Simulado Abordagens Pedagógicas: responda 10 questões de concursos de pedagogia

O tema das abordagens de ensino e aprendizagem é crucial para garantir uma prática educacional eficaz e significativa. Com a diversidade de métodos disponíveis, é fundamental compreender a importância da escolha da abordagem certa para cada contexto e grupo de alunos. Neste blog, vamos explorar diferentes abordagens pedagógicas, como a abordagem comunicativa no ensino de línguas, a atividade orientadora de ensino, a integração de mídias e tecnologias do conhecimento, bem como as competências socioemocionais e teorias de aprendizagem. Fique atento, pois aqui você encontrará dicas e informações valiosas para se destacar nos processos seletivos e contribuir ainda mais para a qualidade da educação.

BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

Simulado Abordagens Pedagógicas

Questão 1:

FEPESE (2022) | A existência de diversos métodos e abordagens para o ensino da língua inglesa permite que o professor escolha a melhor opção para ensinar seus alunos. A abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa é uma das opções mais escolhidas e fortemente defendida por professores do idioma. Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.

1. O aprendizado de línguas se assemelha a outros tipos de aprendizados em virtude da sua natureza social e comunicativa.
2. A abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa apresenta caráter interacionista, ou seja, enfatiza o uso da interação e da troca de informações entre os indivíduos para obter melhores resultados.
3. A abordagem comunicativa se baseia na realidade linguística do aluno e visa um equilíbrio comunicativo entre a língua em estudo e o aprendiz.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a) É correta apenas a afirmativa 1.

b) É correta apenas a afirmativa 2.
c) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
d) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
e) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

Questão 2:

FEPESE (2022) | Analise o parágrafo abaixo sobre a Atividade Orientadora de Ensino.

A Atividade Orientadora de Ensino parte da concepção de que no processo educativo nós temos necessidades, que seria a apropriação ❐, temos também um motivo real que é a apropriação ❐ historicamente acumulado, tendo como objetivo para os ❐, o ensino e para os ❐ o objetivo é a aprendizagem.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

a) da cultura • da realidade • jovens • adultos
b) da realidade • da identidade • adultos • jovens


c) do conhecimento • da cultura • estudantes • professores
d) da cultura • do conhecimento • professores • estudantes
e) da identidade • da cultura • educandos • gestores

Questão 3:

FEPESE (2022) | Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre Mídias e Tecnologias do Conhecimento.

( ) A chegada das novas tecnologias de informação e comunicação criou a necessidade da elaboração de um projeto para discutir e elaborar soluções que proporcionem aos educadores uma utilização mais efetiva dos recursos midiáticos existentes em suas escolas, no intuito de promover uma educação mais qualitativa e atraente aos seus alunos.

( ) A escola deve ser compreendida como espaço dissociado da realidade vivenciada pelos seus integrantes, pois o objetivo principal da escola é formar cidadãos aptos a atuarem de forma dinâmica e eficiente no processo produtivo.

( ) O advento da sociedade tecnológica fez surgir novas formas de produção, repetição e acesso à informação e ao conhecimento. Como resultado, levantou uma série de discussões acerca do uso das tecnologias no espaço educacional e, consequentemente, no trabalho discente.

( ) A modificação do papel do aluno, agora como coparticipante de sua aprendizagem, é essencial para o sucesso da utilização dos recursos midiáticos na educação.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a) V • V • F • F
b) V • F • V • F
c) V • F • F • V
d) F • V • V • F
e) F • V • F • V

Questão 4:

FEPESE (2022) | Qual competência socioemocional é possível trabalhar com as crianças e adolescentes para ensiná-las a controlar seus impulsos e a definir metas para si mesmas?

a) Autogestão
b) Autoconsciência


c) Consciência Social
d) Habilidades de Relacionamento
e) Tomada de decisão responsável

Questão 5:

FEPESE (2022) | Analise o texto abaixo:

❐ toma(m) a dimensão de mediação ao se constituir como um modo de realização de ensino e de aprendizagem dos sujeitos que, ao agirem num espaço de aprendizagem, modificam-se e assim também se constituirão sujeitos de qualidade nova. Dessa forma ambos, professor e estudante, são sujeitos em atividade e como sujeitos se constituem indivíduos portadores de conhecimentos, valores e afetividade.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

a) A situação-problema
b) A atividade orientadora de ensino
c) As competências socioemocionais
d) A aprendizagem para qualidade nova
e) A atividade de ensino pautado nos gêneros textuais

Questão 6:

FEPESE (2022) | Analise o texto abaixo, considerando a Atividade Orientadora de Ensino (AOE).

“Na atividade educativa, o conhecimento deve derivar de uma que coloque em atividade de estudo/aprendizagem o estudante e, em atividade de ensino, o professor a fim de realmente promover o desenvolvimento humano.”

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

a) prática possível
b) ação mediadora
c) situação-problema
d) necessidade imediata
e) sequência de operações

Questão 7:

FEPESE (2022) | Sabe-se que os estudos linguísticos têm sido definidos por uma tendência centrada na língua como atuação social, como atividade e interação verbal de dois ou mais interlocutores e, assim, como “sistema-em-função”, vinculado, portanto, às circunstâncias concretas e diversificadas de sua atualização.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base nessa afirmação.

( ) Os PCNs corroboram a visão apresentada, ou seja, dizem da necessidade de um ensino voltado para a tendência centrada na língua como atuação social.
( ) No trabalho com a Língua Portuguesa, a concepção de linguagem tem relativa importância já que seu reflexo é apenas um dos norteadores do trabalho docente.
( ) A concepção de linguagem adotada influencia o trabalho da relação português e o ensino da gramática normativa.
( ) A concepção de linguagem adotada influencia o trabalho com o texto e seu sentido, a leitura, a produção textual, a oralidade e a variedade linguística.
( ) No texto, há uma referência à concepção de linguagem como veículo de comunicação e expressão.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a) V • V • V • F • V
b) V • F • V • V • F
c) V • F • V • F • V
d) F • V • F • V • F
e) F • F • F • V • V

Questão 8:

FEPESE (2022) | Quando o planejamento do professor prevê um trabalho que prioriza a integração das disciplinas, a participação ativa dos estudantes, quando os mesmos participam do processo de criação, ajudam a procurar respostas, buscam soluções, quando fazem levantamento de dúvidas e definição dos objetivos da aprendizagem, quando os estudantes precisam tomar decisões durante o percurso escolar para seguirem aprendendo mais, quando concebem que o conhecimento é provisório e que não há uma verdade única acerca dos fenômenos investigados, é correto afirmar que o planejamento desse professor está pautado na perspectiva:

a) Disciplinar.
b) Dos Projetos de Trabalho.
c) Das datas comemorativas.
d) Cartesiana de conhecimento.
e) Da segmentação das áreas de conhecimento.

Questão 9:

FEPESE (2022) | Elkonin e Leontiev, ao se debruçarem para melhor compreenderem a periodização do desenvolvimento psicológico, afirmam que cada estágio de desenvolvimento da criança é caracterizado por uma relação determinada, por uma atividade principal que desempenha a função de principal forma de relacionamento da criança com a realidade.
Para esses estudiosos, o homem – a partir do desenvolvimento de suas atividades, tal como elas se formam nas condições concretas dadas de sua vida – adapta-se à natureza, modifica-a, cria objetos e meios de produção desses objetos, para suprir suas necessidades. A criança, nesse caso, por meio dessas atividades principais, relaciona-se com o mundo, e, em cada período, formam-se nela necessidades específicas em termos psíquicos.

Segundo Elkonin, alguns dos principais períodos de desenvolvimento pelos quais os sujeitos passam são:

1. Atividade profissional.
2. Atividade objetal manipulatória.
3. Comunicação emocional do bebê.
4. Comunicação íntima pessoal.
5. Jogo de papéis/brincadeiras.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Questão 10:

FEPESE (2022) | Qual das teorias de aprendizagem defende que a ideia de que a periodização do desenvolvimento humano prevê que os sujeitos passam por diversos períodos do início ao fim das suas vidas e que eles se relacionam com outros sujeitos e com a sociedade por meio de uma atividade principal?

a) Teoria Histórico-Cultural.
b) Teoria Behaviorista.
c) Teoria Liberal.
d) Teoria Inatista.
e) Teoria Essencialista.

Gabarito

1) E 2) D 3) C 4) A 5) B 6) C 7) B 8) B 9) E 10) A

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Abordagem Comunicativa no Ensino de Inglês

A abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa enfatiza a interação e a troca de informações entre os alunos para alcançar melhores resultados. Além disso, busca um equilíbrio comunicativo entre a língua em estudo e o aprendiz, baseando-se na realidade linguística do aluno.

Questão 2: Atividade Orientadora de Ensino

A Atividade Orientadora de Ensino parte da concepção de que no processo educativo, tanto os estudantes como os professores têm objetivos específicos: para os estudantes, o objetivo é a aprendizagem, e para os professores, o objetivo é o ensino.

Questão 3: Mídias e Tecnologias do Conhecimento

A chegada das novas tecnologias de informação e comunicação criou a necessidade de discutir e elaborar soluções para utilização mais efetiva dos recursos midiáticos nas escolas. A utilização dessas tecnologias levanta discussões sobre o papel do aluno como coparticipante de sua aprendizagem.

Questão 4: Competência Socioemocional

A competência socioemocional de autogestão visa ensinar crianças e adolescentes a controlar seus impulsos e a definir metas para si mesmos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social.

Veja mais em: O que é Desenvolvimento Socioemocional

Questão 5: Mediação na Atividade de Ensino

Na atividade educativa, a mediação é fundamental para promover o desenvolvimento humano, colocando tanto o estudante quanto o professor em atividade de estudo e aprendizagem. Essa mediação transforma os sujeitos em indivíduos portadores de conhecimentos, valores e afetividade.

Questão 6: Atividade Orientadora de Ensino (AOE)

Na Atividade Orientadora de Ensino, o conhecimento deve derivar de uma ação mediadora que coloque o estudante e o professor em atividade de estudo/aprendizagem, promovendo o desenvolvimento humano.

Questão 7: Estudos Linguísticos e Ensino

Os estudos linguísticos têm uma tendência centrada na língua como atuação social e interação verbal. A concepção de linguagem adotada influencia o trabalho com o texto, a leitura, a produção textual, a oralidade e a variedade linguística.

Questão 8: Planejamento Integrado e Participativo

Quando o planejamento do professor prioriza a integração das disciplinas, a participação ativa dos estudantes e a busca por soluções, ele está pautado na perspectiva dos Projetos de Trabalho.

Veja mais em: Planejamento Participativo em Concursos de Pedagogia

Questão 9: Desenvolvimento Psicológico e Atividades Principais

Elkonin e Leontiev afirmam que cada estágio de desenvolvimento da criança é caracterizado por uma atividade principal que influencia a relação da criança com a realidade. Alguns dos períodos de desenvolvimento são: atividade profissional, atividade objetal manipulatória e jogo de papéis/brincadeiras.

Questão 10: Teoria Histórico-Cultural

A Teoria Histórico-Cultural defende que os sujeitos passam por diferentes períodos de desenvolvimento ao longo de suas vidas, relacionando-se com outros sujeitos e com a sociedade por meio de uma atividade principal.

Veja mais em: Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural em Concursos de Pedagogia

Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!

Pacote de Questões de Concursos e Provas

Aprimore seus estudos para concursos e provas da área da educação com o pacote de 200 questões de didática disponível em nossa página Questões de Concurso – Didática. Com esse material, você terá a oportunidade de testar seus conhecimentos e se preparar de forma eficiente para os desafios que estão por vir.

Não perca mais tempo e baixe agora mesmo o simulado de didática com questões criteriosamente selecionadas para te ajudar a alcançar o sucesso em sua jornada de estudos. Acesse professorpreparado.com.br e aproveite todo o conteúdo disponível para turbinar sua preparação. Estamos torcendo por você!

Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

Se você está se preparando para concursos na área de Pedagogia, a página Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos é o material ideal para auxiliar nos seus estudos. Com uma extensa variedade de questões e assuntos relacionados à pedagogia, você terá acesso a um conteúdo completo e atualizado para se preparar da melhor forma.

Nesse material preparatório, você encontrará questões sobre teorias da aprendizagem, práticas pedagógicas, legislação educacional, psicologia da educação, didática, entre outros temas relevantes para quem deseja ingressar no mercado de trabalho na área de Pedagogia.

Além disso, o material é organizado de forma didática e objetiva, facilitando o estudo e a fixação do conteúdo. Não perca essa oportunidade de se preparar da melhor forma para os concursos na área de Pedagogia. Acesse agora a página Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos e garanta a sua preparação com qualidade e eficiência.

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Sabemos que a preparação para concursos e seleções na área educacional demanda um estudo aprofundado de diversas disciplinas. Pensando nisso, reunimos uma lista de materiais de estudo de outras áreas que podem te auxiliar nessa jornada de preparação:

Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
Educação Física – Concursos e Seleções
História – Concursos e Seleções
Geografia – Concursos e Seleções
Artes – Concursos e Seleções
Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
Filosofia – Concursos e Seleções
Pacote de Atividades

Aproveite esses materiais de estudo para se preparar de forma mais completa e eficiente para os desafios que estão por vir. Desejamos muito sucesso em sua trajetória profissional!

Cursos Para Provas de Títulos

É importante ressaltar que a maioria dos editais para concursos públicos exigem a comprovação de cursos realizados como prova de títulos. Por isso, é fundamental não deixar para a última hora a realização desses cursos, pois alguns editais requerem que os cursos sejam feitos antes mesmo da publicação do edital.

Pensando nisso, gostaríamos de sugerir nossos cursos em educação que podem te ajudar a obter as certificações necessárias para os concursos. Todos os cursos possuem certificados válidos em todo o Brasil e podem enriquecer o seu currículo, aumentando suas chances de sucesso nas provas de títulos.

Confira nossas sugestões de cursos em educação:

Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas
Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas

Não perca a oportunidade de se capacitar e se destacar nos concursos públicos. Invista em sua formação e garanta um diferencial competitivo em sua carreira. Acesse nosso site Professor Preparado e escolha o curso ideal para você.

Canal no YouTube

Sugerimos acessar nosso canal no YouTube, onde você encontrará diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos. Não deixe de se inscrever para receber as atualizações!

 

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário