Bem-vindo(a)! Sabemos o quão desafiador é o processo de preparação para concursos e seleções na área da educação. Por isso, estamos disponibilizando um simulado de Planejamento Educacional, uma ferramenta essencial para a sua preparação. Este simulado abrange uma variedade de temas fundamentais para a prática educativa, proporcionando uma revisão abrangente e eficaz. Através deste post, você terá acesso a questões selecionadas, insights sobre os assuntos mais recorrentes e uma oportunidade valiosa para aprimorar seus conhecimentos. Baixe o PDF do simulado e mergulhe nesta jornada de aprendizado e preparação!
BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI
Simulado Planejamento Educacional
Questão 1
Legalle | A avaliação do currículo é um processo vital que busca garantir a relevância, a eficácia e a adequação do currículo aos objetivos de ensino e aprendizagem.
Esse processo envolve a análise de várias facetas do currículo, incluindo a coerência entre os objetivos do currículo e as atividades de ensino, a relevância do conteúdo do currículo para a vida real e a carreira dos alunos, o grau de engajamento e motivação dos alunos, e a adequação dos métodos de avaliação.
Analise os aspectos centrais na avaliação do currículo:
I. A eficácia dos materiais de ensino utilizados.
III. A adequação dos métodos de avaliação ao tipo de aprendizagem promovida pelo currículo.
Está(ão) CORRETA(S):
a) Apenas II.
b) Apenas l e III.
c) l, II e III.
d) Apenas l e II.
e) Apenas III.
Questão 2
Legalle | Analise a seguinte afirmação.
“O planejamento da educação é um processo cíclico que envolve a elaboração, execução e avaliação”.
Com base nessa afirmação, qual alternativa traz um aspecto a ser considerado durante a fase de avaliação de um plano educacional?
a) A quantidade de conteúdo coberto durante o curso.
b) A adequação do ambiente físico da sala de aula.
c) As preferências pessoais do professor em relação ao estilo de ensino.
d) O sucesso do ensino e da aprendizagem em relação aos objetivos estabelecidos.
e) O nível socioeconômico dos estudantes.
Questão 3
Instituto AOCP | O processo de ensino e aprendizagem na escola é conduzido pelos docentes, que são orientados pela equipe pedagógica. O processo de escolarização apresenta elementos didáticos fundamentais ao processo de ensino e aprendizagem. Esses elementos são responsáveis por orientar e direcionar a ação pedagógica, tornando-a mais eficaz e significativa. Quais são os elementos didáticos que orientam e direcionam a ação pedagógica e docente?
a) Conteúdo; método; avaliação; material didático; professor.
b) Planejamento docente e avaliação da aprendizagem.
c) Projeto Político Pedagógico e currículo.
d) Conteúdo; currículo; avaliação da aprendizagem.
e) Planejamento docente; método; professor.
Questão 4
Marinha | De acordo com Perrenoud (2000), na escola primária ou no ensino médio, o domínio da individualização dos percursos visa, sobretudo, ao não-aumento das desigualdades em relação à formação. Trata-se, pois, de enfatizar as discriminações positivas, de favorecer os desfavorecidos de sempre contra uma individualização selvagem que aumenta as variações ou, pelo menos, não contribui para sua redução. O autor distingue três níveis de organização nos quais pode ocorrer a individua- lização dos percursos de formação, sendo um deles:
a) aquele da organização didático-pedagógica global, do plano de formação, que autoriza e encoraja itinerários personalizados, por meio da criação das unidades de formação cuja concepção e encadeamento tornam mais ou menos propícios à individualização.
b) aquele das práticas que constroem experiências subjetivas diferentes no grupo de formação, propiciando a individualização, quer seja estável, por exemplo, uma aula, quer seja efêmero, por exemplo, um grupo de projeto.
c) aquele das unidades de formação, como entidades temáticas colocadas sob a responsabilidade de um ou de vários formadores, que permitem diversos tipos de agrupamentos e de dispositivos.
d) aquele da organização escolar, como entidades de formação temáticas colocadas sob a responsabilidade de um ou de vários formadores, que permitam diferentes tipos de itinerários persona- lizados.
e) aquele da organização didático-pedagógica global, no plano de práticas de diferenciação que autoriza e encoraja itinerários diferentes, por meio das unidades de formação colocadas sob a responsabilidade de um ou de vários formadores, que permitem diversos tipos de agrupamentos e de dispositivos.
Questão 5
CETREDE | Um consultor educacional argumentou sobre alunos do Ensino Fundamental, principalmente dos anos iniciais:
“Os alunos não vão voltar para as escolas com as mesmas defasagens, porque tiveram acesso de forma muito desigual”, disse ele. “A gente quebrou princípios importantes da educação, como o da equidade, quando não fomos capazes, enquanto sistema, de garantir que os alunos teriam acesso às mesmas aprendizagens, com o mesmo padrão de qualidade, já que as escolas foram pulverizadas e levadas para dentro da casa dos nossos alunos.”
Há uma extrema necessidade de refletirmos e agirmos sobre
a) ensino.
b) avaliação.
c) currículo.
d) tecnologia.
e) aprendizagem.
Questão 6
FUNDATEC | Para Vasconcellos, o papel da escola, a função real e oculta que lhe é determinada, é precisamente a de partir dos fracassos escolares dos desfavorecidos, mergulhá-los na humilhação para que não renunciem a uma atitude de submissão. A avaliação contribui para reproduzir e perpetuar este processo, separando os aptos dos inaptos. Para uma melhor compreensão do problema é necessário considerarmos um contexto mais amplo, marcado por contradições sociais. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas contradições sociais:
a) Mudança no quadro de valores da sociedade (excesso de liberdade, afrouxamento da autoridade de pais e educadores).
b) Diminuição da motivação pelo estudo, a escola deixa de ser vista como local de ascensão social.
c) Adequação curricular.
d) Não há alteração de metodologias de trabalho em sala de aula.
e) Situação do professor: má formação, baixa remuneração, carga excessiva de trabalho.
Questão 7
IBADE | O currículo escolar requer uma organização do tempos/espaços em que a escola vai desenvolver os diferentes conhecimentos e valores que, durante a construção do seu Projeto Político Pedagógico – PPP, forem considerados necessários para a formação de seus alunos.
Isso é possível porque, com base no princípio da autonomia, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei n° 9394/1996) estabeleceu como incumbência da escola e de seus professores (Art. 12 e 13) a construção do PPP.
É na construção do PPP que a comunidade escolar deve estudar e debater, para poder estabelecer suas concepções de homem, de mundo, de sociedade, de conhecimento, de currículo, de avaliação e tantas outras, com o objetivo de criar referências e diretrizes próprias para as práticas que pretende implantar.
Dentre as formas de organização curricular, as mais frequentes nas escolas brasileiras são denominadas de:
a) matrícula por disciplina e regime semestral.
b) regime seriado e ensino por ciclos.
c) regime de crédito e turmas multisseriadas.
d) ensino comum e regime diversificado.
e) progressão diversificada e progressão continuada.
Questão 8
Instituto AOCP | Assinale a alternativa que apresenta corretamente itens que compõem a proposta curricular.
a) Aspectos sociais, econômicos, culturais e geográficos.
b) Fundamentos sociológicos, psicológicos, culturais, epistemológicos e pedagógicos.
c) Concepção da escola e de perfil de formação dos alunos.
d) Aspectos organizacionais.
e) Princípios norteadores da ação pedagógico-didática.
Questão 9
Instituto AOCP | Com base no planejamento do plano curricular, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Implica ações que envolvem a escola e suas relações externas, tais como os níveis superiores de gestão do sistema escolar.
( ) É um processo de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas, tendo em vista a realização de um plano para a instituição.
( ) O planejamento do trabalho possibilita uma previsão de tudo o que se fará com relação aos vários aspectos da organização escolar.
( ) O planejamento consiste em ações e procedimentos para a tomada de decisões a respeito de objetivos e atividades a serem realizadas em razão desses objetivos.
a) V – V – F – V.
b) F – V – V – V.
c) F – F – V – F.
d) V – F – F – V.
e) V – F – V – F.
Questão 10
ITAME | Sobre o planejamento curricular da escola, marque a alternativa incorreta.
a) O planejamento curricular é uma tarefa multidisciplinar que tem por objetivo a organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um ou vários campos de conhecimento.
b) O planejamento curricular é o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar.
c) Cada escola recebe o planejamento curricular pronto de instâncias superiores, cabendo a ela apenas fazer as adequações e adaptações necessárias para atender a realidade local.
d) O planejamento curricular abrange o planeja- mento das experiências vividas pelos alunos em uma escola.
Gabarito:
1) C 2) D 3) A 4) C 5) C 6) C 7) B 8) B 9) B 10) C
Assuntos Abordados no Simulado:
Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!
Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos
Procurando material preparatório de qualidade para concursos de pedagogia? Acesse o link questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/?ID=1 e tenha acesso a mais de 1200 questões específicas da área.
Além disso, para uma preparação ainda mais completa, recomendamos MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS. Garanta sua preparação e aumente suas chances de sucesso nos concursos!
Outros Materiais Para Concursos e Seleções
Buscando materiais de estudo para diversas áreas de atuação? Confira os recursos disponíveis no Professor Preparado em professorpreparado.com.br/mais-materiais. Aqui estão algumas sugestões:
- Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
- Educação Física – Concursos e Seleções
- História – Concursos e Seleções
- Geografia – Concursos e Seleções
- Artes – Concursos e Seleções
- Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
- Filosofia – Concursos e Seleções
- Pacote de Atividades
Aproveite esses materiais para aprimorar seus estudos e se preparar da melhor forma para seus desafios profissionais!
Cursos Para Provas de Títulos
Sabemos que a prova de títulos pode ser determinante para o seu sucesso em concursos públicos. Muitos editais exigem a comprovação de cursos realizados como parte dos critérios de pontuação, e deixar essa etapa para a última hora pode comprometer sua preparação. Além disso, é importante destacar que alguns editais requerem que os cursos sejam realizados antes mesmo da publicação do edital.
Por isso, é fundamental se antecipar e planejar a realização dos cursos necessários para a prova de títulos. Investir na sua formação continuada não apenas amplia seus conhecimentos, mas também aumenta suas chances de aprovação.
Para ajudar na sua preparação, o Professor Preparado oferece uma variedade de cursos na área de educação, todos com certificação válida em todo o Brasil. Confira alguns dos nossos cursos disponíveis:
- Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
- Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
- Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
- Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas
- Curso Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas
Não deixe para depois! Invista na sua formação e esteja preparado para conquistar a sua tão sonhada vaga. Acesse professorpreparado.com.br para mais informações e inscrições.
Canal no YouTube
Além dos cursos oferecidos, também temos um canal no YouTube repleto de recursos para ajudar na sua preparação! Acesse nosso canal em youtube.com/@questoesconcursopedagogia e inscreva-se para acompanhar vídeos com resoluções de simulados de conhecimentos pedagógicos, dicas de estudo, orientações sobre concursos e muito mais. Não perca essa oportunidade de potencializar seus estudos e aumentar suas chances de aprovação!