Prepare-se para concurso com o Simulado Educação Transformadora

Se você é um profissional da educação em busca de se preparar para concursos e seleções, este simulado de Educação Transformadora é o recurso ideal para aprimorar seus estudos. Abaixo, apresentamos uma série de questões que abordam temas essenciais no campo pedagógico, inspiradas em diferentes fontes e teorias relevantes. Baixe o PDF, resolva as questões e aprimore seus conhecimentos para alcançar o sucesso em suas aspirações profissionais.

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Simulado Educação Transformadora

QUESTÃO 1

FGV |

Fonte: Ana Maria Saul e Alexandre Saul, 2017 (adaptado).

Segundo o infográfico acima, é correto afirmar que o saber/fazer docente na obra freireana

a) requer do professor a assunção de uma postura permanente de aprendiz.
b) tem como objetivo a subordinação do professor aos interesses dos alunos.
c) exige a transmissão sistemática de conteúdos do professor para os alunos.

d) descarta o saber do senso comum que os alunos trazem consigo.
e) fundamenta a hierarquia do professor sobre os alunos com base no conhecimento.

QUESTÃO 2

FGV | Com relação à proposição de uma assembleia por um(a) docente de Educação Infantil, levando em conta os princípios teóricos de Paulo Freire e as orientações estabelecidas pelo Currículo da Cidade, analise as afirmativas a seguir.

I. É um espaço de troca, em que alunos e alunas aprendem a expor seus pontos de vista, a ouvir a crítica do outro e a refletir coletivamente.

II. É um momento no qual o professor explica as atividades do dia, seguindo seu planejamento semanal, relembrando regras e combinados da escola.

III. É uma oportunidade para as crianças, juntamente com seu (sua) professor(a), avaliarem as atividades do dia ou algum conflito que tenha surgido na escola ou no próprio grupo.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.


c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.

QUESTÃO 3

FUNDATEC | Leia a descrição abaixo sobre o processo de construção do conhecimento e assinale a alternativa correta sobre a identidade do autor dessa concepção:
O pedagogo costumava dizer que a educação era fundamental para a transformação da sociedade. Vários dos seus alunos, depois de alfabetizados, passaram a refletir sobre o trabalho, a ler artigos da constituição brasileira e a cobrar direitos que antes não tinham. O autor era um dos maiores críticos daquilo que chamou de educação bancária, que via o professor como o dono do conhecimento, e o aluno como mero recebedor da sabedoria do mestre. Para ensinar, segundo o educador, era preciso conhecer a experiência do aluno e saber de onde ele partia.

Dessa forma, levando em conta os conhecimentos prévios do aluno, o professor era capaz de cativá-lo e apresentar uma série de mudanças práticas no dia a dia.

a) José Pacheco.
b) Paulo Freire.

c) Lev Vygotsky.
d) Henri Wallon.
e) Rubem Alves.

QUESTÃO 4

IBFC | A escola tem como papel, o desenvolvimento integral do educando, além de primar pela qualidade do ensino. Visando essa formação integral, o ambiente escolar deve ser exemplo de ética, valores sociais e morais além de estimular a liberdade e a criatividade dos educandos de forma atenta à realidade que os cercam. A ideia de liberdade de agir e pensar, muitas vezes se confunde, podendo gerar, principalmente, no ambiente escolar, libertinagem e até mesmo violência escolar. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) Liberdade é o direito de fazer o que se quer de acordo com sua própria consciência
b) Liberdade é agir de forma consciente e ética visando o bem comum na sociedade
c) O castigo é uma opção para acabar com a libertinagem no ambiente escolar
d) A violência escolar ocorre somente a partir dos exemplos vivenciados nas famílias
e) Escolas democráticas e participativas geram muitos conflitos e abrem espaço para libertinagem

QUESTÃO 5

IBFC | O autor Paulo Freire fazia uma severa crítica à educação bancária que tem por referência as teorias tradicionais do currículo, em que o professor vê o aluno como um depósito vazio que será preenchido com conhecimentos vindos exclusivamente deste professor. Em contrapartida, Freire propõe a Educação Libertadora. Assinale a alternativa que discorre sobre a Educação Libertadora de Paulo Freire.

a) É uma forma mecânica e autoritária de pensar sobre como organizar um programa, que implica, acima de tudo, numa tremenda falta de confiança na criatividade dos estudantes e na capacidade dos professores

b) A curiosidade e a autonomia vão-se perdendo na produção do conhecimento, uma vez que o conhecimento é narrado pelo(a) professor(a) como algo acabado, estático

c) Os professores quando “certos-centros” de poder estabelecem o que deve ser feito em classe, sua maneira autoritária nega o exercício da criatividade entre professores e estudantes

d) Os protagonistas do processo são os sujeitos da educação, estudantes e professor(a) que, juntos, dialogam, problematizam e constroem o conhecimento

e) Um docente consciente do seu papel no processo educativo prioriza o ensino dos conteúdos que são úteis para as etapas escolares seguintes

QUESTÃO 6

CEBRASPE (CESPE) | A respeito de aspectos didáticos, pedagógicos e políticos da educação, julgue o próximo item.

Analisar o papel da educação em uma determinada sociedade implica reconhecer a educação como um ato político.

(   ) Certo                    (   ) Errado

QUESTÃO 7

Instituto Consulplan | Em Pedagogia da Conscientização, um legado de Paulo Freire à formação de professores analisa a ação supervisora relacionando- a à educação que “compreende os atos de ensinar e aprender, que caracterizam a natureza da prática educativa, enquanto dimensões do processo maior – o de conhecer”. A ação pedagógica, em qualquer instância, apresenta três dimensões. Estas dimensões fazem-se presentes em todas as práticas educativas, mesmo que inconscientemente. Ao educar, ao ensinar, a prática está baseada em uma ou mais teorias, o trabalho é voltado para a manutenção do sistema ou por sua transformação, e sentimentos estão envolvidos nesta ação, sejam eles positivos ou negativos.

(FREITAS. 2001, P. 71.)

Considerando o exposto, bem como as três dimensões na ação pedagógica, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Política.
2. Estética.
3. Epistemológica.

(   ) Transcende o saber técnico, as teorias, as posições políticas; ela atinge a subjetividade, envolve o amor, o prazer, a esperança, a tolerância, a humildade, o respeito, o carinho, sem as quais não se concretiza a construção do conhecimento de forma plena. O vínculo afetivo, o comprometimento existente entre os sujeitos que ensinam e aprendem, é o que possibilita a aprendizagem.

(   ) Funda-se no estudo do conhecimento e suas formas, que é uma necessidade ontológica do ser humano, característica que possibilita a busca constante de saberes que remetem à criação e recriação de sua própria identidade. A curiosidade, ao ir além dos limites que lhe são peculiares do domínio vital, se torna fundante da produção do conhecimento, pois, enquanto prática séria e comprometida, precisa se embasar em teorias e concepções.

(   ) Diz respeito ao exercício da opção, inerente à prática educativa, que, não sendo neutra, assume um posicionamento ideológico a serviço do qual coloca as demais dimensões. A prática pedagógica estará a serviço de uma ideia, de uma concepção de sociedade, de valores, de mundo. A escola, a educação e a sociedade desejada dependem de uma conscientização, de um despertar para a possibilidade, da manutenção da esperança, da utopia, sem os quais não realizaremos nossos sonhos de transformação.

A sequência correta em

a) 2, 3, 1.
b) 1, 2, 3.
c) 3, 2, 1.
d) 2, 1, 3.
e) 3, 1, 2.

QUESTÃO 8

FUMARC | Leia os textos a seguir.

Texto 1

Segundo Andrade e Damasceno (2020), para ressignificar novas construções de aprendizagens é fundamental pensar o processo educacional, uma vez que a escola precisa desconstruir práticas reprodutivistas que colaboram para a não formação de sujeitos emancipados e críticos na realidade em que ocupam.

Fonte: ANDRADE, P. F. de; DAMASCENO, A. R. Novas construções sociais de aprendizagens: inclusão em educação para que? Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 3, p. 211-230, set./ dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/] index.php/edufoco/arti-cle/view/32909/22079. Acesso em: 02 Dez. 2022. (adaptado).

Texto 2

Fonte: Tirinha do Armandinho cedida por Alexandre Beck para publicação no site do Inesc. Disponível em:

Considerando os textos acima e a perspectiva da escola como um espaço de formação de cidadãos pensantes, avalie as afirmações a seguir:

I. Educação é emancipatória quando é capaz de proporcionar aos indivíduos uma reflexão crítica sobre a sociedade em que vivem.

II. Educação é emancipatória quando está marcada por um ensino focado em conteúdos determinados pela sociedade e ordenados na legislação independente da experiência.

III. Educação é emancipatória quando reconhece e valoriza o processo de autonomia, independência e de participação do público estudantil.

IV. Educação é emancipatória quando prevê a padronização de estudantes e suas aprendizagens, estabelecida numa estrutura socioeconômica autoritária.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.

QUESTÃO 9

FGV | Em Pedagogia da autonomia, Paulo Freire oferece uma série de reflexões críticas acerca das dimensões fundamentais da prática docente. Como sugere o título, o autor entende o ensino-aprendizagem como processo que se orienta pela e para a autonomia dos seus participantes.

Segundo essa perspectiva, cabe ao professor:

a) atuar como técnico, dando configuração definida às mentalidades vagas e indecisas dos alunos;
b) transferir aos alunos os conteúdos necessários para a vida, treinando-os nas habilidades sociais e profissionais;
c) criar as condições para que o aluno produza seu conhecimento, qualificando criticamente seu pensar;
d) transmitir aos alunos a sua posição subjetiva de mestre, transformando-os de objetos passivos em sujeitos ativos;
e) permitir que os alunos se expressem livremente, impedindo a interferência em seus modos de pensar.

QUESTÃO 10

FGV | O Referencial Curricular Municipal de Jaboatão dos Guararapes (RCMJG) adota uma concepção acerca da função do professor que está baseada no pensamento de Paulo Freire.

Segundo esta concepção, o professor é

a) um preparador dos alunos para a adequação social.
b) o detentor dos conhecimentos que serão transferidos.
c) um recreador dedicado a propor jogos e brincadeiras.
d) o responsável por exercer autoridade em sala de aula.
e) um sujeito que aprende no momento em que ensina.

GABARITO:

1) A – 2) D – 3) B – 4) B – 5) D
6) Certo – 7) A – 8) A – 9) C – 10) E

Assuntos Abordados no Simulado:

1. Saber/fazer docente na obra freireana:

Na abordagem freireana, o saber/fazer docente refere-se à postura do professor como um eterno aprendiz. Paulo Freire destaca a importância de os educadores estarem abertos à aprendizagem contínua, reconhecendo que o conhecimento é construído em conjunto com os alunos, em um processo dialógico e participativo.

2. Princípios teóricos de Paulo Freire:

Os princípios teóricos de Paulo Freire fundamentam-se na ideia de uma educação libertadora, centrada na conscientização e na transformação social. Sua abordagem pedagógica destaca a importância do diálogo, da problematização dos temas e da contextualização do conteúdo, visando à formação de indivíduos críticos e participativos na sociedade.

3. Processo de construção do conhecimento:

A concepção do processo de construção do conhecimento destaca-se pela valorização da experiência do aluno. O professor, ao compreender o contexto e os conhecimentos prévios dos estudantes, cria condições para a aprendizagem significativa, promovendo a interação, a reflexão e a aplicação prática do conhecimento.

4. Papel da escola no desenvolvimento integral do educando:

A escola, segundo essa perspectiva, vai além do ensino de conteúdos acadêmicos. Ela é responsável pelo desenvolvimento integral do educando, incluindo aspectos éticos, sociais e morais. O ambiente escolar deve ser um exemplo de ética, valores e liberdade, estimulando a criatividade e a consciência crítica dos alunos.

5. Educação Libertadora de Paulo Freire:

A Educação Libertadora proposta por Paulo Freire é uma abordagem que busca libertar os indivíduos da opressão, promovendo a consciência crítica e a participação ativa na construção do conhecimento. Nessa perspectiva, a educação é um ato político e emancipatório, indo além da mera transmissão de conteúdos.

6. Educação como ato político:

Reconhecer a educação como um ato político implica entender que ela tem o poder de transformar a sociedade. As práticas educativas estão intrinsecamente ligadas a escolhas ideológicas e ações que impactam as relações de poder na comunidade, sendo fundamental uma abordagem consciente e engajada.

7. Dimensões na ação pedagógica:

A ação pedagógica apresenta três dimensões: política, estética e epistemológica. A dimensão política está relacionada à opção ideológica e à conscientização; a estética envolve o vínculo afetivo e o comprometimento na construção do conhecimento; a dimensão epistemológica refere-se ao estudo do conhecimento e sua relação com a identidade do ser humano.

8. Ressignificação das construções de aprendizagens:

A ressignificação das construções de aprendizagens busca romper com práticas reprodutivistas, permitindo uma educação que forme sujeitos emancipados e críticos. Propõe-se repensar o processo educacional, considerando a desconstrução de práticas que não contribuam para o desenvolvimento pleno dos indivíduos.

9. Perspectiva da escola como espaço de formação de cidadãos pensantes:

Esta perspectiva destaca a importância da escola como um ambiente propício à formação de cidadãos críticos e reflexivos. Valoriza a autonomia, a independência e a participação dos estudantes, visando prepará-los não apenas para o conhecimento acadêmico, mas também para a compreensão ativa do mundo ao seu redor.

10. Pedagogia da autonomia e a função do professor:

A Pedagogia da Autonomia, conforme Paulo Freire, propõe que o papel do professor seja criar condições para que os alunos construam seu próprio conhecimento. O educador atua como mediador, estimulando a autonomia, a reflexão crítica e a capacidade de pensar e agir independentemente.

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