional.
d) Outra possibilidade, que consiste em Ser-Menos.

Questão 2

ITAME | Foi educador e filósofo brasileiro. Também é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, influenciou o movimento “pedagogia crítica”. E é Patrono da Educação Brasileira. Nos dias atuais recebe críticas do atual governo. O texto faz referência a

a) Paulo Freire
b) Darcy Ribeiro
c) Anísio Teixeira
d) Olavo de Carvalho

Leia o texto a seguir para responder às questões 3 a 7:

EDUCAÇÃO CRÍTICA

A educação crítica é orientada para a tomada de decisões e para o exercício da prática de uma responsabilidade social e política. Modificando-se assim, a própria relação entre o professor e o aluno, a qual é marcada pelo pressuposto básico que Paulo Freire estabelece para esta relação, a saber, a prática do diálogo enquanto dimensão essencial no trabalho de compreensão da realidade a partir das experiências do sujeito ensinante, assim como do sujeito aprendente.

Portanto, a comunicação entre o educador e o educando, na partilha de suas experiências pelo diálogo, abre caminhos para uma participação responsável. O diálogo implica reconhecimento do outro, através do respeito a sua dignidade, o que só é possível entre pessoas, e o qual se fundamenta na democracia.

Paulo Freire traz para a escola o princípio da relação professor- aluno. Muitas vezes, como em nossa vida social, tem se apresentado também, envolvida pelo autoritarismo, a ausência do diálogo, exigindo de todos, a aprendizagem da democracia, através da dialogação entre alunos, pais e professores, transformando a vida escolar em assunto de todos os envolvidos, assim como a vida política é assunto de toda a sociedade.

Para tanto, Paulo Freire propõe uma educação transformadora, uma educação para a democracia pela participação de todos, calcada no homem livre, racional, capaz de promover mudanças através do consenso entre grupos e classes sociais, por meio de reformas histórico-culturais, ou seja, no pensar a realidade do trabalho humano como uma obra de cultura, um ato cultural.

Assim, compreender a cultura como processo histórico pelo qual o homem se relaciona com o mundo transformando-o com os outros homens, reconhecendo e transformando a natureza e a si próprios. Representando a somatória de toda a experiência, criação e recriação ligada ao homem no seu espaço de hoje e na sua vivência de ontem, configurando-se como a real manifestação do homem sobre e com o mundo. Portanto, compreendendo que a cultura é tudo o que é criado pelo homem.

Desta forma, é relevante considerar o homem inserido na cultura por ele constituída, compreendendo as relações que se estabelecem na escola. Em que o professor perceba que cada indivíduo, deve despertar para a consciência de sentido do seu existir, devendo a ele o respeito com a necessária competência e compromisso pedagógico, o que deve servir de referência na organização e valoração do que fazer escolar. Perceber a existência de duas culturas, a do educando e a do educador, numa sociedade competitiva e de contradições.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SuTsfD.

Questão 3

ADM&TEC | Com base no texto ‘EDUCAÇÃO CRÍTICA’, leia as afirmativas a seguir:

I. Paulo Freire traz para a escola o princípio da relação professor- aluno. Essa relação, não costuma apresentar qualquer indício de autoritarismo ou da ausência de diálogo, de acordo com o texto.
II. A educação crítica é orientada para a tomada de decisões e para o exercício da prática de uma responsabilidade social e política, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.

Questão 4

ADM&TEC | Com base no texto ‘EDUCAÇÃO CRÍTICA’, leia as afirmativas a seguir:

I. A relação entre o professor e o aluno é marcada, na perspectiva de Paulo Freire, pela prática do diálogo enquanto dimensão essencial no trabalho de compreensão da realidade a partir das experiências do sujeito ensinante, assim como do sujeito aprendente, afirma o texto.
II. O texto defende que o educador, ao realizar a prática educativa, não deve considerar a cultura constituída pela sociedade onde o educando está inserido, pois a compreensão das relações que se estabelecem na escola deve ocorrer a partir de modelos teóricos previamente estabelecidos, não pelo diálogo entre professores e alunos, afirma o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

a) As duas afirmativas são verdadeiras.


b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I
d) As duas afirmativas são falsas.

Questão 5

ADM&TEC | Com base no texto ‘EDUCAÇÃO CRÍTICA’, leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com o texto, a comunicação entre o educador e o educando, na partilha de suas experiências pelo diálogo, abre caminhos para uma participação responsável.
II. Paulo Freire propõe uma educação transformadora, uma educação para a democracia pela participação de todos, onde ocorra uma evidente segregação dos educandos em função das suas classes sociais, afirma o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.

Questão 6

ADM&TEC | Com base no texto ‘EDUCAÇÃO CRÍTICA’, leia as afirmativas a seguir:

I. Paulo Freire propõe uma educação calcada no homem capaz de promover mudanças por meio de atos culturais e movimentos artísticos, afirma o texto.
II. O diálogo entre o educador e o educando implica o reconhecimento do outro, através do respeito à sua dignidade, o que só é possível entre pessoas, e que se fundamenta na democracia, afirma o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.

Questão 7

ADM&TEC | Com base no texto ‘EDUCAÇÃO CRÍTICA’, leia as afirmativas a seguir:
I. Paulo Freire propõe uma educação calcada no pensar a realidade do trabalho humano como uma obra de cultura, um ato cultural, afirma o texto. Assim, na perspectiva de Freire, a educação deve distanciar-se da realidade do educando, para, assim, refletir a cultura das classes dominantes, de acordo com o texto.
II. Paulo Freire propõe uma educação calcada no homem livre, racional, incapaz de promover mudanças através do consenso entre grupos e classes sociais, afirma o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.

Questão 8

VUNESP | A partir da leitura de Pedagogia da autonomia, é possível depreender que, de acordo com Paulo Freire,

a) ser professor exige que se evitem posições radicalizadas, rupturas. Exige que se equilibre isto e aquilo, chegando-se à ponderação necessária a um saber crítico e revolucionário.
b) a rigorosidade metódica conduz o educador aos grilhões de um discurso mecanicista, bancário, rigorosamente inviolável, distante da liberdade docente e dos saberes próprios de cada educando.
c) a prática docente prescinde de “condições favoráveis”, pois, acima de qualquer limitação ou de qualquer condição (higiênica, espacial, estética etc.) que se afirme desfavorável, estão o afeto, o diálogo e a alegria do educador, guiado pelos ventos da transformação.
d) cabe aos educadores desproblematizar o futuro, livrando-se de todo e qualquer entrave para as mudanças urgentes e ampliando generosamente os limites do possível.
e) a autoridade coerentemente democrática entende que a verdadeira disciplina não está na estagnação, no silêncio dos silenciados, mas no alvoroço dos inquietos, na esperança que desperta.

Questão 9

NOSSO RUMO | Tendência que visa à defesa da autogestão pedagógica e ao antiautoritarismo. Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Paulo Freire não considera o papel informativo, o ato de conhecimento na relação educativa, mas insiste que o conhecimento não é suficiente se, ao lado e junto deste, não se elabora uma nova teoria do conhecimento e se os oprimidos não podem adquirir uma nova estrutura do conhecimento que lhes permita reelaborar e reordenar seus próprios conhecimentos e apropriar-se de outros. Trata-se da tendência

a) liberal tecnicista.
b) progressista crítico-social dos conteúdos.
c) progressista libertadora.
d) liberal renovada não diretiva.
e) progressista libertária.

Questão 10

NOSSO RUMO | De acordo com Paulo Freire, em “Pedagogia da Autonomia”, é correto afirmar que

a) ensinar pode se esgotar no tratamento do objeto ou do conteúdo.
b) ensinar não exige, necessariamente, rigorosidade metódica.
c) há uma ruptura na distância entre a ingenuidade e a criticidade, o saber de pura experiência feito e o que resulta de procedimentos metodicamente rigorosos.
d) pensar certo, do ponto de vista do professor, não implica referências ao senso comum.
e) não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.

Gabarito:

1) A 2) A 3) C 4) B 5) B 6) C 7) D 8) E 9) C 10) E

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Educação de Freire

Nesta questão, discute-se a abordagem da educação segundo Paulo Freire. Freire defende que a educação deve ser intencionalmente voltada para a humanização do mundo, enfatizando a formação cultural e a práxis transformadora dos cidadãos como meios para alcançar esse objetivo.

Questão 2: Reconhecimento de Paulo Freire

Aqui, é apresentada uma referência a um renomado educador brasileiro, patrono da educação brasileira e influente na pedagogia mundial: Paulo Freire. Apesar de sua importância, ele também enfrenta críticas, especialmente de determinados setores políticos.

Questão 3: Educação Crítica e Relação Professor-Aluno

Essa questão explora a relação entre educação crítica e a dinâmica professor-aluno. Baseado em um texto sobre educação crítica, avalia-se se essa relação é marcada pelo diálogo e pela ausência de autoritarismo.

Questão 4: Diálogo e Compreensão da Realidade

Aqui, é discutida a importância do diálogo na compreensão da realidade na perspectiva de Paulo Freire. A questão avalia se o texto defende a prática do diálogo como fundamental para a compreensão da realidade vivenciada pelo educador e pelo educando.

Questão 5: Comunicação e Participação Responsável

Nesta questão, aborda-se a comunicação entre educador e educando e sua relação com a participação responsável na educação. A questão avalia se o texto defende que o diálogo entre professor e aluno abre caminhos para uma participação responsável.

Questão 6: Paulo Freire e Educação Transformadora

Aqui, é discutida a proposta de uma educação transformadora segundo Paulo Freire. A questão avalia se o texto defende que Paulo Freire propõe uma educação calcada na capacidade do homem de promover mudanças através de atos culturais e do diálogo entre educador e educando.

Questão 7: Cultura e Liberdade na Educação

Nesta questão, discute-se a relação entre cultura, liberdade e educação na visão de Paulo Freire. A questão avalia se o texto defende que Paulo Freire propõe uma educação calcada no pensar a realidade do trabalho humano como uma obra de cultura e na liberdade do homem.

Questão 8: Pedagogia da Autonomia

Aqui, é abordada a pedagogia da autonomia segundo Paulo Freire. A questão avalia se, a partir da leitura de Pedagogia da Autonomia, é possível entender que ser professor exige equilíbrio, evitando radicalismos e buscando uma postura crítica e revolucionária.

Questão 9: Pedagogia Libertadora de Paulo Freire

Nesta questão, é discutida a tendência da pedagogia libertadora associada a Paulo Freire. A questão avalia se essa tendência visa à defesa da autogestão pedagógica e ao antiautoritarismo, permitindo que os oprimidos reelaborem seus conhecimentos.

Questão 10: Ensino e Pesquisa na Pedagogia de Paulo Freire

Aqui, é discutida a relação entre ensino, pesquisa e a pedagogia de Paulo Freire. A questão avalia se, de acordo com Pedagogia da Autonomia, é correto afirmar que não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.

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