É fundamental compreender as diferentes tendências pedagógicas que influenciaram e continuam influenciando o ensino e a aprendizagem ao longo da história educacional. A abordagem humanista, por exemplo, coloca o aluno como sujeito ativo no processo de construção do conhecimento, deslocando o papel do professor para o de facilitador da aprendizagem. Além disso, os documentos internos escolares, como a Proposta Pedagógica Curricular (PPC), são essenciais para a organização do trabalho pedagógico e o planejamento das ações educativas. Por isso, é importante estar atualizado e reflexivo sobre esses temas ao se preparar para processos seletivos na área da educação. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e informações relevantes para sua prática educativa. Boa sorte nos estudos e nas seleções!
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Simulado Tendências Pedagógicas
01. (CONSULPLAN) Muitos pesquisadores consideram o ensino e a aprendizagem termos indissociáveis na construção do conhecimento. Sabe-se que esses conceitos sofreram várias transformações no decorrer da história de produção de conhecimento pelo homem. Nesse sentido, o processo ensino- -aprendizagem tem sido caracterizado de diferentes formas; ora procura dar ênfase à figura do professor como detentor do saber, responsável pela transmissão do conhecimento, ora vem destacar o papel do aluno como sujeito aprendiz, construtor de seu conhecimento. Nas últimas décadas, percebe-se uma crescente contribuição por parte das investigações realizadas na área da psicologia, as quais vêm propondo uma mudança significativa para as práticas escolares, visto que tais reflexões têm provocado um desloca- mento no eixo-pedagógico, mudando a valorização de como e quem ensina, para a preocupação de quem aprende e de como se aprende. No entanto, para o professor entender melhor o contexto atual e refletir criticamente sobre suas ações, faz-se necessária uma breve retomada sobre as tendências pedagógicas que influenciaram e vêm influenciando o ensino e a aprendizagem ao longo da história educacional. As tendências pedagógicas foram evoluindo e foram divididas em cinco abordagens, dentre as quais algumas colocaram como seu maior objetivo o refletir, o pensar e o fazer do professor: a “tradicional”; a “comportamentalista”; a “humanista”; a “cognitivista”; e a “sociocultural”.
(Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/ arquivos/1534-8.pdf. Adaptado.)
Considerando as informações dadas, infere-se que na abordagem humanista:
a) O professor é aquele que planeja, organiza e controla os meios para atingir seus objetivos, que são estruturados em pequenos módulos, conhecidos como estudos programados.
b) A preocupação maior do professor deve ser a de dar assistência aos alunos; ele deve agir como um facilitador da aprendizagem. O conhecimento resulta das experiências do aluno, o qual é capaz de buscar por si só os conhecimentos.
c) A relação professor-aluno ocorre de forma horizontal e não impositivamente. Isso significa que as relações autoritárias são abolidas dessa teoria. A ação pedagógica do professor e do aluno volta-se para uma prática histórica real.
02. (CONSULPLAN) Os documentos internos escolares permitem a compreensão do caminho das ações, da organização do trabalho pedagógico, bem como a importância da participação coletiva e democrática tanto dos profissionais quanto da sociedade. A Proposta Pedagógica Curricular (PPC) é o documento da instituição de ensino que fundamenta e sistematiza a organização do conhecimento no currículo. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A PPC expressa os fundamentos conceituais, metodológicos e avaliativos de cada disciplina-componente curricular ou área do conhecimento, elencados na matriz curricular.
( ) Os conteúdos selecionados para a PPC devem estar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino, bem com o Caderno de Expectativas de Aprendizagem e legislações vigentes.
( ) São elementos da PPC do ensino fundamental e médio, a “matriz curricular”, contendo a indicação da etapa e a modalidade de ensino e/ou a área ou fase de estudos a que se destina; e, a “organização do conhecimento” de acordo com a BNCC, com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com os documentos orientadores estaduais.
( ) Na PPC, acontece a concretização do ensino através da seleção dos conteúdos considerados como imprescindíveis à formação e emancipação dos estudantes; portanto, é o professor da sala de aula que define e seleciona os conteúdos de ensino considerados como imprescindíveis à sua formação.
A sequência está correta em
a) F, V, F, V. b) V, V, V, F.
c) F, F, V, F. d) V, F, F, V.
03. (CONSULPLAN) Mesmo sendo 1932 o ano em que ocorreu o grande alarde em torno da Escola Nova em nosso país, foi somente em 1960 que ela atingiu o auge, refluindo logo depois. Educadores como Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo, retornando dos Estados Unidos, onde a Escola Nova estava bastante difundida, passaram a preconizar esta tendência, criticando de maneira contundente a tendência tradicional. E “é esse, efetivamente, o tom que vão assumindo os estudos pedagógicos, bem como a estruturação dos cursos de formação de professores nesse período”.
(LIBÂNEO, 1997, p. 100.)
De acordo com tais informações está em DESACORDO com as ideias da Escola Nova o que se afirma em:
a) A educação, nesse momento, passa a ter grande influência da psicologia e fez com que os educadores apresentassem uma proposta educacional não-diretiva, de liberdade para aprender.
b) Essa tendência está embasada na transmissão cultural, concebendo o aluno como um ser passivo, atribuindo um caráter dogmático aos conteúdos de ensino e percebendo o professor como figura principal do processo ensino-aprendizagem.
c) Essa tendência trouxe informações indiscutíveis para a prática de ensinar, como as modificações nos papéis do professor e do aluno, em consequência da compreensão de que a aprendizagem se dá na pessoa; é o indivíduo que aprende, dentre outras.
d) A didática da Escola Nova centra-se na preocupação de como facilitar o processo ensino-aprendizagem de forma a possibilitar ao aluno uma participação ativa neste processo, respeitando suas características, seus interesses, seus sentimentos, para que a escola seja um local prazeroso e que retrate a vida da maneira mais fidedigna possível.
04. (Instituto Consulplan) O IDEB é calculado como a média dos resultados padronizados do Saeb de português e matemática multiplicados pela taxa de aprovação do Censo Escolar. O cálculo do IDEB é feito “com base no aprendizado dos alunos a partir da soma de português e matemática dividida por dois, ___________________________”. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
a) somada à taxa de aprovação
b) adicionada à taxa de aprovação
c) dividida pela taxa de reprovação
d) multiplicada pela taxa de aprovação
05. (Instituto Consulplan) Segundo José Carlos Libâneo, em sua obra clássica “Pedagogia e pedagogos para quê?”, a pedagogia, embora não tenha um “objeto intrinsecamente próprio”, tem como um de seus objetos precípuos:
a) As práticas educativas.
b) O ensino e suas metodologias.
c) A organização formal do ensino.
d) As instâncias envolvidas na educação.
06. (Instituto Consulplan) Leia o fragmento a seguir, que discute o papel da observação naturalista na constituição da docência.
Só através da observação de uma prática pedagógica de caráter científico se tornará possível ultra- passar o empirismo e fazer inflectir definitivamente a atitude tradicional que reduz a Pedagogia a uma arte. O professor, para poder intervir no real de modo fundamentado, terá de saber observar e problematizar (ou seja, interrogar a realidade e construir hipóteses explicativas). Intervir e avaliar serão ações consequentes das etapas precedentes.
(ESTRELA, Albano. Teoria e Prática de Observação de Classes. Portugal: Porto Editora, 1984. p. 18.)
Identifique o excerto INCORRETO em relação à observação.
a) Na observação é pelo “registro do continuum que se obtém a significação — tudo se passa quando nada parece passar-se”.
b) “A observação caracteriza-se por um trabalho em profundidade, mas limitado a uma situação e a um tempo de recolha de dados […] que segue o princípio da seletividade…”
c) “A observação […] tem como objetivo fixar-se na situação em que se produzem os comportamentos a fim de obter dados que possam garantir uma informação ‘situada’…”
d) Na observação, “as unidades de análise deverão ser constituídas de modo a fundirem-se entre si […] A ‘continuidade’ constitui um dos critérios de recolha dos dados…”.
07. (Instituto Consulplan) No acompanhamento da prática pedagógica, cabe ao pedagogo considerar, entre outras dimensões, que o estudante é capaz de realizar sem o suporte de um colega ou adulto mais experiente. Essa capacidade do estudante denomina-se nível de desenvolvimento:
a) Real. b) Proximal.
c) Potencial. d) Agregado.
08. (Instituto Consulplan) O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) é uma ferramenta gerencial destinada às escolas públicas.
(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/137-programas-e-acoes-1921564125/pde-plano-de-desenvolvimento-da-educacao-102000926/176-apresentacao. Acesso em: 26/06/2022.)
Sobre o PDE-Escola, assinale a afirmativa INCOR- RETA.
a) Deve ser elaborado de forma independente das diretrizes e médias do Plano de Ações Articuladas (PAR).
b) Prioriza escolas públicas de atendimento prioritário, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
c) Tem o objetivo de auxiliar as equipes a trabalhar com os mesmos objetivos e em busca de resultados comuns, reconhecendo que os ambientes sociais estão em constante mudança.
d) Ofertou, ao longo do ano de 2007, encontros com secretários estaduais e dirigentes de educação, dos estados e municípios, cujas escolas integram uma lista de 9.861 escolas públicas.
09. (Instituto Consulplan) Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assinale a afirmativa correta.
a) Visa assegurar direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).
b) Integra a política nacional da educação básica e interfere no alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal.
c) Permite a superação da fragmentação das políticas educacionais, o fortalecimento do regime de colaboração entre as esferas de governo e promove a qualidade da educação.
d) É referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e de propostas pedagógicas escolares.
10. (Instituto Consulplan) O livro “Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens”, de Philippe Perrenoud, publicado no Brasil pela Editora Artmed, “mostra a complexidade do problema da avaliação, o qual se deve à diversidade das lógicas em questão, a seus antagonismos, ao fato de que a avaliação está no âmago das contradições do sistema educativo, constantemente, na articulação da seleção e da formação, do reconhecimento e da negação das desigualdades”.
(Perrenoud Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999. Quarta Capa.)
Segundo Perrenoud (1999), é INCORRETO afirmar que a avaliação formativa:
a) Deve possibilitar o acesso a informações confiáveis, interpretáveis em tempo hábil, que permitam intervenções.
b) Só é possível e “verdadeira” no âmbito de pedagogias fortemente diferenciadas, até mesmo de pedagogias formais de domínio.
c) Consiste na coleta de informações pertinentes por parte do professor, que deve interpretá-las judiciosamente e intervir com discernimento.
d) Auxilia na gestão do contrato didático e informa sobre reajustes necessários dos conteúdos e dos ritmos do ensino em função do trabalho e dos ritos dos alunos.
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Assuntos Abordados no Simulado:
Questão 1: Abordagem Humanista
A abordagem humanista no processo ensino-aprendizagem destaca o papel do aluno como sujeito aprendiz, construtor do seu conhecimento. Nesta perspectiva, o professor atua como facilitador da aprendizagem, dando assistência aos alunos. As relações entre professor e aluno ocorrem de forma horizontal, valorizando a prática histórica real. O ensino e aprendizagem são centrados no aluno, considerando seus interesses e necessidades, tornando o ambiente escolar mais acolhedor e participativo.
Questão 2: Proposta Pedagógica Curricular
A Proposta Pedagógica Curricular (PPC) é o documento que organiza o conhecimento no currículo escolar. Ela expressa os fundamentos conceituais, metodológicos e avaliativos, alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e legislações vigentes. Na PPC, o professor define os conteúdos essenciais para a formação dos estudantes, considerando a matriz curricular e a organização do conhecimento de acordo com os documentos orientadores.
Questão 3: Escola Nova
A Escola Nova, movimento educacional que teve seu auge em 1960 no Brasil, foi influenciada por educadores como Anísio Teixeira e propunha uma educação não-diretiva, centrada na autonomia do aluno. Diferentemente do que se afirma erroneamente, a Escola Nova não concebia o aluno como passivo, nem atribuía caráter dogmático aos conteúdos, valorizando a participação ativa do estudante e a liberdade de aprender.
Questão 4: IDEB
O cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é feito com a média dos resultados em português e matemática, multiplicada pela taxa de aprovação. A afirmativa correta é que a média dos resultados em português e matemática é dividida por dois, e o resultado é multiplicado pela taxa de aprovação do Censo Escolar.
Questão 5: Objetos da Pedagogia
Segundo José Carlos Libâneo, um dos objetos precípuos da pedagogia é o ensino e suas metodologias. A pedagogia não possui um objeto próprio intrínseco, mas está voltada para as práticas educativas, as instâncias envolvidas na educação e a organização formal do ensino, com foco especial no processo de ensino-aprendizagem.
Questão 6: Observação Naturalista
A observação naturalista na constituição da docência visa superar o empirismo na pedagogia, buscando uma postura científica na prática docente. A observação consiste em problematizar a realidade, construir hipóteses explicativas, intervir e avaliar de forma fundamentada. Entre as afirmações, a única incorreta é aquela que afirmava que na observação, as unidades de análise devem ser fundidas entre si.
(reduzi o texto para aproximadamente metade do tamanho original devido a limitações de espaço)
Questão 6: Abordagem humanista
Na abordagem humanista do processo ensino-aprendizagem, o professor atua como facilitador da aprendizagem, priorizando a assistência aos alunos. Diferentemente de outras abordagens que centralizam o ensino no professor, nessa abordagem a relação entre professor e aluno é horizontal, estimulando a autonomia do aprendiz. O conhecimento resulta das experiências do aluno, que é visto como protagonista na construção do seu conhecimento.
Questão 7: Nível de desenvolvimento real
O nível de desenvolvimento real refere-se à capacidade do estudante de realizar tarefas sem a necessidade de suporte de um colega ou adulto mais experiente. Nesse contexto, o pedagogo deve considerar o potencial do estudante de forma concreta, levando em conta suas habilidades e conhecimentos já adquiridos.
Questão 8: Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola)
O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) é uma ferramenta gerencial voltada para escolas públicas, com o objetivo de auxiliar as equipes a trabalhar de forma articulada em busca de resultados comuns. Diferentemente do que foi apresentado em uma das afirmativas, o PDE-Escola não deve ser elaborado de forma independente das diretrizes e metas do Plano de Ações Articuladas (PAR).
Questão 9: Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como objetivo assegurar direitos de aprendizagem e desenvolvimento em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE). A BNCC interfere no alinhamento de políticas educacionais em diferentes esferas governamentais, promovendo a qualidade da educação e contribuindo para a formulação de currículos nas redes escolares.
Questão 10: Avaliação formativa
Segundo Philippe Perrenoud, a avaliação formativa deve proporcionar informações confiáveis e interpretáveis em tempo hábil para permitir intervenções pedagógicas. Diferentemente do que foi apresentado como incorreto, a avaliação formativa não é restrita a determinadas pedagogias, mas sim essencial para o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando na gestão do contrato didático e na adaptação do ensino às necessidades dos alunos.
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