Simulado Abordagens Pedagógicas: 10 Questões de Concursos para Baixar

Preparar-se para concursos e seleções na área da educação é crucial, e uma parte fundamental desse processo é compreender as diferentes abordagens pedagógicas que moldam o cenário educacional. Neste simulado, exploraremos questões que abordam conceitos-chave em conhecimentos pedagógicos, proporcionando uma oportunidade valiosa para aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Vamos mergulhar nas perguntas e nos assuntos essenciais!

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Simulado Abordagens Pedagógicas

QUESTÃO 1

FADESP | A educação assume concepções e abordagens que atendem a determinada visão de homem e de sociedade em dado momento histórico. Entre elas está a abordagem funcionalista, que

a) cria condições para a atualização e o uso pleno das potencialidades pessoais em direção ao autoconhecimento e à autorrealização pessoal.
b) enfatiza a integração social e considera a educação como um dos subsistemas integradores, responsável pela socialização.
c) aborda as implicações do fato de a sociedade ser composta de grupos em conflito, com diferentes graus de poder.
d) iguala o processo educacional à ação de uma geração “madura” sobre uma geração imatura para a vida social.

QUESTÃO 2

Instituto Consulplan | No Brasil, na esteira da discussão da democratização da escola pública, configuraram-se diferentes abordagens pedagógicas. Muitas delas mantinham a crença na escola como equalizadora das desigualdades sociais. Entre essas abordagens está a Pedagogia da Escola Nova ou “Pedagogia Nova”. De acordo com Dermeval Saviani, no livro “Escola e Democracia”, publicado originalmente em 1993, atualmente, com mais de 40 edições, o ideário da Escola Nova:

I. Forjou-se advogando uma pedagogia com um tratamento diferencial a partir da “descoberta” das diferenças individuais.
II. Concebe a aprendizagem como uma decorrência espontânea do ambiente estimulante e da relação viva que se estabeleceria entre os alunos e entre eles e o professor.
III. Organizou-se basicamente na forma de escolas experimentais ou como núcleos raros, muito bem equipados e circunscritos a pequenos grupos de elite.
IV. Face à sua ampla difusão influenciou muito os modos como os educadores entendem a educação, provocando o afrouxamento da disciplina e a despreocupação com a transmissão de conhecimentos.

Está correto o que se afirma em

a) I, II, III e IV.
b) III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e IV, apenas.

QUESTÃO 3

QUADRIX | O processo de ensino e aprendizagem pode ser analisado e compreendido a partir de diferentes enfoques. Quanto às abordagens teóricas desse processo, julgue os itens subsequentes.

I. De acordo com a abordagem sociocultural, o princípio da escola democrática visa ao afrouxamento das normas disciplinares. O aluno é o centro do processo de
ensino e aprendizagem e o professor é seu facilitador, fornecendo condições para a aprendizagem. Essa abordagem prioriza as relações, em detrimento dos conteúdos.
II. Conforme a abordagem cognitivista, o que importa é a interação do sujeito com o objeto, sendo a aprendizagem decorrente da assimilação do conhecimento pelo sujeito e da modificação de estruturas mentais já existentes.
III. A abordagem comportamentalista enfatiza os recursos didáticos que são selecionados, organizados e aplicados pelo professor, garantindo a eficiência e a eficácia do ensino. O sujeito é produto do meio e, portanto, pode ser controlado por meio da transmissão do conhecimento. Já as mudanças de conduta ocorrem
por meio do processo educativo.
IV. Segundo a abordagem humanística, o processo de ensino e aprendizagem não se restringe à educação formal. Escola e sociedade são espaços possíveis de
aprendizado. A educação é percebida como um ato político e deve levar o sujeito a uma consciência crítica da realidade. O professor e o aluno constroem um conhecimento crítico, reflexivo e compartilhado.

V. De acordo com a abordagem tradicional, a escola é o lugar ideal para a realização da educação. O ensino é centrado no professor e a relação professor‐aluno baseia‐se no respeito à sua competência técnica, em uma perspectiva hierárquica. A prática educativa, por sua vez, está focada na transmissão do saber acumulado pela humanidade ao aluno.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas os itens I, II e III estão certos.
b) Apenas os itens I, III e V estão certos.
c) Apenas os itens II, III e IV estão certos.
d) Apenas os itens II, III e V estão certos.
e) Apenas os itens II, III, IV e V estão certos.

QUESTÃO 4

IBAM | A primeira competência geral da BNCC é valorizar e utilizar conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Essa competência destaca a importância dos saberes históricos incentivando educando a utilizar o conhecimento para trilhar o caminho em busca de uma sociedade mais justa e democrática, e está ligada a seguinte tendência pedagógica:

a) Progressista Crítico-social
b) Liberal Tecnicista
c) Progressista Libertadora
d) Liberal Progressivista

QUESTÃO 5

FUNDATEC | Existem diferentes abordagens pedagógicas referentes ao processo de ensino-aprendizagem. Na abordagem tradicional, a figura do professor é imprescindível. Nessa concepção, o adulto é considerado um ser “pronto” e o estudante é visto como uma “tábula rasa”, e o conhecimento é repassado do professor para o estudante (1a Parte). Já a abordagem comportamental se concentra no estudo das particularidades e complexidades do ser humano, uma característica forte dessa metodologia é a centralidade na autonomia do aluno (2a Parte). E a abordagem Humanista é embasada na empiria, na experiência. Para essa metodologia, o conhecimento é uma “descoberta”, experiência que se apresenta como nova para seu descobridor (ou estudante) e é essencial para o processo de aprendizagem (3a Parte).

Quais partes estão corretas?

a) Apenas a 1a parte.
b) Apenas a 1a e a 2a partes.
c) Apenas a 1a e a 3a partes.
d) Apenas a 2a e a 3a partes.
e) Todas as partes.

QUESTÃO 6

Instituto Consulplan | O texto contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

A autonomia para gestão e construção de uma Proposta Pedagógica é assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases, (Lei 9.394/96), e exige uma atualização constante do pedagogo e, através da reflexão das tendências pedagógicas e dos seus pressupostos de aprendizagem, terá condições de avaliar e definir os fundamentos teóricos empregados na sua prática diária. De acordo com Libâneo (1994, p. 52), a pedagogia investiga a natureza das finalidades da educação como processo social, no seio de uma determinada sociedade, bem como as metodologias apropriadas para a formação dos indivíduos, tendo em vista o seu desenvolvimento humano para tarefas na vida em sociedade. As principais tendências pedagógicas efetivadas na educação brasileira se dividem em duas linhas de pensamento pedagógico: as tendências liberais e as tendências progressistas.

(Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_ped_artigo_jurema_aparecida_goncalves.pdf. Adaptado.)

Considerando as tendências liberais, analise as características a seguir.

I. Sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais.
II. Possibilita a compreensão da realidade histórico-social e explicita o papel do sujeito como construtor e transformador de sua realidade.
III. Pressupõe que o indivíduo precisa se adaptar aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual.
IV. A escola é mera reprodutora dos conhecimentos acadêmicos e totalmente desvinculada da parte política, sem dar importância à contextualização com a sociedade.
V. O entendimento dos objetivos, conteúdos e métodos da educação se modifica conforme as concepções de homem e da sociedade que, em cada contexto econômico e social de um momento da história humana, caracterizam o modo de pensar, de agir e os interesses das classes e grupos sociais.

Está correto o que se afirma apenas em

a) I e III.
b) II e V.
c) I, III e IV.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.

QUESTÃO 7

Instituto Consulplan | O texto contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

A autonomia para gestão e construção de uma Proposta Pedagógica é assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases, (Lei 9.394/96), e exige uma atualização constante do pedagogo e, através da reflexão das tendências pedagógicas e dos seus pressupostos de aprendizagem, terá condições de avaliar e definir os fundamentos teóricos empregados na sua prática diária. De acordo com Libâneo (1994, p. 52), a pedagogia investiga a natureza das finalidades da educação como processo social, no seio de uma determinada sociedade, bem como as metodologias apropriadas para a formação dos indivíduos, tendo em vista o seu desenvolvimento humano para tarefas na vida em sociedade. As principais tendências pedagógicas efetivadas na educação brasileira se dividem em duas linhas de pensamento pedagógico: as tendências liberais e as tendências progressistas.

(Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_ped_artigo_jurema_aparecida_goncalves.pdf. Adaptado.)

“Para Libâneo (2014), a tendência pedagógica progressista se manifesta em três tendências: a ______________; a ______________; e, a _________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente o enunciado anterior.

a) renovadora não diretiva / libertadora / libertária
b) renovadora progressista / tradicional / tecnicista
c) libertadora / renovadora progressista / tradicional
d) libertadora / libertária / crítico-social dos conteúdos
e) tecnicista / escola nova / crítico-social dos conteúdos

QUESTÃO 8

VUNESP | Em relação às tendências educacionais em sala de aula, Luckesi (2002) entende que o conjunto das pedagogias pode ser organizado em dois grupos – pedagogia liberal e pedagogia progressista –, tendo em vista a posição que cada tendência pedagógica assume em relação às finalidades sociais da escola. Para esse autor, “A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes (…)”. Quanto à pedagogia “progressista”, Luckesi afirma que o termo “progressista” foi tomado de empréstimo de Snyders e é usado para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação”. Em continuidade, Luckesi afirma que, pelas suas características, a pedagogia progressista não tem como institucionalizar-se em uma sociedade capitalista; daí ser ela

a) uma pedagogia que leva os indivíduos a aceitarem as orientações profissionais como garantia da qualidade de vida e saúde.
b) uma pedagogia marginal, cujo mérito consiste apenas em levar os indivíduos que a praticam a sentirem- se coerentes.
c) uma pedagogia cujos conteúdos privilegiam a defesa da socialização política e econômica.
d) um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais.
e) a única pedagogia que busca o aperfeiçoamento da condição humana.

QUESTÃO 9

VUNESP | Paulo Freire, na obra Pedagogia da Autonomia, saberes necessários à prática educativa (2011), desenvolve uma reflexão, tecida com significativa argumentação, de como educar para a autonomia, considerando os processos psicológicos do desenvolvimento humano e da aprendizagem, já imbricados nas relações entre educação e sociedade, em nosso contexto histórico e político.

Entre os saberes apresentados por Freire como necessários ao educador para uma prática educativa coerente com a Pedagogia da Autonomia, consta o

a) da neutralidade ideológica perante os educandos.
b) do rigor científico no combate aos saberes experienciais.
c) da disponibilidade ao diálogo, que o confirma inconcluso e curioso.
d) do domínio perfeito dos conteúdos disciplinares para transferi-los com segurança.
e) de disciplinar a curiosidade dos educandos para os temas relevantes do currículo.

QUESTÃO 10

VUNESP | Carina, ao estudar para o concurso de Diretor de Escola, verificou que o trabalho pedagógico desenvolvido nas diversas salas de aula, revela diferentes tendências educacionais. Verificou, também, que tais tendências se desenvolvem a partir da necessidade de inovação de uma sociedade. Lendo a obra “Filosofia da Educação”, de Luckesi (2002), tomou ciência de que, segundo esse autor, as tendências pedagógicas podem ser classificadas em duas grandes linhas de pensamento: liberal e progressista. Ambas têm por finalidade preparar os alunos para a vida em sociedade, contudo, cada uma apresenta uma forma de organização diferenciada. A progressista é uma tendência que se fundamenta em uma análise crítica das realidades sociais, sustentando as finalidades sociopolíticas da educação. De acordo com Luckesi, essa ampla tendência progressista compreende as tendências classificadas em libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos.

No que diz respeito à tendência libertadora, ela é mais conhecida como pedagogia de

a) Maurício Tragtenberg.
b) Florestan Fernandes.
c) Dermeval Saviani.
d) Paulo Freire.
e) Darcy Ribeiro.

GABARITO:

1) B – 2) A – 3) D – 4) A – 5) A
6) C – 7) D – 8) D – 9) C – 10) D

Assuntos Abordados no Simulado:

1. Abordagem Funcionalista:

A abordagem funcionalista da educação destaca-se por criar condições para a atualização e pleno uso das potencialidades pessoais em direção ao autoconhecimento e à autorrealização pessoal. Ela enfatiza a integração social, considerando a educação como um subsistema integrador responsável pela socialização. Uma das visões dessa abordagem iguala o processo educacional à influência de uma geração “madura” sobre uma geração imatura para a vida social.

2. Pedagogia da Escola Nova:

A Pedagogia da Escola Nova, também conhecida como “Pedagogia Nova,” surgiu no contexto da discussão sobre a democratização da escola pública no Brasil. Dermeval Saviani destaca aspectos desse ideário, incluindo a ênfase na aprendizagem como resultado de um ambiente estimulante e na organização de escolas experimentais. A pedagogia busca tratar diferencialmente as diferenças individuais, influenciando a educação e provocando reflexões sobre disciplina e transmissão de conhecimentos.

3. Abordagens Teóricas de Ensino e Aprendizagem:

Diferentes enfoques teóricos moldam o processo de ensino e aprendizagem. A abordagem sociocultural destaca o papel democrático da escola, com o aluno no centro e o professor como facilitador. A cognitivista enfatiza a interação sujeito-objeto e a assimilação do conhecimento. O comportamentalismo se concentra na eficiência do ensino, enquanto a abordagem humanística percebe a educação como um ato político, construindo conhecimento crítico e reflexivo.

4. Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

A competência geral da BNCC enfatiza a valorização e utilização de conhecimentos históricos para entender e explicar a realidade. Ela incentiva a busca por uma sociedade justa e democrática, alinhando-se à tendência pedagógica Progressista Crítico-social.

5. Abordagens Pedagógicas Tradicional, Comportamentalista e Humanista:

A abordagem tradicional destaca a importância do professor, enquanto a comportamentalista enfoca a autonomia do aluno. A abordagem humanista baseia-se na experiência e na descoberta do conhecimento como essencial para a aprendizagem.

6. Tendências Pedagógicas Liberais e Progressistas:

As tendências pedagógicas liberais e progressistas moldam o sistema educacional. Elas diferem em suas visões sobre o papel da escola na sociedade, com as liberais enfatizando a preparação para papéis sociais e as progressistas, partindo de uma análise crítica das realidades sociais.

7. Tendência Pedagógica Progressista:

As tendências progressistas incluem a renovadora progressista, tradicional e tecnicista. Cada uma dessas abordagens tem implicações distintas para a prática educativa, desde a inovação até a ênfase na técnica e na tradição.

8. Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista:

Luckesi destaca a diferença entre pedagogia liberal, que prepara indivíduos para papéis sociais, e pedagogia progressista, que sustenta finalidades sociopolíticas da educação. A progressista enfrenta desafios para institucionalizar-se em uma sociedade capitalista.

9. Saberes Necessários à Prática Educacional na Perspectiva de Paulo Freire:

Paulo Freire destaca saberes essenciais para a prática educativa coerente com a Pedagogia da Autonomia. Isso inclui a disponibilidade ao diálogo, o domínio dos conteúdos disciplinares, a rejeição da neutralidade ideológica e a promoção da curiosidade dos educandos.

10. Tendência Libertadora:

A tendência libertadora, associada a Paulo Freire, busca uma educação emancipadora. Essa abordagem é essencialmente progressista, centrada na libertação dos indivíduos por meio da conscientização e da participação ativa na sociedade.

Cada um desses tópicos é crucial para a compreensão abrangente das diversas abordagens pedagógicas que moldam o cenário educacional, fornecendo uma base sólida para professores e profissionais da educação que buscam se preparar para concursos e seleções.

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