Simulado Educação Inclusiva | Concurso Pedagogia #01

Baixe gratuitamente o PDF com questões selecionadas sobre Educação Inclusiva e outros temas relevantes de conhecimentos pedagógicos, que é ideal para quem está se preparando para concursos e seleções de cargos na área da educação. O material contém 10 questões criteriosamente escolhidas para auxiliar na sua preparação, além disso, todas elas possuem gabarito para que você possa verificar suas respostas e aprimorar seus conhecimentos. Baixe agora e comece sua preparação para o concurso e seleções:

Clique aqui para baixar! BAIXAR SIMULADO

ATENÇÃO! Preparamos um MATERIAL COMPLETO E ORGANIZADO com mais de 5.000 questões de Conhecimentos Pedagógicos, divididas por assunto, para facilitar seu estudo e aprimoramento. CLIQUE AQUI!

Simulado PDF sobre Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

1. (MS CONCURSOS) | Sobre o ensino a distância no Ensino Fundamental, definido em Lei, analise as alternativas e assinale a que está correta.

A) Utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.
B) Previsto para ser realizado apenas em períodos de greve do corpo docente e essa previsão deve estar registrada no Regimento Escolar.
C) Em todos os períodos presenciais, no limite de até 20% da carga horária anual.
D) Obrigatório para os dois últimos anos do Ensino Fundamental.
E) Não há previsão de ensino a distância no Ensino Fundamental.

Questão 2 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

2. (CONSESP) | Para Rosita E. Carvalho, no livro Educação Inclusiva com os Pingos nos “is”: “Na sociedade atual, marcada pela visão globalizadora, o eixo de construção epistemológica sobre educação em geral tem evoluído evidenciando-se que o trabalho na diversidade é uma forma de enriquecimento geral. Assim, as práticas narrativas têm, progressivamente, se ocupado da diversidade de uma forma ampla, evitando-se considerá-la, apenas, em relação aos muitos de nossos alunos que apresentam déficits, entendidos como…”

A) distúrbios mentais

B) manifestações patológicas
C) transtornos de aprendizagem
D) excepcionais

Questão 3 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

2. (CONSESP) | Para Rosita E. Carvalho, no livro Educação Inclusiva com os Pingos nos “is”: “Na sociedade atual, marcada pela visão globalizadora, o eixo de construção epistemológica sobre educação em geral tem evoluído evidenciando-se que o trabalho na diversidade é uma forma de enriquecimento geral. Assim, as práticas narrativas têm, progressivamente, se ocupado da diversidade de uma forma ampla, evitando-se considerá-la, apenas, em relação aos muitos de nossos alunos que apresentam déficits, entendidos como…”

A) distúrbios mentais
B) manifestações patológicas
C) transtornos de aprendizagem
D) excepcionais

Questão 4 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

4. (CONSESP) | Conforme escrevem as autoras de Atendimento Educacional Especializado – Aspectos Legais e Orientação Pedagógica: “As crianças que vêm sendo recusadas constantemente nas escolas são crianças cegas, surdas, com limitações intelectuais e/ou físicas, mas não associadas a doenças. São, apenas,

A) crianças com deficiência.”
B) seres humanos.”
C) alunos excepcionais.”
D) cidadãos incluídos.”

Questão 5 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

5. (CONSESP) | No livro Inclusão Escolar, Valéria A. Arantes sustenta que: “A educação, como espaço disciplinar mas também inter, trans e multidisciplinar, em que as fronteiras entre os distintos campos de conhecimento se entrecruzam e, muitas vezes, se tornam difusas, solicita cada vez mais dos profissionais que nela atuam a capacidade de dialogar e transitar por caminhos insólitos e…”

A) perigosos
B) conhecidos
C) desconhecidos

D) psicopedagógicos

Questão 6 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

6. (CONSESP) | No livro A Integração de Pessoas com Deficiência: Contribuições para uma Reflexão sobre o Tema, Ana Maria S. R. de Mello declara que: “Analisando as condições atuais de integração do adulto autista com deficiência mental, concluímos que a situação apresenta um grau muito maior de dificuldade, e talvez venha a tornar-se viável, somente após alguns anos de uma política sincera de integração…”

A) da criança na escola
B) do adulto na escola
C) do autista na escola
D) da comunidade na escola

Questão 7 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

7. (CONSESP) | Marcos Mazzota sustenta, no livro Educação Escolar – Comum ou Especial?, que: “A partir da constatação de que os alunos classificados como deficientes mentais educáveis são atendidos nas escolas públicas e particulares, em classes e escolas especiais, é imperioso não desconsiderar as possíveis expectativas dos próprios alunos e suas famílias, dos professores, da escola e do próprio sistema de ensino em relação ao atendimento educacional escolar que lhes é proporcionado. Este aspecto é de suma importância para não ser levado em conta na organização do ensino…”

A) fundamental
B) médio


C) de deficientes mentais
D) de deficientes físicos

Questão 8 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

7. (CONSESP) | Marcos Mazzota sustenta, no livro Educação Escolar – Comum ou Especial?, que: “A partir da constatação de que os alunos classificados como deficientes mentais educáveis são atendidos nas escolas públicas e particulares, em classes e escolas especiais, é imperioso não desconsiderar as possíveis expectativas dos próprios alunos e suas famílias, dos professores, da escola e do próprio sistema de ensino em relação ao atendimento educacional escolar que lhes é proporcionado. Este aspecto é de suma importância para não ser levado em conta na organização do ensino…”

A) fundamental
B) médio
C) de deficientes mentais
D) de deficientes físicos

Questão 9 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

9. (CONSESP) | Ana Rita de Paula, em seu livro A Hora e a Vez da Família em Uma Sociedade Inclusiva, observa que: “Crianças com deficiência aprendem a conviver e a lidar com a deficiência em um ambiente novo, fora do círculo familiar do qual estão acostumados. Essa convivência vai trazer muitos benefícios para seu futuro, pois a escola, como um recurso da comunidade, representa a sociedade…”

A) inclusiva
B) escolar
C) tal como a criança entende
D) tal como ela é

Questão 10 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

10. (PR4 – UFRJ) | A educação inclusiva para o atendimento à diversidade, bem como os estudos sobre o multiculturalismo, têm atualmente feito parte das grandes discussões realizadas por estudiosos e estudiosas, como Mantoan, Carvalho, Sassaki, Sacristán, Imbernón, Libâneo, Giroux, Barbosa, Silva, MacLarem, Candau, entre outros. Essas discussões têm demonstrado sua importância no presente contexto educacional.

Cabe destacar, também, o papel da educação superior na garantia da articulação entre a graduação e a pós-graduação, por uma formação acadêmica que contemple inclusão e diversidade, centrada nos processos de pesquisa e de produção de conhecimento. Considerando as deliberações da I Conae-2010, deve-se garantir condições para que as políticas educacionais entre os sistemas de ensino promovam:

A) o estabelecimento de políticas de educação inclusiva visando à moderação das desigualdades educacionais vigentes entre as diferentes regiões.
B) o direito do(a) estudante à formação integral, por meio da garantia da universalização, da expansão e da democratização da educação básica com qualidade, inclusive na modalidade da Educação Infantil e suas especificidades.
C) a gestão democrática na educação básica, por meio do estabelecimento de mecanismos que garantam a participação estrita de professores(as) e de estudantes.
D) a efetivação de uma avaliação educacional como controle social para a manutenção da qualidade dos processos educativos e formativos e das políticas públicas.
E) a consolidação da pós-graduação e da pesquisa científica e tecnológica nas diversas regiões do país, de modo a eliminar a assimetria regional.

 

GABARITO

1) A 2) B 3) D 4) A 5) C 6) A 7) C 8) B 9) D 10) E

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário