Simulado Pedagogia da Infância | Concurso Pedagogia #01

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Simulado PDF sobre Pedagogia da Infância e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Pedagogia da Infância e Conhecimentos Pedagógicos

1. (FCC) | A aceitação da criança com deficiência pelos colegas vai depender muito de o professor colocar em prática uma pedagogia inclusiva que

A) não pretenda a correção de sua deficiência, mas a manifestação do seu potencial.
B) não desenvolva um programa voltado a superar as dificuldades cognitivas dos alunos.
C) procure uniformizar o atendimento pedagógico às diversas deficiências das crianças.
D) padronize as práticas pedagógicas dirigidas tanto às crianças com deficiência, quanto para aquelas sem deficiência.
E) propicie um programa de autoajuda para que todas as crianças participem com a mesma dinâmica nas aulas.

Questão 2 – Pedagogia da Infância e Conhecimentos Pedagógicos

2. (FCC) | A escola inclusiva constitui um modelo educacional que

A) reconhece o direito de inclusão das pessoas com deficiência para frequentarem escolas comuns.

B) considera igualdade e diferença como valores indissociáveis acolhendo a todos.
C) recomenda que existam escolas diferentes para atender aqueles que são diferentes.
D) organiza classes homogêneas para garantir ensino equivalente para todos os alunos.
E) trabalha a partir da meta de igualar a todos, superando suas diferenças em relação à maioria.

Questão 3 – Pedagogia da Infância e Conhecimentos Pedagógicos

3. (FCC) | Pesquisas feitas com professores e gestores escolares mostram que as visões predominantes sobre a inclusão escolar de crianças e alunos com deficiência destacam como importantes: o compartilhamento do mesmo espaço físico das demais e enfatizam a inserção como uma forma de integrar essas pessoas na sociedade. Dado que a escola inclusiva envolve mais que a integração é INCORRETO afirmar que

A) o fato de esses alunos estarem no mesmo ambiente com os demais não quer dizer que estejam incluídos.
B) inclusão implica práticas escolares que favoreçam relações significativas dentro da perspectiva de aprendizagem colaborativa.
C) o desafio da aprendizagem para todos é algo impossível nas escolas comuns porque os professores não são especializados para atuarem com esse público.
D) o projeto pedagógico de uma escola inclusiva precisa considerar o contexto local e o conjunto das necessidades formativas dos professores.


E) a formação continuada favorece a implementação da proposta inclusiva e necessita estar aliada a melhorias nas condições de ensino e ao compromisso de cada profissional em trabalhar para a concretização das mudanças.

Questão 4 – Pedagogia da Infância e Conhecimentos Pedagógicos

4. (CONSULPAM) | No ano de 1994 foi aprovada pela Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais juntamente com a Unesco, a Linha de Ação sobre Necessidades Educacionais Especiais, onde tinha como objetivo definir a política e inspirar a ação dos governos, organizações internacionais e nacionais, dentre outros órgãos a implementação da Declaração de Salamanca sobre políticas, princípios e prática em Educação Especial. Com isso, o princípio fundamental desta Linha de Ação era que as escolas acolhessem:

I – Todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e linguísticas.
II – As crianças de rua, população distantes ou nômades.
III – Crianças superdotadas, com deficiência e pertencentes a minorias linguísticas.
IV – A população infantil de zonas ou grupos, desfavorecidos ou marginalizados.

A) Somente I, II e IV estão corretas.
B) Somente I, III e IV estão corretas.

C) Somente I e III estão corretas.
D) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 5 – Pedagogia da Infância e Conhecimentos Pedagógicos

5. (CONSULPAM) | De acordo com a Declaração de Salamandra sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais, seção B, onde relata sobre os fatores relativos à escola, analise as afirmativas e marque a opção CORRETA.

(   ) O desenvolvimento de escolas inclusivas, seja no campo ou na cidade, requer uma política clara e forte de educação inclusiva junto a provisão financeira adequada.
(   ) O currículo deve ser adaptado às necessidades das crianças, promovendo assim, oportunidades apropriadas que estimulem suas habilidades e diferentes interesses.
(   ) Crianças portadoras de necessidades especiais deveriam receber um apoio instrucional de um currículo diferenciado e não no contexto do currículo regular.
(   ) A aquisição do conhecimento não deve ser meramente uma questão de instrução formal e teórica.

O ensino deve ser baseado nas experiências dos alunos, para assim, motivá-los ao aprendizado.

A) V, F, V, F.


B) F, V, F, V.
C) F, F, V, V.
D) V, V, F, V.

Questão 6 – Pedagogia da Infância e Conhecimentos Pedagógicos

6. (FCC) | Jovens que além de dificuldades sociais apresentam deficiências físicas, visuais, auditivas e intelectuais são protegidos por legislação específica. Desde 1990, a lei determina que nos concursos públicos para provimento de cargos, às pessoas com deficiência

A) recebam tratamento diferenciado e concorram com as demais pessoas sem direito a reserva de cotas.
B) fiquem obrigatoriamente em espaços especiais que permitam a observação de seu desempenho.
C) tenham até 20% das vagas do concurso, reservadas aos candidatos com deficiência aprovados no concurso.
D) tenham garantidas todas as possibilidades de participarem dos concursos, desde que exijam acompanhamento especial durante as provas.
E) possam assumir cargos com atribuições que não sejam compatíveis com as suas deficiências.

Questão 7 – Pedagogia da Infância e Conhecimentos Pedagógicos

7. (VUNESP) | Segundo Mantoan et all (2006), “temos muitos desafios a enfrentar para atingir a educação como direito de todos. Um deles é não permitir que esse direito seja traduzido meramente como cumprimento da obrigação de matricular e manter alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns […]”. Na perspectiva das autoras, acerca das relações entre inclusão e integração escolar, é correto afirmar que

A) a inclusão escolar tem como objetivo ajudar pessoas com deficiências a obter uma existência tão próxima ao normal possível.
B) a inclusão tem o objetivo de disponibilizar a pessoas com deficiência padrões e condições de vida cotidiana próximas às normas da sociedade.
C) o objetivo da inclusão escolar é tornar reconhecida e valorizada a diversidade como condição humana favorecedora de aprendizagem.
D) a integração escolar está colocada como compromisso ético-político, que implica garantir a educação como direito de todos.
E) a integração visa garantir condições favoráveis à autonomia escolar e social para que todos se tornem cidadãos de iguais direitos.

Questão 8 – Pedagogia da Infância e Conhecimentos Pedagógicos

8. (CONSESP) |

No primeiro setênio, a infância acontece. E nos três primeiros anos desse setênio a criança adquire o tripé básico que a sustentará durante toda a vida: o andar, o falar e o

A) sorrir.
B) pensar.
C) gesticular.
D) humor.

Questão 9 – Pedagogia da Infância e Conhecimentos Pedagógicos

9. (CONSESP) |

Por volta dos 3 anos de idade manifesta-se, pela primeira vez na criança, a consciência

A) da dor.
B) de sua evolução.
C) do “eu”.
D) de família.

Questão 10 – Pedagogia da Infância e Conhecimentos Pedagógicos

10. (CONSESP) | Quando as birras começam, a criança está exercitando sua capacidade em dizer “não” para o mundo, e “sim” para si mesma. Quando ela se der conta de que continua existindo, independente de opor-se ao ambiente externo, essa fase negativa cessa e desabrocha

A) sua vida emocional.
B) sua sexualidade.
C) seus sonhos.
D) sua persistência.

 

GABARITO

1) D 2) C 3) B 4) E 5) D 6) B 7) C 8) B 9) C 10) A

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