Simulado Interdisciplinaridade | Concurso Pedagogia #01

Baixe gratuitamente o PDF com questões selecionadas sobre Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e outros temas relevantes de conhecimentos pedagógicos, que é ideal para quem está se preparando para concursos e seleções de cargos na área da educação. O material contém 10 questões criteriosamente escolhidas para auxiliar na sua preparação, além disso, todas elas possuem gabarito para que você possa verificar suas respostas e aprimorar seus conhecimentos. Baixe agora e comece sua preparação para o concurso e seleções:

Clique aqui para baixar! BAIXAR SIMULADO

ATENÇÃO! Preparamos um MATERIAL COMPLETO E ORGANIZADO com mais de 5.000 questões de Conhecimentos Pedagógicos, divididas por assunto, para facilitar seu estudo e aprimoramento. CLIQUE AQUI!

Simulado PDF sobre Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

1. (FCC) | A interdisciplinaridade e a contextualização no Ensino Médio devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a interlocução entre os saberes e os diferentes campos do conhecimento. Um dos motivos que justifica essa orientação é

A) a etapa final da educação básica em que não é necessário criar dificuldades aos estudantes com os rigores disciplinares para evitar a evasão e a repetência.
B) o distanciamento entre os conteúdos programáticos e a experiência dos alunos que responde pelo desinteresse e até mesmo pela deserção em nossas escolas.
C) a flexibilidade irrestrita de escolha dos conteúdos de ensino e a possibilidade de redução de atividades avaliativas por disciplina e área de conhecimento.
D) o contexto de dificuldades das escolas em manterem no seu quadro de pessoal professores habilitados para todas as disciplinas do currículo.
E) o modelo que garante uso da metodologia expositiva e o aprendizado das mesmas coisas para todos, ao mesmo tempo, e de modo eficaz.

Questão 2 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

2. (FCC) | São dilemas e desafios na formação dos profissionais com vistas à interdisciplinaridade a

A) consistência dos aprofundamentos teórico-pedagógicos das escolas.

B) formação disciplinar característica também dos formadores.
C) exígua carga horária de estágios específicos nos cursos de formação de professores.
D) variedade de escolas orientadas por essa visão.
E) literatura abundante a seu respeito, que confunde suas possibilidades práticas.

Questão 3 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

3. (FCC) | Considere o poema abaixo, de Gregório de Matos:

O todo sem a parte não é todo;
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte o faz todo sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo todo.

Na relação disciplina e currículo pode se afirmar que, tal como diz o poema de Matos, a interdisciplinaridade relaciona disciplinas (partes) e currículo (todo), exigindo:

I. A colaboração das várias ciências e artes para o estudo de determinados temas que orientam o trabalho escolar.
II. A especialização de um grupo de professores nas diferentes disciplinas.
III. O diálogo inteligente com o mundo e cuja gênese encontra-se na história do conhecimento.
IV. A determinação para superar visões fragmentadas.
V. Materiais e equipamentos especiais para viabilizar sua realização.

Está correto o que se afirma APENAS em

A) I, II, III e IV.

B) II, IV e V.
C) II, III e IV.
D) I, III e IV.
E)I e V.

Questão 4 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

4. (FCC) | Uma estratégia adequada para a definição do foco de uma proposta interdisciplinar é

A) o estudo do meio, problematizador dos conteúdos necessários para conhecer o lugar vivido pelos grupos humanos.
B) selecionar um tema, ao acaso, fazendo dele o centro dos estudos.
C) definir o ponto de partida das disciplinas que entrarão num curso natural de debates.
D) afirmar o estudante como foco dessa metodologia de ensino e de seus desdobramentos.


E) observar visões de totalidade explicativa do mundo, desconsiderando conhecimentos disciplinares.

Questão 5 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

5. (FCC) | Considere a seguinte relação de palavras:

I. Competência técnica.
II. Estudo local.
III. Estudo global.
IV. Currículo padronizado.
V. Formação e treinamento.
VI. Pesquisa e formação.
VII. Superação e disponibilidade.
VIII. Disciplina e repetição.

Integram o contexto de uma proposta interdisciplinar:

A) II, III, VI e VII.
B) I, III, V e VII.
C) II, IV, VI e VII.
D) I, II, III e VIII.
E) II, III, IV e V.

Questão 6 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

6. (AOCP) | Sobre a interdisciplinaridade, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Equivale à necessidade de superar a visão fragmentada da produção de conhecimento e de articular as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade.
B) Busca-se estabelecer o sentido de unidade, de um todo na diversidade, mediante uma visão de conjunto, permitindo ao homem tornar significativas as informações desarticuladas que vem recebendo.
C) A prática da interdisciplinaridade não visa à eliminação das disciplinas, já que o conhecimento é um fenômeno com várias dimensões inacabadas, necessitando ser compreendido de forma ampla.
D) Surgiu em decorrência da necessidade de especialização dos profissionais no contexto da industrialização da sociedade.
E) A prática da interdisciplinaridade estabelece o papel de processo contínuo e interminável na formação do conhecimento, permitindo o diálogo entre conhecimentos dispersos, entendendo-os de uma forma mais abrangente.

Questão 7 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridadee Conhecimentos Pedagógicos

7. (IBFC) | Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Fazenda (2011) reforça algumas características acerca da interdisciplinaridade […]. Para a autora, esta abordagem:

I. Limita uma visão mais ampla do ser humano, na qual nem todo o conhecimento será importante.
II. Deve ser pensada como fusão de conteúdos, como uma nova atitude frente ao conhecimento.
III. Pressupõe abertura para os questionamentos que envolvem a aprendizagem.
IV. Baseia-se na humildade, coerência, espera, respeito e exige desapego por parte de todos.
V. Ativa a memória em torno daquilo que já foi vivido.

Estão corretas as afirmativas:

A) III, IV, V apenas
B) I, II, III apenas
C) II, IV, V apenas
D) I, III, IV apenas

Questão 8 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

8. (IBFC) | O projeto interdisciplinar tem funções peculiares […]. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta a função incorreta.

A) Favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares
B) Viabilizar o tratamento da informação e sua respectiva transformação, procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio
C) Articular os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos
D) Ultrapassar, na prática escolar, de uma situação-problema global dos fenômenos, da realidade fatual para obter a interpretação técnica sistematizada nas disciplinas

Questão 9 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridadee Conhecimentos Pedagógicos

9. (FUMARC) | “A interdisciplinaridade tornou-se palavra de ordem nas últimas décadas em virtude dos sucessivos processos de racionalização pelos quais veio passando a produção capitalista, particularmente do predomínio do paradigma taylorista-fordista para o do toyotismo ou modelo japonês – ou, dependendo da análise, pós-fordismo (HARVEY, 1992) –, a partir do final da década de 1960”.

(Fonte: MUELLER; BIANCHETTI; JANTSCH, 2008, p. 183).

Com base na concepção de interdisciplinaridade mencionada, é CORRETO afirmar:

A) A compreensão crítica do conceito de interdisciplinaridade rechaça seu empobrecimento ou redução à condição meramente instrumental.
B) A demanda da interdisciplinaridade prescinde da realidade dos objetos investigados, envolvendo a gênese e o desenvolvimento dos objetos, o que pressupõe a trajetória do não objeto ao objeto em seu estágio mais avançado de desenvolvimento.
C) A interdisciplinaridade é concebida como uma ferramenta voltada para a acumulação do capital, articulando-a especialmente ao conceito de sociedade do conhecimento.
D) A interdisciplinaridade, transformada em um conceito flexível, dada a sua ampla e indiscriminada utilização, atinge a condição de panaceia, de cura de todos os males da especialização ou das relações lineares, simplificadas.
E) O conceito de interdisciplinaridade é compreendido a partir da concepção das categorias da totalidade e da contradição.

Questão 10 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

10. (FUMARC) | Interdisciplinaridade é o processo de interação e engajamento dos educadores, num trabalho conjunto, de interação de disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino, objetivando a formação integral dos alunos, a fim de que exerçam a cidadania, mediante uma visão global de mundo e com capacidade para enfrentar os problemas complexos, amplos e globais da realidade.

(Fonte: LÜCK, H. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1995)

A interdisciplinaridade constitui condição para a melhoria da qualidade do ensino mediante a superação contínua da sua já clássica fragmentação, uma vez que orienta a formação global.

PORQUE

A interdisciplinaridade se trata de uma proposta baseada em preceitos tayloristas, os quais se fundamentam na filosofia positivista, corrente criada pelo francês Auguste Comte.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar:

A) I e II são proposições falsas.
B) I e II são proposições verdadeiras e II é uma justificativa correta de I.
C) I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta de I.
D) I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira.
E) I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa.

 

GABARITO

1) B 2) B 3) D 4) A 5) A 6) D 7) A 8) D 9) E 10) E

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário