Simulado Interdisciplinaridade | Concurso Pedagogia #02

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Simulado PDF sobre Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridadee Conhecimentos Pedagógicos

1. (FUMARC) |

A charge acima exemplifica a clássica fragmentação dos conteúdos escolares em disciplinas. Nesse sentido, com base na leitura da bibliografia sugerida, analise as seguintes afirmativas:

I. O desdobramento do conhecimento em disciplinas estanques teve seu início mediante uma objetivação da coisa conhecida, de maneira que o sujeito cognoscente pretendeu ver a realidade dissociada de si próprio.
II. A fragmentação em disciplinas produz uma disjunção do conhecimento em relação à vida humana e à condição social.
III. A visão de realidade positivista que orientou o desenvolvimento de disciplinas ou áreas especializadas de estudo pressupõe que a verdade é absoluta, objetiva e existe independentemente do sujeito cognoscente.

Está CORRETO afirmar que as proposições

A) I e II, apenas, são verdadeiras.

B) I e III, apenas, são verdadeiras.
C) II e III, apenas, são verdadeiras.
D) I, II e III são verdadeiras.
E) I, II e III são falsas.

Questão 2 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

2. (CEBRASPE – CESPE) | Tendo por base um referencial histórico e cultural, defende-se certo deslocamento do conhecimento escolar, como perspectiva científica e universalizante, para dar centralidade a outros tipos de saberes, entre eles os comunitários, os do cotidiano, os da arte e das demais formas de linguagem e multiculturalidade.

J S Thiesen Currículo interdisciplinar: contradições, limites e possibilidades
Florianópolis: Perspectiva, v 31, nº 2, mai/ago, 2013, p 591-614 (com adaptações)

Uma matriz teórica que tenha a natureza defendida no texto precedente busca reescrever o conhecimento escolar usual, por considerar que
A)os conhecimentos reconhecidos socialmente precisam ser enquadrados nas respectivas disciplinas escolares.


B) parte do conhecimento deve servir à visão de mundo hegemônica, por isso é importante que conste nos currículos escolares.
C)a diversidade é elemento constitutivo do processo de ensino e de aprendizagem.
D) a mutabilidade do conhecimento tem pouca relevância no processo de ensino e aprendizagem.
E) a neutralidade curricular permite o desenvolvimento da intencionalidade educacional, por isso é requerida.

Questão 3 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

3. (CEBRASPE – CESPE) | Ao estudar as práticas interdisciplinares em sala de aula, Santomé (1998) afirma que, em qualquer intervenção interdisciplinar, faz-se necessária, inicialmente, a definição de um problema, de um tópico ou uma questão que servirá de ponto de partida para o trabalho.

Após essa definição, o próximo passo na efetivação dessa prática é

A) propor discussões sobre as contribuições e a integração dos dados obtidos.
B) determinar os conhecimentos necessários e as áreas do conhecimento a serem consideradas.

C) ratificar, ou não, as respostas oferecidas ao problema levantado.
D) flexibilizar o currículo e articulá-lo ao projeto pedagógico da escola.
E) avaliar as intervenções e aprendizagens implementadas no desenvolvimento do trabalho.

Questão 4 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridadee Conhecimentos Pedagógicos

4. (VUNESP) | “Quando a luz branca passa por um prisma, divide-se em diferentes cores (as cores do arco-íris). Ao estudarmos alguma realidade a fim de conhecê-la muitas vezes torna-se necessário fazer um trabalho semelhante. Enfocamos por diferentes ângulos, com a metodologia e os objetivos próprios das Ciências Naturais, da História, da Geografia… Podemos assim aprofundar em diferentes parcelas, fazendo um trabalho de análise. Esse aprofundamento é rico e muitas vezes necessário, mas é preciso ter consciência de que estamos fazendo um ‘recorte’ do nosso objeto de estudo. A visão obtida é necessariamente fragmentada”.

(Lenise Aparecida Martins Garcia, 2007)

Com o exemplo citado, Garcia quer demonstrar a importância da transversalidade e da interdisciplinaridade para “reintegração de aspectos que ficaram isolados uns dos outros pelo tratamento disciplinar”. No entendimento da autora, os temas transversais

A) devem ser trabalhados de modo paralelo às aulas, segmentando epistemologicamente os diferentes campos de conhecimento.
B) devem permear toda a prática educativa e, para serem trabalhados, não se pode ter uma perspectiva disciplinar rígida.
C) constituem uma disciplina que exige um trabalho sistemático, contínuo, abrangente e integrado no decorrer de toda a educação.


D) previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, todavia ainda não abrem espaço para saberes extraescolares e formação integral da pessoa.
E) aparecem espontaneamente no desenvolvimento das diferentes disciplinas e devem ser estruturados sob o prisma dos conteúdos.

Questão 5 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

5. (VUNESP) | Leia o texto.

“Temos afirmado que a concepção de disciplina escolar está intimamente associada à de pedagogia e à de escola e, portanto, ao papel histórico de cada um desses componentes. Ao concebermos a disciplina escolar como produção coletiva das instituições de ensino, admitimos que a pedagogia não pode ser entendida como uma atividade limitada a produzir métodos para melhor “transpor” conteúdos externos, simplificando da maneira mais adequada possível os saberes eruditos ou acadêmicos.”

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: Fundamentos e métodos.

A autora afirma no texto que

A) o que é ensinado na escola é uma adaptação do saber científico, sendo ele simplificado pela pedagogia, considerando o público escolar.
B) técnicas e reprodução de métodos são essenciais na organização de conteúdos a serem ensinados na escola.
C) a pedagogia está presente em diferentes contextos sociais e instituições políticas.
D) as disciplinas escolares possuem saberes, tradições e finalidades específicas, distintos dos conhecimentos científicos.
E) cabe à pedagogia transpor os conhecimentos acumulados pela humanidade para o espaço educacional.

Questão 6 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

6. (AOCP) | Como são denominados os projetos que articulam vários pontos de vista, saberes e áreas de conhecimento, que trazem questões complexas do dia a dia e fazem os estudantes perceberem que o conhecimento disciplinar é composto de olhares pontuais para conseguir encontrar significados mais amplos?

A) Projetos multidisciplinares.
B) Projetos transdisciplinares.
C) Projetos interdisciplinares.
D) Projetos vivenciais.
E)Projetos de produção.

Questão 7 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

7. (CONSULPAM) | Ao discutir sobre o segundo buraco negro que Edgar Morin denominou de conhecimento pertinente, é INCORRETO afirmar que:

A) É um conhecimento que não mutila o objeto, pois seguimos um mundo formado pelo ensino disciplinar.
B) Não é a quantidade de informações que podem dar um conhecimento pertinente, mas a capacidade de colocar o conhecimento no contexto abordado.
C) O avanço do conhecimento é insubstituível, as disciplinas e as conexões entre elas são visíveis o que possibilitam o conhecimento necessário para uma formação qualificada.
D) O ensino por disciplina, fragmentado e dividido, impede a capacidade natural da contextualização.

Questão 8 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

8. Instituto (AOCP) | A organização do currículo pode contemplar

A) a disciplinaridade, fazendo com que duas ou mais disciplinas interajam entre si.
B) a Multi ou Pluridisciplinaridade, que é a justaposição de duas ou mais disciplinas, com objetivos múltiplos, sem relação entre elas, com certa cooperação, mas sem coordenação situada em um nível superior.
C) a multidisciplinaridade, cabendo a cada especialista transcender sua própria especialidade, bem como a tomar consciência de seus próprios limites para acolher as contribuições das outras disciplinas.
D) a multidisciplinaridade como uma forma de coordenar todas as disciplinas e interdisciplinas do sistema de ensino inovado, sobre a base de uma axiomática geral.
E) a transdisciplinaridade como uma gama de disciplinas que propomos simultaneamente, mas sem fazer aparecer as relações que podem existir entre elas.

Questão 9 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridade e Conhecimentos Pedagógicos

9. (FGV) | “Há três anos, um apagão obrigou a população a racionar energia e o Brasil a buscar alternativas. A crise, mostrada à exaustão nos noticiários, passou a ser o centro das discussões nas salas de aula. Seis professoras do Colégio Santa Maria, de São Paulo, foram além e se reuniram em torno de um projeto interdisciplinar. Desde então, os alunos estudam fontes alternativas de energia, produzem aquecedores solares e ensinam a população a utilizá-los. O sucesso do projeto se explica principalmente porque os conteúdos de Ciências, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, História e Ensino Religioso foram colocados a serviço da resolução de um problema real, de forma integrada.”

(Fonte: Revista Nova Escola, março de 2018)

Considerando o exemplo acima, é possível destacar como principal característica de um trabalho pedagógico interdisciplinar:

A) os conteúdos das disciplinas são trabalhados isoladamente para a ampla compreensão do tema estudado;
B) para que ele aconteça é suficiente que cada disciplina fale sobre o mesmo assunto/tema;
C) a proposta dispensa planejamento e sistematização;
D) a interdisciplinaridade dá significado ao conteúdo da escola, reforçando a divisão hermética das disciplinas;
E) na interdisciplinaridade, duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento.

Questão 10 – Multi, Pluri, Inter, Transdisciplinaridadee Conhecimentos Pedagógicos

10. (FGV) | Associe cada estratégia de integração disciplinar à sua definição.

I. multidisciplinaridade;
II. interdisciplinaridade;
III. transdisciplinaridade.

(   ) Há uma relação entre os conteúdos de duas ou mais disciplinas para abordar um tema de maneira mais aprofundada.
(   ) Um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas.
(   ) É uma abordagem mais complexa, em que a divisão por disciplinas, hoje implantada nas escolas, deixa de existir.

A ordem correta das associações é:

A) I – II – III;
B) II – I – III;
C) II – III – I;
D) III – I – II;
E) III – II – I.

 

GABARITO

1) D 2) C 3) B 4) B 5) D 6) C 7) C 8) B 9) E 10) B

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