Educação Inclusiva: Baixe o simulado grátis e prepare-se para concursos de pedagogia

A busca por uma educação inclusiva tem se tornado cada vez mais presente no cenário educacional, visando garantir o direito de todos os alunos estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Nesse contexto, é fundamental que os profissionais da educação estejam preparados para atuar de forma inclusiva, respeitando e valorizando a diversidade dos alunos.

Veja mais em: Educação Inclusiva em Concursos de Pedagogia

Pensando nisso, trazemos neste blog algumas reflexões e informações importantes sobre a educação inclusiva, com o intuito de auxiliá-los na preparação para concursos e seleções que abordam esse tema tão relevante. Através de discussões, análises de questões e dicas práticas, pretendemos contribuir para a formação de profissionais mais capacitados e engajados na promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva.

Fique atento às próximas postagens e junte-se a nós nessa jornada pela construção de um ambiente escolar que acolha a todos, independentemente de suas diferenças. A educação inclusiva é um direito de todos e cabe a nós, educadores, torná-la uma realidade em nossas escolas.

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Simulado Educação Inclusiva

Questão 1:

FCM (2022) | Avalie o que se afirma sobre a Língua Brasileira de Sinais.

I – É uma língua natural e complexa que utiliza o canal visual-espacial, a articulação das mãos, as expressões faciais e do corpo para estabelecer sua estrutura, possuindo estruturas gramaticais próprias, compostas de vários aspectos linguísticos: fonológico, morfológico, sintático e semântico-pragmático.

II – Na construção de uma prática pedagógica bilíngue voltada para o desenvolvimento das potencialidades dos Surdos na escola é necessário que a escola busque estar preparada para compreender cada aluno em suas potencialidades, singularidades e diferenças e em seus contextos de vida.

III – Na abordagem bilíngue, a Libras e a Língua Portuguesa, em suas variantes de uso padrão, quando ensinadas no âmbito escolar, devem ser aproximadas de seus lugares especificamente linguísticos e não devem ser tomadas em seus componentes histórico-cultural, textual e pragmático.

IV – A língua de sinais não é universal e cada país possui sua própria língua de sinais com variações regionais; é entendida como a forma de comunicação e de expressão em que o sistema linguístico de natureza visual-motora constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I e II.
b) III e IV.
c) I, II, III.
d) I, II e IV.

Questão 2:

FCM (2022) | Para o auxílio pedagógico a alunos com deficiência, algumas ações estão relacionadas ao trabalho realizado por profissionais da educação, que necessitam estar preparados para atuar em classes comuns com alunos que apresentam alguma deficiência.

Nesse sentido, avalie o que se afirma sobre os apontamentos da legislação quanto a algumas competências necessárias ao professor para o atendimento a esses alunos.

I – Perceber as necessidades educacionais especiais desses alunos.
II – Flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento.
III – Avaliar de forma sistemática, priorizando o processo somativo.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I.
b) I e II.
c) I e III.
d) II e III.

Questão 3:

FCM (2022) | Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I – Alunos com paralisia cerebral e sem comunicação, surdocegos, aqueles que possuem deficiência mental e dificuldades na fala e tantos outros que estão limitados na interação com seus pares tornam-se passivos e dependentes da atenção de adultos, uma vez que é comum ver famílias e professores se anteciparem e atenderem necessidades, falarem e determinarem o que é bom e importante para eles.

ALÉM DISSO,

II – outra consequência dessa dificuldade de expressar sentimentos é o comportamento agressivo ou de rejeição do conhecimento que alguns alunos podem manifestar quando estão compreendendo tudo o que se passa ao redor, sem poder comunicar seus sentimentos e opiniões a respeito, deixando ou sendo colocados como se não existissem, como se não tivessem interesses e desejos.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar que

a) as duas são falsas.
b) a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
c) a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
d) as duas são verdadeiras e a segunda complementa corretamente a primeira.

Questão 4:

FCM – CEFETMINAS (2022) | Sobre as ajudas técnicas e os recursos pedagógicos, indique se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.

( ) Ajudas técnicas buscam garantir produtos, instrumentos e equipamentos ou tecnologias adaptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, favorecendo a autonomia pessoal, total ou assistida.
( ) Para descrever a utilização de recursos pedagógicos de acessibilidade na escola é necessária a atenção às características do aluno, à atividade proposta pelo professor e aos objetivos educacionais pretendidos na atividade em questão.
( ) O recurso pedagógico de acessibilidade denominado sorobã é destinado a pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre necessidade comunicativa e habilidade em falar e/ou escrever, possibilitando a construção de novos canais de comunicação.
( ) A comunicação aumentativa e alternativa é destinada a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever, manifestar desejos, necessidades, opiniões e posicionamentos.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

a) V, F, V, F.
b) V, V, F, V.
c) F, F, V, V.
d) F, V, F, F.

Questão 5:

CPCON UEPB (2022) | De acordo com Brasil (2007, p. 11), “o movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, […] dentro e fora da escola (BRASIL 2007, p. 1). O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, […] dentro e fora da escola. Neste sentido, é CORRETO afirmar que:

I. A Educação Inclusiva é a transformação para uma sociedade inclusiva, um processo em que se amplia a participação de todos os alunos nos estabelecimentos de ensino regular.

II. A Educação Inclusiva trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas, de modo que estas respondam à diversidade dos alunos. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.

III. As necessidades das crianças com deficiência não podem ser supridas nas escolas regulares, pois ainda não dispomos de recursos didático-pedagógicos necessários, como professores capacitados, estruturas adequadas nas escolas e uma dinâmica escola para a recepção dos alunos especiais, entre outros aspectos. Então, para discutirmos a verdadeira inclusão é preciso atender a essas crianças fora do ensino regular, em escolas especiais.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

a) III, apenas.
b) I, II e III.
c) I, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II e III, apenas.

Questão 6:

CPCON UEPB (2022) | De acordo com Glat e Nogueira (2012), “a inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na sua permanência junto aos demais alunos, nem na negação dos serviços especializados àqueles que deles necessitem. Ao contrário, implica numa reorganização do sistema educacional, o que acarreta a revisão de antigas concepções e paradigmas educacionais na busca de se possibilitar o desenvolvimento cognitivo, cultural e social desses alunos, respeitando suas diferenças e atendendo às suas necessidades”. Neste sentido, é CORRETO afirmar que:

I- Ao imprimir um olhar pedagógico e estimulador em torno das dimensões, a escola pode se tornar um espaço inclusivo, democrático socializador que estimule relações e modelos de saberes.
II- Para se tornar um espaço inclusivo, a escola precisa promover diálogo, interatividade ou propostas de construção de aplicação. Todavia pelo contrário, nela predominam modelos educativos racionalistas e comportamentalistas.
III- O fato de que a educação especial está virtualmente excluída do debate educativo não se configura como uma discriminação. Esta já é expressa em Lei e isto já garante os direitos civis, legais, laborais e culturais dos sujeitos.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

a) II e III, apenas.
b) I, II e III.
c) I, apenas.
d) III, apenas.
e) I e II, apenas.

Questão 7:

FCC (2022) | Luciano é uma criança com deficiência intelectual e cadeirante. Está matriculado em escola pública da rede regular de educação e enfrenta diariamente três dificuldades:

1) não há guias rebaixadas nas calçadas para facilitar a travessia das ruas com a cadeira de rodas até chegar à escola; 2) na escola, os funcionários não permitem que ele explore todos os espaços do prédio, temendo que ele se machuque; 3) na escola não existe elevador que lhe permita chegar ao laboratório de ciências, que fica no segundo andar. Considerando os conceitos trazidos na lei brasileira de inclusão, Luciano enfrenta, respectivamente, nas situações 1, 2 e 3, barreiras

a) de mobilidade; simbólicas; científicas.
b) de acessibilidade; de segurança; tecnológicas.
c) físicas; de superproteção; de transporte.
d) arquitetônicas; de oportunidade; de inclusão.
e) urbanísticas; atitudinais; arquitetônicas.

Questão 8:

CEBRASPE (CESPE) (2022) | Julgue o item subsequente, relativo à educação especial e à inclusão.
O modelo de educação especial segregada é o mais defendido na atualidade.

( ) Certo
( ) Errado

Questão 9:

CEBRASPE (CESPE) (2022) | Julgue o item subsequente, relativo à educação especial e à inclusão.

A educação inclusiva como forma prioritária de atendimento a alunos com necessidades educativas especiais está plenamente implementada nas escolas brasileiras.

( ) Certo
( ) Errado

Questão 10:

CEBRASPE (CESPE) (2022) | Julgue o item subsequente, relativo à educação especial e à inclusão.

Na escola inclusiva, a diversidade é valorizada em detrimento da homogeneidade.

( ) Certo
( ) Errado

Gabarito

1) D 2) B 3) D 4) B 5) D 6) E 7) E 8) Errado 9) Errado 10) Certo

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Língua Brasileira de Sinais

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua natural e complexa que utiliza diversos aspectos linguísticos para estabelecer sua estrutura. Na educação bilíngue, é essencial compreender as potencialidades dos Surdos e respeitar suas singularidades. Cada país possui sua própria língua de sinais, e a Libras é essencial para a comunicação e expressão dos Surdos.

Veja mais em: O que é Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Questão 2: Competências necessárias ao professor

Para auxiliar alunos com deficiência, é fundamental que os professores percebam suas necessidades educacionais especiais e sejam capazes de flexibilizar suas práticas pedagógicas. A avaliação sistemática prioriza o processo de aprendizagem.

Veja mais em: Educação Especial em Concursos de Pedagogia

Questão 3: Ações para alunos com dificuldades de comunicação

Alunos com dificuldades de comunicação enfrentam desafios na expressão de seus sentimentos, o que pode levar a comportamentos agressivos ou de rejeição ao conhecimento. Nesse sentido, é importante evitar que se tornem passivos e dependentes da atenção de adultos, favorecendo sua autonomia.

Questão 4: Recursos pedagógicos e ajudas técnicas

As ajudas técnicas e recursos pedagógicos buscam melhorar a funcionalidade de pessoas com deficiência, favorecendo sua autonomia. A adaptação dos recursos deve considerar as características do aluno e os objetivos educacionais pretendidos, garantindo acessibilidade.

Questão 5: Educação Inclusiva

A Educação Inclusiva é um movimento que defende o direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem discriminação. Busca promover a participação de todos os alunos, respondendo à diversidade e promovendo a satisfação pessoal e inserção social.

Veja mais em: Educação Inclusiva em Concursos de Pedagogia

Questão 6: Inclusão na educação

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais requer uma reorganização do sistema educacional para atender suas necessidades, respeitando suas diferenças. A escola inclusiva deve promover diálogo, interatividade e estimular relações de saberes.

Questão 7: Barreiras à inclusão

Luciano enfrenta barreiras de mobilidade, de segurança e arquitetônicas, que dificultam sua participação na escola. A Lei Brasileira de Inclusão visa garantir acessibilidade e eliminar essas barreiras, possibilitando a inclusão de pessoas com deficiência.

Questão 8: Modelo de educação segregada

O modelo de educação especial segregada não é o mais defendido na atualidade. A tendência é a promoção da educação inclusiva, que busca a participação de todos os alunos, sem discriminação.

Questão 9: Implementação da educação inclusiva nas escolas brasileiras

A educação inclusiva ainda não está plenamente implementada nas escolas brasileiras. Existem desafios a serem superados para garantir a inclusão de todos os alunos, respeitando suas diversidades.

Questão 10: Valorização da diversidade na escola inclusiva

Na escola inclusiva, a diversidade é valorizada em detrimento da homogeneidade. A inclusão busca promover a participação de todos os alunos, respeitando suas diferenças e promovendo um ambiente acolhedor e inclusivo.

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