Simulado Competências e Habilidades | Concurso Pedagogia #04

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Simulado PDF sobre Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

1. FUNDEP | O ofício do professor está se transformando em trabalho coletivo e por projetos, com autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, centralização sobre os dispositivos e as situações de aprendizagem.

A esse respeito, relacione a coluna II de acordo com a coluna I, associando as competências gerais com seu significado prático (competências específicas), conforme descrito por Perrenoud em seu livro Dez novas competências para ensinar.

COLUNA I

1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
2. Administrar a progressão das aprendizagens.
3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação.
4. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.

COLUNA II

(   ) Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino; estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem; observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa.
(   ) Participar da criação de regras da vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da conduta; analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula.
(   ) Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma; abrir, ampliar a gestão de aula para um espaço mais vasto; fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades.
(   ) Conhecer os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem; trabalhar a partir das representações dos alunos; trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem.

Assinale a sequência correta.

A) 1 3 2 4
B) 2 4 3 1
C) 3 1 4 2
D) 4 2 1 3

Questão 2 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

2. FUNDATEC | Dentre as novas competências para ensinar elencadas por Perrenoud, está a de “organizar e dirigir situações de aprendizagem”. Segundo o autor, essa competência global mobiliza várias competências mais específicas, EXCETO:
A) Construir e planejar dispositivos e sequências didáticas.
B) Dissociar os interesses dos alunos dos objetivos de aprendizagem.
C) Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento.
D) Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem.
E) Conhecer os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem.

Questão 3 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

3. (FUNDATEC) | Sobre a competência “enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão”, Perrenoud (2000) vincula competências específicas, como recursos de uma educação coerente com a cidadania. Dentre elas estão:

I. Prevenir a violência na escola e fora dela.

II. Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.
III. Analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula.
IV. Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e III.
B) Apenas II e IV.
C) Apenas I, II e III.
D) Apenas II, III e IV.
E) I, II, III e IV.

Questão 4 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

4. (FUNDATEC) | Segundo Perrenoud, a noção de competência designará uma capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar tipos de situações. No que se refere aos elementos complementares para a descrição dessa competência, analise as assertivas abaixo:

I. Os tipos de situações das quais se dá um certo domínio.
II. A natureza dos esquemas de pensamento que permitem a solicitação, a mobilização e a orquestração dos recursos pertinentes em situação complexa e em tempo real.
III. Os recursos que mobilizam os conhecimentos teóricos ou metodológicos, as atitudes e as competências mais específicas, os esquemas motores, os esquemas de percepção, de avaliação, de antecipação e de decisão.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) I, II e III.

Questão 5 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

5. (IDCAP) | As funções executivas são divididas em três grandes grupos, sendo eles o (a):

I – Autocontrole: A capacidade de resistir a uma tentação para poder fazer aquilo que é certo. Essa capacidade ajuda as crianças a prestar atenção, agir menos impulsivamente e a manter a concentração numa tarefa;
II – Memória de trabalho: A capacidade de manter as informações na mente, onde elas podem ser manipuladas. Essa habilidade é necessária para realizar tarefas cognitivas, tais como estabelecer uma relação entre dois assuntos, fazer cálculos apenas com a mente e estabelecer uma ordem de prioridade entre várias tarefas;
III – Flexibilidade cognitiva: A capacidade de usar o pensamento criativo e ajustes flexíveis para se adaptar às mudanças. Essa habilidade auxilia as crianças a utilizar sua imaginação e criatividade para resolver problemas.

Analisando as proposições citadas acima, podemos afirmar que estão corretos os itens:

A) II e III, apenas.
B) I e III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I, II e III.
E) III, apenas.

Questão 6 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

6. CONSESP | O processo por meio do qual diversos sujeitos sociais implementam ações concretas baseadas na noção de competência é nomeado por Ramos (2001) como:

A) processo de reestruturação pedagógica.
B) desenvolvimento qualificado de competências.
C) institucionalização de sistemas de competência.
D) mecanismos de verificação e monitoramento.

Questão 7 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

7. (FUNDATEC | De acordo com Perrenoud, o célebre ditado “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não tem chance alguma de mudar as atitudes e as representações dos alunos. Nesse sentido, podemos considerar as seguintes competências específicas como recurso para uma educação coerente com a cidadania:

I. Prevenir a violência na escola e fora dela.
II. Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.
III. Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e III.
E) I, II e III.

Questão 8 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

8. (COCP IFMT) | Segundo estudos de Lopes e Macedo (2011), no livro intitulado Teorias de Currículo, a noção de currículo integrado tem perpassado a história dos movimentos de currículo, obedecendo denominações diversas, tais como currículo global, interdisciplinar, currículo transversal e metodologia de projetos. Mediante essas denominações, os princípios para essa base de integração vinculam-se a três modalidades, a saber:

A) Integração das competências e habilidades a serem formadas nos alunos; integração de conceitos das disciplinas, mantendo-se a lógica dos saberes disciplinares de referência; integração via interesses dos alunos, buscando referência nas demandas sociais e, eventualmente, nas questões políticas.
B) Integração via interesses dos alunos e buscando referência nas questões sociais e políticas mais amplas (via disciplinas escolares); integração por modalidades de ensino integral; integração por interesse de produção e controle de habilidades.
C) Integração pluridisciplinar e legitimidade das disciplinas; integração das políticas mais amplas, com respaldo em demandas sociais; integração por modalidades de ensino integral.
D) Integração de conceitos das disciplinas, mantendo-se a lógica dos saberes disciplinares de referência; integração pluridisciplinar e legitimidade das disciplinas; integração por alternativas curriculares emancipatórias, considerando estudos com o cotidiano.
E) Integração pelas competências e habilidades a serem formadas nos alunos; integração pluridisciplinar e legitimidade das disciplinas; integração por projetos inovadores.

Questão 9 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

9. (QUADRIX) | A Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, presidida por Jacques Dellors, publicou, para a UNESCO, em 1996, o relatório “Um tesouro a descobrir”, no qual são apresentados os quatro pilares sobre os quais a educação deveria estar fundada: o aprender a conhecer; o aprender a fazer; o aprender a conviver; e o aprender a ser. Na busca de uma educação com qualidade para todos, os quatro pilares têm sido objeto de inúmeros investimentos na formação dos professores. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta o significado do “aprender a ser”.

A) Consiste em desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências, realizar projetos comuns e preparar‐se para gerenciar conflitos, os valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.
B) Consiste em destacar, em todas as situações, a relação entre professor e aluno, além das tecnologias de última geração, que, por sua vez, devem limitar‐se a apoiar a relação (transmissão, diálogo e confronto) entre o docente e o discente.
C) Consiste em privilegiar o acesso ao conhecimento, em detrimento de outras formas de aprendizagem, assegurando o desenvolvimento do ensino, alternado com o trabalho, e o benefício das oportunidades oferecidas ao longo de toda a vida.
D) Consiste em desenvolver, da melhor maneira possível, a personalidade e estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal. Com essa finalidade, a educação deve levar em consideração todas as potencialidades de cada indivíduo: memória; raciocínio; sentido estético; capacidades físicas; e aptidão para comunicar‐se.
E) Consiste em adquirir não só uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais abrangente, a competência que torna a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho oferecidas aos jovens e adolescentes, seja espontaneamente, na sequência do contexto local ou nacional, seja formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino, alternado com o trabalho.

Questão 10 – Competências e Habilidades no Currículo e Conhecimentos Pedagógicos

10. (FCC) | Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a interdisciplinaridade pressupõe a

A) substituição do estudo por disciplinas para o desenvolvimento de temas transversais para atender as expectativas de estudo dos alunos.
B) mudança de uma metodologia tradicional para uma forma autônoma de aprendizagem.
C) superação das disciplinas, objetivando a não hierarquização de conteúdos na elaboração dos planos de ensino.
D) reorganização do ensino por meio de áreas de conhecimento, evitando a sobreposição de conteúdos no ensino.
E) transferência de métodos de uma disciplina para outra; ultrapassa-as, mas sua finalidade inscreve-se no estudo disciplinar.

 

GABARITO

1) B 2) B 3) E 4) E 5) D 6) C 7) E 8) A 9) D 10) E

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