Concurso Professor: 10 questões de Educação Especial (Baixe o simulado)

Seja bem-vindo(a) ao simulado de conhecimentos pedagógicos, elaborado especialmente para professores e profissionais da educação que estão se preparando para concursos e seleções. Este simulado aborda questões essenciais sobre educação especial e inclusão na educação, temas cruciais nos dias de hoje. A inclusão, como princípio, reconhece a diversidade dos sujeitos/estudantes, promovendo ambientes educativos mais democráticos e acolhedores. Aprofundar-se nesses conceitos é fundamental para caminhar rumo à democratização do ensino e, consequentemente, da sociedade. Neste simulado, exploraremos questões relacionadas à inclusão, diversidade, políticas de reconhecimento e flexibilização curricular, aspectos fundamentais para uma educação mais justa e igualitária.

BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

Simulado Educação Especial

Questão 1

FUMARC | O movimento inclusivo reconhece o direito subjetivo de cada sujeito/estudante.

Dessa forma, para a consolidação de ambiências educativas mais democráticas e acolhedoras, é pertinente compreender a orientação político-filosófica da inclusão, visto que a mesma é contrária à escola tradicional/integracionista, que prevê um público estudantil padronizado.

Fonte: ANDRADE, P. F. de; DAMASCENO, A. R. Novas construções sociais de aprendizagens: inclusão em educação para que? Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 3, p. 211-230, set./ dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/arti-cle/view/32909/22079. Acesso em: 02 dez. 2022. (adaptado).

Considerando a posição acima, avalie as asserções a seguir:

I. Discorrer sobre a importância da inclusão na educação é caminhar rumo à democratização do ensino, e, quiçá, da sociedade.
II. Nas raízes da sociedade inclusiva, há a previsão de um padronizar da forma de ser e pensar dos indivíduos.
III. Pensar em ações inclusivas é idealizar os indivíduos focalizando em regras, e não no processo de autonomia, independência e participação social.

IV. Tanto na escola como na sociedade, faz se necessário pensar em direitos que vão ao encontro da diversidade e inclusão.

São verdadeiras apenas as asserções:

a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.

Questão 2

FUMARC | No texto “A questão da diversidade e da política de reconhecimento das diferenças”, escrito por Kabengele Munanga (2014), o autor traz a seguinte colocação: “Em vez de opor igualdade e diferença, é preciso combiná-las para poder construir a democracia. É nessa preocupação que se coloca a questão do multiculturalismo, definido como encontro de culturas, ou seja, a existência de conjuntos culturais fortemente constituídos, cuja identidade, especificidade e lógica interna devem ser reconhecidas, mas que não são inteiramente estranhas umas às outras, embora diferentes entre si.”.

Fonte: MUNANGA, K. A questão da diversidade e da política de reconhecimento das diferenças. Crítica e Sociedade: Revista de Cultura Política, v. 4, n. 1, jul. 2014. Dossiê: Relações raciais e diversidade cultural. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/criticaso-ciedade/article/view/26989/14725. Acesso em: 28 nov. 2022.

A partir da afirmativa acima, sinalize entre as figuras abaixo, aquela que ratifica o posicionamento do autor, bem como o título do texto.

a)

Fonte: Disponível em: https://desventurasdeumacacheada.com.br/volta-pra-bahia-preconceito-contra-baianos-no-sul/. Acesso em: 28 nov. 2022.

b)

Fonte: Disponível em: http://www.juniao.com.br/wp-content/uplo-ads/2015/06/Charge_Ponte_Juniao_Maioridade_Penal_Chico_Alencar_72.jpg. Acesso em: 28 nov. 2022.

c)

Fonte: Disponível em: https://jornaldaparaiba.com.br/comunidade/2022/03/08/dia-das-mulheres-saiba-a-diferenca-entre-igualdade-e-equidade. Acesso em: 28 nov. 2022.

d)

Disponível em: https://www.facebook.com/tirasarmandinho/pho-tos/a.488361671209144/961806510531322/?type=3. Acesso em: 28 nov. 2022.

Questão 3:

Legalle | Com base na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar a adoção de medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos , levando-se em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência.

Quantos dos seguintes itens podem preencher de forma adequada a lacuna acima? I. Culturais; II. Vocacionais; III. Linguísticos; IV. Profissionais

a) Nenhum deles.
b) Apenas 1 deles.
c) Apenas 2 deles.
d) Apenas 3 deles.


e) Todos os 4.

Questão 4

VUNESP | O debate sobre a inclusão de pessoas com alguma deficiência na educação escolar provocou um aprofundamento da compreensão, um “aguçamento do olhar”, sobre fatores e mecanismos de exclusão de crianças e jovens, mesmo aqueles sem nenhuma deficiência, do processo de aprendizagem, de construção de conhecimentos e desenvolvimento integral, o qual é objetivado pela educação escolar, como direito de todos. Os estudos de Macedo (2005) e Mantoan (2006) são contribuições nessa perspectiva. Eles apontam que a efetivação das determinações legais, no sentido de garantir a todos o direito à educação com qualidade, implica

a) desenvolver a pedagogia da diversidade, destinada a etnias, religiões, gêneros, minorias em geral, alunos especiais, acolhendo com respeito e empatia, educandos com diferentes identidades estáveis.
b) preparar os diretores de escola do ensino regular e os professores das classes comuns, em cursos de pós-graduação, para atenderem alunos com diferentes necessidades especiais, antes de incumbi-los desse atendimento.
c) dotar as escolas de profissionais preparados para diagnosticar as necessidades especiais dos alunos e assim poder integrá-los ao ambiente da escola comum, no grupo de seus semelhantes, para atendimento adequado a eles.
d) prover as escolas comuns com pessoal especializado e com recursos pedagógicos que garantam educação de qualidade a todos os alunos, normais ou deficientes, pelo acesso aos conteúdos curriculares hoje necessários à sua inserção social exitosa.
e) fazer a crítica à cultura das semelhanças, com a qual a escola tem operado, pois, na inclusão, estas se relacionam de modo interdependente com as diferenças, desafiando a escola a recriar seu modelo educativo, tendo por eixo o ensino para todos.

Questão 5

FUNDATEC | No percurso trilhado pelo Movimento Negro Brasileiro, a educação sempre foi tratada como instrumento de grande valia para a promoção das demandas da população negra e o combate às desigualdades sociais e raciais. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) A educação formal sempre se constituiu em marco no panorama das reivindicações do Movimento.
(  ) A luta do Movimento está por uma sociedade mais justa e igualitária.
(  ) A imprensa foi intensamente utilizada como instrumento de suas campanhas.
(  ) O movimento não participou da criação da Frente Negra Brasileira (FNB).
(  ) Apesar dos esforços, a FNB não conseguiu criar salas de aula de alfabetização.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) F – V – F – V – F.
b) V – V – V – F – F.
c) V – V – F – F – V.
d) V – F – V – F – V.
e) F – F – F – V – V.

Questão 6

FUNDATEC | Sobre flexibilização curricular é certo que “para os estudantes que constituem o público do AEE, poderão ser realizadas flexibilizações curriculares como ferramentas pedagógicas, de modo a suscitar suas potencialidades” (Resolução no 15/2021). Caracterizam-se como ações flexibilizadas do currículo, EXCETO:

a) Caso o estudante não tenha alcançado os objetivos nos componentes curriculares, após as flexibilizações realizadas, não terá direito a adequação temporal do currículo.
b) Ações complexas de investigação e troca de informações sobre os elementos ligados ao ensino e aprendizagem, entre a equipe de AEE, colegiado de curso, estudante e/ou responsáveis.
c) Planificação pedagógica e as ações docentes fundamentadas em critérios pedagógicos.
d) Alterações na organização definida para o curso, a fim de criar condições para que o estudante desenvolva suas potencialidades.
e) Objetivos, metodologias, instrumentos avaliativos, entre outros, para minimizar as barreiras enfrentadas pelo estudante público da educação especial.

Questão 7

FUNDATEC | No Brasil, o termo portador de deficiência é bastante utilizado, sobretudo na área da legislação. “No entanto, pessoas com deficiência vêm ponderando que elas não “portam” ou “carregam” a deficiência como se fosse um objeto do qual se pode livrar, segundo sua vontade” (SASSAKI, 2002). Após um debate mundial, a nomenclatura utilizada nos dias de hoje é:

a) Deficiente.
b) Portador de deficiência.
c) Incapacitado.
d) Pessoa com deficiência.
e) Pessoa com necessidades especiais.

Questão 8

FUNDATEC | De acordo com Camargo (2017), a inclusão é um _______ que se aplica aos mais variados espaços físicos e simbólicos. Os grupos de pessoas, nos contextos inclusivos, têm suas características idiossincráticas reconhecidas e _______. Por isso, participam efetivamente. Segundo o referido paradigma, identidade, diferença e diversidade representam ________ sociais que favorecem o surgimento e o estabelecimento de relações de solidariedade e de colaboração.

Nos contextos sociais inclusivos, tais grupos não são passivos, respondendo à sua mudança e agindo sobre ela.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

a) paradigma – ampliadas – distâncias
b) paradigma – valorizadas – vantagens
c) problema – ampliadas – diferenças
d) problema – diminuídas – diferenças
e) privilégio – valorizadas – vantagens

Questão 9

CEBRASPE (CESPE) | Pedro, diagnosticado com transtorno do espectro autista, foi matriculado em escola de educação básica. Informadas da matrícula do novo aluno, a professora da turma em que Pedro foi inserido e a psicóloga da escola leram o relatório da criança e reuniram-se para criar estratégias pedagógicas que contemplassem o desenvolvimento de Pedro e de seus colegas.

Considerando essa situação hipotética, a legislação vigente e a literatura na área da educação, julgue o seguinte item.

A nomenclatura correta a ser utilizada pela professora para se referir a Pedro é criança portadora de deficiência.

( ) Certo
( ) Errado

Questão 10

CEBRASPE (CESPE) | Pedro, diagnosticado com transtorno do espectro autista, foi matriculado em uma escola de educação básica. Informadas da matrícula do novo aluno, a professora da turma em que Pedro foi inserido e a psicóloga da escola leram o relatório da criança e reuniram-se para criar estratégias pedagógicas que contemplassem o desenvolvimento de Pedro e de seus colegas.

Considerando essa situação hipotética, a legislação vigente e a literatura na área da educação, julgue o seguinte item.

A professora da turma de Pedro deve cancelar as atividades planejadas que envolvam interação entre os estudantes, para evitar dificuldades na comunicação e problemas de interação.

(  ) Certo
(  ) Errado

Gabarito

1) B 2) C 3) E 4) E 5) B
6) A 7) D 8) B 9) Errado 10) Errado

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Inclusão na Educação e Democratização do Ensino

O movimento inclusivo, abordado nesta questão, destaca o reconhecimento do direito subjetivo de cada estudante, promovendo ambientes educativos mais democráticos. A oposição à escola tradicional/integracionista, que padroniza o público estudantil, ressalta a importância de compreender a orientação político-filosófica da inclusão. A asserção correta destaca a relevância de discorrer sobre a importância da inclusão na educação como um caminho para a democratização do ensino e, consequentemente, da sociedade.

Questão 2: Multiculturalismo e Reconhecimento das Diferenças

A questão aborda a colocação do autor Kabengele Munanga sobre o multiculturalismo, destacando a necessidade de combinar igualdade e diferença para construir a democracia. A figura que ratifica esse posicionamento é aquela que representa a existência de conjuntos culturais distintos, cujas identidades devem ser reconhecidas, mas que não são inteiramente estranhas uns aos outros. Essa abordagem visa promover o encontro de culturas, promovendo a diversidade.

Questão 3: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Esta questão envolve a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que incumbe ao poder público a criação de medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos culturais, vocacionais, linguísticos e profissionais dos estudantes com deficiência. O entendimento correto desses aspectos é essencial para garantir uma inclusão efetiva e respeitosa.

Questão 4: Pedagogia da Diversidade e Garantia de Direito à Educação de Qualidade

O debate sobre a inclusão de pessoas com deficiência na educação escolar destaca a importância de desenvolver a pedagogia da diversidade. Garantir o direito à educação de qualidade para todos, independentemente de suas características, envolve ações como preparação de diretores e professores, integração dos alunos ao ambiente escolar comum e provisão de recursos pedagógicos adequados.

Questão 5: Movimento Negro Brasileiro e Educação como Instrumento de Mudança Social

O Movimento Negro Brasileiro sempre considerou a educação como um instrumento essencial para promover demandas da população negra e combater desigualdades sociais e raciais. As assertivas na questão destacam a importância da educação formal como marco nas reivindicações do movimento, seu compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária, e o uso da imprensa como meio de suas campanhas.

Questão 6: Flexibilização Curricular e Ações Pedagógicas Inclusivas

A flexibilização curricular, foco desta questão, destaca a possibilidade de realizar ajustes no currículo para suscitar as potencialidades dos estudantes que constituem o público do Atendimento Educacional Especializado (AEE). É fundamental compreender que tais ações não excluem o direito à adequação temporal do currículo, promovendo uma abordagem mais inclusiva e personalizada.

Questão 7: Terminologia Adequada para Pessoas com Deficiência

A questão aborda a evolução na terminologia utilizada para se referir a pessoas com deficiência. O termo “portador de deficiência” é substituído pelo mais adequado “pessoa com deficiência”. Essa mudança reflete uma compreensão mais respeitosa, reconhecendo que as pessoas não “portam” ou “carregam” suas deficiências como objetos descartáveis.

Questão 8: Identidade, Diferença e Diversidade nos Contextos Inclusivos

De acordo com Camargo (2017), a inclusão é um paradigma que se aplica a diversos espaços físicos e simbólicos. Nos contextos inclusivos, grupos têm suas características idiossincráticas reconhecidas e valorizadas, participando efetivamente. Identidade, diferença e diversidade são consideradas forças sociais que favorecem relações de solidariedade e colaboração.

Questão 9: Terminologia Adequada para Crianças com Transtorno do Espectro Autista

A questão aborda a terminologia correta a ser utilizada para se referir a crianças com transtorno do espectro autista. A expressão correta é “pessoa com deficiência” em vez de “criança portadora de deficiência”. Essa mudança enfatiza o respeito à individualidade e autonomia das pessoas com deficiência.

Questão 10: Estratégias Pedagógicas para Estudante com Transtorno do Espectro Autista

Esta questão aborda estratégias pedagógicas para lidar com um estudante diagnosticado com transtorno do espectro autista. Contrariamente à afirmação, não é necessário cancelar atividades que envolvam interação entre os estudantes. Pelo contrário, a professora deve buscar estratégias inclusivas que promovam a participação ativa de todos os alunos, considerando as necessidades específicas de cada um.

Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!

Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

Preparar-se para concursos na área de pedagogia é fundamental para alcançar o sucesso nas seleções. No site questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes, você encontrará um valioso material preparatório com mais de 1200 questões de conhecimentos pedagógicos. Essas questões abrangentes abordam os principais temas que podem ser cobrados em concursos, oferecendo uma oportunidade única de aprimorar seus conhecimentos.

Além disso, para uma preparação ainda mais completa, recomendamos o material exclusivo disponível em MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS. Com milhares de questões de conhecimentos pedagógicos, esse recurso é essencial para consolidar seus estudos e enfrentar os desafios das seleções com confiança. Não perca a chance de se destacar e conquistar a vaga desejada na sua carreira pedagógica. Acesse agora e potencialize sua preparação!

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Preparar-se para concursos e seleções exige materiais de estudo de qualidade, e o Professor Preparado oferece uma variedade de recursos para diversas áreas. Acesse a página professorpreparado.com.br/mais-materiais e encontre materiais especializados para potencializar sua preparação em diferentes disciplinas. Confira a lista abaixo:

  1. Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
  2. Educação Física – Concursos e Seleções
  3. História – Concursos e Seleções
  4. Geografia – Concursos e Seleções
  5. Artes – Concursos e Seleções
  6. Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
  7. Filosofia – Concursos e Seleções
  8. Pacote de Atividades

Cada recurso foi cuidadosamente elaborado para atender às especificidades das respectivas disciplinas, proporcionando um estudo eficaz e direcionado. Invista no seu sucesso profissional e acadêmico com os materiais de alta qualidade disponíveis no Professor Preparado. Acesse agora e potencialize sua preparação!

Cursos Para Provas de Títulos

Na busca por aprovação em concursos e processos seletivos, não podemos subestimar a importância dos cursos que compõem a prova de títulos. Muitos editais exigem a realização de cursos antes mesmo da publicação do edital, o que ressalta a necessidade de antecipar-se na busca por capacitação.

Dicas para uma Preparação Eficiente:

  1. Antecipe-se: Verifique os requisitos dos concursos desejados e realize os cursos necessários com antecedência. Alguns editais exigem que os cursos sejam concluídos antes da publicação, evitando imprevistos de última hora.
  2. Escolha Cursos Estratégicos: Opte por cursos que agreguem valor à sua formação e estejam alinhados com as demandas dos concursos. Escolher temas relevantes pode ser um diferencial na seleção.
  3. Certificados Válidos em Todo o Brasil: Certifique-se de que os cursos escolhidos emitam certificados reconhecidos nacionalmente. Isso garante a validade do título em qualquer região do país.

Cursos de Educação no Professor Preparado:

No Professor Preparado, oferecemos uma variedade de cursos voltados para a área educacional. Todos os cursos possuem certificados reconhecidos em todo o Brasil, agregando valor ao seu currículo. Confira alguns dos cursos disponíveis:

  1. Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
  2. Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
  3. Tecnologias Digitais na Educação – 180 Horas
  4. Práticas em Sala de Aula na Educação Infantil – 120 Horas
  5. Curso Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas

Invista na sua capacitação e esteja preparado para conquistar os títulos necessários nos concursos e seleções. Acesse agora e potencialize sua carreira no campo educacional!

Canal no YouTube

Quer potencializar seus estudos em conhecimentos pedagógicos? Não deixe de conferir nosso canal no YouTube, onde oferecemos uma rica variedade de vídeos resolvendo simulados e abordando temas relevantes para sua preparação em concursos e seleções na área de pedagogia.

Acesse o canal agora mesmo em Questões Concursos Pedagogia no YouTube e inscreva-se para receber atualizações regulares. Nossos vídeos são uma ferramenta valiosa para complementar seus estudos, fornecendo dicas, estratégias de resolução e abordagens aprofundadas nos temas mais cobrados em concursos.

Não perca a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e ficar ainda mais preparado para os desafios dos processos seletivos. Acesse o canal agora e comece a sua jornada rumo ao sucesso!

 

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário