Simulado Online sobre Projeto Político Pedagógico – Concursos e Seleções de Professores.

Simulado Concurso Professor
Simulado sobre Projeto Político Pedagógico.

1. A construção do projeto político-pedagógico da escola exige a definição de princípios, objetivos, estratégias e, acima de tudo, um trabalho coletivo para a sua operacionalização. Numa perspectiva crítica e democrática, o projeto político-pedagógico da escola proporciona:
I – melhoria da organização pedagógica, administrativa e financeira da escola, bem como o estabelecimento de novas relações pessoais e interpessoais na instituição;
II – redimensionamento da prática pedagógica dos professores e formação continuada do quadro docente.
III – planejamento a curto prazo para definir aplicação de medidas emergenciais na escola, de modo a superar certas dificuldades, detectar outras e propor novas ações.
IV – a superação de práticas pedagógicas fragmentadas e a garantia total de um ensino de qualidade.
Assinale a opção em que todas as afirmativas estão corretas:
A) I, II e III.
C) I, II e IV.
B) I e IV.
D) I e II

2. A implementação do projeto político-pedagógico é uma das condições para que se afirme a identidade da escola como espaço necessário à construção do conhecimento e da cidadania. Sabe-se que o currículo é parte integrante desse processo e deve contemplar a formação de identidade cultural. Nessa perspectiva, o currículo deverá ter como diretriz:
(A) promover narrativas sobre o outro numa ótica universalista.
(B) valorizar o enfoque prescritivo e auto referenciado do conhecimento.
(C) organizar conteúdos, disciplinas, métodos, experiências e objetivos.
(D) estabelecer pautas de conduta visando à classificação de identidades.
(E) privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.

3. A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica. Nesse texto, o projeto político-pedagógico se constitui como
(A) instrumento legitimador das ações normativas da equipe gestora.
(B) desenvolvimento de ações espontâneas da comunidade escolar.
(C) definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.
(D) incorporação de múltiplas teorias pedagógicas, produzidas na contemporaneidade.
(E) implementação de estrutura organizacional visando à administração interna da escola.

4. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) relaciona-se à organização do trabalho pedagógico da escola, indicando uma direção, explicitando os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação da escola.
VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L.M.G. (Org.). Escola: espaço do Projeto Político-Pedagógico. 4. ed. Campinas-SP: Papirus, 1998 (adaptado).
Considerando a elaboração do PPP, avalie as seguintes afirmações.
I. O PPP constitui-se em processo participativo de decisões para instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições no interior da escola.
II. A discussão do PPP exige uma reflexão acercada concepção de educação e sua relação coma sociedade e a escola, o que implica refletir sobre o homem a ser formado.
III. A construção do PPP requer o convencimento dos professores, da equipe escolar e dos funcionários para trabalharem em prol do plano estabelecido pela gestão educacional.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III

5. O projeto político-pedagógico de uma escola não é uma formalidade, mas um guia de trabalho para todos os envolvidos na dinâmica institucional. Nesta perspectiva, e,m relação ao projeto, é tarefa da equipe pedagógica:
a) Enviá-lo aos órgãos competentes, após sua elaboração, a fim de regularizar a situação jurídica da escola.
b) Desenvolver processos de acompanhamento e avaliação através de análise de informações relativas às ações previstas.
c) Especializar-se na redação de projetos e regimentos, a fim de prescindir do auxílio de um profissional externo.
d) Redigir o projeto e reproduzi-lo para todos os profissionais da escola, para que se familiarizem com seu conteúdo.
e) Zelar pelo cumprimento do plano, tornando-se a consciência crítica e ideológica da instituição.

6. O Projeto Político-Pedagógico é um instrumento teórico-metodológico que representa o ideário de uma instituição de ensino, tendo como característica a participação coletiva. A construção do Projeto Político-Pedagógico deverá
(A) privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.
(B) seguir as orientações das Secretarias de Educação na elaboração do Regimento Escolar.
(C) incluir a participação de todos os sujeitos da escola nas etapas de elaboração, execução e avaliação.
(D) privilegiar a participação dos coordenadores e professores em detrimento da participação dos demais membros da comunidade escolar.
(E) seguir as determinações do Regimento Escolar.

7. A Unidade Escolar, como promotora da aprendizagem de conhecimentos significativos, faz a organização curricular em seu Projeto Político Pedagógico, levando em consideração diferentes saberes dos contextos ecológico, demo-gráfico, social e cultural.Com essa articulação, o processo educativo assume uma perspectiva
(A) humanística.
(B) experimental.
(C) multidimensional.
(D) profissional.
(E) técnica.

8. “As inovações (pedagógicas) não têm hipóteses de sucesso se os atores não são chamados a aceitar essas inovações e não se envolvem na sua própria construção.” ALENCASTRO, Ilma Passos. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cadernos Cedes,v. 23, n. 61, p. 267. Na perspectiva da citação acima, o Projeto Político-Pedagógico de uma escola deve priorizar a(o)
(A) organização sistêmica de conteúdos.
(B) participação espontânea.
(C) estrutura interna das funções escolares.
(D) planejamento participativo.
(E) processo de ensino e aprendizagem.

9. Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando institucionalmente o trabalho escolar em suas
especificidades, níveis e modalidades. Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico
a) compõe-se, exclusivamente, dos planos de ensino das disciplinas e do planejamento anual das atividades a serem desenvolvidas na escola.
b) constitui a proposta de trabalho da escola, cuja elaboração compete, exclusivamente, ao Coordenador Pedagógico e ao Diretor.
c) define anualmente os níveis e as modalidades de ensino a serem oferecidos pela escola e a abrangência da clientela escolar.
d) exige em sua construção a participação de todos os agentes do processo educativo: professores, funcionários, pais e alunos.
e) estabelece as formas como, autonomamente, a escola e seus professores se manifestarão frente a decisões governamentais.

10. Acompanhando as transformações ocorridas no cenário mundial, o Estado brasileiro, desde os anos de 1990, tem tomado medidas de ordem legal objetivando a atualização das políticas educacionais a fim de possibilitar mudanças na realidade do ensino nacional. Dentre essas medidas, tem-se o estabelecimento de Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, que têm como um dos seus objetivos:
(A) estimular a reflexão crítica dos participantes dos processos de formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico das escolas de educação básica.
(B) superar a necessidade de construção de competências e habilidades próprias à formação humana e cidadã dos estudantes das escolas de educação básica.
(C) proporcionar aos alunos de escolas da educação básica a qualificação para o trabalho e para o exercício da cidadania por meio do currículo nacional único.
(D) incentivar a participação de voluntários nas atividades docentes das escolas de educação básica, sem exigências de formação e especialização acadêmicas.
(E) promover o desenvolvimento cognitivo e, quando possível, o psíquico e o social dos alunos de escolas de educação básica, considerando a realidade escolar.

GABARITO
1. D        2. E
3. C       4. C
5. B       6. C
7. C      8. D
9. D     10. A

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Sobre Luiz Carlos M.

Experiência profissionais: professor de Ensino Básico, Professor em Institutos, coordenador pedagógico, diretor escolar. Prestou vários concursos municipais, estaduais, federais e seleções de escolas públicas e privadas obtendo boas colocações. Contato WHATSAP (88) 94457345

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