Baixe gratuitamente o pdf do simulado de Projetos Pedagógicos e Planejamento Educacional e prepare-se para concursos de professores. Aprimore seus conhecimentos pedagógicos!
Para os futuros candidatos a concursos na área da educação, disponibilizamos um simulado em PDF com questões voltadas para pedagogos, professores de várias áreas, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e educadores em geral. Nos exercícios, destacamos temas como aprendizagem baseada em projetos, pedagogia na Educação Infantil, organização do trabalho pedagógico, Projeto Político-Pedagógico, entre outros. As questões abordam desde a importância da comunicação positiva na aprendizagem baseada em projetos até os pressupostos que norteiam o Projeto Político-Pedagógico. Este material é essencial para quem busca se preparar de forma eficiente e abrangente para concursos importantes na área educacional. Baixe o simulado agora e potencialize seus estudos!
MATERIAL COMPLETO PARA CONCURSOS
BAIXAR SIMULADO
Preparatório Para Concursos
Se preparar para concursos ou processos seletivos de professores pode ser uma tarefa desafiadora, porém fundamental para aqueles que almejam avançar na carreira educacional. Os simulados representam uma excelente ferramenta para avaliar seu conhecimento e identificar quais áreas necessitam de maior atenção. Por isso, disponibilizamos um conjunto contendo milhares de questões de conhecimentos pedagógicos para te ajudar nessa caminhada de preparação.
Clique no link abaixo e dê uma olhada no nosso material!
MILHARES DE QUESTÕES PARA CONCURSOS DE PROFESSORES
Algumas questões do PDF sobre Planejamento Educacional
QUESTÃO 1 – FUNDATEC/2024
O planejamento de um projeto deve considerar o que é possível fazer em uma sala de aula, pois vários fatores podem afetar seu desenvolvimento. Nesse sentido, sobre a aprendizagem baseada em projetos, analise as assertivas abaixo:
I. Os professores devem criar tarefas e condições sob as quais as ideias dos alunos possam ser reveladas e, à medida que o projeto avança, haja um processo de investigação, diálogo e construção de habilidades.
III. A aprendizagem baseada em projetos cria uma comunicação positiva e relações cooperativas entre diferentes grupos de estudantes.
Quais estão corretas?
c) Apenas I e III.
QUESTÃO 2 – FGV/2024
Leia o trecho a seguir.
A pedagogia de projetos é uma possibilidade interessante em termos de organização pedagógica porque, entre outros fatores, contempla uma visão multifacetada dos conhecimentos e das informações.
Nesse tipo de organização do trabalho, o professor de Educação Infantil deve
a) desempenhar o papel de co-criador de saber e de cultura com seus educandos, descentrando a função educativa de uma pessoa e convidando todos a serem simultaneamente aprendentes e geradores de cultura.
QUESTÃO 3 – FGV/2024
Os projetos caracterizam um estilo, uma perspectiva, que marca um modo específico de organização pedagógica.
Nesse tipo de organização do trabalho, o professor de Educação Infantil deve
c) desempenhar o papel de co-criador de saber e de cultura com seus educandos, descentrando a função educativa de uma pessoa e convidando todos a serem simultaneamente aprendentes e geradores de cultura.
QUESTÃO 4 – SELECON/2024
Ao adotar os projetos de trabalho em sua prática pedagógica, Sabrina, professora do ensino fundamental, tinha como um de seus objetivos deixar de assumir o lugar de única responsável pelas atividades que se realizam em sala de aula. Ela optou por desenvolver projetos, pois uma de suas vantagens é:
c) trabalhar as diferentes potencialidades e interesses dos estudantes, de forma que ninguém fique desconectado e cada um encontre um lugar para sua implicação e participação na aprendizagem
QUESTÃO 5 – AVANÇASP/2024
Vasconcellos (2002) faz uma reflexão minuciosa sobre os diversos aspectos relativos à coordenação do trabalho pedagógico, a partir da elaboração do Projeto Político -Pedagógico. Ao longo das análises construídas, é possível observar certos obstáculos que dificultam a elaboração do referido projeto e, por conseguinte, precisam ser tematizados e enfrentados. A seguir, foram destacados alguns exemplos, exceto:
d) Informalismo
BAIXE SIMULADO COMPLETO
Pacote de Questões de Concursos e Provas
Aproveite agora mesmo pacotes de questões com 200 questões cada, para intensificar seus estudos na área da educação e se preparar para concursos e provas sobre diversos assuntos pedagógicos!
– Simulado BNCC– Simulado Avaliação
– Simulado Planejamento/Plano
– Simulado Tendências Pedagógicas
– Simulado Didática
– Simulado Currículo Escolar
– Simulado Conhecimentos Pedagógicos
Outros Materiais Para Concursos e Seleções
Se você está em busca de materiais de estudo para se preparar para concursos, seleções ou apenas aprimorar seus conhecimentos em outras áreas, o Professor Preparado tem diversas opções para você!
Acesse os links abaixo e encontre materiais de estudo de alta qualidade em diversas áreas:
– Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
– Educação Física – Concursos e Seleções
– História – Concursos e Seleções
– Geografia – Concursos e Seleções
– Artes – Concursos e Seleções
– Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
– Filosofia – Concursos e Seleções
– Pacote de Atividades
Nosso Grupo Telegram
Junte-se ao nosso grupo no Telegram e faça parte de uma comunidade de educadores em constante aprendizado e troca de experiências.
ENTRAR NO GRUPO TELEGRAM
Outros Materiais
Convidamos você a explorar todos os cursos e materiais disponíveis em nossa plataforma que podem lhe auxiliar em sala de aula e contribuir para o seu desenvolvimento profissional.
VER OUTROS MATERIAIS
Canal no YouTube
Acesse nosso canal no YouTube para encontrar diversos vídeos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos. Não perca essa oportunidade de se preparar ainda mais para seu concurso na área da educação! Clique aqui e se inscreva para receber todas as nossas atualizações.