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Preparar-se para concursos e seleções na área da educação requer um domínio sólido dos conhecimentos pedagógicos, especialmente quando se trata de questões relacionadas à educação inclusiva. Neste simulado, abordaremos temas fundamentais para professores e profissionais da educação, explorando conceitos, práticas e desafios da Educação Inclusiva. Baixe o PDF e mergulhe nos aspectos que envolvem a construção de uma escola mais acolhedora e acessível a todos.

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Simulado Educação Inclusiva

Questão 1

CETREDE | A escola das diferenças é a escola na perspectiva inclusiva, e sua pedagogia tem, como mote, questionar, colocar em dúvida, contrapor-se, discutir e reconstruir as práticas que, até então, têm mantido a exclusão por instituírem uma organização dos processos de ensino e de aprendizagem incontestáveis, impostos e firmados sobre a possibilidade de exclusão dos diferentes, à medida que estes são direcionados para ambientes educacionais à parte.

(Fonte: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. MEC, 2010).

Tomando como referência essa afirmação, podemos dizer que a escola comum se torna inclusiva quando

a) garante a matrícula de alunos com deficiência, autismo e altas habilidades.
b) oferece o serviço de classes especiais em escolas comuns, visando à integração dos alunos com deficiência.
c) reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas.

d) disponibiliza professores exclusivos para alunos com deficiência, autismo e altas habilidades.
e) tem uma arquitetura acessível com rampas, elevadores, portas alargadas e piso tátil.

Questão 2

CETREDE | O sistema de escrita em relevo, que é constituído por 63 sinais formados a partir do conjunto matricial = (pontos 123456), é chamado

a) Libras.
b) Datilologia.
c) Soroban.
d) Braille.
e) Tadoma.

Questão 3

CETREDE | Tecnologia Assistiva é uma expressão ainda nova, utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover Vida Independente e Inclusão. De acordo com o comitê de Ajudas Técnicas – CAT, a definição dos recursos é (são)

a) aqueles prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva.
b) todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência.
c) equipamentos sob medida utilizados para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência.
d) todo e qualquer serviço prestado profissionalmente à pessoa com deficiência ou equipamentos fabricados em série ou sob medida visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva.
e) todas as ações e equipamentos que contribuam para a inclusão da pessoa com deficiência em suas atividades sociais.

Questão 4

CETREDE | A elaboração do Plano de AEE inicia-se com o estudo das habilidades e necessidades educacionais específicas dos alunos com surdez, bem como das possibilidades e das barreiras que tais alunos encontram no processo de escolarização. Conforme Damázio (2007), o AEE envolve três momentos didático-pedagógicos.

a) AEE para o ensino de Libras; AEE para o ensino de Braille; AEE para o ensino de Matemática.
b) AEE em Libras, AEE de Libras, AEE de Língua Portuguesa.

c) Desenvolvimento da socialização, oralização; comunicação.
d) AEE para o ensino da Língua Portuguesa; AEE para o ensino do Braille; AEE para o ensino da Matemática.
e) Reforço dos conteúdos trabalhados em sala; comunicação; suplementação.

Questão 5

CETREDE | Analise a situação de estudo do aluno Pedro a seguir e assinale a opção CORRETA.

“Pedro é um estudante com habilidades intelectuais acima da média, que precisaria de uma extensão dos sujeitos para estudar. Isso pode ser feito incluindo conteúdo de cursos superiores ou dando-lhe liberdade para explorar tópicos de interesse”.

a) Adaptação Curricular.
b) Aproveitamento de Estudos.
c) Equivalência de Estudos
d) Estudos de Recuperação


e) Ciclos de Estudos.

Questão 6

FUNDATEC | O professor é o mediador entre o aluno e o conhecimento. Cabe a ele promover situações pedagógicas em que os alunos com necessidades educacionais especiais superem o senso comum e avancem em seu potencial humano:

a) Afetivo, social e intelectual.
b) Ético, estético e político.
c) Cultural, social e afetivo.
d) Intelectual, moral e ético.

Questão 7

FUNDATEC | São considerados serviços e recursos da educação especial aqueles que asseguram condições de acesso ao currículo por meio da promoção da acessibilidade, EXCETO:

a) Aos materiais didáticos.
b) Aos sistemas de telecomunicação, informação e telemetria.
c) Aos espaços e equipamentos.
d) Ao conjunto de atividades escolares.

Questão 8

FUNDATEC | Em relação ao que o projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar na oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), analise as assertivas abaixo sobre o que ele deve prever na sua organização, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) Sala de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos.
(  ) Matrícula no AEE de alunos matriculados no ensino regular da própria escola ou de outra escola.
(  ) Professores para o exercício da docência do AEE.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) F – F – F.
b) V – F – F.
c) V – V – V.
d) F – V – V.

Questão 9

FUNDATEC | São atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado:

I. Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade.
II. Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.
III. Ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) I, II e III.

Questão 10

FUNDATEC | As estratégias pedagógicas correspondem aos diversos procedimentos planejados e implementados por educadores com a finalidade de atingir seus objetivos de ensino. Elas envolvem métodos, técnicas e práticas explorados como meios para acessar, produzir e expressar o conhecimento. No contexto da educação inclusiva, recomenda-se que o ponto de partida seja:

a) As singularidades do sujeito.
b) As pluralidades do sujeito com seus colegas.
c) Os defeitos do sujeito a ensinar.
d) As características físicas do sujeito.

Gabarito

1) C 2) D 3) B 4) B 5) A
6) A 7) B 8) C 9) D 10) A

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Educação Inclusiva

A Educação Inclusiva representa uma abordagem pedagógica que visa questionar e reconstruir práticas educacionais que historicamente resultaram em exclusão. Segundo o Ministério da Educação (MEC), uma escola verdadeiramente inclusiva vai além da mera matrícula de alunos com deficiência. Ela reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo, promovendo a participação e o progresso de todos por meio da adoção de novas práticas pedagógicas.

Questão 2: Sistema de Escrita em Relevo – Braille

O sistema de escrita em relevo conhecido como Braille é um método crucial para a inclusão de pessoas com deficiência visual. Composto por 63 sinais formados a partir de um conjunto matricial de pontos, o Braille possibilita a leitura e a escrita por meio do tato. Essa forma de comunicação é essencial para garantir que pessoas cegas ou com baixa visão tenham acesso à informação escrita de maneira eficaz.

Questão 3: Tecnologia Assistiva

A Tecnologia Assistiva (TA) descreve o conjunto de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais de pessoas com deficiência. Segundo o Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), a definição abrange desde equipamentos sob medida até serviços profissionais, todos visando a seleção, obtenção ou uso de instrumentos de tecnologia assistiva. O objetivo final é promover vida independente e inclusão social.

Questão 4: Atendimento Educacional Especializado (AEE)

A elaboração do Plano de AEE (Atendimento Educacional Especializado) inicia-se com o estudo das habilidades e necessidades educacionais específicas de alunos com surdez. Esse processo, dividido em três momentos didático-pedagógicos, destaca a importância de adaptar as práticas de ensino para atender às demandas individuais dos estudantes, promovendo assim uma inclusão mais efetiva.

Questão 5: Adaptação Curricular

A adaptação curricular refere-se a estratégias educacionais que buscam atender às necessidades de estudantes com habilidades intelectuais acima da média. Proporcionar extensão de conteúdos de cursos superiores ou permitir a exploração de tópicos de interesse são práticas que visam maximizar o potencial de aprendizado desses alunos, contribuindo para um ensino mais personalizado e eficiente.

Questão 6: Mediação do Professor na Educação Inclusiva

No contexto da educação inclusiva, o professor desempenha o papel fundamental de mediador entre o aluno e o conhecimento. Esse papel vai além do aspecto intelectual, envolvendo também o desenvolvimento afetivo, social e ético dos estudantes. Ao criar situações pedagógicas que ultrapassam o senso comum, o professor contribui para que os alunos com necessidades educacionais especiais alcancem seu potencial humano de maneira integral.

Questão 7: Serviços e Recursos da Educação Especial

Os serviços e recursos da educação especial desempenham um papel crucial na garantia de acessibilidade ao currículo. Isso envolve desde adaptações nos materiais didáticos até a promoção da acessibilidade nos sistemas de telecomunicação, informação e telemetria, bem como nos espaços e equipamentos escolares. Esses elementos combinados garantem que todos os alunos tenham condições adequadas para o aprendizado.

Questão 8: Organização do AEE na Escola Regular

O projeto pedagógico da escola regular deve institucionalizar o Atendimento Educacional Especializado (AEE), incluindo elementos como sala de recursos multifuncionais, matrícula no AEE para alunos do próprio ensino regular e de outras escolas, e professores especializados para o exercício do AEE. Essa organização visa criar um ambiente inclusivo que atenda às necessidades específicas dos estudantes.

Questão 9: Atribuições do Professor do AEE

O professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) desempenha diversas atribuições, incluindo a elaboração e execução do plano de AEE, a avaliação da funcionalidade e aplicabilidade dos recursos pedagógicos, o acompanhamento nas salas de aula regulares e o ensino e uso de tecnologia assistiva. Essas responsabilidades visam promover a autonomia e a participação dos alunos, contribuindo para uma educação mais inclusiva.

Questão 10: Estratégias Pedagógicas na Educação Inclusiva

No contexto da educação inclusiva, as estratégias pedagógicas são fundamentais para atingir os objetivos de ensino. Recomenda-se que o ponto de partida seja as singularidades do sujeito, reconhecendo e respeitando as características individuais. Isso proporciona um ambiente de aprendizado mais inclusivo, onde o foco está nas necessidades específicas de cada aluno, em vez de rotulá-los por suas diferenças.

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