Simulado Educação a Distância (EAD): baixe e responda questões de concurso gratuitamente

Com a crescente demanda por concursos e seleções na área da educação, é imprescindível que professores e profissionais estejam atualizados e preparados para lidar com as mais diversas modalidades de ensino, incluindo a Educação a Distância (EaD). Nesse contexto, a multimodalidade em espaços virtuais de aprendizagem tem se mostrado fundamental para proporcionar experiências participativas e inovadoras aos usuários, além de estar alinhada com as tendências educacionais adaptáveis do cenário atual. Diante desse cenário desafiador, é essencial que os educadores estejam atentos não apenas às questões teóricas, mas também às práticas pedagógicas relacionadas à EaD. Neste blog voltado para professores e profissionais da educação que irão enfrentar concursos e seleções, vamos explorar a importância da multimodalidade no ambiente virtual de aprendizagem e como ela pode impactar positivamente a experiência de ensino e aprendizagem. Acompanhe e prepare-se para os desafios que estão por vir!

Veja mais em Educação à Distância (EAD) em Concursos de Pedagogia

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Simulado Educação a Distância (EaD)

Questão 1:

CEBRASPE (CESPE) (2022) | A multimodalidade em espaços virtuais de aprendizagem possibilita diversas experiências de aprendizagem participativa ao usuário, além de aproximar-se de tendências educacionais adaptáveis e de inovações pertinentes ao atual contexto histórico social e tecnológico. A respeito da multimodalidade no ambiente virtual de aprendizagem, julgue o item a seguir.

A educação a distância (EAD) é uma modalidade inerentemente multimodal, pois faz uso de diversas linguagens — visual, gestual, sonora — e de outras dimensões espaciais de comunicação.

( ) Certo
( ) Errado

Questão 2:

IADES (2022) | A partir das concepções de aprendizagem no contexto da EaD, derivaram-se os modelos de educação a distância (EaD). Assinale a alternativa que descreve corretamente o modelo integrado de EaD.

a) O modelo integrado é focado na separação entre o conteúdo do curso e apoio tutorial, reforçando a ideia da aquisição de materiais de conteúdo relativamente imutável que pode ser ensinado por diferentes professores.
b) O modelo integrado apresenta o conteúdo do curso predominantemente disponível no ambiente virtual de aprendizagem.
c) No modelo integrado, estão definidos aqueles cursos que consistem em materiais feitos “sob medida”, associados a materiais já existentes. As interações e as discussões on-line ocupam cerca de metade do tempo dos estudantes, enquanto o conteúdo predeterminado ocupa a outra metade.
d) O modelo integrado apresenta cursos dinâmicos e amplamente determinados pelas atividades individuais e em grupo. De certo modo, o modelo integrado dissolve a distinção entre conteúdo e apoio, dependendo da criação de uma comunidade de aprendizado.
e) No modelo integrado, considerando o curso como um todo, o componente on-line não representa mais de 20% do tempo de estudo dos alunos.

Questão 3:

SELECON (2021) | No que diz respeito ao potencial pedagógico dos projetores multimídia como o data show, o seu uso em aulas e atividades envolve objetivos, planejamento, estratégias didáticas e avaliações. Considerar o sentido de seu uso por um professor, na análise das indagações listadas a seguir:

I. O que você quer que o aluno aprenda com essa aula? Que habilidades e competências serão trabalhadas?
II. Quanto tempo vai durar a atividade? O que será mostrado, e de que maneira farei isso? Como vou conduzir a atividade?

As indagações em I e II estão associadas, respectivamente, aos seguintes aspectos:

a) planejamento de uso e justificativa didática
b) alocação de recursos e objetivo pedagógico
c) objetivo pedagógico claro e planejamento do uso
d) justificativa didática e avaliação da aprendizagem

Questão 4:

QUADRIX (2020) | Quanto à educação corporativa e à educação a distância, julgue o item.

Na educação a distância (EAD), o papel do professor se amplia, de modo que ele deve ter um papel de motivador, em função da autonomia de aprendizagem de cada aluno.

( ) Certo
( ) Errado

Questão 5:

INSTITUTO ACESSO (2020) | As tecnologias digitais têm ocupado um papel central nas profundas mudanças experimentadas em todos os aspectos da vida social. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm tido um papel fundamental no ensino remoto, diante da impossibilidade de aulas presenciais, no contexto da Pandemia por coronavírus. O uso dessas tecnologias tem sido um desafio para professores e estudantes. As aulas remotas têm acontecido por meio de diferentes plataformas e redes sociais, tais como Facebook, Youtube, Zoom, Google Meet, Stream Yard.

Os conceitos de ensino remoto, educação on-line e educação a distância são distintos. Por ensino remoto, é correto compreender

a) as aulas que ocorrem num tempo síncrono com videoaula, aula expositiva por sistema de webconferência; atividades seguem durante a semana no espaço de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de forma assíncrona
b) aulas que acontecem em programas de relacionamento como Instagram, Twitter, Whatsapp entre sujeitos de diferentes grupos sociais.
c) um conjunto complexo de atividades que ocorrem entre membros de um sistema social em diferentes dimensões, desde a interpessoal à internacional.
d) uma modalidade educacional que possui metodologia própria, que abrange conteúdos, atividades e todo um design adequado às características das áreas dos conhecimentos gerais e específicos.
e) plataformas virtuais relacionadas à tecnologia e utilizadas para a criação e desenvolvimento de ferramentas ou sistemas utilizados no espaço on-line.

Questão 6:

IBFC (2023) | A discussão em torno da exclusão/inclusão no ensino médio envolve a proposta de avanços científicos e tecnológicos. O acesso ao computador e à Internet são pautas presentes, na Modernidade, como centralidade dos debates educativos. “O tema adquiriu uma ampla dimensão social e política. Como participa das correlações de poder do movimento da globalização, (…), está voltado para a compreensão das razões da exclusão digital e, ao mesmo tempo, para a promoção da inclusão digital, dada a sua relevância político-econômica no movimento da globalização” (MEC, Orientações curriculares para o ensino médio, 2006). Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta, ou seja, que não completa a ideia da citação.

a) A questão da inclusão deve ser estudada de maneira mais ampla, de novo, sob um ponto de vista educacional que poderá levar à sensibilidade


b) A visão da inclusão é inseparável de uma consciência crítica da heterogeneidade e da diversidade sociocultural e linguística
c) O projeto de inclusão poderá aumentar o sentimento de exclusão se considerar o usuário apenas como um consumidor dessa linguagem em vez de lhe abrir oportunidade de compreensão do seu papel também de produtor dessa linguagem
d) Nas propostas de inclusão digital os efeitos da globalização não precisam ser discutidos porque os valores daquilo que é “global” e daquilo que é “local” são iguais e bastam para a integração social, uma integração que se traduz por emprego, sucesso profissional, melhoria de vida material, bem-estar pelo sentimento de pertencimento
e) O desafio da inclusão digital, na educação, é gerar maior acesso daqueles que não dispõem dos instrumentos que operam as novas tecnologias, às novas formas de comunicação, favorecendo possibilidades de caminhos alternativos ao conhecimento, participação ou mesmo de ascensão social

Questão 7:

VUNESP (2023) | Dentre os desafios que emergem das propostas de educação inclusiva, segundo Fleuri (2009), é possível indicar em relação

a) ao processo educativo, em específico, a criação de padrões que potencializem a constituição de diferenças.
b) à prática pedagógica, o foco na transmissão de conceitos estereotipados que fundamentem análises críticas do educador.
c) à gestão escolar, centrada na dialogicidade, o entendimento da diferença como algo natural do ser humano.
d) à formação de educadores, justamente, o repensar e ressignificar a própria concepção de educador.
e) às políticas públicas educacionais, a necessidade de alinhamento nacional com os avanços da ciência e da tecnologia.

Questão 8:

VUNESP (2023) | Considere o excerto de Louro (2008):

Há que perceber os modos como se constroi e se reconstroi a posição da normalidade e a posição da diferença, porque, afinal, é disso que se trata.

Assinale a alternativa correta com relação ao conceito de diferença.

a) Está inscrita nos saberes legitimados, para além das práticas sociais e pedagogias culturais.
b) É um atributo que só faz sentido ou só pode se constituir em uma relação entre pessoas.
c) Ostenta uma relação de normatização, poder e uso da força, para além do contexto social.
d) Preexiste nos corpos dos indivíduos e ao se evidenciar é (re)conhecida pelo grupo social.
e) É, de algum modo, onipresente, sempre presumida, e isso a torna, paradoxalmente, invisível.

Questão 9:

VUNESP (2023) | Considere Mazzotta (1996). Ao buscar na história informações sobre o atendimento educacional de pessoas com deficiência, o autor constatou que, até o século XVIII, as noções sobre deficiência estavam relacionadas ao

a) estudo clínico e genético para a definição de deficiência com base em dados quantitativos e qualitativos de pesquisas.
b) preconceito cultural e social sobre as capacidades de contribuição na vida cotidiana da população da época.
c) conhecimento sobre normalidade e anormalidade que foram definidos desde a Grécia antiga.
d) reconhecimento das pessoas com deficiência como humanas, pois até então eram relacionadas como próximas aos animais.
e) misticismo e ocultismo, não havendo base científica para o desenvolvimento de noções realísticas.

Questão 10:

VUNESP (2023) | Considere Mazzotta (1996). O autor, a partir de seus estudos, destaca que houve dois períodos na evolução da educação especial no Brasil – primeiro de 18 a 1956 e segundo de 1957 a 1993, que foram marcados por ações para a educação das pessoas com deficiência, gerando iniciativas, respectivamente:

a) privadas não oficiais e políticas públicas inclusivas.
b) oficiais e particulares isoladas e oficiais de âmbito nacional.
c) governamentais inclusivas e oficiais inclusivas.
d) particulares isoladas e públicas oficializadas pelo governo.
e) integradoras para escolas e inclusivas para escolas.

GABARITO

1) Certo 2) D 3) C 4) Certo 5) A 6) D 7) D 8) B 9) E 10) B

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Multimodalidade na Educação a Distância

A multimodalidade no ambiente virtual de aprendizagem na Educação a Distância (EAD) envolve o uso de diversas linguagens, como visual, gestual e sonora, e outras dimensões espaciais de comunicação. A EAD é uma modalidade inerentemente multimodal, uma vez que permite experiências de aprendizagem participativa ao usuário, aproximando-se de tendências educacionais adaptáveis e inovações pertinentes ao contexto histórico social e tecnológico atual.

Veja mais em: Educação à Distância (EAD) em Concursos de Pedagogia

Questão 2: Modelo Integrado de Educação a Distância

O modelo integrado de Educação a Distância (EaD) apresenta cursos dinâmicos e amplamente determinados pelas atividades individuais e em grupo. Nesse modelo, não há uma separação rígida entre conteúdo do curso e apoio tutorial, promovendo a criação de uma comunidade de aprendizado. O conteúdo do curso está disponível predominantemente no ambiente virtual de aprendizagem, com interações e discussões online ocupando parte significativa do tempo dos estudantes.

Questão 3: Uso pedagógico de projetores multimídia

O uso pedagógico de projetores multimídia, como o data show, envolve objetivos claros e planejamento das atividades. As indagações feitas pelo professor, como o que espera que os alunos aprendam e como conduzirá as atividades, estão relacionadas ao objetivo pedagógico claro e ao planejamento de uso desses recursos.

Questão 4: Papel do professor na Educação a Distância

Na Educação a Distância (EAD), o papel do professor se amplia, não se limitando apenas à transmissão de conteúdo. Ele passa a ter um papel de motivador, auxiliando os alunos na autonomia de aprendizagem. Portanto, o item está correto ao afirmar que o professor deve atuar como motivador nesse contexto.

Questão 5: Conceitos de ensino remoto, educação online e EaD

O ensino remoto envolve aulas que ocorrem num tempo síncrono, com videoaulas e aulas expositivas por webconferência, seguidas de atividades assíncronas em um ambiente virtual de aprendizagem. Diferenciando-se da educação a distância e educação online, o ensino remoto tem uma metodologia própria, com abordagem específica em relação aos conteúdos e atividades desenvolvidas.

Questão 6: Exclusão/Inclusão e a globalização no ensino médio

A inclusão digital e a discussão em torno da exclusão/inclusão no ensino médio estão diretamente ligadas à globalização e ao acesso ao computador e internet. A citação apresentada destaca a importância de compreender as razões da exclusão digital e promover a inclusão digital, considerando suas dimensões político-econômicas. A alternativa incorreta não completa a ideia apresentada é a letra D.

Veja mais em: O que é Inclusão Digital

Questão 7: Desafios da educação inclusiva

Os desafios da educação inclusiva envolvem a criação de padrões que potencializem a constituição de diferenças, o repensar e ressignificar a concepção de educador, e o entendimento da diferença como algo natural do ser humano. Dessa forma, a letra D, a formação de educadores, é a indicada como correta.

Veja mais em: Educação Inclusiva em Concursos de Pedagogia

Questão 8: Conceito de diferença

O conceito de diferença está relacionado com a construção e reconstrução das posições de normalidade e diferença. A diferença não se constitui apenas na relação entre pessoas, mas também está presente nos saberes legitimados, mesmo além das práticas sociais e pedagogias culturais. Sendo assim, a alternativa correta é a B.

Questão 9: História da educação especial

Até o século XVIII, as noções sobre deficiência estavam relacionadas ao conhecimento das normalidades e anormalidades, definidos desde a Grécia antiga. Essas noções não se baseavam em estudos clínicos e genéticos, mas em concepções culturais e sociais sobre as capacidades das pessoas com deficiência na sociedade da época.

Veja mais em: Educação Especial em Concursos de Pedagogia

Questão 10: Evolução da educação especial no Brasil

Segundo Mazzotta (1996), a evolução da educação especial no Brasil foi marcada por dois períodos distintos, com ações voltadas para a educação das pessoas com deficiência. O primeiro período, de 18 a 1956, foi caracterizado por iniciativas privadas não oficiais, enquanto o segundo período, de 1957 a 1993, foi marcado por políticas públicas inclusivas. Portanto, a alternativa correta é a B.

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