A interculturalidade tem se tornado um tema cada vez mais relevante no contexto educacional atual. A valorização da diversidade cultural, o respeito às diferenças e a promoção do diálogo intercultural são aspectos fundamentais para uma educação mais inclusiva e humanizadora. Neste sentido, é essencial que os educadores estejam preparados para atuar de forma interculturalmente crítica, reconhecendo e respeitando as diversas formas de expressão e vivências culturais presentes em seus espaços de ensino.
Diante desse cenário, é fundamental compreender a importância de práticas educativas plurais, que articulem a igualdade e a diferença no trabalho escolar. A interação entre diferentes culturas enriquece o ambiente de aprendizagem, promovendo a socialização e a humanização dos alunos. Por isso, é dever da educação dar conta das diversidades, seja no âmbito institucional da sala de aula, seja no contexto mais amplo das diferenças individuais.
Neste blog, buscamos abordar questões relacionadas à interculturalidade na educação, fornecendo dicas, reflexões e orientações para que você, educador comprometido, possa se preparar da melhor forma possível para os desafios e oportunidades que a diversidade cultural traz para a sala de aula. Esteja pronto para promover um ambiente educacional mais inclusivo, respeitoso e enriquecedor para todos os seus alunos. Juntos, podemos construir uma educação mais intercultural e transformadora. Acompanhe nossas postagens e venha fazer parte dessa jornada!
BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI
Simulado Interculturalidade
Questão 1:
CONSULPLAN | A questão cultural vem sendo apontada por educadores críticos como valiosa fonte de enriquecimento para o processo de ensino na sala de aula e na escola, visto que a socialização e a humanização decorrentes dessas práticas são funções educativas básicas da escola. As práticas educativas dos professores, como diz Candau (2000), precisam ser cada vez mais plurais, articulando a igualdade e a diferença no trabalho escolar, além do intercultural, do pluralismo de vozes e ideias, dos estilos e dos sujeitos socioculturais no enriquecimento dos debates em sala. É dever da educação dar conta das diferenças, seja no âmbito escolar institucional da sala de aula, seja no âmbito mais pulverizado das diferenças individuais. Em uma perspectiva de trabalho intercultural crítico na escola, o professor deverá, EXCETO:
a) Conhecer e respeitar a formação cultural e linguística dos alunos e comunicar-lhes a esse respeito.
b) Criar ambiente na sala de aula propício para que os alunos se sintam valorizados e capazes de obter sucesso nos seus estudos.
c) Incentivar os alunos, através do programa escolar, a desenvolverem experiências e outras maneiras de pensar que lhes são pouco familiares.
Questão 2:
CONSULPLAN | “O Referencial Curricular do Paraná estabelece os princípios orientadores da educação básica a serem considerados na elaboração do currículo pelas redes de ensino e suas escolas, que visam a garantia dos direitos e objetivos de aprendizagem dos estudantes e são delineados a partir da trajetória do Paraná, sendo imprescindível afirmá-los no momento de reelaboração das propostas pedagógicas curriculares, pautadas no âmbito da gestão democrática. Em conformidade com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (2013), que visam a proteção e a promoção de direitos de crianças e adolescentes; a educação das relações étnico-raciais: a educação escolar quilombola; a educação escolar indígena; a educação ambiental; a educação do campo; a educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais, as temáticas de identidade de gênero e orientação sexual na educação; a inclusão educacional das pessoas com deficiência e a implementação dos direitos humanos de forma geral no sistema de ensino brasileiro; e, ainda, tendo a escola o dever de considerar toda essa diversidade humana, deve- se pensar o currículo para além dos conteúdos organizados sistematicamente, reconhecendo outros saberes, bem como as experiências dos estudantes para que possam fortalecer suas práticas individuais e sociais, em função de uma consciência cidadã, capaz de instigar as mudanças sociais, imprescindíveis à formação humana, e transformação da realidade social e ambiental.” Considerando tais informações, infere-se que se trata do seguinte princípio orientador do Referencial Curricular do Paraná:
a) Educação inclusiva.
b) Valorização da diversidade.
c) Compromisso com a formação integral.
d) Educação como direito inalienável de todos os cidadãos.
Questão 3:
CONSULPLAN | Ainda hoje temos uma prática educativa centrada na “pedagogia do exame”. Luckesi (2000, p. 18) afirma que “professores utilizam as provas como um instrumento de ameaça e tortura prévia dos alunos, protestando ser um elemento motivador da aprendizagem”, pois como os alunos estão sendo ameaçados, o medo os levará a estudar; entretanto, muitos professores tomam essa atitude a fim de que os alunos estejam disciplinados em sala de aula. Infelizmente colocam um medo psicológico nos discentes, gerando tensão e nervosismo no dia oficial da prova. Considerando a citação do autor, podemos afirmar que trata-se da avaliação na função:
a) Somativa.
b) Formativa.
c) Diagnóstica.
d) Comparativa.
Questão 4:
CONSULPLAN | Ainda não inventaram tecnologia que substitua as relações, o vínculo, o contato do professor e do aluno dentro da sala de aula. Essa é uma lição que a pandemia deixou.
“O uso da tecnologia na pandemia, com forte atuação do professor, funcionou melhor do que nós imaginávamos. Sem o professor, funcionou pessimamente. Ninguém aprende a estudar naturalmente. Você aprende a estudar através das intervenções da escola. A mesma coisa em relação à tecnologia”, disse a diretora pedagógica S.B.
(Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/ 2022/03/12/uso-da-tecnologia-ainda-e-um-desafio-para-escolaspublicas-e-privadas-de-todo-o-pais.ghtml. Adaptado.)
Sobre o advento das tecnologias de informação, que se tornou um elemento indispensável ao processo ensino-aprendizagem, fazendo das TICs uma possível interface para a educação, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Os professores devem compreender esta mudança fundamental, como também a necessidade de se tornarem agentes ativos desta mudança.
b) Os recursos tecnológicos têm a interatividade como uma característica potencializadora da interação, que se concretiza na ação entre as pessoas.
d) As tecnologias digitais são recursos tecnológicos que se incorporam, proporcionando uma comunicação diversificada e modificando o sistema de ensino; vem cooperando com um diferencial produtivo, aumentando a interação entre professor- aluno e melhorando o modo de transmitir e aprender.
Questão 5:
CONSULPLAN | De acordo com Vasconcelos, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) é “um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação. O PPP deve estar embasado em princípios que norteiam a escola democrática, pública e gratuita, dando identidade à instituição escolar”. São considerados princípios norteadores do PPP:
a) Igualdade; qualidade; e, gestão democrática.
b) Igualdade; qualidade; e, dimensões didático-pedagógicas.
c) Gestão democrática; valorização do magistério; e, dimensões didático-pedagógicas.
d) Igualdade; qualidade; gestão democrática; liberdade/autonomia; e, valorização do magistério.
Questão 6:
CONSULPLAN | O Regimento Escolar (RE), um instrumento da organização administrativa e pedagógica da escola, define a natureza e a finalidade escolar, bem como as normas e os critérios que regulam o seu funcionamento. Considerando o RE nas escolas do estado do Paraná, analise as afirmativas a seguir.
I. É um documento orientador e deve ser elaborado a partir do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola em uma construção coletiva que envolve todos os segmentos da comunidade escolar.
II. É elaborado para ter validade por um período de tempo razoável; entretanto, deve ter um caráter dinâmico, pois precisa ser atualizado e reformulado conforme ocorram mudanças na escola decorrentes ou não de alterações na legislação.
III. A LDB (Lei no 9.394/1996) estabelece a obrigatoriedade de adaptar o RE aos dispositivos da lei e às normas dos respectivos sistemas de ensino, nos prazos por estes estabelecidos. Assim, cabe aos Conselhos Estaduais de Educação o papel normatizador e aos sistemas estaduais de ensino o de orientar sua elaboração e verificar sua legalidade.
IV. Os RE devem conter elementos indispensáveis ao funcionamento de um estabelecimento, quais sejam: sua filosofia; seus objetivos; sua organização administrativa; didática; e, disciplinar. Nesse sentido, é concebido como um instrumento legal, cujo papel é organizar o funcionamento da escola.
V. A elaboração do RE, por expressar a organização da forma jurídica e político-pedagógica da unidade escolar, é atribuição específica de cada estabelecimento de ensino; entretanto, é permitida a elaboração de regimentos únicos para um conjunto de estabelecimentos, caso estes expressem a mesma filosofia e objetivos.
Está correto o que se afirma apenas em
a) I e IV.
b) III e V.
c) IV e V.
d) II, III e IV.
Questão 7:
CONSULPLAN | Os diferentes posicionamentos pessoais e profissionais do educador envolvem diversos modos de compreender e organizar o processo ensino-aprendizagem e, por isso, a sua ação educativa retrata sempre uma opção política. Segundo Mizukami, subjacente a esta ação, estaria presente, implícita ou explicitamente, de forma articulada ou não, “um referencial teórico que compreendesse os conceitos de homem, mundo e sociedade, cultura, conhecimento etc…”.
(Mizukami. 1986, p. 4.)
Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O educador pode adotar um ou outro aspecto das diferentes tendências, desde que seja coerente com a sua filosofia de educação.
( ) A didática desempenha, nas principais teorias ou tendências pedagógicas, grandes influências na formação do educador brasileiro.
( ) Um educador defensor da tendência progressista não poderá adotar uma metodologia própria da tendência escolanovista em sua praxis.
( ) Cada tendência pedagógica está embasada em teorias do conhecimento advindas de pesquisas nas áreas, tais como, da biologia, psicologia ou sociologia; resulta de uma relação sujeito-ambiente, pois deriva de uma tomada de posição epistemológica em relação ao sujeito e ao meio.
A sequência está correta em
a) V, F, V, V.
b) F, V, V, F.
c) V, V, F, V.
d) F, F, F, F.
Questão 8:
CONSULPLAN | Para que a escola se torne inclusiva, faz-se necessário pensarmos que ela, desde sua criação, organizou-se com base em uma indiferença às diferenças. As experiências de inclusão na escola deparam-se, ainda, com o fato de que esta não é, pela sua história, em seus valores e práticas, uma estrutura inclusiva e foi, ela mesma, criadora de exclusão. Norwich apud Rodrigues apresenta uma série de dilemas que devem fazer parte do processo de mudança da escola, para que esta se torne, de fato, inclusiva. São eles: o currículo; a identificação; a relação pais-profissionais; e, o modelo de inclusão. De acordo com as informações dadas e, considerando hipoteticamente uma turma regular de uma determinada escola com alunos matriculados com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e com deficiência mental, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Uma das sugestões metodológicas para o trabalho com alunos com NEE mentais é o sistema de tutoria por pares, no qual um aluno mais adiantado auxilia o colega que ainda está elaborando o conceito.
b) Os atendimentos especializados e a escola comum deverão acontecer concomitantemente, pois um beneficia o outro. São as necessidades dos alunos que irão definir o tempo a ser destinado ao atendimento especializado e este deverá acontecer sempre em horário oposto ao das aulas do ensino regular.
c) A prática escolar inclusiva com os alunos NEE mentais provoca, necessariamente, a cooperação entre todos os outros alunos e o reconhecimento de que ensinar uma turma é, na verdade, trabalhar com um grande grupo e com todas as possibilidades de subdividi-lo. Dessa forma, nas subdivisões de turma, os alunos com deficiência mental trabalham em qualquer grupo de colegas.
d) O aluno com deficiência mental só se beneficiará do ensino regular se forem feitas adaptações curriculares e de acessibilidade, embora em um trabalho de final de ano ou curso com os alunos do NEE, deva se considerar avaliações individuais contendo todos os conteúdos da matriz curricular dada aos alunos da turma, para verificar o real grau de aprendizagem, para aprovação ou não.
Questão 9:
CONSULPLAN | Vários estudiosos vêm se dedicando a pesquisar e a se aprofundar em uma concepção do desenvolvimento intelectual humano que, para muitos, não é, em sentido estrito, uma teoria, mas integra diversas contribuições teóricas baseadas em princípios construtivistas. As teorias interacionistas do desenvolvimento apoiam-se na ideia de interação entre o organismo e o meio. A aquisição do conhecimento é entendida como um processo de construção contínua do ser humano em sua relação com o meio. Organismo e meio exercem ação recíproca.
(Fosnot, 1998.)
De acordo com as informações dadas, considere dois importantes teóricos interacionistas: Piaget e Vygotsky; analise as afirmativas a seguir.
I. “Para , o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento, nem como resultado do simples registro de percepções e informações. Resulta das ações e interações do sujeito com o ambiente onde vive.”
II. “Para , o homem se produz ‘na’ e ‘pela’ linguagem, isto é, é na interação com outros sujeitos que formas de pensar são construídas por meio da apropriação do saber da comunidade em que está inserido o sujeito. A relação entre homem e mundo é uma relação mediada, na qual, entre o homem e o mundo existem elementos que auxiliam a atividade humana.”
III. “Para , as habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo não são determinadas por fatores congênitos. São isto sim, resultados das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o indivíduo se desenvolve.”
A associação está correta em
a) I. Piaget II. Vygotsky III. Piaget
b) I. Vygotsky II. Piaget III. Piaget
c) I. Piaget II. Vygotsky III. Vygotsky
d) I. Vygotsky II. Vygotsky III. Piaget
Questão 10:
CONSULPLAN | Em conformidade com a teoria de Piaget (1997), o construtivismo é o processo de aprendizagem do indivíduo de acordo com interações e perturbações do conhecimento em seu meio, considerando, como critério, a idade do indivíduo relacionada ao contexto. Sobre os conceitos da teoria de Piaget, assinale a afirmativa correta.
a) O desenvolvimento e a aprendizagem são processos concomitantes, interdependentes e recíprocos.
b) A aquisição de conhecimentos acontece pela interação do sujeito com o meio e, posteriormente, é internalizado.
c) As relações sociais devem ser justas e democráticas. A sociabilidade é essencial na síntese dialética entre cognição e afetividade.
d) A aprendizagem se estrutura no processo de equilibração e envolve a assimilação e a acomodação de novos esquemas de conhecimentos.
CLIQUE AQUI E CONFIRA O GABARITO
Assuntos Abordados no Simulado:
Questão 1: Práticas educativas interculturais
A questão aborda a importância da interculturalidade na prática educativa dos professores, destacando a necessidade de respeitar a diversidade cultural dos alunos e promover um ambiente inclusivo e acolhedor. Dessa forma, o professor deve buscar criar laços de acolhimento pessoal com os alunos, levando em consideração suas identidades culturais.
Questão 2: Valorização da diversidade no currículo
O princípio orientador do Referencial Curricular do Paraná destacado na questão é a valorização da diversidade. Isso significa que o currículo deve promover a inclusão de temáticas como relações étnico-raciais, educação escolar quilombola, indígena, ambiental, entre outras, garantindo a promoção e proteção dos direitos de todos os estudantes.
Veja mais em: Currículo Escolar: O que é e sua importância na educação
Questão 3: Avaliação formativa
A questão aborda a função da avaliação na prática educativa, ressaltando a importância de uma avaliação formativa, que visa promover o aprendizado contínuo dos alunos. Nesse sentido, a avaliação não deve ser utilizada como instrumento de ameaça ou tortura, mas sim como uma ferramenta motivadora e que contribui para o desenvolvimento dos estudantes.
Veja mais em: Avaliação Educacional: Conceitos e Importância
Questão 4: Tecnologias digitais no ensino
A questão discute o papel das tecnologias de informação no processo de ensino-aprendizagem, destacando a importância da atuação do professor na integração dessas ferramentas. As tecnologias digitais devem ser vistas como recursos que potencializam a interação entre alunos e professores, favorecendo a comunicação e a aprendizagem de forma mais dinâmica e eficiente.
Veja mais em: Uso de Tecnologias na Educação
Questão 5: Princípios norteadores do PPP
O Projeto Político-Pedagógico deve ser embasado em princípios norteadores que garantam uma educação democrática, pública e gratuita. Entre esses princípios estão a igualdade, a qualidade, a gestão democrática, a liberdade/autonomia e a valorização do magistério. Esses elementos são essenciais para a construção de uma identidade institucional sólida e coerente.
Veja mais em: Projeto Político-Pedagógico (PPP) em Concursos de Pedagogia
Questão 6: Elaboração do Regimento Escolar
O Regimento Escolar é um documento fundamental para a organização e o funcionamento da escola. Ele deve ser elaborado de forma coletiva, a partir do Projeto Político-Pedagógico, e conter elementos que orientem a atuação da instituição. Além disso, o Regimento Escolar deve ser dinâmico e atualizado conforme as necessidades da escola e as mudanças na legislação.
Questão 7: Referencial teórico na ação educativa
A questão destaca a importância do referencial teórico na ação educativa do professor, que é sempre uma escolha política. O educador deve ter clareza sobre os conceitos que orientam sua prática pedagógica, sendo capaz de articulá-los de forma coerente. A escolha de uma abordagem pedagógica está relacionada à sua filosofia de educação.
Questão 8: Inclusão escolar
A questão aborda os dilemas da inclusão escolar, especialmente no que diz respeito ao trabalho com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e deficiência mental. Destaca a importância da cooperação entre os alunos, adaptando estratégias metodológicas e promovendo a inclusão desses estudantes em todas as atividades escolares.
Veja mais em: Educação Inclusiva em Concursos de Pedagogia
Questão 9: Teorias interacionistas de Piaget e Vygotsky
As teorias interacionistas de Piaget e Vygotsky destacam a importância da interação entre o sujeito e o meio no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Enquanto Piaget enfatiza a construção do conhecimento pelo sujeito, Vygotsky destaca a influência da linguagem e da interação social nesse processo.
Veja mais em: Principais Autores em Concursos de Pedagogia
Questão 10: Processo de aprendizagem segundo Piaget
A questão aborda o construtivismo na teoria de Piaget, destacando a importância das interações e perturbações do conhecimento no processo de aprendizagem. Segundo Piaget, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos interdependentes, que envolvem a construção contínua do conhecimento pelo sujeito em interação com o meio.
Veja mais em: O que é Teoria do Construtivismo
Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!
Pacote de Questões de Concursos e Provas
Se você está se preparando para concursos e provas na área da educação, encontrou o pacote ideal para turbinar seus estudos! A página Questões de Concurso – Didática disponibiliza um material completo com 200 questões selecionadas especialmente para te auxiliar na hora da prova.
Com esse pacote, você terá a oportunidade de testar seus conhecimentos em diversas áreas da didática, tais como teorias educacionais, práticas pedagógicas, métodos de ensino, avaliação educacional, entre outros temas relevantes para quem deseja se destacar nesse campo.
Não perca tempo e baixe agora mesmo o seu simulado de didática com 200 questões de concursos e provas da área da educação. Potencialize sua preparação de forma eficiente e prática. Garanta já seu acesso e esteja mais do que preparado para enfrentar qualquer desafio educacional que surgir em seu caminho. Boa sorte nos estudos!
Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos
Se você está buscando se preparar para concursos na área de Pedagogia, precisa conhecer a página MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS. Neste material preparatório, você terá acesso a milhares de questões sobre os mais diversos temas dentro da Pedagogia, que vão te auxiliar na fixação do conteúdo e na prática para enfrentar as provas.
Com um material completo e organizado, você poderá estudar de forma eficiente e direcionada, garantindo assim uma preparação de qualidade para os concursos que deseja prestar. Além disso, a página oferece um suporte personalizado, para tirar dúvidas e auxiliar no seu processo de estudo.
Não perca tempo, acesse agora mesmo a página MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS e inicie sua preparação de forma sólida e eficaz. Aproveite esta oportunidade para potencializar seus estudos e alcançar o seu objetivo de conquistar a aprovação em concursos na área de Pedagogia.
Outros Materiais Para Concursos e Seleções
Está buscando materiais de estudo de outras áreas para se preparar melhor para concursos e seleções? Confira os cursos disponíveis na página Professor Preparado:
1. Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório:
2. Educação Física – Concursos e Seleções:
3. História – Concursos e Seleções:
4. Geografia – Concursos e Seleções:
5. Artes – Concursos e Seleções:
6. Língua Portuguesa – Concursos e Seleções:
7. Filosofia – Concursos e Seleções
Além disso, confira o Pacote de Atividades para reforçar seus estudos e se preparar de forma mais completa!
Aproveite esses materiais de qualidade para potencializar sua preparação e alcançar o sucesso em suas provas e seleções. Dedique-se aos estudos e conquiste seus objetivos!
Cursos Para Provas de Títulos
É comum nos depararmos com editais de concursos públicos que exigem a apresentação de cursos realizados para a prova de títulos. Muitas vezes, deixamos para buscar esses cursos apenas quando o edital é publicado, o que pode prejudicar a nossa preparação e até mesmo nos impedir de participar do processo seletivo.
Alguns editais exigem que os cursos sejam realizados antes da publicação do edital, por isso é fundamental se antecipar e buscar capacitações que possam agregar valor ao seu currículo. Pensando nisso, recomendamos os cursos disponíveis na página Professor Preparado, que oferecem uma variedade de temas relevantes para a área da educação.
Todos os cursos possuem certificados e são válidos em todo o Brasil, o que com certeza irá enriquecer o seu currículo e aumentar as suas chances de sucesso no processo seletivo. A seguir, listamos alguns cursos de sugestão que podem ser de interesse:
– Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas:
– Curso Educação Inclusiva – 100 Horas:
– Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas:
– Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas:
– Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas:
Não deixe para a última hora e invista na sua qualificação profissional com os cursos oferecidos pelo Professor Preparado. A preparação é fundamental para alcançar o sucesso em concursos públicos e demais processos seletivos. Boa sorte na sua jornada de estudos e sucesso em sua carreira profissional!
Canal no YouTube
Aqui está a sugestão do nosso canal no YouTube, onde você encontrará diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos. Acesse o canal clicando aqui. Não deixe de se inscrever para receber todas as atualizações!