Simulado de Conhecimentos Pedagógicos: preparação grátis para concursos!

Prezados professores e profissionais da educação que estão se preparando para concursos e seleções, é essencial uma preparação sólida e abrangente para garantir sucesso nessas jornadas. Pensando nisso, disponibilizamos um simulado exclusivo de conhecimentos pedagógicos, com questões selecionadas cuidadosamente para abordar os temas mais relevantes e recorrentes nessa área. Neste post, você encontrará não apenas o simulado em PDF para download, mas também uma análise dos assuntos contemplados nas questões, fornecendo insights valiosos para sua preparação.

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Simulado Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1:

Instituto Consulplan | Segundo Veiga (2002), o currículo, um importante elemento constitutivo da organização escolar, implica, necessariamente, a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente. É uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que tal construção se efetive. Na organização curricular, é preciso considerar alguns pontos básicos sobre o currículo; analise-os.

I. É considerado um instrumento neutro.
II. É inerente ao contexto social.
III. Necessita de uma organização hierárquica e fragmentada do conhecimento escolar.
IV. Deve considerar o controle social comprometido com fins de liberdade que deem ao estudante uma voz ativa e crítica.

Está correto o que se afirma apenas em

a) I e III.
b) II e IV.
c) I, II e III.
d) II, III e IV.

Questão 2:

Marinha | Morin (apud MORAES, 2015) em seu livro “A inteligência da complexidade”, apresenta os operadores cognitivos como princípios-guia para um pensar complexo.

Assim, correlacione cinco desses princípios-guias abordados por Morin (apud MORAES, 2015) aos seus respectivos conceitos e assinale a opção que apresenta a sequência correta.

PRINCÍPIOS

I- Hologramático


II- Retroativo
III- Recursivo
IV- Dialógico
V- Da autoecoorganização

CONCEITOS

( ) Ajuda a conectar o conhecimento das partes ao conhecimento do todo, pois é impossível conhecer o todo sem conhecer as partes e conhecer as partes sem conhecer o todo. Assim, o todo poderia ser maior ou menor do que a soma das partes.

( ) Ajuda a compreender o fato de o indivíduo que produz a sociedade ser por ela, ao mesmo tempo, produzido em termos de cultura, linguagem e os mais diferentes códigos socialmente presentes.

( ) Revela-nos que a totalidade organizada retroage sobre as partes e estas sobre o todo. Ele só funciona como um todo desde que as partes funcionem como partes. Esse princípio nos informa a necessidade de trabalhar com saberes integrados, transversais, conectivos e contextualizados.

( ) Une aspectos, fenômenos, eventos ou noções que, apesar de aparentemente antagônicos, são, na verdade, complementares e indissociáveis em uma organização qualquer.

( ) Pedagogicamente, esse princípio ajuda-nos a compreender o que se poderia denominar como coerência estratégica. Coerência no sentido de que, se o todo está contido nas partes; e as partes, no todo, os meios estão igualmente contidos nos fins; e os fins, nos meios.

( ) Também compreendido como explicitador da relação autonomia/dependência. Dependência porque o sujeito só pode ser autônomo a partir de suas relações com o contexto onde vive e com os fluxos que o nutrem.

( ) Rompe com a casualidade linear. Ele nos informa que toda causa age sobre o efeito e este reatroage informa- cionalmente sobre a causa, a partir de processos autoecorreguladores que acontecem no sistema.

a) (I) (III) (II) (IV) (-) (V) (-)
b) (I) (IV) (-) (III) (-) (II) (V)
c) (-) (III) (-) (IV) (I) (V) (II)
d) (I) (IV) (V) (III) (-) (-) (II)
e) (-) (III) (II) (-) (I) (IV) (V)

Questão 3:

Instituto Consulplan | A Base Nacional Comum Curricular a (BNCC) e os currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da educação básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. São essas decisões que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, considerando a autonomia dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, como também o contexto e as características dos alunos. Tais decisões resultam de um processo de envo- lvimento e participação das famílias e da comu- nidade. São consideradas ações coerentes que asseguram as aprendizagens essenciais na educ- ação básica, EXCETO:

a) Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender.
b) Aplicar procedimentos de avaliação somativa de processo ou de resultado que considere os con- textos e as condições de aprendizagem.
c) Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apre- sentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá- -los e torná-los significativos.
d) Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem.

Questão 4:

FGV | Assinale a opção que não está de acordo com os pressupostos constantes da Base Nacional Comum Curricular para o trabalho com as tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar.

a) A cultura digital perpassa todos os campos, fa- zendo surgir ou modificando gêneros e práticas.
b) A cultura digital é abordada de forma horizontal, articulada com outras dimensões tecnológicas.
c) A BNCC procura contemplar a cultura digital, diferentes linguagens e diferentes letramentos.
d) A BNCC indica que é preciso saber reconhecer os discursos de ódio e refletir sobre os limites entre liberdade de expressão e ataque a direitos.
e) Segundo o texto da BNCC, é importante contemplar o cânone, o marginal, o culto, o popular, a cultura de massa, a cultura das mídias, a cultura digital, as culturas infantis e juvenis.

Questão 5:

SUSTENTE | Leia a reportagem abaixo e depois responda o que se pede:

“O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ter questões subjetivas e provas voltadas para áreas específicas. As mudanças foram propostas em parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), com o objetivo de orientar as mudanças que deverão ser feitas no exame para que ele seja adequado ao novo ensino médio. O novo Enem começa a ser aplicado em 2024. ” (Fonte: Agência Brasil, 15 de março de 2022).

Com base em informações veiculadas, por orientação do CNE, as modificações no Enem tem por objetivo:

a) Avaliar a BNCC.
b) Implementar o Novo Ensino Médio.
c) Criar um novo formato de inserção no ensino superior.
d) Avaliar os estudantes do Novo Ensino Médio.
e) Criar uma avaliação específica para mensurar a eficiência do ensino médio antes e após a reforma.

Questão 6:

SUSTENTE | Além de desenvolver as competências gerais propostas pela BNCC, o projeto de vida previsto no Novo Ensino Médio desenvolve também as competências socioemocionais, em uma referência contextualizada e tangível para o estudante, ao passo que:

a) Proporciona ao estudante se autoconhecer, identificar metas e objetivos de vida nas dimensões pessoal, acadêmica, profissional e cidadã.
b) Promove ao estudante e à comunidade escolar a sensação de bem-estar.
c) Permite que a escola contrate profissionais da psicopedagogia.
d) Viabiliza o desenvolvimento de projetos socioemocionais entre familiares e a escola.
e) Prioriza a realidade socioemocional do estudante em detrimento do contexto social.

Questão 7:

Unifil | Na prática do cotidiano escolar, Ainscow (1997, p. 16) aponta fatores chave que influenciam a criação de salas de aula mais inclusivas. Nesse sentido, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

A. Planificação para a classe, como um todo.
B. Das atividades para a classe como um todo.
C. Utilização eficiente de recursos naturais.
D. Improvisação.

( ) O professor deve ser capaz de fazer uma alteração de planos e atividades em resposta às reações dos alunos, encorajando uma participação ativa e a personalização da experiência da aula.
( ) A preocupação central do professor tem que ser a planificação.
( ) Os próprios alunos e vivências de cada um reconhecendo a capacidade dos alunos para contri- buir para a respectiva aprendizagem.
( ) Valorizando os conhecimentos, experiências.

a) D – A – C – B.
b) A – B – C – D.
c) B – C – A – D.
d) C – D – B – A.

Questão 8:

FUNDATEC | Segundo Vasconcellos, para colaborar com o processo de transformação da realidade da avaliação escolar, é preciso buscar um procedimento metodológico que nos ajude. A construção de um método de trabalho possibilita evitar tanto o fechamento do grupo quanto a dependência, em direção à autonomia. Para ele, uma metodologia de trabalho na perspectiva dialética-libertadora deve compreender alguns elementos. Nesse sentido, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, em relação a esses elementos.

( ) Partir da prática – ter a prática em que estamos inseridos como desafio para a transformação.
( ) Refletir sobre a prática – através da reflexão crítica e coletiva, buscar subsídios, procurar conhe- cer como funciona a prática, quais são suas contradições, sua estrutura, suas leis de movimento, captar sua essência, para saber como atar no sentido de sua transformação.
( ) Transformar a prática – atuar, coletiva e organiza- damente, sobre a prática, procurando transformá-la na direção desejada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – V – V.
b) F – V – F.
c) V – F – V.
d) F – F – V.
e) F – F – F.

Questão 9:

FUNDATEC | Para Vasconcellos, no que se refere à reflexão sobre a prática, esta deve ser feita em três dimensões, que são:
a) Como estamos (como deveria estar) – Onde estamos (onde deveria estar) – Onde vamos parar (qual é o final desse caminho).
b) Onde estamos (o que está sendo) – Para onde queremos ir (como deveria ser) – O que fazer (o que fazer para vir a ser).
c) Como agimos (como deveria ser feito) – Como procedemos (qual o jeito de fazer) – Como solucio- namos (qual a maneira de chegar ao resultado fim).
d) Quando planejamos (qual o jeito certo de fazer) – O que executamos (o momento certo de fazer) – Como agimos (de que forma podemos corrigir os erros ou falhas).
e) Como estamos (como deveria estar) – Como procedemos (qual o jeito de fazer) – Como solucionamos (qual a maneira de chegar ao resultado fim).

Questão 10:

FUNDATEC | Segundo Vasconcellos (2011), a principal contribuição do currículo está no processo de:

a) Desalienação dos sujeitos.
b) Divisão dos conteúdos.
c) Organização da infraestrutura da escola.
d) Normatização da documentação.

Gabarito:

1) B 2) C 3) B 4) B 5) D 6) A 7) A 8) A 9) B 10) A

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Currículo como Elemento Constitutivo da Organização Escolar

O currículo é apresentado como um elemento fundamental na organização escolar, sendo construído socialmente e influenciado por diferentes teorias educacionais. Essa construção implica a interação entre os sujeitos envolvidos no processo educativo, bem como a adoção de um referencial teórico que o sustente. A questão explora aspectos como a neutralidade do currículo, sua relação com o contexto social e a necessidade de uma organização hierárquica e fragmentada do conhecimento escolar.

Questão 2: Princípios do Pensamento Complexo segundo Morin

Nesta questão, são apresentados os princípios-guia do pensamento complexo conforme propostos por Morin. Esses princípios são fundamentais para compreender a complexidade dos fenômenos e sistemas, incluindo a hologramaticidade, a retroatividade, a recursividade, o dialógico e a autoecoorganização. Cada princípio traz consigo conceitos-chave que ajudam a elucidar a abordagem complexa da realidade.

Questão 3: Relação entre BNCC e Currículos Escolares

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é apresentada como um documento que define as aprendizagens essenciais para cada etapa da educação básica no Brasil. Essas aprendizagens só se materializam por meio das decisões tomadas no âmbito dos currículos escolares, que devem adequar as proposições da BNCC à realidade local e às características dos alunos. A questão explora as ações necessárias para assegurar as aprendizagens essenciais, destacando a importância da participação das famílias e da comunidade nesse processo.

Questão 4: Utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIC) no Contexto Escolar

A questão aborda a presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TIC) no contexto escolar, destacando a importância de contemplar a cultura digital e diferentes linguagens na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São apresentados pressupostos que devem orientar o trabalho com as TIC, incluindo o reconhecimento dos discursos de ódio e a reflexão sobre liberdade de expressão.

Questão 5: Mudanças Propostas para o ENEM e o Novo Ensino Médio

Essa questão aborda as mudanças propostas para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em decorrência da implementação do Novo Ensino Médio. As alterações visam adequar o exame ao novo modelo educacional, incluindo a possibilidade de questões subjetivas e provas voltadas para áreas específicas. Isso reflete uma busca por uma avaliação mais alinhada com as propostas pedagógicas do Novo Ensino Médio.

Questão 6: Desenvolvimento de Competências Socioemocionais no Novo Ensino Médio

Nesta questão, é destacada a importância do projeto de vida no contexto do Novo Ensino Médio, que visa não apenas desenvolver competências gerais previstas na BNCC, mas também competências socioemocionais. O projeto de vida proporciona ao estudante a oportunidade de se autoconhecer, estabelecer metas e objetivos em diversas dimensões da vida, contribuindo para sua formação integral.

Questão 7: Fatores-Chave para Salas de Aula Inclusivas

A questão aborda os fatores-chave apontados por Ainscow para a criação de salas de aula mais inclusivas. Esses fatores incluem a planificação para a classe como um todo, o desenvolvimento de atividades que valorizem a contribuição de cada aluno, a utilização eficiente de recursos e a capacidade de improvisação do professor para atender às necessidades dos estudantes.

Questão 8: Metodologia de Trabalho na Perspectiva Dialética-Libertadora na Avaliação Escolar

Nesta questão, são apresentados elementos que compõem uma metodologia de trabalho na perspectiva dialética-libertadora, segundo Vasconcellos. Esses elementos incluem partir da prática, refletir sobre a prática e transformar a prática, buscando uma abordagem crítica e coletiva que favoreça a autonomia e a transformação da realidade educacional.

Questão 9: Dimensões da Reflexão sobre a Prática Educativa segundo Vasconcellos

A questão explora as três dimensões propostas por Vasconcellos para a reflexão sobre a prática educativa. Essas dimensões incluem uma análise do que está sendo feito, uma visão do que deveria ser feito e a identificação de estratégias para alcançar os objetivos desejados, contribuindo para uma prática educativa mais crítica e eficaz.

Questão 10: Contribuição do Currículo no Processo Educacional

Por fim, a questão aborda a contribuição do currículo no processo educacional, destacando sua importância na desalienação dos sujeitos e na promoção de uma educação mais crítica e emancipadora. O currículo é apresentado como um instrumento fundamental para a transformação da realidade educacional, buscando superar práticas tradicionais e normativas.

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