Simulado Currículo e Planejamento Escolar: baixe grátis e desafie-se!

Se você está em busca de aprimoramento e sucesso em concursos e seleções na área da educação, você está no lugar certo! Neste post, reunimos um simulado abrangente focado nos temas mais recorrentes em provas, especialmente voltados para currículo e planejamento escolar. Sabemos o quão importante é se preparar de forma completa e eficiente, por isso, disponibilizamos este simulado em PDF para que você possa baixar, estudar e se destacar nos processos seletivos. Antes de acessar o material, vamos destacar o assunto mais presente nas questões deste simulado: currículo e planejamento educacional. Vamos mergulhar juntos nesse universo e garantir sua preparação sólida e eficaz. Confira abaixo e faça o download do seu simulado!

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Simulado Currículo e Planejamento Escolar

Questão 1:

CEV URCA | De acordo com Libâneo (2001, p. 99), “os estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 1960-1970 destacam a existência nas escolas de vários níveis de currículo: formal, real, oculto”. Acerca da distinção entre esses níveis de currículo, Libâneo explicita:

I. Currículo formal – refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional. É o currículo legal expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo. O currículo formal ou oficial é aquele conjunto de diretrizes normativas prescritas institucionalmente, como, por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais divulgados pelo Ministério da Educação, as propostas curriculares dos Estados e Municípios.

II. Currículo Real – é o currículo que de fato, acontece na sala de aula em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. É a execução de um plano, é a efetivação do que foi planejado, mesmo que nesse caminho do planejar e do executar aconteçam mudanças, intervenção da própria experiência dos professores, decorrentes de seus valores, crenças, significados.

III. O currículo oculto – representa tudo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar. O currículo está oculto por que ele não é prescrito, não aparece no planejamento, embora se constitua como importante fator de aprendizagem.

Estão corretas somente as afirmativas:

a) I e II
b) I, II e III
c) II e III
d) II
e) I e III

Questão 2:

AMEOSC | Planejar e avaliar são essenciais no processo educativo, são dois elementos que se complementam, pois avaliamos para planejar e planejamos para avaliar novamente, a partir da avaliação elaboraremos um planejamento que atenda às necessidades de aprendizagem dos educandos. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:

a) Para a melhoria da qualidade de vida para todos, o planejamento não pode ser integrador e sim participativo, discursivo, problematizador.
b) Os conteúdos precisam estar associados a experiência de vida dos alunos, só assim haverá produção de novos conhecimentos, quebra do senso comum e por fim a transformação.
c) O ato de planejar no processo de ensino é fundamental para a formação de cidadãos críticos, compromissados com a transformação da sociedade.


d) O bom plano de ensino se traduzirá pela ação pedagógica direcionada de forma a se integrar dialeticamente ao concreto do educando, buscando transformá-lo.

Questão 3:

VUNESP | Telma Weisz, ao analisar a relação entre a disponibilidade da informação externa e a possibilidade de construção interna pela criança, afirma que quando os meninos jogam juntos, há um determinado momento, precioso no processo de cada criança, em que aquilo que seu colega ao lado está fazendo, e que é reconhecido como mais avançado, se torna observável para ela. Para a autora, quando a criança percebe tal situação, é porque

a) o professor reproduz e mostra o que o colega faz melhor.
b) detém o conhecimento que brota de dentro para fora.
c) percebe que o conhecimento existe no mundo, no meio ambiente.
d) já construiu a lógica necessária para poder aprender.
e) já possui a heteronomia necessária para aprender.

Questão 4:

Instituto AOCP | O currículo escolar deve ter por finalidade

a) proporcionar informações sobre o trabalho docente, discente e dos funcionários da escola.
b) proporcionar informações sobre o que ensinar e como ensinar, as tarefas escolares.
c) Comunicar os princípios do trabalho pedagógico e utilizar informações de diferentes fontes da educação pública.
d) permitir a análise sociológica das formas culturais e dos conteúdos escolares.
e) proporcionar informações concretas sobre o que ensinar, quando ensinar, como ensinar e o que, como e quando avaliar.

Questão 5:

IBADE | Um currículo construído na perspectiva da Educação Integral precisa dar respostas teóricas e práticas para o por quê, o quê, onde, quando e como ensinar e avaliar aprendizagens. Mas não só: estas precisam estar contextualizadas, oferecendo oportunidades para que os alunos se desenvolvam integralmente.

O currículo da Educação Integral tem por objetivo garantir a construção de sentido e significado das aprendizagens para os estudantes. Este currículo deve ser capaz de articular três elementos: a visão de desenvolvimento integral como objetivo das aprendizagens, o uso de metodologias mais ativas para manter o interesse e a curiosidade dos estudantes, e:

a) o reconhecimento de identidades para contextualizar as aprendizagens.
b) o desafio de aprender, compartilhado com toda a comunidade escolar.


c) a estruturação do movimento da não-violência e da cultura de paz.
d) a ampliação de habilidades e competências necessárias ao futuro.
e) o envolvimento com projetos em parcerias, do tipo gestão de conflitos

Questão 6:

NOSSO RUMO | É um plano pedagógico e institucional, que visa ao saber e define como trabalhar o processo de ensino e aprendizado dos estudantes sistematicamente. É uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive. A definição acima refere-se ao(à)

a) alternativa metodológica.
b) proposta pedagógica.
c) plano de ensino.
d) currículo escolar.
e) projeto político-pedagógico (PPP).

Questão 7:

Legalle | Conforme as Orientações Gerais para o Ensino Fundamental de Nove Anos, o desenvolvimento do aluno é a principal referência na organização do tempo e do espaço da escola. Nesse sentido, deve-se levar em consideração os seguintes aspectos, EXCETO:

a) O ser humano é ser de múltiplas dimensões.
b) Todos aprendem em tempos e em ritmos diferentes.
c) O conhecimento deve ser construído e reconstruído, processualmente e continuamente.
d) A diversidade metodológica e a avaliação diagnóstica, processual e formativa devem estar comprometidas com uma aprendizagem inclusiva, em que o aluno, dentro da escola, aprenda de fato.
e) O desenvolvimento humano é um processo descontínuo.

Questão 8:

Legalle | De acordo com o documento Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade, a produção artística oral, escrita e plástica, que historicamente os grupos populares vêm produzindo, faz parte do acervo cultural da humanidade e nos representa:

a) De modo limitado.
b) Superficialmente.
c) De modo legítimo.
d) Às vezes.
e) Infielmente.

Questão 9:

FGV | “Os saberes da docência e os próprios docentes-trabalhadores têm estado ausentes nos conhecimentos escolares. Os currículos acumulam muitos saberes, mas sabem pouco dos adultos que os ensinam e menos ainda das crianças, adolescentes e jovens que os aprendem. O curioso é que tanto os mestres quanto os educandos têm propiciado um acúmulo riquíssimo de vivências e de estudos, de conhecimentos, teses, narrativas e histórias do magistério, da infância, da adolescência e da juventude. Sujeitos de história, mas sem direito a conhecer sua história.”

ARROYO, M. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.

Assinale a opção que destaca corretamente o que é afirmado acima.

a) Os currículos ignoram os conhecimentos dos sujeitos do processo educativo sobre sua própria atividade.
b) As disciplinas de história e técnica da educação devem ser incluídas entre os conteúdos curriculares formais.
c) O compartilhamento de vivências tem pouco valor pedagógico por ser um saber de tipo informal.
d) Os currículos escolares devem se atualizar com conteúdos da psicologia infantojuvenil.
e) A atuação no magistério tem sido incapaz de gerar experiências que mereçam ser divididas.

Questão 10:

FGV “Nos currículos, os sujeitos desaparecem, não têm espaço como sujeitos de experiências, de conhecimentos, de pensares, valores e culturas. Não se reconhece sua voz, nem sequer estão expostas as marcas de suas ausências. O que importa quem fala? Quem são os mestres que ensinarão os conhecimentos? Menos, ainda, o que importam aqueles que escutam, que aprenderão suas lições?”

Adaptado de ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.

Assinale a opção que identifica corretamente a denúncia exposta no trecho acima.

a) A eficiência dos processos educativos é prejudicada pela contaminação com temáticas subjetivas.
b) Os professores conduzem os processos educativos com negligência em relação aos currículos.
c) Os currículos dão uma importância muito maior às experiências dos alunos do que às dos professores.
d) A construção dos currículos ignora a experiência dos participantes diretos do processo educativo.
e) O descaso com os direitos de autoria dos materiais didáticos contribui para a invisibilidade dos sujeitos.

 

Gabarito

1) B 2) A 3) D 4) E 5) A 6) D 7) E 8) C 9) A 10) D

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Currículo Escolar

O currículo escolar é composto por diferentes níveis, como formal, real e oculto. O primeiro refere-se ao currículo estabelecido oficialmente pelos sistemas de ensino, enquanto o segundo representa o que de fato acontece em sala de aula, resultado da execução de planos de ensino. Já o currículo oculto abrange o aprendizado não prescrito, influenciado pelo meio social e escolar.

Questão 2: Planejamento Educacional

O planejamento educacional é essencial para a melhoria da qualidade de vida através da formação de cidadãos críticos. Deve ser participativo e integrador, associando os conteúdos à experiência de vida dos alunos para promover a transformação e a produção de novos conhecimentos.

Questão 3: Construção do Conhecimento

Telma Weisz discute a construção do conhecimento na infância, destacando a importância da observação das ações dos colegas para o processo de aprendizagem. Quando uma criança reconhece uma ação como mais avançada, é sinal de que está pronta para assimilar esse conhecimento.

Questão 4: Finalidade do Currículo Escolar

O currículo escolar tem como finalidade proporcionar informações sobre o que ensinar, como ensinar, as tarefas escolares, além de comunicar os princípios do trabalho pedagógico e utilizar informações de diferentes fontes da educação pública.

Questão 5: Educação Integral

Um currículo de Educação Integral visa garantir o desenvolvimento integral dos estudantes, articulando visão de desenvolvimento, metodologias ativas e ampliação de habilidades necessárias ao futuro.

Questão 6: Proposta Pedagógica

Proposta pedagógica é um plano pedagógico e institucional que visa ao saber e define como trabalhar o processo de ensino e aprendizado dos estudantes sistematicamente.

Questão 7: Organização Escolar

Na organização do tempo e do espaço escolar, é crucial considerar a multiplicidade humana, reconhecendo que todos aprendem em tempos e ritmos diferentes, e que o conhecimento deve ser construído e reconstruído continuamente.

Questão 8: Produção Artística na Educação

A produção artística oral, escrita e plástica dos grupos populares faz parte do acervo cultural da humanidade de forma legítima e representativa.

Questão 9: Ausência dos Saberes Docentes nos Currículos

Os currículos escolares muitas vezes ignoram os conhecimentos dos próprios docentes e dos estudantes, embora estes acumulem experiências ricas que poderiam enriquecer o processo educativo.

Questão 10: Invisibilidade dos Sujeitos nos Currículos

Os currículos frequentemente ignoram a voz e a experiência dos sujeitos envolvidos no processo educativo, desconsiderando suas vivências, conhecimentos e culturas, o que compromete a construção de um ensino significativo e inclusivo.

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