A Pedagogia de Projetos tem se destacado como uma abordagem inovadora e transformadora no cenário educacional contemporâneo. Visando auxiliá-los na preparação para concursos e seleções, apresentamos um simulado focado na Pedagogia de Projetos. Este simulado aborda questões essenciais sobre a metodologia, suas aplicações e os princípios que a fundamentam. Baixe o PDF, mergulhe nos desafios propostos e aprimore seus conhecimentos em busca de uma prática pedagógica mais eficiente e alinhada com as demandas da sociedade atual.
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Simulado Pedagogia de Projetos
QUESTÃO 1
VUNESP | O trabalho por projetos contribui de forma significativa para a educação nesse mundo atual, indo ao encontro das exigências da sociedade moderna, pois o trabalho por projetos envolve um processo de construção, participação, cooperação, noções de valor humano, solidariedade, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania tão necessários à sociedade emergente. Conforme Moura, trabalhar com projetos possibilita, entre outras experiências,
a) a realização do ensino baseado na compreensão das aulas expositivas do professor em seu trabalho de aprofundamento de sua disciplina.
b) o resgate do educando para o processo de ensino-aprendizagem (conhecimento) por meio de um processo significativo.
c) a condução, pelo educador, do processo de aprendizagem, como um guia que conduz os alunos ao conhecimento.
d) o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para aprovação em exames e ingresso em um curso superior.
e) a construção de uma docência de boa qualidade, bem como a recuperação da autoridade docente e do respeito devido ao educador.
QUESTÃO 2
VUNESP | Trabalhar por meio de projetos auxilia na formação integral dos indivíduos, já que cria diversas oportunidades de aprendizagem conceitual, atitudinal, procedimental
para os estudantes. Ao discorrer sobre o tema, Daniela Moura, em Pedagogia de Projetos: Contribuições para Uma Educação
Transformadora, afirma que o trabalho por meio de projetos
a) delimita as áreas e os conteúdos curriculares tradicionalmente trabalhados pela escola.
b) possibilita às crianças e aos jovens terem contato com o conhecimento com algo pronto e acabado.
c) é um método que trabalha com objetivos e conteúdos pré-fixados, apresentando uma sequência regular, prevista e segura.
d) é uma metodologia diferente, utilizada para suscitar a compreensão dos alunos sobre os conhecimentos que circulam fora da escola e de ajudá-los a construir sua própria identidade.
e) requer abertura para o desconhecido, para o não-determinado e flexibilidade para reformular as metas e os percursos.
QUESTÃO 3
VUNESP | De acordo com Fernando Hernández e Montserrat Ventura (autores de A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio), a organização curricular por projetos de trabalho
a) prescinde de um sentido de funcionalidade do que se deve aprender, uma vez que recusa toda perspectiva instrumental.
b) parte de premissa contrária à lógica avaliativa do processo e das inter-relações criadas na aprendizagem.
c) deve ter como finalidade a previsão, por parte dos docentes, de uma estrutura lógica e sequencial dos conteúdos.
d) valoriza a memorização compreensiva de aspectos da informação, os quais são base para novas aprendizagens.
e) deriva fundamentalmente daquilo que os estudantes ainda não sabem, promovendo uma atitude favorável para o conhecimento.
QUESTÃO 4
VUNESP | Os tempos atuais são marcados por grandes e profundas mudanças em todos os setores da vida. Nesse contexto, verifica-se que os professores têm investido em ações pedagógicas mais adequadas à realidade vivida, ações essas capazes de criar espaços para que os alunos, eles próprios, produzam seus conhecimentos, tornando-se sujeitos críticos, reflexivos e inovadores. Em tal direção, a Pedagogia de Projetos tem se mostrado uma aliada. Entre os defensores dessa pedagogia encontra-se Moura; segundo essa autora, conforme o artigo “Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora” (s.d.), trabalhar por meio de projetos demanda mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na postura do professor. Essa forma de trabalhar não pode ser vista como uma opção meramente metodológica, mas como uma pedagogia que traduz uma específica concepção do conhecimento escolar.
Ainda segundo Moura no referido texto, a Pedagogia de Projetos entende que o papel do educador na construção do conhecimento por parte do aluno é o de
a) transmissor.
c) mediador.
d) organizador.
e) roteirizador.
QUESTÃO 5
FGV | O relatório para a Unesco, da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, descreve a situação do mundo contemporâneo como repleta de novos desafios para a coesão das sociedades. Um desses fatores é a eventual tensão entre a crescente diversidade de modos de existência, individuais ou coletivos, e a necessidade democrática de estabelecer regras homogêneas.
Nesse cenário, segundo o documento, é papel da formação:
a) investir no desenvolvimento individual do alunado, livrando-os da necessidade de referências comuns;
b) padronizar as formas do ensino, de maneira a conformar a diversidade a um modelo único;
c) privilegiar as formas de conhecimento abstrato, o qual está acima das diferenças individuais;
d) focar o ensino técnico e profissional, deixando a cargo das famílias a transmissão de valores éticos;
e) sustentar a sua função integradora, voltando-se para a inclusão e a adaptação à pluralidade.
QUESTÃO 6
Marinha | Sob a ótica de Bautier, Berbaum e Meirieu (1993 apud Perrenoud, 2000), a pedagogia diferenciada origina uma nova abordagem, mais centrada no aprendiz e em seu itinerário. Essa abordagem refere-se:
a) à transferência intersubjetiva das aprendizagens.
b) à trajetória pessoal do aprendiz.
c) à aprendizagem por transferência.
d) aos ciclos de diferenciação da aprendizagem.
e) à individualização dos percursos de formação.
QUESTÃO 7
FUMARC | No texto “As escolas do Legislativo no Estado democrático de direito: escolas de cidadania” (BERNARDES JUNIOR, 2018), o autor afirma que a participação cidadã no processo político-decisório é um traço característico de um Estado Democrático de Direito. E que, para o funcionamento de uma democracia, é imprescindível a representação política, tornando-se fundamental que as instâncias de representação estejam abertas para a participação popular. Neste contexto, destaca-se a importância da atuação da escola do Legislativo, na sua função educativa, que deve abordar duas grandes vertentes: a educação legislativa e a formação cidadã.
Fonte: BERNARDES JUNIOR, J. A. As escolas do Legislativo no Estado democrático de direito: escolas de cidadania. Cadernos da Escola do Legislativo, Belo Horizonte, v. 20, n. 34, jul./dez. 2018, p. 7. Disponível em: https://dspace.almg.gov.br/bitstream/11037/34535/1/Capitulo4.pdf. Acesso em: 02 dez. 2022.
Considerando essa função educativa da Escola do Legislativo, avalie as afirmações a seguir:
I. Educação cidadã envolve planejamento, abordagem multidisciplinar da matéria objeto de legislação, estudo de impacto legislativo, avaliação legislativa, técnica legislativa.
II. Por educação legislativa entende-se aquele conjunto de práticas e saberes que têm uma especificidade própria e que estão afeitas às atividades típicas do Parlamento, como legislar e fiscalizar.
III. A educação cidadã pressupõe o conhecimento e a prática dos valores democráticos, bem como a crença na política como a via institucional para a solução pacífica dos inevitáveis conflitos sociais.
IV. Na educação legislativa, consideram-se temas como a igualdade, a liberdade, a diversidade, o pluralismo, a solidariedade, o diálogo, a ética, a consciência de direitos e obrigações.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
QUESTÃO 8
VUNESP | Freire (2011), Cortella (2011) e Rios (2011) nos auxiliam a refletir sobre a natureza e significado do trabalho educativo escolar, sobre a finalidade e a função social da escola. Esses autores argumentam que tais questões têm suas respostas na dependência da compreensão política que os educadores tiverem da finalidade de seu trabalho pedagógico e da compreensão sobre a relação entre sociedade e escola que eles adotarem.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o posicionamento desses autores a esse respeito.
a) Freire e Rios argumentam que a visão humanista impõe aos educadores escolares a neutralidade política em seu fazer pedagógico, como procedimento ético.
b) Freire e Cortella entendem que o trabalho pedagógico tem por função prioritária denunciar as desigualdades, presentes na realidade social, e instaurar o socialismo.
c) Os três autores concebem a escola de hoje como a principal responsável pela transmissão, a todos, do conhecimento científico e tecnológico, único promotor da cidadania do século XXI.
d) Cortella e Rios distinguem visões da função da escola em sua relação com a sociedade: duas ingênuas, uma apenas como salvadora, outra como reprodutora, e, uma crítica, de interferência recíproca.
e) Freire, Cortella e Rios entendem que a sociedade atual depende totalmente da escola, pois é ela que garante, aos trabalhadores, acesso ao conhecimento tecnológico, motor da economia e da política.
QUESTÃO 9
FUNDATEC | Sobre a função social da escola pública, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Socializar o saber sistematizado.
( ) Fazer com que o saber seja criticamente apropriado pelos alunos.
( ) Ensinar apenas o saber científico, sem associá-lo ao saber prévio dos alunos.
( ) Adotar uma gestão participativa no seu interior.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V – V – F – V.
b) F – V – V – F.
c) V – F – V – F.
d) F – F – V – V.
e) V – F – V – V.
QUESTÃO 10
FUNDATEC | Como prática social, a educação tem como lócus privilegiado a escola, entendida como espaço de garantia de direitos. Podemos afirmar que coadunam com essa prática as seguintes assertivas:
I. A prática social da Educação deve ocorrer em espaços e tempos pedagógicos diferentes, para atender às diferenciadas demandas.
II. Devemos trabalhar em defesa da educação pública, gratuita, democrática, inclusiva e de qualidade social para todos.
III. É fundamental a universalização do acesso, a ampliação da jornada escolar e a garantia da permanência bem-sucedida para crianças, jovens e adultos, em todas as etapas e modalidades de educação básica.
Quais estão corretas?
a) Apenas II.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
GABARITO:
1) B – 2) E – 3) D – 4) C – 5) E
6) E – 7) C – 8) D – 9) A – 10) E
Assuntos Abordados no Simulado:
1. Trabalho por Projetos na Educação:
O trabalho por projetos é uma metodologia que contribui de maneira significativa para a educação contemporânea, alinhando-se às demandas da sociedade moderna. Este enfoque envolve a construção de conhecimento por meio da participação, cooperação e valores humanos, como solidariedade e respeito mútuo. O processo engloba a formação da cidadania, resgatando o educando para um aprendizado mais significativo, proporcionando uma visão integral e conectada do conhecimento.
2. Metodologia de Projetos:
Ao abordar a metodologia de projetos, destaca-se a delimitação de áreas e conteúdos curriculares, proporcionando uma abordagem mais flexível e aberta ao desconhecido. A metodologia não se restringe a objetivos e conteúdos pré-fixados, mas sim, busca suscitar a compreensão dos alunos sobre os conhecimentos além dos limites escolares, promovendo uma construção ativa do conhecimento e uma identidade própria.
3. Organização Curricular por Projetos de Trabalho:
Segundo Fernando Hernández e Montserrat Ventura, a organização curricular por projetos de trabalho prescinde de uma lógica funcional, recusando perspectivas instrumentalizadoras. Valoriza o não-determinado, promovendo uma abordagem que parte daquilo que os estudantes ainda não sabem, favorecendo uma atitude propícia para o conhecimento.
4. Pedagogia de Projetos como Aliada:
A Pedagogia de Projetos, defendida por Moura, demanda mudanças na concepção de ensino e aprendizagem. Não é apenas uma opção metodológica, mas uma pedagogia que reflete uma específica compreensão do conhecimento escolar. Destaca-se o papel do educador como mediador, não apenas um transmissor, mas alguém que instiga a construção ativa de saberes pelos alunos.
5. Educação para o Século XXI:
No cenário contemporâneo, a formação deve enfrentar desafios para a coesão social. A formação deve investir no desenvolvimento individual, promovendo a integração e a adaptação à pluralidade. A busca por regras homogêneas, sem desconsiderar a diversidade, é vital para a coexistência pacífica na sociedade atual.
6. Pedagogia Diferenciada:
A pedagogia diferenciada, centrada no aprendiz e em seu itinerário, representa uma abordagem inovadora. Refere-se à trajetória pessoal do aprendiz, individualizando os percursos de formação. Esta prática visa garantir uma transferência intersubjetiva das aprendizagens, valorizando a singularidade de cada estudante.
7. Escola do Legislativo e Educação Cidadã:
A atuação da Escola do Legislativo é essencial para a democracia. Envolve educação legislativa e formação cidadã, abrangendo práticas e saberes específicos do Parlamento. A educação cidadã pressupõe o conhecimento e a prática dos valores democráticos, essenciais para a participação efetiva na vida política.
8. Reflexões sobre o Trabalho Educativo:
Freire, Cortella e Rios abordam a natureza e significado do trabalho educativo. Destacam que as respostas a questões fundamentais dependem da compreensão política dos educadores sobre a finalidade do trabalho pedagógico e a relação entre sociedade e escola. Essas reflexões desvelam diferentes perspectivas sobre o papel da escola na sociedade atual.
9. Função Social da Escola Pública:
A escola pública desempenha um papel vital na socialização do saber sistematizado. Sua função inclui a garantia de direitos, promovendo uma gestão participativa que envolva a comunidade escolar. Além disso, a escola pública deve assegurar que o saber seja criticamente apropriado pelos alunos, integrando o saber científico com o saber prévio dos estudantes.
10. Educação como Prática Social:
A educação, como prática social, encontra seu lócus privilegiado na escola. Defende-se a universalização do acesso, ampliação da jornada escolar e garantia de permanência bem-sucedida para todos, em consonância com os princípios de uma educação pública, gratuita, democrática, inclusiva e de qualidade social para todos.
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