Simulado Questões de Conhecimentos Pedagógicos – ONLINE E PDF

PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS E SELEÇÕES

SIMULADO ONLINE - VERIFIQUE SEU DESEMPENHO NO FINAL

 10%

Pergunta 1 de 10

1. A respeito do currículo, Vasconcellos (2013) faz as seguintes afirmações:
I. Uma das funções básicas do currículo escolar é possibilitar a relação do educando com as objetivações humanas, com objetos culturais relevantes, que despertam, que criam a sensibilidade humana.
II. O currículo é um processo mecânico e natural que se desdobra em si mesmo a partir de definições dadas a priori.
III. O currículo deve contribuir para o processo de desalienação dos sujeitos.
Quais estão corretas?

Pergunta 1 de 10

Pergunta 2 de 10

2. NÃO corresponde a uma das diretrizes do Plano Municipal de Educação de Cariacica:

Pergunta 2 de 10

Pergunta 3 de 10

3. Sobre os estudos de recuperação, o Art.24 da Lei nº 9.394/1996 dispõe que devam ser:
I. Disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
II. Organizados de preferência paralelos ao período letivo.
III. Facultativos aos casos de rendimento escolar insuficiente.
Quais estão corretos?

Pergunta 3 de 10

Pergunta 4 de 10

4. O Art. 16 da Lei nº 8.069/1990 afirma que o direito à liberdade de crianças e adolescentes compreende os seguintes aspectos:
I. Candidatar-se nas eleições gerais a cargos do executivo municipal.
II. Brincar, praticar esportes e divertir-se.
III. Participar do mercado de trabalho formal e informal, sem discriminação.
Quais estão corretas?

Pergunta 4 de 10

Pergunta 5 de 10

5. – Freitas (2020) destaca que o Ensino Híbrido oferece uma série de vantagens aos alunos, dentre elas:
I. Flexibilidade no tempo de estudo.
II. Possibilidade aos alunos mais introspectivos de romperem a barreira da timidez.
III. Facilidade em relação ao trabalho colaborativo do aluno mediado pela tecnologia.
Quais estão corretas?

Pergunta 5 de 10

Pergunta 6 de 10

6. Segundo Camargo (2018), dentre as características das metodologias ativas está:

Pergunta 6 de 10

Pergunta 7 de 10

7. O aluno estuda o material da aula previamente, e já tem informações para tirar dúvidas e aprofundar o conhecimento. Diferente do que é feito no ensino tradicional, o aluno estuda sozinho primeiro para depois aplicar os conceitos e tirar dúvidas com os colegas e com os professores. Assim, a teoria é estudada em casa remotamente, e, na sala de aula, os alunos aplicam  e resolvem atividades. O trecho acima descreve um modelo de ensino híbrido denominado:

Pergunta 7 de 10

Pergunta 8 de 10

8. Segundo a Lei nº 9.394/1996, a educação básica tem por finalidade:
I. Assegurar a formação comum indispensável para o exercício da cidadania.
II. Priorizar a capacitação técnica do estudante.
III. Capacitar o aluno para o mundo do trabalho informal.
Quais estão corretas?

Pergunta 8 de 10

Pergunta 9 de 10

9. A verificação do rendimento escolar, no ensino fundamental e no ensino médio, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, deverá observar os seguintes critérios:
I. Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.
II. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais
provas finais.
III. Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
Quais estão corretos?

Pergunta 9 de 10

Pergunta 10 de 10

10. Para Moran (2018), existem mais de cem Metodologias Ativas, há algumas diferenciações, mas todas têm algo em comum, que é:

Pergunta 10 de 10


 

BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

 

Material Preparatório de Pedagogia  –  CLIQUE AQUI

Material Preparatório de Educação Física – CLIQUE AQUI

Material Preparatório de Português – CLIQUE AQUI

Material Preparatório de História – CLIQUE AQUI

Material Preparatório de Geografia – CLIQUE AQUI

Material Preparatório de Artes – CLIQUE AQUI

Material Preparatório de Matemática – CLIQUE AQUI

Material Preparatório de Filosofia – CLIQUE AQUI

Deixe um comentário