Olá, bom dia a todos que acompanha o blog Questões Concurso Pedagogia. Durante a semana como sugestões dos nossos seguidores da página no facebook iremos colocar simulado e estudo sobre AVALIAÇÃO. O Simulado Avaliação Formativa contém parte teórica e questões de avaliação formativa.
BAIXAR
Nossos materiais que já ajudaram muitos professores: http://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/
Curso de Conhecimentos Pedagógicos: http://questoesconcursopedagogia.com.br/conhecimentospedag/
Curta nossa página: https://www.facebook.com/superpreparado/
Estudo Para Concurso Professor
Tema: Avaliação (Parte 1)
Objetivo: Dominar assuntos relacionados a Avaliação para responder questões de concurso com êxito.
Tempo de estudo: 20 a 30 min
Avaliação Formativa
O que é?
- Chamada de avaliação para as aprendizagens,
- Foco no processo ensino-aprendizagem.
- Não tem finalidade probatória
- Está incorporada no ato de ensinar, integrada na ação de formação.
- Alguns autores consideram que a avaliação formativa englobe as outras modalidades de avaliação já que ela se dá durante o processo educacional. Seu caráter é especificamente pedagógico.
Quais são seus objetivos?
- Melhorar o processo de ensino-aprendizagem mediante o uso de informações levantadas por meio da ação avaliativa.
- Semelhantemente à avaliação diagnóstica, a avaliação formativa busca detectar dificuldades suscetíveis de aparecer durante a aprendizagem a fim de corrigi-las rapidamente.
- Seu foco está no processo de ensino-aprendizagem.
- Informações sobre o desenvolvimento do aluno são fornecidas ao professor, permitindo que a prática docente se ajuste às necessidades discentes durante o processo.
Quais são as suas características?
- Capacidade em gerar, com rapidez, informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem.
- É possível ter os subsídios para a busca de informações para solução de problemas e dificuldades surgidas durante o trabalho com o aluno.
- Os fatores internos à situação educacional são levados em conta para proceder à avaliação.
- Caracteriza-se por possibilitar a proximidade, o conhecimento mútuo e o diálogo entre professor e aluno.
Para que servem os seus resultados?
- Os resultados da avaliação formativa servirão de base para identificar como o processo de aprendizagem tem acontecido.
- As informações que essa avaliação revela permitem o planejamento, o ajuste, o redirecionamento das práticas pedagógicas no intuito de aprimorar as aprendizagens dos alunos.
- Seus resultados servem para apoiar, compreender, reforçar, facilitar, harmonizar as competências e aprendizagens dos alunos.
Simulado Avaliação Formativa
1.É uma característica da avaliação formativa:
a) ocorre, principalmente, no final do processo.
b) objetiva atribuir notas.
c) considera apenas os conteúdos principais.
d) preocupa-se em analisar os processos mais complexos da aprendizagem
e) tem caráter classificatório.
- A avaliação formativa das aprendizagens se caracteriza por
a) quantificar, comparar e classificar os desempenhos dos estudantes.
b) acompanhar os processos e percursos individuais de aprendizagens
c) vincular as aprendizagens aos contextos históricos e sociais dos alunos.
d) anunciar o processo de aprendizagem a partir de testes e provas.
e) ter uma função reguladora dos resultados das aprendizagens.
- Quanto à avaliação formativa, pode-se dizer:
a) Gera conceitos que podem ser expressos em notas ou em outros códigos de caráter classificatório.
b) Tem o objetivo de quantificar o conhecimento do aluno, hierarquizando o conhecimento.
c) Preocupa-se com a construção de instrumento que seja capaz de avaliar o processo de aprendizagem e não somente um produto final
d) Busca criar um instrumento que reflita um modelo que permita a contagem do conhecimento demonstrado e o nivelamento dos alunos.
e) Coloca-se como um instrumento que encerra uma etapa educativa no tempo, medindo o conhecimento por meio do “certo” e do “errado”.
- A respeito da Avaliação Formativa, é INCORRETO afirmar:
a) A avaliação formativa não tem como objetivo classificar ou selecionar.
b) Fundamenta-se nos processos de aprendizagem em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais.
c) Uma avaliação não precisa conformar-se a nenhum padrão metodológico para ser formativa.
d) O sentido e a finalidade da avaliação formativa deve ser o de conhecer melhor o professor, suas competências e suas técnicas de trabalho.
- No âmbito da avaliação formativa, podemos AFIRMAR que seu objetivo é:
a) evidenciar os erros e penalizar o aluno que não estuda.
b) qualificar o aluno justificando a sua exclusão da escola.
c) refletir sobre o que se ensina e o que se aprende.
d) quantificar o saber adquirido pelo aluno.
6.Sobre a avaliação formativa, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Permite conhecer a realidade escolar.
b) Deve subsidiar um processo coletivo para selecionar alunos.
c) Imprime uma direção às ações dos educadores e dos educandos.
d) Tem um compromisso com os resultados da própria organização do trabalho pedagógico.
e) Busca compreender criticamente as causas de existência de problemas para propor alternativas.
7.Assinale a opção que indica uma característica exclusiva da avaliação formativa.
a) Serve como instrumento de análise crítica da prática educativa do professor.
b) Tem como propósito é punir, premiar, hierarquizar, rotular.
c) Indica o que o aluno aprendeu na comparação com os objetivos pretendidos.
d) Predominam as situações de exame no controle da aprendizagem.
e) É feita com base no produto.
8.Do ponto de vista do estudante, uma avaliação formativa por meio da análise de portfólio permite apreciar a
a) autocrítica e análise do próprio desempenho.
b) escolha dos conteúdos que devem ser dispensados.
c) identificação de oportunidades educacionais.
d) descoberta de talentos artísticos.
- Julgue o item que se segue, relativo à avaliação escolar.
A atribuição de notas é preponderante na avaliação formativa.
( ) Certo ( ) Errado
- A avaliação formativa é aquela em que o professor está atento aos processos e às aprendizagens de seus estudantes. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
a) O professor deve entender que a avaliação é essencial para dar prosseguimento aos percursos de aprendizagem.
b) O professor não avalia com o propósito de dar uma nota, pois dentro de uma lógica formativa, a nota é uma decorrência do processo e não o seu fim último.
c) A avaliação formativa é aquela que o professor faz por observação do desempenho, sem utilizar instrumentos de verificação como: trabalhos em sala de aula e atividades extraclasse.
d) A avaliação faz parte do cotidiano das tarefas propostas, das observações atentas do professor, das práticas de sala de aula.
e) A avaliação formativa é aquela que orienta os estudantes para a realização de seus trabalhos e de suas aprendizagens, ajudando-os a localizar suas dificuldades e suas potencialidades, redirecionando-os em seus percursos.
1.D
2.B
3.C
4.D
5.C
6.B
7.A
8.A
9.E
10.C
Nossos materiais que já ajudaram muitos professores: http://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/
Curso de Conhecimentos Pedagógicos: http://questoesconcursopedagogia.com.br/conhecimentospedag/
Curta nossa página: https://www.facebook.com/superpreparado/
Nosso blog contém Materiais destinado a quem procura:
- Simulados de conhecimentos pedagógicos para concurso;
- Simulados de avaliação da aprendizagem;
- Simulados concurso pedagogia
- Questões concurso pedagogia;
- Simulados de pedagogia;
- Simulados Planejamento Escolar;
- Simulados Currículo Escolar;
- Simulados Tendências pedagógicas;
- Simulado lei de diretrizes e bases da Educação atualizada;
- Simulados de didática;
- Simulados Estatuto da Criança e Adolescente;
- Simulados Paulo Freire;
- Simulados Piaget;
- Simulados Teóricos da Educação;
- Simulados Projetos Políticos Pedagógicos
- Simulados Gestão Escolar;
- Simulados PCNs;
- Simulados Educação Infantil;
- Simulados Séries Iniciais;
- Simulados Letramento;
- Simulado sobre Educação de Jovens e Adultos – EJA;
- Simulados sobre Edgar Morin;
- Simulados sobre História da Educação
Gostaria de receber novidades sobre curso de simulado.
OK.