Simulado Conhecimentos Pedagógicos para Educadores

Preparamos um simulado exclusivo de conhecimentos pedagógicos para professores e profissionais da educação que buscam se destacar em concursos e seleções. Este material aborda questões atuais e reflexivas, proporcionando uma preparação completa e eficaz. Baixe o simulado em PDF e mergulhe nos principais temas da área.

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Simulado Conhecimentos Pedagógicos para Educadores

QUESTÃO 1

IBADE | A escola no Brasil tem se constituído em um contexto histórico e cultural predominantemente excludente e meritocrático, o que gera a culpabilização de diferentes atores quando a questão são as dificuldades no processo de escolarização. Neste contexto, constantemente, crianças são estigmatizadas por não se desempenharem de acordo com os padrões curriculares propostos.

Numa pesquisa em que os sujeitos foram professores dos anos iniciais de uma rede municipal de ensino, os respondentes afirmam que o Serviço de Apoio Pedagógico – SAP serve como um auxílio no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, como um atendimento diferenciado para as crianças que apresentam dificuldades no processo de escolarização. No entanto, percebem-se algumas vozes dissonantes, que demonstram um olhar mais crítico dos docentes com relação ao processo de educação escolar relacionado ao apoio pedagógico em uma sala específica.

Assinale a alternativa que mostra a resposta com o olhar crítico em relação ao apoio pedagógico em uma sala específica.

a) […] se não for um depósito, a sala de apoio traz bons resultados. (P18)
b) […] para auxiliar o aluno em suas dificuldades de aprendizagem e ao professor de sala que não possui recursos e disponibilidades para atendê-lo
individualmente. (P02)

c) […] superar ou amenizar as dificuldades dos alunos que não conseguiram aprender em tempo real. (P40)
d) […] ajudar no trabalho do professor de sala, suprir o que não está sendo possível. (P13)
e) […] para melhor acompanhamento em sala e na vida escolar. (P04)

QUESTÃO 2

IBADE | A defesa da Educação pública, gratuita e laica ganhou força no país em 1932, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Seus 26 signatários – entre eles Lourenço Filho (1897-1970) e Anísio Teixeira (1900-1971) – combatiam a escola restrita à elite e ligada à religião. Os anseios se justificavam. Afinal, em 1920 o analfabetismo no Brasil atingia 80%.

Segundo a Profa. Maria Cristina Gomes Machado, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), “O principal mérito do manifesto foi trazer à tona o debate sobre a escola para toda a população independentemente da classe social”. Nesse mesmo ano, foi criado o Ministério da Educação e:

a) Cultura.
b) Esportes.
c) Meio Ambiente.
d) Administração.


e) Saúde Pública.

QUESTÃO 3

IBADE | As propostas de uma Educação mais democrática foram abandonadas com o início do regime militar, em 1964. Paulo Freire (1921-1997) foi exilado no Chile e a Escola Nova deixou de ser considerada para as políticas públicas. O novo governo manteve a preocupação com a industrialização crescente e o foco em formar um povo capaz de executar tarefas, mas não necessariamente de pensar sobre elas.

Também foram assinados acordos entre os governos brasileiro e norte-americano que vinham sendo discutidos há alguns anos e previam a vinda de técnicos para treinar professores.

Dermeval Saviani afirma que a meta do governo era a elaboração de um plano de Educação com a escola primária voltada para uma  atividade prática e, o 2o grau:

a) propedêutico que ensinasse os conceitos básicos para as disciplinas específicas.
b) compartimentado em cursos chamados de Científico, Normal e Clássico.
c) em horário integral que contava com aulas preparatórias para o vestibular.
d) generalista, com ênfase no 3o ano, que requeria a escolha de uma carreira.

e) técnico que preparasse o estudante para o mercado de trabalho.

QUESTÃO 4

VUNESP | Mazzota (2011) destaca pontos importantes da história da educação especial no Brasil. Apresenta que foi precisamente em 12 de setembro de 1854 que a primeira providência foi concretizada por Dom Pedro II, fundando

a) na Baixada Santista, em São Paulo, o Instituto de Meninas Cegas.
b) na cidade do Rio de Janeiro, o Imperial Instituto de Meninos Cegos.
c) no Rio de Janeiro, o Ines – Instituto Nacional de Educação de Surdos.
d) em São Paulo, o Instituto de Cegos Padre Chico.
e) na cidade de São Paulo, o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos.

QUESTÃO 5

CPCON UEPB | A escola é uma instituição social com função própria e que perspectiva atender aos modelos/tipos de sociedades vigentes. Sobre a instituição social escola, analise as proposições a seguir e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) No Brasil, a escola laica existe desde 1730, com a reforma promovida pelo Marquês de Pombal.


( ) Adam Smith (1723-1790), teórico da educação, defendia a escola enquanto espaço promotor de cultura e de transformação social.
( ) O acesso à educação escolar enquanto direito público subjetivo no Brasil é garantido pelo art. 205 da Constituição Brasileira de 1988.
( ) O experimento das “escolas novas” teve início na Inglaterra, com Cecil Redie (1858-1932), em 1889, com a abertura de uma escola para rapazes dos 11 aos 18 anos. Segundo Redie, o ensino escolar deveria promover “um desenvolvimento harmonioso de todas as faculdades humanas”.
( ) No Brasil, as instituições de ensino são administrativamente classificadas como públicas, privadas e comunitárias.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

a) F, V, V, V e F.
b) V, F, F, F e V.
c) V, V, F, V e V.
d) F, F, F, V e V.
e) V, V, V, F e F.

QUESTÃO 6

VUNESP | Segundo Kuenzer (in: Lombardi, Saviani, Sanfelice orgs., 2005), a fragmentação curricular, que divide o conhecimento em áreas e disciplinas trabalhadas como se fossem autônomas entre si, e, ainda, a dualidade estrutural, expressa pela existência de diferentes escolas voltadas para diferentes classes sociais são exemplos de trabalho pedagógico fragmentado, decorrente das demandas de disciplinamento do mundo do trabalho capitalista organizado e gerido segundo os princípios

a) do taylorismo/fordismo.
b) da polivalência.
c) do toyotismo.
d) da pedagogia das competência.
e) da politecnia.

QUESTÃO 7

VUNESP | De acordo com Anita Handfas, em artigo da Revista Linhas Críticas (2010), é correto afirmar que a escola capitalista e a produção capitalista geram um trabalhador

a) fragilizado, porque o sistema capitalista faz o homem perder a sua essência, na medida em que a intensificação da divisão social do trabalho fragmenta o processo de produção entre o trabalho manual e o trabalho intelectual.

b) qualificado, cabendo analisar as contradições decorrentes desse processo, de modo a apreender o tipo de qualificação, assim como definir as condições materiais e ideológicas que provocam esse tipo de qualificação, na escola e na produção.

c) cativo, tendo em vista que a libertação do homem e a sua desalienação frente ao trabalho só seriam possíveis mediante a superação das relações sociais capitalistas de produção.

d) eficiente, pois, em relação à educação escolar, a transmissão do acervo cultural e científico acumulado só se constituirá em uma unidade entre a teoria e a prática, no modelo de trabalho fragmentado adotado pela sociedade capitalista.

e) desqualificado, já que a contradição entre trabalho e educação na sociedade capitalista se manifesta pela alienação do homem de sua própria individualidade e pela perda do caráter emancipador do trabalho.

QUESTÃO 8

FGV | “O homem é a única criatura que precisa ser educada. Um animal é por seu próprio instinto tudo aquilo que pode ser, mas o homem tem necessidade de sua própria razão e autonomia. O homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz.”

Adaptado de KANT, I. Sobre a Pedagogia. Piracicaba: Editora Unimep, 1999.

Segundo o texto citado, é correto afirmar que:

a) a formação humana deve se guiar pela naturalidade;
b) o humano tem a educação como requisito básico;
c) a essência humana está em conflito com a racionalidade;
d) o humano nasce pronto e é suplementado pela educação;
e) a educação humana é como a domesticação do animal.

QUESTÃO 9

VUNESP | Buscando compreender como ocorre o poder nas organizações, Leandro leu o artigo de Marlene Guirado que, no capítulo 4 da obra organizada por Aquino (1996), apresenta as ideias de Foucault sobre o conceito de poder. Logo no início do texto, a autora indaga: “Que poder é esse de Foucault? O que há de tão revolucionário nele?”. E, a seguir, responde: “Para começar, segundo nosso autor, poder é verbo, é ação. É relação de forças. Isso significa que poder não é uma coisa, um algo a mais que alguém tem, ou que algum grupo tenha, em detrimento de outro. Poder é relação de forças, isto é, uma dimensão

a) característica da democracia.”
b) constitutiva de qualquer relação social ou discursiva.”
c) relacionada às forças em disputa por uma determinada realidade.”
d) capaz de alterar, em favor de alguém, uma dada situação em disputa.”
e) das forças políticas que lutam para manutenção de uma específica estrutura.”

QUESTÃO 10

VUNESP | Ao abordar a relação entre sociedade e educação, Luckesi (2002) destaca três tendências filosófico-políticas para compreender a educação, as quais se constituíram ao longo da prática educacional

A primeira tendência é a redentora, que compreende a educação como a responsável pela direção da sociedade e da vida social, salvando-a da situação em que se encontra. A segunda tendência vê a educação como reprodutora da sociedade. E, a terceira tendência é a que tem por perspectiva compreender a educação como mediação de um projeto social, isto é, a educação como transformadora da sociedade.

A relação entre sociedade, educação e escola também é objeto de reflexão de Rios (2011), que destaca a relevância da cultura, como elemento estruturante da sociedade. Segundo Rios, “há uma interferência recíproca que atravessa todas as instituições que constituem o social” e pode-se “verificar que a escola tem uma função contraditória – ao mesmo tempo em que é fator de manutenção, ela transforma a cultura”. Para Rios, “a escola é parte da sociedade e tem com o todo uma relação

a) inflexível”.
b) dialética”.
c) sistêmica”.
d) autocrática”.
e) democrática”.

GABARITO:

1) A; 2) E; 3) E; 4) B; 5) D; 6) A; 7) B; 8) B; 9) B; 10) B.

Assuntos Abordados no Simulado:

Percepções dos Professores sobre o Apoio Pedagógico

No contexto educacional brasileiro, o Serviço de Apoio Pedagógico (SAP) tem sido um instrumento essencial para lidar com as dificuldades no processo de escolarização. No entanto, a visão crítica de alguns professores revela nuances importantes sobre a eficácia desse suporte, trazendo à tona reflexões sobre a verdadeira contribuição do SAP no desenvolvimento dos alunos.

Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e o Ministério da Educação

Em 1932, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi um marco na defesa de uma educação pública, gratuita e laica para toda a população. Esse movimento culminou na criação do Ministério da Educação, sinalizando uma mudança significativa no paradigma educacional brasileiro. O entendimento desses eventos é crucial para compreender a evolução do sistema educacional no país.

Transformações na Educação durante o Regime Militar

O período do regime militar no Brasil trouxe mudanças substanciais na abordagem da Educação. A ênfase na formação de mão de obra para atender às demandas industriais contrastou com as propostas democráticas anteriores. A compreensão desse contexto é fundamental para analisar o impacto duradouro dessas transformações no sistema educacional brasileiro.

Marcos Históricos da Educação Especial no Brasil

O reconhecimento da importância da Educação Especial remonta a 1854, quando Dom Pedro II fundou o primeiro instituto para deficientes visuais. Esses marcos históricos delinearam a trajetória da Educação Especial no Brasil, refletindo os esforços para garantir a inclusão e a igualdade de oportunidades na educação.

Análise da Escola como Instituição Social

A escola, enquanto instituição social, desempenha um papel crucial na modelagem da sociedade. Compreender sua dinâmica e sua capacidade transformadora e, ao mesmo tempo, mantenedora da cultura é essencial para discutir o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Fragmentação Curricular e Dualidade Estrutural na Educação

A fragmentação curricular, caracterizada pela divisão autônoma do conhecimento, e a dualidade estrutural, que cria escolas diferenciadas para distintas classes sociais, refletem desafios na abordagem pedagógica. Esses fenômenos estão intrinsecamente ligados às demandas do mundo do trabalho capitalista, sendo cruciais para entender as complexidades da educação contemporânea.

Relações de Poder nas Organizações Educacionais

A compreensão das relações de poder nas organizações educacionais, conforme proposto por Foucault, é fundamental para analisar como as dinâmicas sociais e discursivas influenciam a tomada de decisões e a estrutura do ambiente educacional. Essa perspectiva contribui para uma abordagem mais crítica e reflexiva sobre as práticas institucionais.

A Visão de Kant sobre a Educação Humana

Imerso na filosofia, Kant destaca a educação como a ferramenta fundamental para a formação humana. Sua visão enfatiza a importância da razão e autonomia, argumentando que o homem se torna verdadeiramente humano por meio da educação. Essa abordagem ressalta a necessidade de cultivar o intelecto e a autonomia na jornada educacional.

Conceito de Poder segundo Foucault

Foucault redefine o poder como uma ação, uma relação de forças, indo além da concepção tradicional. Sua visão revolucionária destaca o poder como uma dimensão constitutiva das relações sociais e discursivas, proporcionando uma perspectiva única para analisar as estruturas sociais e os mecanismos de controle presentes na educação e na sociedade.

Tendências Filosófico-Políticas na Relação entre Sociedade e Educação

Luckesi apresenta três tendências filosófico-políticas que moldaram a compreensão da educação em relação à sociedade. A redentora, a reprodutora e a transformadora oferecem diferentes perspectivas sobre o papel da educação na dinâmica social. Essa análise permite uma reflexão profunda sobre como a educação pode ser um agente de mudança e transformação na sociedade.

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