Baixe gratuitamente o PDF com questões selecionadas sobre Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e outros temas relevantes de conhecimentos pedagógicos, que é ideal para quem está se preparando para concursos e seleções de cargos na área da educação. O material contém 10 questões criteriosamente escolhidas para auxiliar na sua preparação, além disso, todas elas possuem gabarito para que você possa verificar suas respostas e aprimorar seus conhecimentos. Baixe agora e comece sua preparação para o concurso e seleções:
Clique aqui para baixar! BAIXAR SIMULADO
ATENÇÃO! Preparamos um MATERIAL COMPLETO E ORGANIZADO com mais de 5.000 questões de Conhecimentos Pedagógicos, divididas por assunto, para facilitar seu estudo e aprimoramento. CLIQUE AQUI!
Simulado PDF sobre Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos
Questão 1 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos
1. (FCC) | A interdisciplinaridade e a contextualização no Ensino Médio devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a interlocução entre os saberes e os diferentes campos do conhecimento. Um dos motivos que justifica essa orientação é
A) a etapa final da educação básica em que não é necessário criar dificuldades aos estudantes com os rigores disciplinares para evitar a evasão e a repetência.
B) o distanciamento entre os conteúdos programáticos e a experiência dos alunos que responde pelo desinteresse e até mesmo pela deserção em nossas escolas.
C) a flexibilidade irrestrita de escolha dos conteúdos de ensino e a possibilidade de redução de atividades avaliativas por disciplina e área de conhecimento.
D) o contexto de dificuldades das escolas em manterem no seu quadro de pessoal professores habilitados para todas as disciplinas do currículo.
E) o modelo que garante uso da metodologia expositiva e o aprendizado das mesmas coisas para todos, ao mesmo tempo, e de modo eficaz.
Questão 2 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos
2. (FCC) | São dilemas e desafios na formação dos profissionais com vistas à interdisciplinaridade a
A) consistência dos aprofundamentos teórico-pedagógicos das escolas.
C) exígua carga horária de estágios específicos nos cursos de formação de professores.
D) variedade de escolas orientadas por essa visão.
E) literatura abundante a seu respeito, que confunde suas possibilidades práticas.
Questão 3 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos
3. (FCC) | Considere o poema abaixo, de Gregório de Matos:
O todo sem a parte não é todo;
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte o faz todo sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo todo.
Na relação disciplina e currículo pode se afirmar que, tal como diz o poema de Matos, a interdisciplinaridade relaciona disciplinas (partes) e currículo (todo), exigindo:
I. A colaboração das várias ciências e artes para o estudo de determinados temas que orientam o trabalho escolar.
II. A especialização de um grupo de professores nas diferentes disciplinas.
III. O diálogo inteligente com o mundo e cuja gênese encontra-se na história do conhecimento.
IV. A determinação para superar visões fragmentadas.
V. Materiais e equipamentos especiais para viabilizar sua realização.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I, II, III e IV.
C) II, III e IV.
D) I, III e IV.
E)I e V.
Questão 4 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos
4. (FCC) | Uma estratégia adequada para a definição do foco de uma proposta interdisciplinar é
A) o estudo do meio, problematizador dos conteúdos necessários para conhecer o lugar vivido pelos grupos humanos.
B) selecionar um tema, ao acaso, fazendo dele o centro dos estudos.
C) definir o ponto de partida das disciplinas que entrarão num curso natural de debates.
D) afirmar o estudante como foco dessa metodologia de ensino e de seus desdobramentos.
E) observar visões de totalidade explicativa do mundo, desconsiderando conhecimentos disciplinares.
Questão 5 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos
5. (FCC) | Considere a seguinte relação de palavras:
I. Competência técnica.
II. Estudo local.
III. Estudo global.
IV. Currículo padronizado.
V. Formação e treinamento.
VI. Pesquisa e formação.
VII. Superação e disponibilidade.
VIII. Disciplina e repetição.
Integram o contexto de uma proposta interdisciplinar:
A) II, III, VI e VII.
B) I, III, V e VII.
C) II, IV, VI e VII.
D) I, II, III e VIII.
E) II, III, IV e V.
Questão 6 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos
6. (AOCP) | Sobre a interdisciplinaridade, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Equivale à necessidade de superar a visão fragmentada da produção de conhecimento e de articular as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade.
B) Busca-se estabelecer o sentido de unidade, de um todo na diversidade, mediante uma visão de conjunto, permitindo ao homem tornar significativas as informações desarticuladas que vem recebendo.
C) A prática da interdisciplinaridade não visa à eliminação das disciplinas, já que o conhecimento é um fenômeno com várias dimensões inacabadas, necessitando ser compreendido de forma ampla.
D) Surgiu em decorrência da necessidade de especialização dos profissionais no contexto da industrialização da sociedade.
E) A prática da interdisciplinaridade estabelece o papel de processo contínuo e interminável na formação do conhecimento, permitindo o diálogo entre conhecimentos dispersos, entendendo-os de uma forma mais abrangente.
Questão 7 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridadee Conhecimentos Pedagógicos
7. (IBFC) | Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Fazenda (2011) reforça algumas características acerca da interdisciplinaridade […]. Para a autora, esta abordagem:
I. Limita uma visão mais ampla do ser humano, na qual nem todo o conhecimento será importante.
II. Deve ser pensada como fusão de conteúdos, como uma nova atitude frente ao conhecimento.
III. Pressupõe abertura para os questionamentos que envolvem a aprendizagem.
IV. Baseia-se na humildade, coerência, espera, respeito e exige desapego por parte de todos.
V. Ativa a memória em torno daquilo que já foi vivido.
Estão corretas as afirmativas:
A) III, IV, V apenas
B) I, II, III apenas
C) II, IV, V apenas
D) I, III, IV apenas
Questão 8 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos
8. (IBFC) | O projeto interdisciplinar tem funções peculiares […]. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta a função incorreta.
A) Favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares
B) Viabilizar o tratamento da informação e sua respectiva transformação, procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio
C) Articular os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos
D) Ultrapassar, na prática escolar, de uma situação-problema global dos fenômenos, da realidade fatual para obter a interpretação técnica sistematizada nas disciplinas
Questão 9 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridadee Conhecimentos Pedagógicos
9. (FUMARC) | “A interdisciplinaridade tornou-se palavra de ordem nas últimas décadas em virtude dos sucessivos processos de racionalização pelos quais veio passando a produção capitalista, particularmente do predomínio do paradigma taylorista-fordista para o do toyotismo ou modelo japonês – ou, dependendo da análise, pós-fordismo (HARVEY, 1992) –, a partir do final da década de 1960”.
(Fonte: MUELLER; BIANCHETTI; JANTSCH, 2008, p. 183).
Com base na concepção de interdisciplinaridade mencionada, é CORRETO afirmar:
A) A compreensão crítica do conceito de interdisciplinaridade rechaça seu empobrecimento ou redução à condição meramente instrumental.
B) A demanda da interdisciplinaridade prescinde da realidade dos objetos investigados, envolvendo a gênese e o desenvolvimento dos objetos, o que pressupõe a trajetória do não objeto ao objeto em seu estágio mais avançado de desenvolvimento.
C) A interdisciplinaridade é concebida como uma ferramenta voltada para a acumulação do capital, articulando-a especialmente ao conceito de sociedade do conhecimento.
D) A interdisciplinaridade, transformada em um conceito flexível, dada a sua ampla e indiscriminada utilização, atinge a condição de panaceia, de cura de todos os males da especialização ou das relações lineares, simplificadas.
E) O conceito de interdisciplinaridade é compreendido a partir da concepção das categorias da totalidade e da contradição.
Questão 10 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos
10. (FUMARC) | Interdisciplinaridade é o processo de interação e engajamento dos educadores, num trabalho conjunto, de interação de disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino, objetivando a formação integral dos alunos, a fim de que exerçam a cidadania, mediante uma visão global de mundo e com capacidade para enfrentar os problemas complexos, amplos e globais da realidade.
(Fonte: LÜCK, H. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1995)
A interdisciplinaridade constitui condição para a melhoria da qualidade do ensino mediante a superação contínua da sua já clássica fragmentação, uma vez que orienta a formação global.
PORQUE
A interdisciplinaridade se trata de uma proposta baseada em preceitos tayloristas, os quais se fundamentam na filosofia positivista, corrente criada pelo francês Auguste Comte.
A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar:
A) I e II são proposições falsas.
B) I e II são proposições verdadeiras e II é uma justificativa correta de I.
C) I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta de I.
D) I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira.
E) I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa.
GABARITO
1) B 2) B 3) D 4) A 5) A 6) D 7) A 8) D 9) E 10) E