A jornada de preparação para concursos e seleções na área da educação exige dedicação e um sólido conhecimento sobre diversos temas pedagógicos. Neste post, disponibilizamos um simulado sobre Papel da Escola elaborado com questões selecionadas para te ajudar a aprimorar sua preparação. Cada questão aborda aspectos fundamentais dos conhecimentos pedagógicos, essenciais para seu desempenho nas avaliações. Baixe o PDF, teste seus conhecimentos e esteja mais preparado(a) para os desafios que virão.
BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI
Simulado Papel da Escola
Questão 1
Instituto Consulplan | A autonomia refere-se à capacidade de posicionar-se, elaborar projetos pessoais e participar enunciativa e cooperativamente de projetos coletivos, ter discernimento, organizar-se em função de metas eleitas, governar-se, participar da gestão de ações coletivas, estabelecer critérios e eleger princípios éticos. Isto é, a autonomia fala de uma relação emancipada, íntegra com as diferentes dimensões da vida, o que envolve aspectos intelectuais, morais, afetivos e sociopolíticos. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a autonomia é:
a) Motor de todo o planejamento do professor e condição última para a promoção do aluno.
b) Utopia preconizada nos currículos tradicionais, versão ultrapassada com a publicação dos PCNs.
c) Tomada ao mesmo tempo como capacidade a ser desenvolvida pelos alunos e como princípio didático geral, orientador das práticas pedagógicas.
d) Entendida como condição a ser conquistada quando os alunos ingressarem no mundo adulto, já que, durante a escolarização, atingem apenas a heteronomia.
Questão 2
Instituto Consulplan | Educação é uma ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social e tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política, no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destina. O processo da educação, nessa concepção, confunde-se com a ideia de:
a) Engajamento: o indivíduo educado passa por uma reflexão sobre a experiência, favorecendo a construção de novos saberes.
b) Apatia: o indivíduo educado entende a educação como ação transformadora da sociedade em busca de objetivos considerados como válidos.
c) Transformação: o indivíduo educado compreende a vida de sua comunidade, recebendo ideias e conceitos fundamentalmente transformadores de realidades sociais.
d) Ajustamento: o indivíduo educado seria o ajustado à vida da sua comunidade, sem nenhum julgamento crítico sobre seus usos e costumes, sobre o seu modo de viver, aceitando passivamente a cultura de seu meio social.
Questão 3
IMPARH | Sobre o papel da escola, é CORRETO afirmar que cabe a ela:
a) aplicar teste vocacional para a escolha da religião pelo educando.
b) refletir sobre o sentido da fé como caminho da salvação do educando.
c) contribuir com as decisões políticas e religiosas do educando.
d) ajudar o educando a se libertar de estruturas opressoras que o impedem de progredir e de avançar.
Questão 4
CMM Concursos | Conforme o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol. 1 (RCNEI). A escola é uma Instituição social com propósito explicitamente educativo (…) .
Essa função socializadora requer levar em consideração os seguintes aspectos:
a) o desenvolvimento intelectual e a formação acadêmica.
b) a ascensão social e a prática do trabalho.
c) o desenvolvimento individual, o contexto social e cultural.
d) a mudança social, a formação ética e moral.
Questão 5
CETREDE | A discussão sobre a função social da escola tem sido abordada por diversos olhares que carregam em si suas particularidades conforme o papel desenvolvido em cada tempo histórico. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir.
I. É indiscutível a importância da escola no desenvolvimento de uma sociedade.
II. A finalidade da escola é voltada, exclusivamente, para o atendimento das classes mais vulneráveis da sociedade.
III. O papel da escola perpassa a compreensão de que seu eixo principal de atuação é a evolução e a transformação do ser humano.
IV. Desde sua criação, a escola tem tido o papel de expor as desigualdades sociais e econômicas.
V. A escola, enquanto instituição social, tem o papel de socialização do saber sistematizado.
Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.
a) I – II – III.
b) III – IV – V.
c) I – III – V.
d) II – IV – V.
e) I – II – V.
Questão 6
CETREDE | Analise as afirmativas a seguir em relação ao papel da escola na sociedade. Coloque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A peculiaridade da escola está em ser a primeira instituição que os cidadãos, ainda crianças, conhecem depois da família.
( ) A escola é uma instituição que tem como missão primordial educar.
( ) A experiência na escola contribui positivamente para desenvolver os sentimentos de confiança e satisfação de pertencer à sociedade e de exercer a cidadania.
Assinale a opção que indica a sequência CORRETA.
a) F – V – V.
b) V – V – F.
c) V – F – F.
d) V – F – V.
e) F – V – F.
Questão 7
INTEGRI | NÃO é função do Secretário de Escola:
a) Executar trabalhos de secretaria de escola.
b) Digitar correspondências, ofícios, avisos, porta- rias, entre outros.
c) Responsabilizar-se por depósitos de materiais.
d) Operar com aparelhos telefônicos e mesas de ligação.
Questão 8
INTEGRI BRASIL | A estrutura organizacional de escolas se diferencia conforme a legislação dos Estados e Municípios e, obviamente, conforme as concepções de organização e gestão adotada, mas considerando a estrutura básica de uma escola, é ERRADO afirmar que pertence ao organograma básico da escola:
a) Conselho de Escola
b) Associação de Bairros.
c) Associação de Pais e Mestres.
d) Coordenador.
Questão 9
INTEGRI BRASIL | Responsável pelos serventes, cuida da manutenção, conservação e limpeza do prédio; da guarda das dependências, instalações e equipamentos; da cozinha e da preparação e distribuição da merenda escolar; da execução de pequenos consertos e outros serviços rotineiros da escola. Trata-se de:
a) Vigilância.
b) Coordenador.
c) Zeladoria.
d) Serviço de multimeios.
Questão 10
INTEGRI BRASIL | É um órgão de natureza deliberativa quanto à avaliação escolar dos alunos, decidindo sobre ações preventivas e corretivas em relação ao rendimento dos alunos, ao com- portamento discente, às promoções e reprovações e a outras medidas concernentes à melhoria da qualidade da oferta dos serviços educacionais e ao melhor desempenho escolar dos alunos. Trata-se de:
a) Diretoria.
b) Conselho de Classe ou Série.
c) Orientador Educacional.
d) Associação de Pais e Mestres (APM).
Gabarito:
1) C 2) D 3) D 4) C 5) C 6) D 7) D 8) B 9) C 10) B
Assuntos Abordados no Simulado:
Questão 1: Autonomia na Educação
A questão aborda o conceito de autonomia conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A autonomia na educação refere-se à capacidade dos alunos de posicionar-se, elaborar projetos pessoais e participar de projetos coletivos de forma consciente e cooperativa. Isso inclui aspectos intelectuais, morais, afetivos e sociopolíticos. Nos PCNs, a autonomia não é apenas uma habilidade a ser desenvolvida pelos alunos, mas também um princípio didático orientador das práticas pedagógicas.
Questão 2: Conceito de Educação
Nesta questão, discute-se a concepção de educação como uma ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações mais jovens, visando desenvolver estados físicos, intelectuais e morais necessários para a vida em sociedade. A educação é percebida como um processo de transformação e engajamento, que promove a reflexão e a construção de novos saberes.
Questão 3: Papel da Escola
O papel da escola é fundamentalmente discutido nesta questão. A escola tem a responsabilidade de ajudar os educandos a se libertarem de estruturas opressoras e a progredirem tanto intelectual quanto moralmente. Ela não está limitada apenas ao ensino de conteúdos curriculares, mas também desempenha um papel importante na formação integral dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes.
Questão 4: Função Social da Escola
A função social da escola, conforme o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (RCNEI), é discutida nesta questão. A escola não apenas visa ao desenvolvimento intelectual e acadêmico, mas também leva em consideração o contexto social e cultural dos alunos. Sua função socializadora abrange diversos aspectos, incluindo a formação ética, moral e social dos indivíduos.
Questão 5: Importância e Papel da Escola na Sociedade
Nesta questão, são apresentadas várias afirmativas sobre a importância e o papel da escola na sociedade. Destaca-se que a escola desempenha um papel fundamental na evolução e transformação do ser humano, além de ser responsável pela socialização do conhecimento sistematizado e pela reflexão sobre as desigualdades sociais.
Questão 6: Contribuição da Escola para a Sociedade
Aqui, são apresentadas afirmativas sobre a contribuição da escola para a sociedade. Destaca-se que a escola é a primeira instituição além da família que as crianças conhecem, desempenhando um papel primordial na educação e no desenvolvimento dos indivíduos. Além disso, a experiência escolar pode contribuir positivamente para o desenvolvimento da confiança e da cidadania.
Questão 7: Funções do Secretário de Escola
Esta questão aborda as atribuições do Secretário de Escola, que incluem a execução de trabalhos administrativos, digitação de documentos, responsabilidade pela organização de materiais e operação de equipamentos de comunicação.
Questão 8: Estrutura Organizacional da Escola
Discute-se aqui a estrutura básica da escola e seus órgãos, como o Conselho de Escola e a Associação de Pais e Mestres (APM). Destaca-se que a Associação de Bairros não pertence ao organograma básico da escola.
Questão 9: Responsabilidades do Servente Escolar
Nesta questão, são apresentadas as responsabilidades do servente escolar, que incluem a manutenção, conservação e limpeza do prédio escolar, a guarda de materiais e equipamentos, a preparação da merenda escolar, entre outras tarefas rotineiras.
Questão 10: Órgão Deliberativo na Avaliação Escolar
Finalmente, discute-se o Conselho de Classe ou Série, que é um órgão deliberativo responsável por avaliar o desempenho dos alunos, decidir sobre promoções, reprovações e outras medidas para melhorar a qualidade dos serviços educacionais oferecidos pela escola.
Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!
Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos
Está se preparando para concursos na área de Pedagogia? Não deixe de conferir nosso material preparatório disponível. Com uma ampla seleção de questões de conhecimentos pedagógicos, você terá uma excelente base de estudo para enfrentar os desafios das provas. Acesse agora mesmo e potencialize sua preparação: MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS.
Outros Materiais Para Concursos e Seleções
Buscando materiais de estudo para diversas áreas? O Professor Preparado oferece uma seleção abrangente para sua preparação em concursos e seleções. Confira nossos materiais disponíveis:
- Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
- Educação Física – Concursos e Seleções
- História – Concursos e Seleções
- Geografia – Concursos e Seleções
- Artes – Concursos e Seleções
- Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
- Filosofia – Concursos e Seleções
- Pacote de Atividades
Aproveite essa oportunidade para fortalecer seus estudos e alcançar seus objetivos profissionais!
Cursos Para Provas de Títulos
É fundamental atentar-se aos requisitos dos editais, especialmente quanto à prova de títulos. Muitos editais exigem a comprovação de cursos realizados como parte da pontuação, e deixar para última hora pode ser arriscado. Alguns editais estabelecem que os cursos devem ser realizados antes mesmo da publicação do edital.
Portanto, não deixe para depois! Invista na sua qualificação desde já, garantindo sua participação com tranquilidade e segurança.
Para ajudar nesse processo, o Professor Preparado oferece uma ampla variedade de cursos na área da educação, todos com certificado válido em todo o Brasil. Confira algumas opções:
- Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
- Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
- Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
- Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas
- Curso Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas
Não perca tempo e comece a investir em sua qualificação hoje mesmo. Estamos aqui para ajudá-lo(a) a alcançar seus objetivos profissionais.
Canal no YouTube
Além disso, não deixe de conferir nosso canal no YouTube, onde você encontrará diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos. Assine o canal para receber atualizações e não perder nenhum conteúdo: Acessar o canal