Simulado Educação Inclusiva | Concurso Pedagogia #05

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Simulado PDF sobre Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

1. (COSEAC UFF) | Luciana é uma aluna cadeirante de 13 anos. Na sua escola, o laboratório de informática fica no segundo andar e o acesso se dá unicamente pela escada. Luciana precisa de ajuda todas as vezes que precisa se deslocar para lá. A mãe de Luciana entrou em contato com a direção, contando que a aluna se sente constrangida por necessitar de ajuda. A direção ponderou que não havia possibilidade de mudar o laboratório para o andar térreo e que a construção de uma rampa de acesso, neste momento, estava fora de cogitação. A equipe escolar já havia se comprometido a auxiliar Luciana sempre que necessário, e os próprios colegas também o fazem. A diretora destacou, ainda, que Luciana não possui qualquer comprometimento cognitivo, atraso ou dificuldade quanto à aprendizagem, indicando que a questão é relativa à:

A) motricidade.
B) acessibilidade.
C) inteligência.
D) cidadania.
E) avaliação.

Questão 2 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

2. (COSEAC UFF) | A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) substitui o enfoque negativo da deficiência e da incapacidade por uma perspectiva positiva, considerando que:

A) a funcionalidade e a incapacidade dos indivíduos são determinadas pelo preconceito e discriminação.

B) o desenvolvimento da tecnologia de inovação da qual o Brasil está entre os cinco melhores na escala mundial.
C) os conceitos de diversidade, onde se incluem a deficiência e incapacidade, já estão bastante desenvolvidos na mentalidade brasileira.
D) o orçamento na área da saúde teve um aumento significativo nos últimos anos, sobretudo no que se refere a projetos de inclusão.
E) as atividades que um indivíduo que apresenta alterações de função e/ou da estrutura do corpo pode desempenhar, assim como sua participação social.

Questão 3 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

3. (COSEAC UFF) | A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) faz referência ao fato de a incapacidade ser resultante de interação. Sobre essas interações, são relacionados os itens abaixo.

I. A disfunção apresentada pelo indivíduo.
II. A limitação de suas atividades.
III. A restrição na participação social.
IV. A restrição dos fatores ambientais que podem atuar como facilitadores ou barreiras para o desempenho dessas atividades e da participação.

Dos itens acima, estão corretos:

A) I, II, III e IV.
B) apenas II, III e IV.
C) apenas I, III e IV.
D) apenas I, II e III.
E) apenas I, II e IV.

Questão 4 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

4. (COSEAC UFF) | Com base nas conceituações e terminologias dos componentes relatados na CIF, o aspecto positivo dos fatores ambientais é o(a):

A) atividade.

B) participação.
C) integridade funcional.
D) integridade estrutural.
E) facilitador.

Questão 5 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

5. (COSEAC UFF) | Como resultado da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, realizada em 1994, na cidade espanhola de Salamanca, a Declaração de Salamanca trata de princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. A Declaração de Salamanca foi um documento assinado por vários países e se constituiu como um importante marco na luta pelos direitos humanos, pela igualdade de oportunidades para todas as pessoas e pela participação social efetiva da pessoa com deficiência. A principal premissa a ser defendida por essa Declaração, com relação ao sistema de ensino, foi que a educação deve se organizar:

A) para oferecer vagas nos Anos Iniciais da Educação Fundamental.
B) depois que absorver profissionais especializados.
C) criando turmas específicas para o atendimento especial.
D) com a realização efetiva de parcerias com a Saúde.


E) de forma a atender a todos os alunos na rede regular.

Questão 6 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

6. (COSEAC UFF) | Frase atribuída a Einstein, “É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.” Os preconceitos e as discriminações continuam presentes no nosso dia a dia, no nosso comportamento e nas práticas sociais. Desintegrá-los exige um processo consciente, cuidadoso e sistemático de desnaturalização, sensibilização, reflexão e ação no plano pessoal e coletivo, que trabalhe os âmbitos cognitivo, afetivo, simbólico, cultural e político-social. A escola é chamada a colaborar muito nessa perspectiva, mas não é onipotente, porque trata-se de um processo complexo e de longo prazo. Entende-se, então, que só é possível avançar:

A) realizando parcerias com a comunidade local e espaços comunitários.
B) proporcionando vivências artísticas em coletivos engajados politicamente.
C) interagindo com outros estabelecimentos educacionais e esportivos.
D) fortalecendo as instituições já existentes e que atuam na área social.
E) articulando práticas educativas, culturais e político-sociais.

Questão 7 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

7. (COSEAC UFF) | Um aluno portador de deficiência, na classe, mobiliza a ação e o cuidado dos colegas, e deve contar também com uma intervenção objetiva por parte do educador, que precisa ter conhecimento de alguns dados para melhor acompanhar o seu desenvolvimento. É importante que o professor conheça algumas especificidades deste aluno, tais como motricidade, linguagem e o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

A escola, quando houver necessidade, precisa ainda:

A) solicitar um profissional especializado.
B) construir banheiros adaptados.
C) providenciar adaptações curriculares.
D) atender o aluno em local específico.
E) comprar materiais adequados para o aluno.

Questão 8 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

8. (AOCP) | Sobre a política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil, assinale a alternativa correta.

A) Valorização à garantia das condições adequadas de trabalho, entre elas o tempo para estudo e preparação das aulas, salário digno, com piso salarial e carreira de magistério.
B) Na formação inicial, é preciso ter como foco central a prática e a preponderância da formação pedagógica sobre a formação no campo dos conhecimentos específicos que serão trabalhados na sala de aula.
C) Pressupõe que o professor em sua formação inicial já tenha preparo suficiente para atuar nessa perspectiva.
D) O ideal seria a inserção de disciplinas e/ ou conteúdos específicos no currículo da formação inicial de professores.
E) Suscitou um debate pedagógico profundo e discussões acerca do trabalho do professor.

Questão 9 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

9. (AOCP) | Em 1994, foi realizada uma conferência de extrema importância para a Educação Especial, a qual proclamou que as escolas regulares seguissem orientações para uma orientação inclusiva, que combatesse com maior eficácia os meios discriminatórios, dando aos alunos especiais o direito ao acesso à escola regular. Essa Conferência deu origem à Declaração de

A) Nuremberg.
B) Estocolmo.
C) Tóquio.
D) Salamanca.
E) Madrid.

Questão 10 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

10. (FCC) | Os diferentes ritmos, comportamentos, experiências, trajetórias pessoais, contextos familiares, valores e níveis de conhecimentos de cada criança (e do professor) imprimem ao cotidiano escolar a possibilidade de troca de repertórios, de visão de mundo, confrontos, ajuda mútua e consequente ampliação das capacidades individuais. Considerando as ideias acima e as Diretrizes Operacionais voltadas à Educação Especial, é correto afirmar que o atendimento educacional especializado tem como função

A) despertar o interesse e boa vontade dos agentes educacionais para que, de fato, possam desenvolver uma aprendizagem significativa e de qualidade às crianças com deficiência.
B) homogeneizar os processos de construção do conhecimento necessários para se dar a convivência social exigida pela escola, já que a exclusão ameaça a acomodação social e a cidadania.
C) complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
D) viabilizar, em primeiro lugar, o atendimento da demanda da população de baixa renda e, em segundo lugar, o das crianças com deficiência cultural.
E) atender crianças com problemas socioemocionais causados por incapacidade de adquirir os conhecimentos científicos exigidos pelas escolas.

 

GABARITO

1) B 2) E 3) A 4) E 5) E 6) E 7) C 8) A 9) D 10) C

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