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Simulado Educação Especial
Questão 1:
Instituto Consulplan | O projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) prevendo na sua organização e em todas as etapas da escolarização do educando a necessidade de repensar as práticas pedagógicas. Sobre o projeto pedagógico, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Reúne propostas e ações a serem executadas em um período de tempo.
b) Não prevê a necessidade de se institucionalizar o atendimento em salas de recursos multifuncionais.
c) É um espaço para formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos quanto ao processo de aprendizagem.
d) Contempla em sua totalidade as singularidades dos alunos com deficiência e também o modelo o bilíngue para educação de surdos.
Questão 2:
FGV | Segundo Dainez, Smolka e Souza (2022, p.2), “Após um longo período de ditadura cívico-militar (1964-1985), na luta por um Estado democrático, destaca-se a efetiva participação do movimento das pessoas com deficiência na elaboração e no lançamento da Constituição Cidadã de 1988 (BRASIL, 1988).
Na Constituinte, em meio a muitos embates, uma conquista importante foi a mudança do modelo assistencialista para o paradigma dos direitos humanos. Ou seja, de um modelo sedimentado em estratégias caritativas, que objetivavam suprir as necessidades, reiterando a dependência e a tutela, para uma perspectiva de política pública em que as pessoas com deficiência passassem a ser concebidas como sujeitos de direitos”.
(SIEMS-MARCONDES; CAIADO, 2013).
As opções apresentam princípios para as políticas e as práticas de educação inclusiva atuais, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Educação é um direito de todos.
b) Todas as pessoas são capazes de aprender.
c) A educação inclusiva deve ocorrer somente no espaço escolar.
d) A aprendizagem se dá por processos que variam de pessoa para pessoa.
e) É importante a convivência entre todos os alunos nas escolas.
Questão 3:
FEPESE | De acordo com Bersch (2006, p. 2), a Tecnologia Assistiva “deve ser entendida como um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência”. Desse modo, o AEE pode fazer uso de diferentes modalidades da Tecnologia Assistiva, visando à realização de tarefas acadêmicas e à adequação do espaço escolar.
Assinale a alternativa que indica corretamente a modalidade de tecnologia assistiva que visa atender às necessidades dos educandos com dificuldades de fala e de escrita.
a) Comunicação Aumentativa e Alternativa.
b) Adequação dos materiais didático-pedagógicos às necessidades dos educandos, tais como engrossadores de lápis, etc.
c) Desenvolvimento de projetos em parceria com profissionais da arquitetura, engenharia, técnicos em edificações para promover a acessibilidade arquitetônica.
d) Adequação de recursos da informática: teclado, mouse, ponteira de cabeça, programas especiais, acionadores, entre outros.
e) Uso de mobiliário adequado conforme especificações de especialistas na área: mesas, cadeiras, quadro, entre outros, bem como os recursos de auxílio à mobilidade: cadeiras de rodas, andadores, entre outros.
Questão 4:
AVANÇASP | Sobre a acessibilidade, assinale a alternativa correta:
a) possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.
b) Concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, com necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.
c) Produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
d) Adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais.
e) Forma de interação dos cidadãos que abrange, entre outras opções, as línguas, inclusive a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizados e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações.
Questão 5:
SELECON | No campo educacional, a Tecnologia Assistiva (TA) pode ser compreendida como uma área do conhecimento de característica interdisciplinar, que engloba recursos, estratégias, produtos, serviços e metodologias que promovem e favorecem a participação dos estudantes com alguma deficiência nas diversas atividades escolares, visando atender os objetivos educacionais comuns e desenvolver nesses estudantes potencialidades, autonomia e independência.
Nesse contexto, existem os leitores de tela, que são softwares utilizados por pessoas com deficiência visual total ou parcial, para obter resposta de desktop e/ou de dispositivos móveis. São programas que interagem com o sistema operacional, percorrendo textos e imagens, lendo em voz alta tudo o que se encontra na tela. Para Windows e Linux, podem-se citar como exemplos de leitores de tela, respectivamente:
a) SCREEN e VOICEOVER
b) DOSVOX e PAINT
c) FLASH e ZOOM
d) NVDA e ORCA
Questão 6:
Unifil | No processo de avaliação, o professor deve criar estratégias considerando que alguns alunos podem demandar ampliação de tempo para a realização dos trabalhos e o uso da língua de sinais, de textos em Braille, de informática ou de tecnologia assistiva como uma prática cotidiana (BRASIL, 2007, p. 16). Nesse sentido é incorreto afirmar que
a) para que a escola se torne inclusiva, faz-se necessário pensarmos que ela, desde sua criação, organizou-se com base numa indiferença às diferenças.
b) o currículo é um dos aspectos centrais a ser levado em conta quando se procura realizar alterações na escola no sentido da inclusão.
c) a escola deve levar em consideração que os alunos possuem diferentes pontos de partida, realizam percursos diferentes e podem atingir patamares diferentes.
d) a escola se utiliza de um processo de rotulação, que faz com que se defenda que se duas pessoas apresentam a mesma deficiência, então, consequentemente possuirão as mesmas necessidades educativas.
Questão 7:
Unifil | A inclusão, na perspectiva de um ensino de qualidade para todos, exige da escola brasileira novos posicionamentos que implicam num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais, para que o ensino se modernize e para que os professores se aperfeiçoem, adequando as ações pedagógicas à diversidade dos aprendizes (SCHNEIDER, 2004, p.1). A escola inclusiva surge, exatamente, para fazer esse reconhecimento, discutindo as diferenças, respondendo à heterogeneidade, valorizando a diversidade e incentivando a
a) individualidade.
b) memorização.
c) autonomia.
d) repetição.
Questão 8:
Unifil | No que diz respeito a um currículo voltado a inclusão escolar, é correto afirmar que
a) um currículo comum a todos os alunos que garanta um ensino com níveis diversificados e dê aos alunos de alguns níveis oportunidade de se envolverem de forma positiva nas atividades da classe.
b) deve ser aberto, preocupado com a seleção e organização dos conteúdos pautados nas necessidades dos alunos, flexível na definição dos objetivos, com a diversificação dos procedimentos adotados, bem como com o planejamento das atividades de ensino-aprendizagem com base no nível de aprendizagem dos alunos.
c) deve ser construído e implementado com base nas diferenças apresentadas pelos alunos caracterizando-se como um elemento determinante no processo de ensino-aprendizagem, visto que prevê orientações capazes de favorecer a não participação efetiva de todos.
d) concretiza os objetivos da escola, orientando quanto aos conteúdos contemplados, a metodologia adotada e o tipo de avaliação do processo de aprendizagem dos alunos, devendo ser coerente com a realidade dos pais dos sujeitos, com vistas a ofertar um atendimento adequado às suas necessidades educacionais.
Questão 9:
Unifil | A educação inclusiva centra-se em como apoiar as qualidades e as necessidades de cada um e de todos os alunos na comunidade escolar para que se sintam bem-vindos e seguros e alcancem êxito. A inclusão dirige seu olhar a todos os alunos, já que todos podem experimentar dificuldades de aprendizagem em um dado momento.
Dessa forma, as estratégias de trabalho que ela estabelece são direcionadas para favorecer a aprendizagem de todos os alunos da classe
a) regular
b) especial
c) inclusiva.
d) integral.
Questão 10:
Marinha | No que se refere ao fim das metanarrativas: o pós-modernismo, abordado por Silva (2016), analise as afirmativas abaixo.
I – O chamado pós-modernismo é um movimento intelectual que proclama que estamos vivendo uma nova época histórica, a Pós-Modernidade, radicalmente diferente da anterior, a Modernidade. O pós-modernismo representa uma teoria coerente, um conjunto variado de perspectivas, abrangendo uma diversidade de campos intelectuais, políticos, estéticos e epistemológicos.
II – Em termos estéticos, o pós-modernismo toma como referência uma oposição ou transição entre, de um lado, a Modernidade, iniciada com a Renascença e consolidada com o Iluminismo e, de outro, a Pós-Modernidade, iniciada em algum ponto da metade do século XX.
III – O pós-modernismo empurra a perspectiva crítica do currículo para os seus limites. Ela é desalojada de sua confortável posição de vanguarda e colocada numa incômoda defensiva. O pós-modernismo, de certa forma, constitui uma radicalização dos questionamentos lançados às formas dominantes de conhecimento pela pedagogia crítica.
IV – Para o pós-modernismo, seguindo Freud e Lacan, o sujeito não converge para um centro, supostamente coincidente com sua consciência. Além disso, o sujeito é fundamentalmente fragmentado e dividido. Para a perspectiva pós-modernista, inspirada nos insights pós-estruturalistas, o sujeito não é o centro da ação social. Ele não pensa, fala e produz: ele é pensado, falado e produzido. Ele é dirigido a partir do exterior: pelas estruturas, pelas instituições, pelo discurso. Enfim, para o pós-modernismo, o sujeito moderno é uma ficção.
V – O sujeito da Modernidade é unitário: sua consciência não admite divisões ou contradições. Além disso, seguindo Descartes, ele é identitário: sua existência coincide com seu pensamento. Aproveitando-se de várias análises sociais contemporâneas, entre elas a psicanálise e o pós-estruturalismo, todas elas desconfiadas do sujeito moderno, o pós-modernismo coloca em dúvida sua autonomia, seu centramento e sua soberania.
VI- Na sua vertente social, política, filosófica e antropológica, o pós-modernismo questiona os princípios e pressupostos do pensamento social e político estabelecidos e desenvolvidos a partir do Iluminismo. As ideias de razão, ciência, racionalidade e progresso constante que estão no centro desse pensamento estão indissoluvelmente ligadas ao tipo de sociedade que se desenvolveu nos séculos seguintes.
Assinale a opção correta.
a) Apenas as afirmativas II, V e VI são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas I, II e VI são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas III, IV, V e VI são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas I, II, III, V e VI são verdadeiras.
Gabarito
1) B 2) C 3) A 4) A 5) D 6) D 7) C 8) B 9) A 10) C
Assuntos Abordados no Simulado:
Questão 1: Projeto Pedagógico e Atendimento Educacional Especializado (AEE)
O Projeto Pedagógico é um documento fundamental para a organização e execução das práticas educacionais em uma escola. Uma de suas importantes atribuições é a institucionalização do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que visa atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência. Este atendimento deve estar presente em todas as etapas da escolarização, promovendo práticas pedagógicas inclusivas que considerem as singularidades de cada aluno.
Questão 2: Políticas e Práticas de Educação Inclusiva
As políticas e práticas de educação inclusiva buscam garantir o direito à educação de todos os alunos, independentemente de suas características individuais. Isso inclui a promoção de um ambiente escolar que acolha a diversidade e ofereça suporte para que todos os estudantes alcancem seu potencial máximo. A educação inclusiva é baseada em princípios como o direito de todos à educação, a valorização da convivência entre os alunos e o reconhecimento das diferenças individuais.
Questão 3: Tecnologia Assistiva no AEE
A Tecnologia Assistiva é um conjunto de recursos e estratégias que visa promover a autonomia e a inclusão de pessoas com deficiência. No contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a Tecnologia Assistiva é utilizada para ampliar as habilidades funcionais dos alunos com dificuldades específicas, como no caso da comunicação, onde a Comunicação Aumentativa e Alternativa pode ser empregada para atender às necessidades de alunos com dificuldades de fala e escrita.
Questão 4: Acessibilidade e seus Conceitos
A acessibilidade é um conceito que diz respeito à garantia de condições para que todas as pessoas possam utilizar e usufruir de espaços, serviços e informações de forma segura e autônoma. Isso inclui desde a adaptação de ambientes físicos até o desenvolvimento de tecnologias que facilitem o acesso de pessoas com deficiência. A acessibilidade é essencial para promover a inclusão e a participação plena de todos na sociedade.
Questão 5: Leitores de Tela como Tecnologia Assistiva
Os leitores de tela são softwares utilizados por pessoas com deficiência visual para acessar informações em computadores e dispositivos móveis. Essas ferramentas permitem que o conteúdo exibido na tela seja convertido em áudio ou em Braille, possibilitando que pessoas com deficiência visual possam utilizar esses dispositivos de forma independente e eficaz. Exemplos de leitores de tela incluem o NVDA para Windows e o ORCA para Linux.
Questão 6: Estratégias de Avaliação na Educação Inclusiva
Para garantir uma avaliação justa e inclusiva, os professores devem considerar as necessidades individuais de cada aluno, oferecendo adaptações e suportes conforme necessário. Isso pode incluir a ampliação do tempo para a realização de atividades, o uso de tecnologias assistivas, como a língua de sinais ou leitores de tela, e a adaptação de materiais e recursos de acordo com as características e habilidades dos alunos.
Questão 7: Escola Inclusiva e Práticas Pedagógicas
A escola inclusiva busca reconhecer e valorizar a diversidade dos alunos, promovendo práticas pedagógicas que atendam às necessidades individuais de cada um. Isso envolve a atualização e reestruturação das condições educacionais para garantir que todos os alunos tenham oportunidades iguais de aprendizado e desenvolvimento. Uma escola inclusiva valoriza a autonomia dos alunos e busca responder de forma positiva à diversidade presente em sua comunidade escolar.
Questão 8: Currículo e Inclusão Escolar
Um currículo voltado para a inclusão escolar deve ser flexível e adaptável às necessidades dos alunos, garantindo que todos tenham acesso a uma educação de qualidade. Isso inclui a seleção e organização de conteúdos de acordo com as características e interesses dos alunos, bem como a diversificação de metodologias e estratégias de ensino. O currículo deve ser construído de forma colaborativa, levando em consideração as diferenças individuais e promovendo a participação ativa de todos os alunos.
Questão 9: Estratégias de Educação Inclusiva
A educação inclusiva visa promover a participação e o sucesso de todos os alunos, independentemente de suas características individuais. Isso envolve a implementação de estratégias de ensino que valorizem as qualidades e necessidades de cada aluno, criando um ambiente acolhedor e estimulante para o aprendizado. As estratégias de trabalho na educação inclusiva são direcionadas para favorecer a aprendizagem de todos os alunos, tanto na sala de aula regular quanto em ambientes especiais.
Questão 10: Pós-Modernismo e Desconstrução das Metanarrativas
O pós-modernismo é um movimento intelectual que questiona as grandes narrativas da modernidade, como a ideia de progresso e a centralidade do sujeito. Essa corrente de pensamento enfatiza a fragmentação, a diversidade e a descentralização do conhecimento, questionando a ideia de uma verdade universal e objetiva. O pós-modernismo influenciou diversas áreas do conhecimento, incluindo a educação, ao promover uma visão crítica das estruturas e instituições sociais estabelecidas.
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