fbpx

MAIS DE 1450 ATIVIDADES

PARA BAIXAR! TODAS EM PDF. CLIQUE AQUI

CURSOS DIVERSOS

DE APERFEIÇOAMENTO

Baixe o Simulado Educação Inclusiva gratuitamente e responda questões!

Preparar-se para concursos e seleções na área da educação requer um domínio sólido dos conhecimentos pedagógicos, especialmente quando se trata de questões relacionadas à educação inclusiva. Neste simulado, abordaremos temas fundamentais para professores e profissionais da educação, explorando conceitos, práticas e desafios da Educação Inclusiva. Baixe o PDF e mergulhe nos aspectos que envolvem a construção de uma escola mais acolhedora e acessível a todos.

BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

Simulado Educação Inclusiva

Questão 1

CETREDE | A escola das diferenças é a escola na perspectiva inclusiva, e sua pedagogia tem, como mote, questionar, colocar em dúvida, contrapor-se, discutir e reconstruir as práticas que, até então, têm mantido a exclusão por instituírem uma organização dos processos de ensino e de aprendizagem incontestáveis, impostos e firmados sobre a possibilidade de exclusão dos diferentes, à medida que estes são direcionados para ambientes educacionais à parte.

(Fonte: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. MEC, 2010).

Tomando como referência essa afirmação, podemos dizer que a escola comum se torna inclusiva quando

a) garante a matrícula de alunos com deficiência, autismo e altas habilidades.
b) oferece o serviço de classes especiais em escolas comuns, visando à integração dos alunos com deficiência.
c) reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas.
d) disponibiliza professores exclusivos para alunos com deficiência, autismo e altas habilidades.

e) tem uma arquitetura acessível com rampas, elevadores, portas alargadas e piso tátil.

Questão 2

CETREDE | O sistema de escrita em relevo, que é constituído por 63 sinais formados a partir do conjunto matricial = (pontos 123456), é chamado

a) Libras.
b) Datilologia.
c) Soroban.
d) Braille.
e) Tadoma.

Questão 3

CETREDE | Tecnologia Assistiva é uma expressão ainda nova, utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover Vida Independente e Inclusão. De acordo com o comitê de Ajudas Técnicas – CAT, a definição dos recursos é (são)

a) aqueles prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva.


b) todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência.
c) equipamentos sob medida utilizados para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência.
d) todo e qualquer serviço prestado profissionalmente à pessoa com deficiência ou equipamentos fabricados em série ou sob medida visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva.
e) todas as ações e equipamentos que contribuam para a inclusão da pessoa com deficiência em suas atividades sociais.

Questão 4

CETREDE | A elaboração do Plano de AEE inicia-se com o estudo das habilidades e necessidades educacionais específicas dos alunos com surdez, bem como das possibilidades e das barreiras que tais alunos encontram no processo de escolarização. Conforme Damázio (2007), o AEE envolve três momentos didático-pedagógicos.

a) AEE para o ensino de Libras; AEE para o ensino de Braille; AEE para o ensino de Matemática.
b) AEE em Libras, AEE de Libras, AEE de Língua Portuguesa.
c) Desenvolvimento da socialização, oralização; comunicação.

d) AEE para o ensino da Língua Portuguesa; AEE para o ensino do Braille; AEE para o ensino da Matemática.
e) Reforço dos conteúdos trabalhados em sala; comunicação; suplementação.

Questão 5

CETREDE | Analise a situação de estudo do aluno Pedro a seguir e assinale a opção CORRETA.

“Pedro é um estudante com habilidades intelectuais acima da média, que precisaria de uma extensão dos sujeitos para estudar. Isso pode ser feito incluindo conteúdo de cursos superiores ou dando-lhe liberdade para explorar tópicos de interesse”.

a) Adaptação Curricular.
b) Aproveitamento de Estudos.
c) Equivalência de Estudos
d) Estudos de Recuperação
e) Ciclos de Estudos.

Questão 6

FUNDATEC | O professor é o mediador entre o aluno e o conhecimento. Cabe a ele promover situações pedagógicas em que os alunos com necessidades educacionais especiais superem o senso comum e avancem em seu potencial humano:

a) Afetivo, social e intelectual.
b) Ético, estético e político.
c) Cultural, social e afetivo.
d) Intelectual, moral e ético.

Questão 7

FUNDATEC | São considerados serviços e recursos da educação especial aqueles que asseguram condições de acesso ao currículo por meio da promoção da acessibilidade, EXCETO:

a) Aos materiais didáticos.
b) Aos sistemas de telecomunicação, informação e telemetria.
c) Aos espaços e equipamentos.
d) Ao conjunto de atividades escolares.

Questão 8

FUNDATEC | Em relação ao que o projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar na oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), analise as assertivas abaixo sobre o que ele deve prever na sua organização, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) Sala de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos.
(  ) Matrícula no AEE de alunos matriculados no ensino regular da própria escola ou de outra escola.
(  ) Professores para o exercício da docência do AEE.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) F – F – F.
b) V – F – F.
c) V – V – V.
d) F – V – V.

Questão 9

FUNDATEC | São atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado:

I. Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade.
II. Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.
III. Ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) I, II e III.

Questão 10

FUNDATEC | As estratégias pedagógicas correspondem aos diversos procedimentos planejados e implementados por educadores com a finalidade de atingir seus objetivos de ensino. Elas envolvem métodos, técnicas e práticas explorados como meios para acessar, produzir e expressar o conhecimento. No contexto da educação inclusiva, recomenda-se que o ponto de partida seja:

a) As singularidades do sujeito.
b) As pluralidades do sujeito com seus colegas.
c) Os defeitos do sujeito a ensinar.
d) As características físicas do sujeito.

Gabarito

1) C 2) D 3) B 4) B 5) A
6) A 7) B 8) C 9) D 10) A

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Educação Inclusiva

A Educação Inclusiva representa uma abordagem pedagógica que visa questionar e reconstruir práticas educacionais que historicamente resultaram em exclusão. Segundo o Ministério da Educação (MEC), uma escola verdadeiramente inclusiva vai além da mera matrícula de alunos com deficiência. Ela reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo, promovendo a participação e o progresso de todos por meio da adoção de novas práticas pedagógicas.

Questão 2: Sistema de Escrita em Relevo – Braille

O sistema de escrita em relevo conhecido como Braille é um método crucial para a inclusão de pessoas com deficiência visual. Composto por 63 sinais formados a partir de um conjunto matricial de pontos, o Braille possibilita a leitura e a escrita por meio do tato. Essa forma de comunicação é essencial para garantir que pessoas cegas ou com baixa visão tenham acesso à informação escrita de maneira eficaz.

Questão 3: Tecnologia Assistiva

A Tecnologia Assistiva (TA) descreve o conjunto de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais de pessoas com deficiência. Segundo o Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), a definição abrange desde equipamentos sob medida até serviços profissionais, todos visando a seleção, obtenção ou uso de instrumentos de tecnologia assistiva. O objetivo final é promover vida independente e inclusão social.

Questão 4: Atendimento Educacional Especializado (AEE)

A elaboração do Plano de AEE (Atendimento Educacional Especializado) inicia-se com o estudo das habilidades e necessidades educacionais específicas de alunos com surdez. Esse processo, dividido em três momentos didático-pedagógicos, destaca a importância de adaptar as práticas de ensino para atender às demandas individuais dos estudantes, promovendo assim uma inclusão mais efetiva.

Questão 5: Adaptação Curricular

A adaptação curricular refere-se a estratégias educacionais que buscam atender às necessidades de estudantes com habilidades intelectuais acima da média. Proporcionar extensão de conteúdos de cursos superiores ou permitir a exploração de tópicos de interesse são práticas que visam maximizar o potencial de aprendizado desses alunos, contribuindo para um ensino mais personalizado e eficiente.

Questão 6: Mediação do Professor na Educação Inclusiva

No contexto da educação inclusiva, o professor desempenha o papel fundamental de mediador entre o aluno e o conhecimento. Esse papel vai além do aspecto intelectual, envolvendo também o desenvolvimento afetivo, social e ético dos estudantes. Ao criar situações pedagógicas que ultrapassam o senso comum, o professor contribui para que os alunos com necessidades educacionais especiais alcancem seu potencial humano de maneira integral.

Questão 7: Serviços e Recursos da Educação Especial

Os serviços e recursos da educação especial desempenham um papel crucial na garantia de acessibilidade ao currículo. Isso envolve desde adaptações nos materiais didáticos até a promoção da acessibilidade nos sistemas de telecomunicação, informação e telemetria, bem como nos espaços e equipamentos escolares. Esses elementos combinados garantem que todos os alunos tenham condições adequadas para o aprendizado.

Questão 8: Organização do AEE na Escola Regular

O projeto pedagógico da escola regular deve institucionalizar o Atendimento Educacional Especializado (AEE), incluindo elementos como sala de recursos multifuncionais, matrícula no AEE para alunos do próprio ensino regular e de outras escolas, e professores especializados para o exercício do AEE. Essa organização visa criar um ambiente inclusivo que atenda às necessidades específicas dos estudantes.

Questão 9: Atribuições do Professor do AEE

O professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) desempenha diversas atribuições, incluindo a elaboração e execução do plano de AEE, a avaliação da funcionalidade e aplicabilidade dos recursos pedagógicos, o acompanhamento nas salas de aula regulares e o ensino e uso de tecnologia assistiva. Essas responsabilidades visam promover a autonomia e a participação dos alunos, contribuindo para uma educação mais inclusiva.

Questão 10: Estratégias Pedagógicas na Educação Inclusiva

No contexto da educação inclusiva, as estratégias pedagógicas são fundamentais para atingir os objetivos de ensino. Recomenda-se que o ponto de partida seja as singularidades do sujeito, reconhecendo e respeitando as características individuais. Isso proporciona um ambiente de aprendizado mais inclusivo, onde o foco está nas necessidades específicas de cada aluno, em vez de rotulá-los por suas diferenças.

Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!

Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

Se você está se preparando para concursos na área de pedagogia, a chave para o sucesso está na preparação sólida e eficiente. Uma excelente ferramenta para otimizar seus estudos é o material preparatório disponível no site Questões para Concursos de Pedagogia. Este recurso oferece mais de 1200 questões criteriosamente selecionadas, abrangendo diversos tópicos essenciais em conhecimentos pedagógicos.

Por que escolher este material?

  1. Abrangência de Conteúdo: As questões abordam temas relevantes em conhecimentos pedagógicos, desde teorias educacionais até práticas pedagógicas contemporâneas, garantindo uma revisão completa.
  2. Variedade de Assuntos: O material contempla uma variedade de assuntos presentes em concursos de pedagogia, proporcionando uma preparação abrangente e alinhada com as exigências dos processos seletivos.
  3. Formato Interativo: As questões são apresentadas de maneira interativa, permitindo que você teste seu conhecimento, identifique áreas de melhoria e fortaleça seus pontos fortes.
  4. Acesso Online: A praticidade do acesso online permite que você estude onde e quando quiser, adaptando seus horários de estudo à sua rotina.

Para potencializar ainda mais sua preparação, recomendamos também o material completo com MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS. Este recurso é uma fonte valiosa para aprofundar seus conhecimentos e aprimorar sua performance nas avaliações. Acesse agora mesmo e leve seus estudos para o próximo nível!

Lembre-se, a chave para o sucesso em concursos de pedagogia está na dedicação e na escolha de materiais de qualidade. Boa sorte nos estudos e rumo à sua aprovação!

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Se você está em busca de materiais de estudo de excelência para se preparar em diversas áreas, o Professor Preparado é o seu destino ideal. Com uma variedade de recursos cuidadosamente selecionados, este portal oferece suporte para profissionais de diferentes campos, proporcionando uma preparação sólida e eficaz. Confira abaixo alguns dos materiais disponíveis:

  1. Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório:
    • Ideal para quem busca se destacar em concursos e seleções na área de pedagogia. Aborda de forma abrangente os principais tópicos em conhecimentos pedagógicos, oferecendo uma preparação completa e focada no sucesso.
  2. Educação Física – Concursos e Seleções:
    • Voltado para profissionais de Educação Física, este material abrange conteúdos relevantes para concursos e seleções na área, proporcionando uma revisão consistente e atualizada.
  3. História – Concursos e Seleções:
    • Um recurso essencial para aqueles que buscam se destacar em concursos e seleções na área de História. Aborda temas relevantes de maneira aprofundada e estratégica.
  4. Geografia – Concursos e Seleções:
    • Desenvolvido para profissionais que desejam se preparar de maneira sólida em Geografia para concursos e seleções. Oferece uma revisão completa dos principais conceitos da disciplina.
  5. Artes – Concursos e Seleções:
    • Este material é essencial para quem busca se destacar em concursos e seleções na área de Artes. Proporciona uma revisão abrangente, abordando temas cruciais para a prova.
  6. Língua Portuguesa – Concursos e Seleções:
    • Indispensável para a preparação em Língua Portuguesa, este recurso oferece uma revisão detalhada, ajudando a aprimorar a compreensão e o domínio da disciplina.
  7. Filosofia – Concursos e Seleções:
    • Desenvolvido para quem busca se preparar em Filosofia para concursos e seleções. Aborda os principais temas de forma clara e estratégica.
  8. Pacote de Atividades:
    • Um recurso completo para a prática pedagógica, oferecendo atividades envolventes e estruturadas para otimizar o aprendizado.

Estes materiais são ferramentas valiosas para uma preparação eficiente e abrangente. Acesse agora mesmo, escolha o seu material de interesse e fortaleça seus conhecimentos para alcançar o sucesso em concursos e seleções. Clique aqui para explorar!

Cursos Para Provas de Títulos

Preparar-se para concursos não envolve apenas revisão de conteúdos, mas também a valorização de sua formação acadêmica por meio de cursos que enriqueçam seu currículo. Muitos editais, ao incluírem provas de títulos, exigem a comprovação de cursos realizados. Por isso, é crucial não deixar essa etapa para a última hora.

Dicas Importantes:

  1. Antecipe-se: Alguns editais estipulam que os cursos devem ser concluídos antes mesmo da publicação do edital. Antecipar-se é a chave para evitar contratempos.
  2. Variedade de Cursos: Opte por cursos que não apenas atendam às exigências dos editais, mas que também ampliem sua bagagem profissional e conhecimentos na área de educação.
  3. Certificados Válidos em Todo o Brasil: Certifique-se de escolher cursos reconhecidos, com certificados válidos em todo o Brasil, garantindo que sua qualificação seja amplamente reconhecida.

Em nosso portal Professor Preparado, oferecemos cursos na área de educação que atendem a todas essas recomendações. Além de potencializar suas chances nos concursos, esses cursos irão enriquecer seu repertório profissional. Todos os cursos possuem certificados reconhecidos nacionalmente.

Cursos em Destaque:

  1. Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
  2. Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
  3. Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
  4. Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas
  5. Curso Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas

Estes cursos são cuidadosamente elaborados para atender às demandas da educação contemporânea, proporcionando uma formação de qualidade e relevante para sua carreira. Não perca tempo, invista agora em sua capacitação e destaque-se nos concursos! Explore nossos cursos e impulsione sua carreira na educação.

Canal no YouTube

Na busca por uma preparação sólida e eficaz para concursos de pedagogia, é fundamental explorar recursos diversificados. Além dos cursos e materiais de estudo, os vídeos de simulados oferecem uma abordagem dinâmica e prática para consolidar seus conhecimentos. Recomendamos fortemente que você confira o Canal no YouTube do Questões Concurso Pedagogia.

Não perca a oportunidade de potencializar sua preparação com vídeos práticos e informativos. Inscreva-se no canal para receber atualizações regulares e estar sempre um passo à frente na sua jornada de estudos. Acesse agora mesmo e dê um impulso significativo à sua preparação! Clique aqui para acessar o canal.

 

INSCRIÇÕES
Posts recentes