Simulado Educação Inclusiva | Concurso Pedagogia #02

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Simulado PDF sobre Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

1. PR4 (UFRJ) | A mediação escolar tornou-se uma realidade a partir da Declaração de Salamanca, em 1994, da qual o Brasil foi signatário. Desde então, passou a ser necessária a presença de um profissional na sala de aula para auxiliar o professor regente. Nesse contexto, é correto afirmar, segundo Mousinho (2010), que o mediador tem a função de:

A)trabalhar no atendimento educacional especializado; identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos com deficiência intelectual.

B) acompanhar e avaliar o processo de desenvolvimento psicomotor e comportamental dos usuários, ajudar em atividades como servir a alimentação; trocar fraldas; auxiliar a se vestir, calçar e pentear.
C) atuar como intermediário nas questões sociais e de comportamento, na comunicação e linguagem, nas atividades e/ou brincadeiras escolares, nas atividades pedagógicas e nas limitações motoras ou da leitura.
D) exercer atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atuar em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessário, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas.
E) assistir ou prestar cuidados básicos e essenciais à pessoa com deficiência no exercício de suas atividades diárias, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.

Questão 2 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

2. PR4 (UFRJ) | É inegável a diversidade humana. A escola, embora seja um espaço sociocultural em que as diferenças estão presentes, nem sempre considerou sua existência ou atentou para a sua complexidade, em todos os elementos do processo pedagógico.

As informações a seguir evidenciam aspectos importantes a serem analisados no que se refere à inclusão escolar.

IMAGEM I

IMAGEM II

IMAGEM III

Igualdade é dar às pessoas as mesmas oportunidades.

Equidade é adaptar as oportunidades, deixando-as justas.
Refletindo sobre as práticas da inclusão, é correto afirmar que:

A) a imagem 1 mostra que o professor faz uma justa avaliação, pois todos os seus alunos, mesmo com diferenças, realizarão o mesmo exame.
B) a imagem 3 refere-se ao conceito de equidade.
C) a imagem 2 retrata posição de equidade, pois foi dada a todos a mesma oportunidade.
D) a imagem 3 indica que um dos participantes fica prejudicado, uma vez que não recebe o recurso que foi oferecido aos outros participantes.
E) nas imagens 1 e 2 todos os participantes receberam oportunidades idênticas e, por isso justas.

Questão 3 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

3. PR4 (UFRJ) | Áudio-descrição ou audiodescrição? Apesar do Novo Acordo Ortográfico, os estudiosos do tema no Brasil ainda não chegaram a um consenso quanto à grafia da palavra que representa este recurso de Tecnologia Assistiva capaz de transformar a vida de pessoas com deficiência visual em todo o mundo. De acordo com Mattoso (2012), os estudos da áudio-descrição (AD) no Brasil começaram com o Prof. Francisco José de Lima, da Universidade Federal de Pernambuco, responsável pelo primeiro curso de formação de áudio-descritores realizado no país. Esse curso foi denominado, metaforicamente, remetendo à prática da AD, como:

A) Palavras em foco.
B) Imagens que falam.

C) Palavras sonoras.
D) Imagens faladas.
E) Falando de imagens.

Questão 4 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

4. PR4 (UFRJ) | Dispositivos legais associados a recursos de Tecnologia Assistiva possibilitam, atualmente, o pleno acesso ao conteúdo de um livro impresso a pessoas com deficiência visual.

De acordo com Silva (2014), as palavras que podem ser associadas a “acessível” e “acessável”, são, respectivamente:

A) impressão e disponibilização.
B) distribuição e gravação.
C) digitação e escaneamento.
D) produção e circulação.


E) editoração e tabulação.

Questão 5 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

5. PR4 (UFRJ) | De acordo com Romeu Kazumi Sassaki (2014), consultor nas áreas de acessibilidade e inclusão, para que o acesso seja pleno no ambiente educacional, é fundamental romper barreiras:

A) arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, pragmáticas, instrumentais, atitudinais e naturais.
B) socioculturais, atitudinais, ambientais, sonoras, visuais, situacionais e educacionais.
C) multifatoriais, informacionais, comunicacionais, arquitetônicas, auditivas, cognitivas e intelectuais.
D) físicas, ambientais, psicossociais, estruturais, acidentais, arquitetônicas, atitudinais e culturais.
E) pessoais, socioeconômicas, constitucionais, institucionais, empresariais, legislativas e virtuais.

Questão 6 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

6. FCC | A educação inclusiva é, por princípio, voltada para todos; se alguns indivíduos (pais, professores, funcionários, alunos, gestores) têm preconceitos contra determinada minoria, consequentemente são contrários ao princípio básico da inclusão escolar.
Se o preconceito é uma atitude e as atitudes − principalmente as do professor e de gestores na escola – são importantes para que a educação inclusiva ocorra, é correto considerar o preconceito

A) um dos obstáculos à implementação da educação inclusiva.
B) ao escolar enquadrado no crime de preconceito racial.
C) natural na escola quando ocorre em relação às deficiências.
D) uma estratégia de adaptação para o convívio com os excluídos.
E) uma atitude de integração, por incorporar o diferente pela negação.

Questão 7 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

7. (VUNESP) | Após estudar o documento A Educação Especial na Perspectiva da Educação Escolar: a escola comum inclusiva (Ropoli et. al, 2010), os educadores reelaboraram o Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal, prevendo a adoção de uma postura inclusiva.

Para atender o objetivo previsto no documento, a escola precisa oferecer aos alunos

A) espaços educacionais distintos e organizados pedagogicamente, com currículo, programas, avaliações e promoções próprias para atender alunos específicos.
B) um ensino diferente, em que todos tenham condições de aprender, segundo suas próprias capacidades, sem discriminações e adaptações.
C) atendimento pedagógico adequado aos que apresentam condição normal de aprendizagem, para não prejudicá-los no seu processo de desenvolvimento.
D) um ensino que respeite a diversidade, formando turmas com características semelhantes, para atendê-las nas suas necessidades e interesses comuns.
E) currículos adaptados para atender à diversidade de alunos que compõem cada turma, para que todos sejam atendidos nas suas diferenças.

Questão 8 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

8. (VUNESP) | Marta Ide (ln: Kishimoto, 2009), em seus estudos sobre avaliação da capacidade de inteligência e a questão do fracasso escolar, explica que a maioria das crianças da escola pública, principalmente aquelas que frequentam as classes especiais para deficientes mentais leves, provém de ambientes pobres de estímulos cognitivos: ninguém conversa nem estimula o raciocínio dessas crianças.

Esse quadro, de acordo com a autora, pode ser revertido com

A) um professor que apregoa a incorporação de valores e de conhecimentos próprios da cultura como fundamentais à formação dessas crianças, preparando-os para satisfazer o comportamento acadêmico esperado na escola.
B) a presença de um professor que se preocupe em transmitir os conteúdos culturalmente reconhecidos, por meio da repetição e de técnicas de memorização, para promover o desenvolvimento intelectual dos alunos.
C) a presença de um mediador que crie de forma sistemática ou assistemática situações que levem o aluno a se desenvolver, utilizando instrumentos pedagógicos adequados, possibilitando a construção do conhecimento de forma pensante.
D) um método de ensino pautado em técnicas pouco voltadas à atividade mental assimiladora, porque priorizam a memória de curto prazo, garantindo que o aluno consiga ser promovido, evitando o rebaixamento de sua autoestima.
E) um sistema de promoção automática desses alunos, pois as sucessivas repetências provocam prejuízos à autoimagem dessas crianças e redundam em ansiedade e falta de motivação para participar das tarefas de aprendizagem.

Questão 9 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

9. (VUNESP) | Mantoan (2006), entendendo o contexto atual como de quebra de paradigmas, aponta possibilidades “emergindo das interfaces e das novas conexões que se formam entre saberes outrora isolados e partidos e dos encontros da subjetividade humana com o cotidiano, o social, o cultural”. Para além de garantir vagas para todos, com deficiência, nas classes comuns do ensino regular, Mantoan argumenta que é preciso recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos, “sem exclusões e exceções”. Machado (2009) relata pesquisa orientada por Mantoan e relacionada à experiência de ressignificar a educação especial na perspectiva da inclusão, no município de Florianópolis. O trabalho teve dois eixos de transformação simultâneos, a formação continuada de professores e a organização progressiva dos serviços de atendimento educacional especializado. Machado afirma que “todo o itinerário dessa nova educação especial teve por sustentação a perspectiva inclusiva e o aparato legal dos instrumentos legislativos.” A esse respeito, conforme abordado por Mantoan e Machado, cabe reconhecer que a Constituição Federal de 1988, em seu art. 208, considerados seus incisos e parágrafos, garante o acesso ao ensino obrigatório e gratuito, como direito público subjetivo, com garantia de padrão de qualidade, e assegurando, entre outros, o atendimento educacional especializado, a pessoas com deficiência,

A) obrigatoriamente, em classes comuns, na rede regular de ensino.
B) em classes especiais, nas escolas da rede regular de ensino.
C) preferencialmente, na rede regular de ensino.
D) em classes, escolas e centros especiais.
E) itinerante, na rede regular.

Questão 10 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

10. IBFC | Segundo os critérios legislativos, a educação especial é a modalidade do sistema educacional que deve ser oferecida e ampliada na rede regular de ensino para educandos com necessidades educacionais especiais. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F)

(   ) A educação especial articula-se com a educação infantil, promovendo o desenvolvimento e aprendizagem, ampliando as experiências da criança, o conhecimento e a participação social.
(   ) É importante garantir o direito da família a ter acesso à informação, ao apoio e à orientação sobre o seu filho, participando dos processos e da tomada de decisões quanto aos programas e planejamentos educacionais.
(   ) As instituições formadoras dos profissionais educativos devem incluir conteúdos básicos referentes aos alunos com necessidades educacionais especiais nos cursos de formação.
(   ) Os processos para educando com necessidades especiais devem seguir os modelos formais avaliativos nas situações educacionais.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta

A) V, V, F, F
B) V, V, V, F
C) V, V, F, V
D) V, F, F, V

 

GABARITO

1) C 2) B 3) B 4) D 5) A 6) A 7) B 8) C 9) C 10) B

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