Simulado Educação Inclusiva | Concurso Pedagogia #06

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Simulado PDF sobre Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

1. (FCC) | A aceitação da criança com deficiência pelos colegas vai depender muito de o professor colocar em prática uma pedagogia inclusiva que

A) não pretenda a correção de sua deficiência, mas a manifestação do seu potencial.
B) não desenvolva um programa voltado a superar as dificuldades cognitivas dos alunos.
C) procure uniformizar o atendimento pedagógico às diversas deficiências das crianças.
D) padronize as práticas pedagógicas dirigidas tanto às crianças com deficiência, quanto para aquelas sem deficiência.
E) propicie um programa de autoajuda para que todas as crianças participem com a mesma dinâmica nas aulas.

Questão 2 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

2. (FCC) | A escola inclusiva constitui um modelo educacional que

A) reconhece o direito de inclusão das pessoas com deficiência para frequentarem escolas comuns.

B) considera igualdade e diferença como valores indissociáveis acolhendo a todos.
C) recomenda que existam escolas diferentes para atender aqueles que são diferentes.
D) organiza classes homogêneas para garantir ensino equivalente para todos os alunos.
E) trabalha a partir da meta de igualar a todos, superando suas diferenças em relação à maioria.

Questão 3 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

3. (FCC) | Pesquisas feitas com professores e gestores escolares mostram que as visões predominantes sobre a inclusão escolar de crianças e alunos com deficiência destacam como importantes: o compartilhamento do mesmo espaço físico das demais e enfatizam a inserção como uma forma de integrar essas pessoas na sociedade. Dado que a escola inclusiva envolve mais que a integração é INCORRETO afirmar que

A) o fato de esses alunos estarem no mesmo ambiente com os demais não quer dizer que estejam incluídos.
B) inclusão implica práticas escolares que favoreçam relações significativas dentro da perspectiva de aprendizagem colaborativa.
C) o desafio da aprendizagem para todos é algo impossível nas escolas comuns porque os professores não são especializados para atuarem com esse público.
D) o projeto pedagógico de uma escola inclusiva precisa considerar o contexto local e o conjunto das necessidades formativas dos professores.


E) a formação continuada favorece a implementação da proposta inclusiva e necessita estar aliada a melhorias nas condições de ensino e ao compromisso de cada profissional em trabalhar para a concretização das mudanças.

Questão 4 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

4. (CONSULPAM) | No ano de 1994 foi aprovada pela Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais juntamente com a Unesco, a Linha de Ação sobre Necessidades Educacionais Especiais, onde tinha como objetivo definir a política e inspirar a ação dos governos, organizações internacionais e nacionais, dentre outros órgãos a implementação da Declaração de Salamanca sobre políticas, princípios e prática em Educação Especial. Com isso, o princípio fundamental desta Linha de Ação era que as escolas acolhessem:

I – Todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e linguísticas.
II – As crianças de rua, população distantes ou nômades.
III – Crianças superdotadas, com deficiência e pertencentes a minorias linguísticas.
IV – A população infantil de zonas ou grupos, desfavorecidos ou marginalizados.

A) Somente I, II e IV estão corretas.
B) Somente I, III e IV estão corretas.

C) Somente I e III estão corretas.
D) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 5 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

5. (CONSULPAM) | De acordo com a Declaração de Salamandra sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais, seção B, onde relata sobre os fatores relativos à escola, analise as afirmativas e marque a opção CORRETA.

(   ) O desenvolvimento de escolas inclusivas, seja no campo ou na cidade, requer uma política clara e forte de educação inclusiva junto a provisão financeira adequada.
(   ) O currículo deve ser adaptado às necessidades das crianças, promovendo assim, oportunidades apropriadas que estimulem suas habilidades e diferentes interesses.
(   ) Crianças portadoras de necessidades especiais deveriam receber um apoio instrucional de um currículo diferenciado e não no contexto do currículo regular.
(   ) A aquisição do conhecimento não deve ser meramente uma questão de instrução formal e teórica.

O ensino deve ser baseado nas experiências dos alunos, para assim, motivá-los ao aprendizado.

A) V, F, V, F.


B) F, V, F, V.
C) F, F, V, V.
D) V, V, F, V.

Questão 6 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

6. (FCC) | Jovens que além de dificuldades sociais apresentam deficiências físicas, visuais, auditivas e intelectuais são protegidos por legislação específica. Desde 1990, a lei determina que nos concursos públicos para provimento de cargos, às pessoas com deficiência

A) recebam tratamento diferenciado e concorram com as demais pessoas sem direito a reserva de cotas.
B) fiquem obrigatoriamente em espaços especiais que permitam a observação de seu desempenho.
C) tenham até 20% das vagas do concurso, reservadas aos candidatos com deficiência aprovados no concurso.
D) tenham garantidas todas as possibilidades de participarem dos concursos, desde que exijam acompanhamento especial durante as provas.
E) possam assumir cargos com atribuições que não sejam compatíveis com as suas deficiências.

Questão 7 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

7. (VUNESP) | Segundo Mantoan et all (2006), “temos muitos desafios a enfrentar para atingir a educação como direito de todos. Um deles é não permitir que esse direito seja traduzido meramente como cumprimento da obrigação de matricular e manter alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns […]”. Na perspectiva das autoras, acerca das relações entre inclusão e integração escolar, é correto afirmar que

A) a inclusão escolar tem como objetivo ajudar pessoas com deficiências a obter uma existência tão próxima ao normal possível.
B) a inclusão tem o objetivo de disponibilizar a pessoas com deficiência padrões e condições de vida cotidiana próximas às normas da sociedade.
C) o objetivo da inclusão escolar é tornar reconhecida e valorizada a diversidade como condição humana favorecedora de aprendizagem.
D) a integração escolar está colocada como compromisso ético-político, que implica garantir a educação como direito de todos.
E) a integração visa garantir condições favoráveis à autonomia escolar e social para que todos se tornem cidadãos de iguais direitos.

Questão 8 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

8. (VUNESP) | A reivindicação do direito à diferença e a consequente valorização das diferenças na sociedade pós-moderna requer a integração das diferenças no currículo escolar e a sua consideração como elemento enriquecedor do currículo do processo de construção do conhecimento de si, do outro e do mundo.

(Formosinho; Machado, In: Kishimoto; Oliveira, 2013)

Com essa afirmação, os autores pretendem defender, no âmbito da pedagogia da infância, a

A) pedagogia da equidade.
B) pedagogia burocrática.
C) pedagogia uniforme.
D) pedagogia da compensação.
E) pedagogia da transmissão.

Questão 9 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

9. Instituto AOCP | Referente à inclusão de estudantes portadores de necessidades especiais em nossa sociedade, é correto afirmar que

A) já alcançou patamares bastante elevados.
B) as instituições escolares, ao matricular os alunos considerados inclusos, conseguem atender as reais necessidades relacionadas às especificidades deles.
C) as escolas que possuem alunos inclusos efetivam sempre um planejamento específico para atender esse aluno e passam a tratar todos de maneira diferenciada.
D) possibilita o respeito à diferença e a convivência com a diversidade.
E) a legislação do país é considerada retrógrada no tocante aos direitos dos portadores de deficiências (ou necessidades especiais).

Questão 10 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

10. Instituto AOCP | Sobre o “daltonismo cultural” ou “cegueira cultural”, é correto afirmar que

A) está presente quando se avalia tanto um grupo homogêneo como em heterogêneo.
B) classifica a diferença como deficiência.
C) pensa o outro a partir de outros pontos de vista que não exclusivamente o seu.
D) possui um olhar relativizado sobre o outro.
E) entende a diferença como uma normalidade.

 

GABARITO

1) A 2) B 3) C 4) D 5) D 6) C 7) C 8) A 9) D 10) B

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