Simulado Pedagogia Ativa: Baixe e prepare-se para Concursos de Pedagogia

Bem-vindos, professores e profissionais da educação! Sabemos da importância de se preparar para concursos e seleções, especialmente quando se trata de conhecimentos pedagógicos. Neste simulado, reunimos questões que abordam temas relevantes para a sua preparação, proporcionando uma revisão abrangente e aprofundada. Baixe o PDF, mergulhe nos desafios propostos e fortaleça seus conhecimentos na área da educação.

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Simulado Pedagogia Ativa

Questão 1

Marinha | Em consonância com Henry Jenkins (apud TAPSCOTT, 2010), a imersão digital pode ter estimulado uma nova forma de inteligência. Desse modo, segundo o autor, o ato de jogar videogames pode ajudar as pessoas a usar uma forma de inteligência coletiva, denominada:

a) cognição social. Isso significa que a inteligência adquire habilidades de planejamento, realizar escolhas, praticar e descobrir, de maneira divertida e desafiadora.
b) cognição distribuída. Isso significa que a inteligência é incrivelmente flexível, adaptável e hábil em várias mídias digitais.
c) cognição compartilhada. Isso significa que a inteligência é estimulada por regras, tentativa e erro e teste de hipóteses, com problemas a serem resolvidos de forma colaborativa.
d) cognição experiencial. Isso significa que a inteligência desenvolve a capacidade de atenção difusa e de manipular visuo-espacialmente um objeto tridimensional.
e) cognição dividida. Isso significa que a inteligência é otimizada por meio da colaboração com outras pessoas e com máquinas.

Questão 2

Marinha | Bruce Tuckman e Keith Edwards (1971 apud BORDENAVE e PEREIRA, 2015) desenvolvem um modelo sistêmico para o planejamento e o controle da instrução. O modelo está voltado para a instrução, isto é, para certos aspectos relevantes da aprendizagem cognitiva e psicomotora, que se traduzem em comportamentos mensuráveis. Assim, assinale a opção que apresenta corretamente as fases desse modelo, segundo os autores.

a) Análise/ Síntese/ Operação/ Realimentação e Interação.
b) Hipótese/ Operação/ Aplicação/ Síntese e Realimentação.
c) Dedução/ Análise/ Aplicação/ Síntese e Interação.
d) Experimentação/ Dedução/ Evidência/ Síntese e Realimentação.
e) Experimentação/ Hipótese/ Evidência/ Síntese e Interação.

Questão 3

Marinha | No que se refere à Inteligência Cognitiva como Ferramenta na Educação Emocional, de acordo com Relvas (2012), assinale a opção correta.

a) Descobertas recentes como as do Dr. Paul Maclean aperfeiçoam o conceito, mostrando que algumas das estruturas centrais do sistema límbico, como a amígdala, estão diretamente envolvidas na produção das emoções, sendo responsáveis pelo equilíbrio ou desequilíbrio emocional do ser humano. As estruturas límbicas são especialistas em questões emocionais e de memórias; a amígdala é responsável por parte da aprendizagem.

b) Joseph LeDoux desenvolveu os conceitos de cérebro Racional e cérebro Emocional, bem como os conceitos de fluxo de pensamentos e fluxo de sentimentos. Ele nos explica que o fluxo de pensamentos diz respeito ao conjunto de informações captadas do exterior por meio de livros, televisão, computador, conversas… que se transformam em conhecimento. O fluxo de sentimentos estaria ligado às situações vivenciadas que despertam as emoções.

c) O cérebro está dividido em três partes fundamentais: o hipotálamo, o sistema límbico e o córtex. O hipotálamo é uma estrutura localizada no centro do crânio que controla as funções de sobrevivência. Ali reside o centro da fome, da saciedade, da sede e das informações sensoriais. O sistema límbico é especialista em questões emocionais, sexuais e espirituais. O córtex é responsável direto pela percepção do pensamento e pela formulação do conhecimento.

d) O cérebro está dividido em três partes fundamentais: o hipotálamo, o sistema límbico e o córtex. O sistema Límbico é uma estrutura localizada na base do crânio que controla as funções de sobrevivência. Ali reside o centro da fome, da saciedade, da sede, do impulso sexual. O hipotálamo é especialista em questões emocionais, sexuais e cognitivas. O córtex é responsável direto pela percepção do pensamento e pela formulação do conhecimento.

e) Nas pesquisas realizadas em várias partes do mundo a partir do século XX, especialmente pelos doutores Paul Maclean, Joseph Ledoux e Stanyslaw Grof, compreendeu-se que as três partes fundamentais do cérebro existem e funcionam simultaneamente, de formas dependentes entre si. Elas se completam conduzindo os estímulos sensoriais, emocionais, cognitivos e motores.

Questão 4

Marinha | Em relação à organização geral, morfológica e funcional do sistema nervoso, segundo Cosenza e Guerra (2011), coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas abaixo e assinale a opção que apresenta a sequência correta.

(  ) Um neurônio pode disparar impulsos seguidamente, dezenas de vezes por segundos. Mas a informação, para ser transmitida para outra célula, depende de uma estrutura que ocorre geralmente nas porções iniciais do prolongamento neuronal que leva o nome de axônio. Esses locais, onde ocorre a passagem da informação entre as células, são denominados dendritos, e a comunicação é feita pela liberação de uma substância química, um neurotransmissor.

(  ) Ao longo da evolução animal, o encéfalo, que é a região do sistema nervoso que fica na extremidade em que se localiza a cabeça dos vertebrados, sofreu um processo de enorme crescimento. Essa expansão foi causada pelo acúmulo de neurônios que se associaram, formando circuitos cada vez mais complexos. Esses circuitos acrescentaram, pouco a pouco, capacidades e habilidades novas na interação com o meio ambiente.

(  ) O cérebro recebe também informações que vêm do interior do corpo. Temos sensações viscerais como, por exemplo, a dor visceral que nos informa que algo não vai bem em nosso organismo. Boa parte das sensações viscerais chega ao córtex cerebral e, por isso, torna-se consciente. Por exemplo, uma queda de pressão sanguínea é captada por receptores especiais e informada ao sistema nervoso por circuitos específicos. Isso permite que ele promova uma constrição dos vasos sanguíneos para corrigir o problema.

(  ) Se a cadeia neuronal for interrompida, o córtex deixará de ser informado e, portanto, não será possível perceber a estimulação dos receptores na região agora desconectada do restante do sistema. É o que acontece quando a medula espinhal de uma pessoa é lesada. Neste caso, ela perderá a sensibilidade nas regiões do corpo agora separadas de sua ligação com o córtex cerebral.

(  ) As cadeias neuronais que constituem as vias sensoriais e motoras são cruzadas no sistema nervoso, de tal forma que o hemisfério cerebral esquerdo recebe informações e comanda o lado direito do corpo, ocorrendo o inverso com o hemisfério direito. Um derrame cerebral que ocorra no lado esquerdo do cérebro poderá trazer deficiências sensoriais e motoras do lado direito do corpo.

a) (F) (V) (V) (V) (V)
b) (V) (F) (F) (F) (V)
c) (F) (F) (V) (V) (F)
d) (V) (F) (V) (F) (F)
e) (F) (V) (F) (V) (V)

Questão 5

FUNDATEC | Conforme Jorge La Rosa, “A Teoria Cognitiva da Aprendizagem Social de ________________ acentua a importância da aprendizagem pela observação, ou seja, a maior parte do comportamento humano é aprendido por observação, mediante modelação”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

a) Bandura


b) Freire
c) Piaget
d) Vygotsky
e) Ferreiro

Questão 6

ITAME | “[…] investiga os caminhos percorridos pela inteligência no processo de construção do conhecimento. Diferentes autores, adeptos dessa compreensão da ação educativa, atribuem maior ou menor influência à cultura, à personalidade, à afetividade, ao momento histórico e ao meio social no processo de aprendizagem. Essa característica os distingue, em seus aspectos teóricos e práticos. Nesse conjunto ainda são encontradas as bases teóricas das teorias construtivistas”.

O texto acima refere se a:

a) Concepção Pedagógica Tradicional
b) Concepção Pedagógica Cognitivista
c) Concepção Pedagógica Humanista
d) Concepção Pedagógica Comportamentalista

Questão 7

QUADRIX | A atividade educativa é política, pois prepara o aluno para o desenvolvimento da cidadania. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

a) O conhecimento só é importante quando promove a capacidade do aluno de constituir novas relações com a realidade vivida.
b) A escola tem a função de preparar o aluno para o exercício da cidadania na sociedade.
c) Para que a escola se apresente como democrática, deve levar o aluno a compreender o papel de cada um dentro do contexto social.
d) A função educativa e política da escola é caracterizada pela transferência de conteúdos.
e) O conhecimento adquirido com base na realidade do aluno consegue ampliar e estabelecer a consciência crítica dos educandos.

Questão 8

FGV | “Como professor não devo poupar oportunidade para testemunhar aos alunos a segurança com que me comporto ao discutir um tema, ao analisar um fato, ao expor minha posição em face de uma decisão governamental. Minha segurança não repousa na falsa suposição de que sei tudo, de que sou o ‘maior’. Minha segurança se funda na convicção de que sei algo e de que ignoro algo a que se junta a certeza de que posso saber melhor o que já sei e conhecer o que ainda não sei. Minha segurança se alicerça no saber confirmado pela própria experiência de que, se minha inconclusão, de que sou consciente, atesta, de um lado, minha ignorância, me abre, de outro, o caminho para conhecer.”

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

Com base no trecho, assinale a opção que interpreta corretamente a concepção de conduta docente de Paulo Freire.

a) A segurança do professor se estabelece na medida em que domina os seus conteúdos.
b) A preservação da ignorância vale mais do que a busca do conhecimento para o professor.
c) A autoestima do professor depende da admiração que recebe por parte dos educandos.
d) A segurança do professor se baseia na autoconsciência de seu inacabamento.
e) A autoconfiança do professor é garantida pela autoridade que lhe é outorgada pelo Estado.

Questão 9

FGV | As metodologias ativas se encontram com as tecnologias para aprendizagem, pois ambas incrementam a interação dos estudantes com muitas informações e mudanças ágeis de paradigmas, as quais demonstram o que foi aprendido em diversas disciplinas na escola.

Diante do exposto, na obra “Pedagogia da Autonomia”, Freire (1996) define a autonomia como

a) aprendizagem pelo fazer/refazer (maker/ tinkering).
b) algo que vai se construindo na experiência de várias decisões a serem tomadas.
c) algo em que o professor é o sujeito autônomo para aplicar atividades utilizando as metodologias ativas.
d) aprendizagem baseada na investigação, tendo o professor como protagonista no processo de ensino aprendizagem.
e) uma sistemática para o desenvolvimento e garantia dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do Currículo de tecnologias para Aprendizagem.

Questão 10

FGV | “O professor que desrespeita a curiosidade do educando, o seu gosto estético, a sua inquietude, a sua linguagem, mais precisamente, a sua sintaxe e a sua prosódia; o professor que ironiza o aluno, que o minimiza, que manda que ‘ele se ponha em seu lugar’ ao mais tênue sinal de sua rebeldia legítima, tanto quanto o professor que se exime do cumprimento de seu dever de propor limites à liberdade do aluno, que se furta ao dever de ensinar, de estar respeitosamente presente à experiência formadora do educando, transgride os princípios fundamentalmente éticos de nossa existência.”

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

Com base no trecho acima, é correto afirmar que o professor deve

a) incentivar a curiosidade epistemológica dos alunos para que possam memorizar significativamente os conteúdos.
b) padronizar o uso da linguagem pelos alunos, construindo com eles o domínio da lógica e da sintaxe.
c) incentivar uma educação emancipadora, que respeita as particularidades e diferenças de cada aluno.
d) manter intocados os conhecimentos prévios trazidos pelos alunos, pois constituem sua memória e identidade sociais.
e) acompanhar o aprendizado espontâneo dos alunos, sem impor novos métodos e conteúdos de caráter instrucional.

Gabarito:

1) E – 2) A – 3) B – 4) E – 5) A
6) B – 7) D – 8) D – 9) B – 10) C

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Imersão Digital e Inteligência Coletiva

A imersão digital, em consonância com as ideias de Henry Jenkins, destaca-se como um fenômeno que pode estimular uma nova forma de inteligência. Neste contexto, a prática de jogar videogames emerge como uma ferramenta que promove a inteligência coletiva. A opção correta na questão indica que a cognição dividida, otimizada pela colaboração com outras pessoas e máquinas, é a chave para adquirir habilidades de planejamento, realização de escolhas e resolução de problemas de forma colaborativa. Essa abordagem reflete a crescente importância do ambiente digital na educação, reconhecendo o potencial dos videogames como facilitadores do desenvolvimento cognitivo.

Questão 2: Modelo Sistêmico de Tuckman e Edwards

Bruce Tuckman e Keith Edwards desenvolveram um modelo sistêmico para o planejamento e controle da instrução, focando em aspectos relevantes da aprendizagem cognitiva e psicomotora. A resposta correta na questão destaca as fases desse modelo, que são Análise, Síntese, Operação, Realimentação e Interação. Esse modelo oferece uma estrutura sólida para orientar o planejamento educacional, proporcionando uma visão abrangente das etapas envolvidas na instrução.

Questão 3: Inteligência Cognitiva na Educação Emocional

A questão sobre Inteligência Cognitiva como Ferramenta na Educação Emocional aborda as contribuições de diferentes pesquisadores para o entendimento do papel do cérebro nas emoções. A opção correta destaca as descobertas de Joseph LeDoux, enfatizando a distinção entre cérebro Racional e cérebro Emocional, assim como os fluxos de pensamentos e sentimentos. A compreensão das estruturas do cérebro relacionadas às emoções e ao aprendizado contribui para a promoção da inteligência emocional e seu impacto na educação.

Questão 4: Organização do Sistema Nervoso

A questão relacionada à organização do sistema nervoso explora aspectos morfológicos e funcionais do sistema nervoso. A resposta correta aborda a transmissão de informações entre neurônios, o papel dos neurotransmissores e as consequências de interrupções nas cadeias neuronais. Compreender a organização do sistema nervoso é crucial para profissionais da educação, pois influencia diretamente na compreensão de processos cognitivos e na abordagem de desafios relacionados à aprendizagem.

Questão 5: Teoria Cognitiva da Aprendizagem Social

A lacuna a ser preenchida na citação de Jorge La Rosa refere-se à Teoria Cognitiva da Aprendizagem Social de Albert Bandura. Essa teoria enfatiza a aprendizagem pela observação e modelagem do comportamento, destacando a importância da influência do ambiente social no desenvolvimento cognitivo e comportamental dos indivíduos.

Questão 6: Concepções Pedagógicas e Construtivismo

O trecho apresentado aborda diferentes concepções pedagógicas e sua influência no processo de construção do conhecimento. A resposta correta destaca a concepção pedagógica cognitivista, que atribui influência à cultura, personalidade, afetividade, momento histórico e meio social na aprendizagem. Essa abordagem ressalta a importância de considerar múltiplos fatores no planejamento educacional e reconhecer a complexidade do processo de aprendizagem.

Questão 7: Política e Atividade Educativa

A questão sobre a atividade educativa como política enfatiza o papel da escola na preparação dos alunos para o desenvolvimento da cidadania. A resposta correta destaca a necessidade de compreender o papel de cada indivíduo dentro do contexto social para que a escola atue de maneira democrática e efetiva na formação cidadã. Essa perspectiva sublinha a importância da educação como um instrumento político e social.

Questão 8: Concepção de Conduta Docente de Paulo Freire

O trecho de Paulo Freire explora a ideia de segurança do professor no processo educacional. A resposta correta destaca que a segurança do professor não está na suposição de saber tudo, mas na consciência de seu inacabamento. Isso ressalta a importância da humildade intelectual e do reconhecimento da capacidade contínua de aprender, adaptando-se às necessidades dos alunos.

Questão 9: Autonomia na Aprendizagem

A questão sobre autonomia na aprendizagem, baseada nas metodologias ativas e na obra de Freire, destaca a definição de autonomia como algo que se constrói na experiência de tomar decisões. Isso ressalta a importância de envolver os alunos ativamente no processo educacional, permitindo que tomem decisões e assumam responsabilidades em seu próprio aprendizado.

Questão 10: Ética Educacional e Respeito

O trecho de Paulo Freire aborda a conduta docente relacionada ao respeito à curiosidade, gosto estético, linguagem e experiência dos educandos. A resposta correta destaca a necessidade de uma educação emancipadora que respeite as particularidades e diferenças de cada aluno. Essa abordagem destaca a ética na educação e a importância de reconhecer e valorizar a diversidade no ambiente educacional.

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