Bem-vindo ao simulado de conhecimentos pedagógicos, especialmente elaborado para professores e profissionais da educação que estão se preparando para concursos e seleções. Este simulado abrange uma variedade de temas relevantes no campo da pedagogia, explorando teorias educacionais, concepções de educação e tendências pedagógicas. Ao responder às questões, você terá a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e se preparar para os desafios presentes em processos seletivos na área educacional.
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Simulado de Conhecimentos Pedagógicos
QUESTÃO 1
FUNDATEC | Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as teorias do currículo aos respectivos conceitos, de acordo com Silva (2007).
Coluna 1
1. Teorias críticas.
2. Teorias pós-críticas.
3. Teorias tradicionais.
Coluna 2
( ) Subjetividade.
( ) Ideologia.
( ) Avaliação.
( ) Representação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 3 – 1 – 2 – 2.
b) 1 – 2 – 3 – 3.
c) 2 – 3 – 1 – 2.
d) 2 – 1 – 3 – 2.
e) 2 – 1 – 1 – 3.
QUESTÃO 2
FGV | A concepção de educação defendida pelo Referencial Curricular Municipal de Jaboatão dos Guararapes (RCMJG) está preocupada com a construção de relações dialógicas que façam da escola um espaço de emancipação e autonomia.
Segundo este documento, a dimensão dialógica é uma forma de
a) estimular o senso de disputa por meio da execução de rodas de debate.
b) fazer a manutenção pacífica da relação vertical entre professor e estudante.
c) realizar o consenso entre os educandos ao evitar discutir temas controversos.
d) promover a defesa dos interesses individuais como o valor central do convívio humano.
e) articular o processo educativo com as práticas e necessidades cotidianas.
QUESTÃO 3
FGV | Há diversos modos de justificar a ideia de que a formação de professores deve ser um processo permanente. Entre eles, a concepção adotada pelo RCMJG, a qual tem lastro no pensamento de Paulo Freire.
Segundo essa concepção, a formação permanente se fundamenta
a) no intuito de qualificar o corpo docente para alcançar um maior desempenho em suas atividades.
b) na consciência humana a respeito da própria finitude e do inacabamento do seu conhecimento.
c) no ideário segundo o qual cada indivíduo é o responsável pelo seu próprio aprimoramento.
d) na necessidade de desenvolver a flexibilidade exigida atualmente pelas transformações no mercado.
e) no fato de que a formação universitária se tornou obsoleta desde a última virada de século.
QUESTÃO 4
FGV | O Programa de Escolas de Tempo Integral do Jaboatão dos Guararapes tem como influência uma corrente de pensamento e experimentos educacionais associada ao trabalho de Anísio Teixeira.
Essa vertente é conhecida como
a) Método Montessori.
b) Pedagogia Waldorf.
c) Escola Nova.
d) Pedagogia Libertadora.
e) Pedagogia Histórico-Crítica.
QUESTÃO 5
FGV | É que, se os homens são estes seres da busca e se sua vocação ontológica é humanizar-se, podem, cedo ou tarde, perceber a contradição em que a “educação bancária” pretende mantê-los e engajar-se na luta por sua libertação. Um educador humanista, revolucionário, não há de esperar esta possibilidade. Sua ação, identificando- se, desde logo, com a dos educandos, deve orientar- se no sentido da humanização de ambos. Do pensar autêntico e não no sentido da doação, da entrega do saber. Sua ação deve estar infundida da profunda crença nos homens. Crença no seu poder criador. Isto tudo exige dele que seja um companheiro dos educandos, em suas relações com estes. A educação “bancária”, em cuja prática se dá a inconciliação educador-educandos, rechaça este companheirismo. E é lógico que seja assim. No momento em que o educador “bancário” vivesse a superação da contradição já não ser ia “bancário”. Já não faria depósitos. Já não tentar ia domesticar. Já não prescrever ia. Saber com os educandos, enquanto estes soubessem com ele, ser ia sua tarefa. Já não estar ia a serviço da desumanização. A serviço da opressão, mas a serviço da libertação.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 36 e 37
Assinale a opção que indica corretamente a tendência pedagógica à qual o texto se refere.
a) Progressista Libertária.
b) Liberal Renovadora Progressista.
c) Liberal Tradicional.
d) Progressista Libertadora.
e) Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.
QUESTÃO 6
CEBRASPE (CESPE) | Considerando o princípio de que a teoria histórico-cultural de Vygotsky pressupõe uma natureza social da aprendizagem, julgue o item a seguir.
A didática da pedagogia histórico-cultural implica uma prática tecnicista em sala de aula.
( ) Certo
( ) Errado
QUESTÃO 7
CEBRASPE (CESPE) | Considerando o princípio de que a teoria histórico-cultural de Vygotsky pressupõe uma natureza social da aprendizagem, julgue o item a seguir.
A teoria histórico-cultural se expressa em uma didática de elaboração do conhecimento científico na perspectiva da transformação social.
( ) Certo
( ) Errado
QUESTÃO 8
FGV | “A concepção dialógica de educação não começa quando o educador-educando se encontra com os educando-educadores em uma situação pedagógica, mas antes, quando aquele se pergunta em torno do que vai dialogar com estes. Esta inquietação em torno do conteúdo do diálogo é a inquietação em torno do conteúdo programático da educação.”
Adaptado de FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
Segundo esta concepção, o conteúdo programático deve ser
a) destinado a que o professor transmita aos alunos uma mensagem de liberdade.
b) voltado para a construção de um modelo ideal de homem a despeito das condições particulares.
c) definido pelo professor em relação aos conteúdos sobre os quais dissertará para os alunos.
d) direcionado a adaptar os alunos às condições objetivas de realidade na qual se encontram.
e) dirigido a organizar e devolver aos alunos os conhecimentos desestruturados que oferecem.
QUESTÃO 9
FGV | As tendências pedagógicas que orientam o trabalho educativo se dividem em duas linhas de pensamento: Liberal e Progressista.
Sobre a Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos, assinale a afirmativa correta.
a) A escola tem o papel de preparar intelectualmente e moralmente os alunos.
b) Os conteúdos são ministrados em sala de aula, mas não são exigidos para fins pedagógicos.
c) A aprendizagem é baseada na motivação e na estimulação de resoluções dos problemas sociais.
d) O professor transmite as informações em sala de aula e os alunos devem fixá-las com exercícios.
e) O método parte da relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado.
QUESTÃO 10
COMPERVE (UFRN) | As tendências pedagógicas brasileiras como construções sócio-históricas de práticas pedagógicas foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, em cada período histórico, pois foram trazidas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Elas podem ser consideradas como modelos de perspectivas da educação brasileira. O conhecimento dessas tendências possibilita aos professores a reflexão crítica de suas práticas pedagógicas assim como o conhecimento histórico do desenvolvimento da educação no Brasil. Considere as informações apresentadas no quadro abaixo, no qual estão descritos elementos de duas tendências pedagógicas.
Tendência 1: Skinner foi o expoente principal dessa corrente psicológica, também conhecida como behaviorista. Nesse método de ensino, o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente por meio de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é visto como um especialista na aplicação de manuais, sendo sua prática extremamente controlada. Articula-se diretamente com o sistema produtivo, objetivando aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
Tendência 2: Procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático. Enfoca a livre expressão, o contexto cultural, a educação estética. Os conteúdos, apesar de disponibilizados, não são exigidos pelos alunos, e o professor é tido como um conselheiro à disposição do aluno.
As tendências as quais o quadro faz referência são, respectivamente,
a) Tecnicista e Libertária.
b) Libertadora e Tecnicista.
c) Crítico-social dos conteúdos e Renovadora não diretiva.
d) Histórico-Crítica e Renovadora Progressista.
GABARITO:
1) D – 2) E – 3) B – 4) C – 5) D
6) Errado – 7) Certo – 8) E – 9) E – 10) A
Assuntos Abordados no Simulado:
Questão 1: Teorias do Currículo
Nesta questão, abordamos as teorias do currículo conforme propostas por Silva (2007). Os participantes são desafiados a relacionar corretamente as teorias críticas, pós-críticas e tradicionais aos conceitos de subjetividade, ideologia, avaliação e representação. A compreensão dessas associações é crucial para a reflexão sobre como diferentes abordagens curriculares influenciam a formação educacional.
Questão 2: Concepção de Educação
A segunda questão explora a concepção de educação defendida pelo Referencial Curricular Municipal de Jaboatão dos Guararapes (RCMJG). Os participantes devem identificar a dimensão dialógica como uma forma de estimular relações emancipatórias e autônomas na escola. Esta questão destaca a importância de compreender as diferentes abordagens pedagógicas e seus impactos na prática educativa.
Questão 3: Formação Permanente de Professores
A terceira questão investiga os fundamentos da formação permanente de professores, conforme a concepção adotada pelo RCMJG e influenciada pelo pensamento de Paulo Freire. Os participantes são desafiados a compreender por que a formação contínua é essencial, relacionando-a à consciência humana, responsabilidade individual e adaptação às transformações sociais.
Questão 4: Programa de Escolas de Tempo Integral
A quarta questão explora a influência do pensamento de Anísio Teixeira no Programa de Escolas de Tempo Integral do Jaboatão dos Guararapes. Os participantes devem identificar a corrente de pensamento associada a Teixeira, destacando a importância de reconhecer diferentes abordagens pedagógicas na elaboração e implementação de programas educacionais.
Questão 5: Tendência Pedagógica – Paulo Freire
A quinta questão apresenta um trecho da obra “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire. Os participantes devem identificar corretamente a tendência pedagógica à qual o texto se refere, explorando os princípios de um educador humanista e revolucionário. Esta questão destaca a importância de compreender as diferentes tendências pedagógicas que moldam a prática educativa.
Questões 6 e 7: Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky
As questões 6 e 7 exploram a teoria histórico-cultural de Vygotsky. Os participantes são desafiados a julgar afirmações relacionadas a essa abordagem, destacando a natureza social da aprendizagem e sua aplicação na elaboração do conhecimento científico na perspectiva da transformação social.
Questão 8: Concepção Dialógica de Educação
A oitava questão explora a concepção dialógica de educação, conforme Paulo Freire. Os participantes devem compreender como a inquietação em torno do conteúdo do diálogo está relacionada ao conteúdo programático da educação, destacando a importância de um diálogo emancipatório na prática educativa.
Questão 9: Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos
A nona questão aborda a Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos. Os participantes devem identificar corretamente características dessa abordagem, como a relação direta da experiência do aluno com o saber sistematizado.
Questão 10: Tendências Pedagógicas Brasileiras
A décima questão explora as tendências pedagógicas brasileiras, apresentando duas correntes – uma tecnicista e outra libertária. Os participantes devem associar corretamente cada descrição à sua respectiva tendência, destacando a importância de compreender o contexto cultural e político que influencia as práticas pedagógicas no Brasil.
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