Simulado Saberes Docentes: Questões de concursos para estudar

É fundamental compreender a importância dos saberes docentes e da formação profissional na sua atuação dentro da sala de aula. A profissionalidade docente engloba diferentes facetas, desde práticas didáticas até saberes disciplinares e pedagógicos. Além disso, a reflexão sobre os modelos de profissionalismos de ensino e o contrato didático estabelecido com os alunos são essenciais para garantir uma prática educativa eficaz. Neste contexto, é preciso estar atento não apenas às teorias, mas também às experiências práticas vivenciadas durante as fases iniciais da carreira. A interdisciplinaridade e a busca por uma educação de qualidade em contextos desiguais também são temas relevantes a serem considerados. Portanto, esteja preparado para compreender e aplicar os saberes docentes de forma reflexiva e eficaz em sua prática educativa. Boa sorte nos estudos e nas futuras seleções!

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Simulado Saberes Docentes

Questão 01: (Instituto Consulplan) Segundo Sacristán (1995), a profissionalidade docente envolve diferentes facetas “um sistema de práticas aninhadas” de caráter antropológico, institucional, didático, dentre outros. Assinale a opção que apresenta, segundo o autor, uma conceituação de profissionalidade docente em seu sentido lato.

a) “Diz respeito a práticas didáticas de responsabilidade mais imediata dos professores, constituindo o conteúdo central da profissionalidade docente…”
b) “[…] remete-nos às atividades docentes realizadas num contexto de comunicação interpessoal interiores à sala de aula, que é contexto mais imediato da prática pedagógica…”
c) “É configurada pela afirmação do que ‘[…] é próprio na ação docente, isto é, o conjunto de comportamentos, destrezas, atitudes, valores, gestos que constituem sua especificidade’…”
d) “Expressa uma dimensão […] mais imediata da prática, a qual, no entanto, não pode apreender-se sem uma referência às outras práticas, que lhe servem de enquadramento e suporte.”

Questão 02: (Instituto Consulplan) Altet (2001) levanta quatro modelos diferentes de profissionalismos de ensino, que correspondem aos paradigmas que os construíram.

Identifique, dentre as alternativas a seguir, a descrição que NÃO apresenta um desses modelos de formação.

a) “Professor prático: um saber especificamente procedimental, ligado a ações que o professor realiza, através de tarefas que executa…”
b) “Professor magister: modelo intelectual da Antiguidade, que considerava o professor como um mestre, que sabe e que não necessita de formação específica ou de pesquisa, uma vez que sua competência retórica é suficiente.”
c) “Professor tecnólogo: apoia-se em aportes científicos trazidos pelas ciências humanas; ele racionaliza sua prática, procurando aplicar a teoria; a formação é orientada por teóricos, especialistas do planejamento pedagógico e da didática.”
d) “Professor profissional ou reflexivo: busca um ir e vir entre prática-teoria-prática; o professor torna-se um profissional reflexivo, capaz de analisar suas próprias práticas, de resolver problemas, de inventariar estratégias; a formação é orientada pela pesquisa e pela prática.”

Questão 03: (Instituto Consulplan) Perrenoud (1993), no livro “Práticas pedagógicas e profissão docente: três facetas”, discute o contrato didático que se estabelece entre professor e aluno. Segundo o autor, “o contrato didático regula o estatuto dos saberes na sala de aula”. As alternativas a seguir caracterizam o contrato didático, EXCETO:

a) Dependendo das escolhas do professor, “[…] as desigualdades acentuam-se ou diminuem, em certa medida, segundo a forma como os professores compreendem e controlam o seu processo de fabricação”.
b) “[…] na sala de aula, o saber deve ser manifestado, a maior parte das vezes, na ausência de necessidades, projetos ou problemas reais, e em formas padronizadas que autorizam a atribuição de notas ou outro tipo qualquer de classificação.”
c) Na “[…] interação joga-se, em muitos momentos, sem ser constantemente controlada por uma racionalidade, muitas vezes até a revelia do professor, o qual age a partir da sua personalidade, hábitos, caprichos, preferências, culpabilidades, automatismos, angústias…”.


d) “O professor não tem liberdade para avaliar a seu bel-prazer. As avaliações podem reforçar as distâncias e a seleção ou para suavizar. A autonomia do professor é ilusória. É uma questão de nível de exigência, de expectativas, de práticas dos trabalhos escritos e das interrogações orais.”

Questão 04: (Instituto Consulplan) A existência de definições equivocadas sobre a interdisciplinaridade parece convergir com uma insistente busca de definição unívoca e definitiva desse conceito.

(FÁVERO, Altair; CONSÁLTER, Evandro. A interdisciplinaridade na formação continuada de professores. In: FÁVERO, Altair; TONIETO, Carina.; CONSÁLTER, Evandro. (Orgs.). Interdisciplinaridade e formação docente. Curitiba: CRV, 2018. P. 63.)

Indique a alternativa que aponta uma percepção equivocada sobre o conceito de interdisciplinaridade.

a) “A ideia de um conhecimento interdisciplinar não pode ser interpretada como uma ‘síntese de ordem filosófica dos saberes especializados’.”
b) “A interdisciplinaridade é uma estratégia, uma razão instrumental, uma mediação entre a unidade e a multiplicidade, entre as partes e o todo.”
c) “O trabalho interdisciplinar pode ser visto tanto como um processo quanto como um produto de um diálogo construtivo entre as disciplinas.”
d) “O conhecimento interdisciplinar pode ser entendido como a solução metodológica para a fragmentação do saber provocada pelo excesso de especialização e disciplinarização do saber.”

Questão 05: (Instituto Consulplan) Tardif (2014), no livro “Saberes docentes e formação profissional”, explicita que “o saber docente é plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos…”. Segundo o autor, são constitutivos da profissionalidade docente os:

a) Saberes práticos; saberes experienciais; saberes pedagógicos; e, saberes disciplinares.
b) Saberes pedagógicos; saberes das ciências da educação; saberes disciplinares; e, saberes práticos.
c) Saberes disciplinares; saberes experienciais; saberes práticos; e, saberes das ciências da educação.
d) Saberes das ciências da educação; saberes disciplinares; saberes experienciais; e, saberes pedagógicos.

Questão 06: (Instituto Consulplan) Tardif (2014), no livro “Saberes docentes e formação profissional”, discute a importância das fases iniciais da carreira e a experiência de trabalho na constituição da profissionalidade docente. Segundo as análises apresentadas por Tardif sobre as fases iniciais da carreira e da experiência do professor, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) “A fase de estabilização e de consolidação (de 3 a 7 anos), em que o professor investe a longo prazo na sua profissão e os outros membros da instituição
reconhecem suas capacidades. Essa fase se caracteriza por uma confiança maior do professor em si mesmo e também de outros agentes no professor.”
b) “[…] após a fase de estabilização e consolidação, o docente começa a dominar aspectos pedagógicos do seu trabalho (gestão da classe, planejamento do ensino, apropriação pessoal dos programas etc.), o que se manifesta através de um melhor equilíbrio profissional e, segundo Wheer (1992), de um interesse maior pelos problemas de aprendizagem dos alunos.”


c) “[…] os cinco ou sete primeiros anos da carreira representam um período crítico de aprendizagem intensa da profissão, que suscita expectativas e sentimentos fortes, e às vezes contraditórios, nos novos professores. Esses anos constituem um período fundamental da história profissional do professor, determinando inclusive seu futuro e sua relação com o trabalho.”
d) “[…] os primeiros anos de carreira teriam duas fases: Uma fase de exploração (de 1 a 3 anos), na qual o professor escolhe provisoriamente a sua profissão, inicia-se através de tentativas e erros, sente a necessidade de ser aceito por seu círculo profissional e experimenta diferentes papéis. Essa fase pode ser fácil ou difícil, entusiasmadora ou decepcionante, e é condicionada pelas limitações da instituição.”

Questão 07: (Instituto Consulplan) Embora ainda recentes no Brasil, os estudos sobre eficácia escolar têm considerado as seguintes perspectivas:
[…] a conceptual de eficácia em educação tem dado origem ao uso da terminologia eficácia educacional (educational effectiveness), que engloba o campo da eficácia escolar (school effectiveness); da eficácia docente (teacher effectiveness); e da eficácia pedagógica (instructional effectiveness), cada qual com objeto de estudo focado nos diferentes modos e níveis de organização do sistema escolar…

(Brooke, Nigel; Soares, Francisco. Pesquisa em eficácia escolar. Belo Horizonte: UFMG. p. 133.)
As alternativas a seguir apresentam evidências obtidas a partir de estudos que abordam a eficácia, o efeito escola e efeito professor, EXCETO:

a) “[…] faz sentido imaginar que algumas características individuais dos professores estejam relacionadas ao desempenho do aluno nos testes.”
b) “A avaliação do desempenho anterior do aluno em uma dada matéria consegue predizer melhor o desempenho posterior naquela matéria do que uma avaliação de sua habilidade geral.”
c) “Ainda não dispomos de estudos que confirmem relações entre a qualidade do ensino e o desempenho do aluno e a aspectos constitutivos da prática docente como a clareza da apresentação do professor e sua orientação adequada das tarefas…”
d) Estudos de eficácia escolar tendem a usar muitas variáveis de insumo para descrever escolas, parcialmente devido à complexidade do fenômeno e parcialmente devido ao fato de não se saber quais variáveis são críticas, e não querer omitir nenhuma das que são realmente importantes.

Questão 08: (Instituto Consulplan) Considerando os estudos sobre efeito escola e o papel das variáveis recursos e instalações físicas no ambiente escolar, é INCORRETO afirmar que:

a) O que as pessoas fazem com os espaços é representativo para o aprendizado do estudante.
b) A infraestrutura física e de recursos é fundamental, mesmo quando não utilizadas pelos alunos.
c) A existência de bibliotecas, acesso a tecnologias, a disponibilidade de livros-texto e espaços de ensino além da sala de aula são importantes.
d) O processo pelo qual as pessoas interagem com seu ambiente é mais crítico do que as características físicas do ambiente, apesar de se esperar uma interação entre instalações físicas e corpo docente.

Questão 09: (Instituto Consulplan) Maria Ferrão et al, no texto “Estudo longitudinal sobre eficácia educacional no Brasil: comparação entre resultados contextualizados e valor acrescentado” (2018), discutem os estudos sobre escola eficaz no Brasil. Segundo os autores, em países marcados pela desigualdade como o Brasil, a definição de estratégias para o alcance desse objetivo passa por incorporar o conhecimento de base científica que permite responder à questão fundamental: Como fazer com que todas as crianças e jovens tenham acesso e usufruam de uma educação de qualidade? Considerando o exposto e os resultados dos estudos sobre escola eficaz no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) “Uma escola eficaz é aquela ‘onde os alunos têm um progresso além do que seria esperado considerando as suas características à entrada na escola’.”
b) “No Brasil, a pesquisa sobre a eficácia escolar foi deflagrada a partir do ano 1990, durante a produção das primeiras edições do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).”
c) “Tanto no Brasil como em Portugal, por exemplo, até a data não foi realizado qualquer estudo empírico que atenda integralmente às recomendações metodológicas e técnicas necessárias a uma investigação deste tipo.”
d) “Em sua maioria, os estudos têm utilizado bases de dados transversais das avaliações nacionais, de modo a contextualizar os resultados educacionais dessas avaliações. Poucos estudos têm sido desenvolvidos com um delineamento longitudinal, registrando-se apenas estudos de escopo limitado…”

Questão 10: (Instituto Consulplan) Sobre o efeito turma e efeito escola no desempenho estudantil, os estudos sobre eficácia escolar, entre eles o de Madaus, Airasan e Kellaghan (1980), apontam que “o ambiente das escolas e salas de aula parecem estar mais altamente relacionados ao desempenho dos alunos…”.

(In: BROOKE, Nigel; Soares, Francisco. Pesquisa em eficácia escolar. Belo Horizonte: UFMG. p. 139.)

As afirmações a seguir estão corretas, EXCETO:

a) “[…] o conjunto de variáveis representado pela sala de aula, pelo professor ou pela família não é o que permite explicar o desempenho.”
b) “[…] os processos e pressões que parecem se relacionar com alto desempenho incluam a estrutura da sala de aula e da escola, disciplina, objetividade, tempo gasto na tarefa e clareza do ensino.”
c) […] quando a eficácia da escola é medida por avaliações de desempenho cognitivo específicas para o ensino oferecido na escola verifica-se diferenças importantes de desempenho entre escolas e turmas.
d) “[…] as interações de natureza sociopsicológica em conjunto com as características da subcultura de dentro da escola são a maior fonte de diferenças entre as escolas no desempenho cognitivo dos alunos…”

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Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 01: Profissionalidade Docente

Segundo Sacristán, a profissionalidade docente abrange diversas facetas, sendo um sistema de práticas aninhadas de caráter antropológico, institucional, didático, entre outros. A conceituação em seu sentido mais amplo é definida como uma dimensão mais imediata da prática, que não pode ser compreendida sem referência às outras práticas que a sustentam.

Questão 02: Modelos de Profissionalismos de Ensino

Altet identifica quatro modelos de profissionalismos de ensino, que correspondem a paradigmas que os sustentam. Dentre eles, destacam-se o professor prático, o professor magister, o professor tecnólogo e o professor profissional ou reflexivo.

Questão 03: O Contrato Didático

Perrenoud discute o contrato didático, que regula o estatuto dos saberes na sala de aula. Este contrato pode influenciar nas desigualdades e na forma como os saberes são manifestados, além de afetar a interação entre professor e aluno.

Questão 04: Interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade é muitas vezes mal compreendida e definida de forma equivocada. Ela não deve ser interpretada como uma síntese filosófica dos saberes, mas sim como uma estratégia que visa promover a integração entre diferentes áreas do conhecimento.

Questão 05: Saberes Docentes

Para Tardif, os saberes docentes são formados por uma gama de conhecimentos, incluindo saberes práticos, experienciais, pedagógicos e disciplinares. Estes saberes são essenciais para a construção da profissionalidade docente.

Questão 06: Fases Iniciais da Carreira Docente

Tardif destaca a importância das fases iniciais da carreira docente na constituição da profissionalidade. As fases de exploração, estabilização e consolidação são fundamentais para o desenvolvimento do professor e sua relação com o trabalho.

Questão 07: Estudos sobre Eficácia Escolar

Os estudos sobre eficácia escolar têm considerado diversas perspectivas, como a eficácia educacional, a eficácia docente e a eficácia pedagógica. Estes estudos buscam compreender como diferentes variáveis influenciam o desempenho dos alunos.

Questão 08: Recursos e Instalações Físicas na Escola

O uso dos recursos e instalações físicas na escola pode impactar no aprendizado dos alunos. A interação das pessoas com o ambiente e com os recursos disponíveis é fundamental para promover um ambiente escolar propício ao ensino e à aprendizagem.

Questão 09: Escola Efetiva no Brasil

Os estudos sobre escola eficaz no Brasil buscam identificar estratégias para garantir uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens. Estes estudos têm utilizado bases de dados transversais das avaliações nacionais para analisar o progresso dos alunos.

Questão 10: Efeito Turma e Efeito Escola

Os estudos sobre eficácia escolar apontam que o ambiente das escolas e salas de aula está relacionado ao desempenho dos alunos. A interação dos alunos com a estrutura da sala de aula, a disciplina, o tempo gasto na tarefa e a clareza do ensino são fundamentais para promover o aprendizado.

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