Em um mundo cada vez mais competitivo, a busca por qualificação profissional se torna essencial, principalmente para aqueles que atuam na área da educação. Os concursos e seleções para professores e profissionais da educação têm se mostrado cada vez mais concorridos, exigindo dos candidatos conhecimentos aprofundados sobre diversos temas, como o currículo escolar. Nesse sentido, é fundamental estar atualizado e preparado para enfrentar os desafios que esse tipo de processo seletivo pode apresentar. Com base nisso, neste post, vamos abordar informações importantes sobre o currículo, um dos assuntos mais recorrentes em provas e simulados para a área da Educação. Acompanhe e fique por dentro de dicas e conteúdos relevantes para se destacar em concursos e seleções na área da educação.
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Simulado Currículo Escolar
01. (Instituto Consulplan) O reforço positivo veio da psicologia e objetiva direcionar o comportamento dos pequenos. Ele acontece quando bons desempenhos são alcançados, conforme as expectativas dos professores ou pais e, no intuito de estimulá-los, são usados incentivos favoráveis e motivacionais pelas ações que foram bem cumpridas. Vale destacar que as recompensas são apenas para os bons resultados, mas é fundamental ter um olhar sensível para perceber as tentativas do aluno em relação ao que foi solicitado a ele. Skinner considera que o que o homem faz é o resultado de condições que podem ser especificadas e que, uma vez determinadas, poderemos antecipar e até certo ponto determinar as ações. Desse modo, a psicologia contribui para o entendimento do comportamento dos alunos no contexto das práticas escolares cotidianas. Esta compreensão, na vertente comportamentalista ou behaviorista, indica que todo comportamento do homem seria condicionado e classificado como respondente ou operante. Neste contexto, assinale a afirmativa correta.
a) O comportamento respondente é aquele realizado diariamente de forma desejada, como ler um livro, escrever uma carta, tocar um instrumento ou inscrever-se em aulas de canto.
b) No comportamento respondente, o que propicia a aprendizagem é a ação do organismo no qual se possa dizer que, em algum momento, tem efeito sobre ou faz algo ao mundo ao redor.
c) Ao comportamento operante estão relacionadas as interações estímulo-resposta/ambiente-sujeito incondicionadas, ou seja, comportamentos ou reações provocadas por estímulos antecedentes do ambiente.
d) O comportamento operante considera não somente o que se apresenta antes que haja uma resposta, como também o que acontece após a mesma; quando um dado comportamento é seguido por uma dada consequência, apresenta maior probabilidade de repetir-se.
02. (Instituto Consulplan) Na turma da professora Ana Carolina Guimarães há desde crianças que já conseguem ler textos com facilidade até os alunos que, aos 8 ou 9 anos de idade, ainda sequer criaram familiaridade com todas as letras do alfabeto. O cenário da volta às aulas preocupou a professora do 3o ano do ensino fundamental 1 na Escola Estadual São Bento, em Belo Horizonte (MG).
(Como a alfabetização sofreu na pandemia: criança que já deveria saber ler ainda não domina o abc – BBC News Brasil em São Paulo. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-58935297. Acesso em: 03/05/2022)
Com ou sem pandemia aprender a ler ou a interpretar requer uma atitude teórica definida. Algumas crianças podem conhecer o nome das letras e não compreender o sistema de escrita, outras podem avançar nessa compreensão sem ter tido informações sobre a denominação das letras. Do ponto de vista construtivo, as primeiras escritas desenvolvem-se em grandes períodos. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Aquisição do princípio ideográfico: cada signo representa um objeto ou uma ideia, de modo que nas representações ideográficas a criança decompõe os sons.
II. Distinção entre representação icônica e não icônica: são as marcas gráficas figurativas e não figurativas.
III. Construção de formas de diferenciação: controle progressivo das variações entre os eixos qualitativo e quantitativo (letras).
IV. Fonetização da escrita: inicia com o período silábico.
Está correto o que se afirma em
a) I, II, III e IV. b) I e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas.
03. (Instituto Consulplan) A leitura na escola deve variar de acordo com o texto, pois não se lê poesia como se lê uma receita ou uma narrativa, já que a reflexão que o primeiro exige é diferente das outras, e as crianças precisam perceber como proceder em cada caso. Dessa forma, o professor precisa levar essas informações para a sala de aula para que elas possam aprender. Uma criança compreende quando o adulto diz “olha o que a fada do dente deixou pra você!”. Em situações como essa, a criança faz uma relação com o texto escrito, como em um conto de fadas. Assim, ela:
a) Amplia seu vocabulário por meio da repetição de histórias, que deverão ser transcritas após a leitura como prática de letramento.
b) Desenvolve a oralidade pela prática constante da leitura de diferentes textos, condicionada a sua capacidade de decodificar o código alfabético.
c) Adquire consciência fonológica pela repetição dos sons emitidos quando da leitura, criando condições para a escrita ortográfica – condição primeira para o letramento.
d) Participa do mundo letrado e aprende pela prática discursiva letrada. A oralidade dela começa a apresentar características da oralidade letrada, pois adquire tais práticas nas atividades orais.
04. (Instituto Consulplan) A construção nos jogos é um elemento importante para a abstração do mundo real e, nesse sentido, é necessário considerar a fala e a ação da criança, que, muitas vezes, expressa complicadas relações de seu cotidiano. Dessa forma, enquanto constrói, a criança possibilita ao educador perceber suas representações mentais, o que se refere ao seu mundo exterior e interior. Neste lugar reside a importância da ludicidade, que tem nas contribuições de Piaget a proposição de quatro sucessivos sistemas de jogo; assinale-os.
a) De exercício; simbólico; de regras; e, de construção.
b) Sensório-motor; pré-operatório; operatório; e, jogo intuitivo.
d) De assimilação; de acomodação; de estruturação; e, de construção.
05. (Instituto Consulplan) O currículo deve ser entendido numa perspectiva prática que envolve diversas dimensões, desde decisões administrativas até a práxis pedagógica, considerando os itinerários formativos, múltiplos; diversos; e, subjetivos. Essa reflexão nos leva a uma concepção de currículo ligada àquilo que realmente se efetiva nas escolas, ou seja, aos saberes produzidos no processo de ensino-aprendizagem. No pensamento educacional, em geral, e no curricular, em particular, a tradição crítica do currículo nos remete a:
a) Superar a inocência das análises sobre a escola, sobre o saber que transmite e sobre as competências que ensina. E, ainda, superar a inocência a respeito do papel do conhecimento social e da cultura transmitida.
b) Em ter consciência da independência entre educação; currículo; poder; ideologia; cultura; estrutura; e, processos de reprodução social. Em entender a escola, o conhecimento, a cultura, como campos de conflitos, explorando suas potencialidades libertadores.
c) Questões mais internas, que corroboram a visão normativa relativa ao como fazer na escola e na sala de aula. Remete às motivações e às determinações, aos interesses sociais, políticos e ideológicos que configuram a construção social da instituição escolar, dos conteúdos que transmite, da cultura que os impregna.
d) Relações entre educação e sociedade; estruturas de poder, de reprodução e de combate à exclusão. Alerta-nos para o fato de que o conhecimento escolar é uma representação neutra da realidade, pedagogicamente selecionado e organizado, bem como enfatiza que as visões de mundo e de sociedade subjacentes ao currículo estão a serviço de todos, sobretudo dos excluídos.
06. (Instituto Consulplan) Para compreender a dinâmica do trabalho pedagógico escolar a partir do currículo, é necessário que se tome como referência a cultura escolar consolidada, isto é, as práticas curriculares já vivenciadas, os códigos e os modos de organização produzidos, sem perder de vista que esse trabalho se articula ao contexto sócio-histórico-cultural mais amplo e guarda com ele estreitas relações. O currículo torna-se, com base nessa abordagem, expressão da prática e da função social da escola. Nesse sentido, a cultura e o currículo são entendidos como “práticas de significação”.
(SILVA, 1999.)
Considerando as informações anteriores, relacione adequadamente as dimensões com suas respectivas características.
1. Dimensão prescritiva.
2. Dimensão real.
3. Dimensão do currículo oculto.
( ) Se explicita nas intenções e nos conteúdos da formação.
( ) Adquire materialidade por meio das práticas vivenciadas nas salas de aula.
( ) Surge das relações entre educandos e educadores nos momentos formais e informais nos quais trocam ideias e valores etc.
A sequência está correta em
a) 1, 2, 3. b) 2, 3, 1.
c) 3, 1, 2. d) 2, 1, 3.
07. (Instituto Consulplan) Educadores como Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo, retornando dos Estados Unidos, onde a Escola Nova estava bastante difundida, passaram a preconizar esta tendência, criticando de maneira contundente a tendência tradicional. E é esse, efetivamente, o tom que vão assumindo os estudos pedagógicos, bem como a estruturação dos cursos de formação de professores nesse período.
(LIB NEO, 1997, p. 100.)
Mesmo sendo 1932 o ano em que ocorreu o grande alarde em torno da Escola Nova em nosso país, foi somente em 1960 que ela atingiu o auge, refluindo logo depois.
Sobre a nova tendência educacional – a Liberal Progressivista ou Escola Nova, está correto o que se afirma em:
a) A didática da Escola Nova percebe o aluno como ser ativo, centro do processo de ensino. O professor é apenas um facilitador da aprendizagem.
b) Nesta tendência, organiza o método de aprendizagem de acordo com as seguintes etapas: preparação; apresentação; associação; sistematização; e, aplicação.
c) Nesta tendência, o centro do processo ensino- -aprendizagem é o professor, que assume uma postura autoritária e privilegia a exposição oral sobre qualquer outro procedimento de ensino.
d) A didática, nessa tendência, está embasada na transmissão cultural, concebendo o aluno como um ser passivo, atribuindo um caráter dogmático aos conteúdos de ensino e percebendo o professor como figura principal do processo ensino-aprendizagem.
08. (Instituto Consulplan) De acordo com Santos (1999, p. 7), é pela História que conhecemos a vida dos homens: como era, como é e o que nela se modificou com o passar do tempo.
Pensar em educação num contexto é pensar esse contexto mesmo: a ação educativa processa-se de acordo com a compreensão que se tem da realidade social em que se está imerso.
(Romanelli, 1978, p. 23.)
Considerando a educação no Regime Ditatorial (1964-1985), assinale a afirmativa INCORRETA.
a) O governo promoveu a Reforma Universitária, que instituiu o vestibular classificatório para acabar com os “excedentes”, dando à universidade um modelo empresarial etc.
b) Com aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases foram promovidas grandes modificações como gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais e ensino fundamental obrigatório e gratuito.
c) Reformulou-se o ensino de 1o e 2o graus, sendo aprovada sem participação popular; promoveu mudanças como o 1o grau (de oito anos) dedicado à educação geral; o 2o grau (de três a quatro anos) obrigatoriamente profissionalizante.
d) Oficializou-se o ensino profissionalizante e o tecnicismo pedagógico, que visava, unicamente, preparar mão de obra para atender às necessidades do mercado e desmobilizou o magistério com inúmeras e confusas legislações educacionais.
09. (MÉTODO) Há uma apropriação, pelo modelo de competências, de referenciais pedagógicos tanto conservadores – como o tecnicismo educacional – quanto inovadores – como o construtivismo piagetiano. No entanto, essa apropriação insere-se dentro de características mais globais no modelo com relação ao conhecimento, a relação do sujeito com esse conhecimento e a sua utilização no cotidiano do trabalho. Assim interessa ao modelo: (assinale a INCORRETA)
a) Implicar os sujeitos na aquisição desse conhecimento, individualizando o processo de aquisição, bem como a responsabilidade por esse fato.
b) Individualizar o processo pedagógico, como um processo político, limitando-o à sua dimensão psico-coletiva, o que contribui para a individualização e naturalização do processo.
c) Prever, dosar e controlar o conhecimento a ser adquirido pelos sujeitos, instrumentalizando-o e condicionando-o aos objetivos estreitos do processo de trabalho.
d) Uniformizar e universalizar o conhecimento contido no seu processo pedagógico, como científico, neutro e desinteressado, no sentido de não estar diretamente envolvido em interesses de classes ou grupos sociais.
10. (Instituto Consulplan) O almoço da turminha de 3 anos em determinada escola, em São Paulo, acontece diariamente às 11 horas. Logo em seguida, enquanto uma professora organiza a fila na porta do banheiro e põe pasta na escova de dentes dos pequenos, outra espalha os colchões pelo chão da sala. O ambiente está quase pronto. Depois de fazer o xixi e a higiene bucal, cada um vai para a própria caminha. A rotina muda com os de 4 e 5 anos. Como não querem perder um só minuto de brincadeira, eles resistem a esse hábito. Para que descansem assim mesmo, são convidados a fazer atividades mais tranquilas, como manusear livros e desenhar. Os que sentem vontade de tirar uma sonequinha encontram colchões disponíveis em um dos cantos. A regra muda em cada escola de Educação Infantil. Em algumas, a hora de repousar vale para todos, sem exceção. Em outras, o que manda é a necessidade de cada criança. Umas vão para os berços, outras para os colchonetes.
(Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1242/eta-soninho-bom. Acesso em: 11/07/2022. Adaptado.)
A rotina relatada poderia ser contada pela maioria das instituições de educação infantil do Brasil. Particularmente, o atendimento das necessidades de sono e repouso, nas diferentes etapas da vida da criança, tem um importante papel na saúde em geral e no sistema nervoso em particular, sendo inerente que as escolas de educação infantil se ocupem deste tema. De acordo com os Referenciais Curriculares da Educação Infantil, assinale a afirmativa correta.
a) Desaconselha-se manter os bebês e crianças que estão dormindo, ou desejando fazê-lo, em ambientes muito claros ou ruidosos e recomenda-se prever brincadeiras, atividades, materiais e ambiente adequado para aqueles que não querem dormir no mesmo horário.
b) As crianças chegam à instituição muitas vezes sonolentas e precisam ser levadas para o berço ou colchonete, e podem sentir-se mais seguras se conservam consigo seu boneco ou travesseiro preferido, sua chupeta e/ou cobertor etc. Os horários de sono e repouso são definidos a priori, pois é necessário o estabelecimento de rotinas, inclusive do sono.
c) As necessidades e o ritmo de sono variam de indivíduo para indivíduo, mas sofrem influências do clima, da idade, do estado de saúde e se estabelecem também em relação às demandas da vida social. Em um espaço coletivo, prever momentos para descanso entre períodos de atividades — o que significa dormir — pode ser importante para crianças que necessitam descansar ou de maior privacidade.
d) Durante o primeiro ano de vida as crianças vão regulando suas necessidades de sono. Alguns dormem logo que são colocados no berço, outros ficam balbuciando, outros ainda gostam de ser embalados ou acalentados com toques e canções de ninar. Esses rituais, apesar de ajudar as ansiedades e a agitação dos bebês, devem ser evitados nas creches, tendo em vista a necessidade de o professor atender a todas as crianças.
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Assuntos Abordados no Simulado:
Questão 01: Reforço Positivo
O reforço positivo é uma estratégia da psicologia comportamentalista que busca direcionar o comportamento dos alunos através de incentivos favoráveis e motivacionais para recompensar bons desempenhos. É importante notar que as recompensas não devem ser apenas para os resultados finais, mas também para reconhecer as tentativas dos alunos. A compreensão do comportamento dos alunos no contexto escolar é fundamental para promover um ambiente de aprendizagem eficaz, baseado no behaviorismo.
Questão 02: Alfabetização
O processo de alfabetização envolve diferentes etapas e abordagens, considerando as distintas formas como as crianças aprendem a ler e interpretar. Desde o reconhecimento das letras até a compreensão do sistema de escrita, a alfabetização passa por várias fases. A aquisição do princípio ideográfico, a distinção entre representações icônicas e não icônicas, a construção de formas de diferenciação e a fonetização da escrita são aspectos importantes desse processo.
Questão 03: Leitura na Escola
A leitura na escola deve ser variada de acordo com o tipo de texto, pois exige diferentes abordagens e reflexões. A prática da leitura contribui para ampliar o vocabulário, desenvolver a oralidade, adquirir consciência fonológica e participar do mundo letrado. Ao explorar diferentes textos e promover atividades de letramento, os alunos aprimoram suas habilidades de leitura e escrita.
Questão 04: Ludicidade na Educação
Os jogos e brincadeiras são elementos essenciais para a abstração do mundo real na construção do conhecimento. A ludicidade permite às crianças expressarem suas representações mentais e interagirem com o ambiente de forma criativa. A partir das contribuições de Piaget, os sucessivos sistemas de jogo incluem o jogo de exercício, simbólico, de regras e de construção.
Questão 05: Currículo e Prática Pedagógica
O currículo na educação deve ser compreendido de forma prática, considerando diversas dimensões e itinerários formativos. A reflexão crítica do currículo nos remete a superar análises ingênuas sobre a escola, o conhecimento transmitido e as competências ensinadas. É essencial compreender a relação entre educação, currículo, poder, ideologia e cultura para promover práticas pedagógicas libertadoras.
Questão 06: Cultura e Currículo Escolar
A cultura escolar consolidada, as práticas curriculares vivenciadas e os modos de organização na escola são fundamentais para compreender a dinâmica do trabalho pedagógico a partir do currículo. O currículo enquanto expressão da prática e função social da escola está intrinsecamente relacionado ao contexto socio-histórico-cultural mais amplo. A cultura e o currículo são compreendidos como práticas de significação.
Questão 07: Escola Nova
A tendência educacional da Escola Nova, preconizada por educadores como Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo, criticava a abordagem tradicional em favor de uma visão centrada no aluno como ser ativo no processo de ensino. A didática da Escola Nova enfatizava o papel do aluno como protagonista da aprendizagem, enquanto o professor atuava como facilitador.
Questão 08: Educação no Regime Ditatorial
Durante o Regime Ditatorial no Brasil, foram promovidas diversas reformas na educação, como a Reforma Universitária e a Nova Lei de Diretrizes e Bases. Essas mudanças abrangiam desde a estruturação do ensino superior até a reformulação do ensino fundamental e médio, passando pela ênfase no ensino profissionalizante e na preparação da mão de obra.
Questão 09: Modelo de Competências na Educação
O modelo de competências na educação engloba características conservadoras e inovadoras na relação do sujeito com o conhecimento e sua utilização no trabalho. Entretanto, a individualização excessiva do processo pedagógico pode ser prejudicial, contribuindo para a naturalização do processo e limitando sua dimensão psico-coletiva.
Questão 10: Necessidades de Sono na Educação Infantil
Atender às necessidades de sono e repouso das crianças na Educação Infantil é essencial para sua saúde física e mental. As escolas devem considerar as diversas necessidades e ritmos de sono de cada criança, proporcionando momentos de descanso entre as atividades. A autonomia e o respeito às necessidades individuais são fundamentais nesse processo.
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