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Simulado Tendências Pedagógicas

QUESTÃO 1

CEV URCA | José Carlos Libâneo, no livro Democratização da escola pública afirma que as Tendências Pedagógicas na Prática Escolar foram classificadas em dois grupos, sendo o primeiro “Pedagogia Liberal: tradicional, renovada progressivista, renovada não-diretiva e tecnicista”, sendo o segundo grupo:

a) Pedagogia Progressista: libertadora, libertária e crítica-social dos conteúdos
b) Pedagogia Progressivista: libertadora, tecnicista e crítica-social dos conteúdos
c) Pedagogia Cognitivista: renovadas, tradicional e crítica-social dos conteúdos
d) Pedagogia Inatista: libertadora, libertária e crítica-social dos conteúdos
e) Pedagogia Comportamentalista: ambientalista, libertária e crítica-social dos conteúdos

QUESTÃO 2

FGV | Concepção surgida na segunda metade do século XIX, que propõe uma pedagogia ativa ao colocar o aluno no centro da aprendizagem, atribuindo-lhe papel fundamental na aquisição de conhecimento.

O trecho acima refere-se à concepção pedagógica conhecida como:

a) Escola Nova;
b) Escola Tradicional;
c) Tendência Tecnicista;
d) Tendência Libertadora;
e) Pedagogia Histórico-Crítica.

QUESTÃO 3

FGV | Historicamente, a função social atribuída à escola depende das concepções pedagógicas dominantes e dos valores atribuídos ao processo educativo.

Sobre o papel da educação para a sociedade brasileira, relacione as concepções listadas com a função social que cada uma atribuía à escola.

1. Pedagogia Tradicional (meados do século XIX a 1930)
2. Pedagogia Nova (1930 a 1970)
3. Pedagogia Tecnicista (1970 a 1980)
4. Pedagogia Histórico-Crítica (1980 em diante)

( ) Instrumento de correção da marginalização e de adaptação dos indivíduos às normas sociais, mas respeitando as individualidades e incentivando a aceitação mútua.
( ) Meio para discutir os conteúdos culturais e historicamente atribuídos ao currículo, inclusive substituindo os conteúdos formais por conteúdos reais, dinâmicos e concretos.
( ) Dispositivo para formar indivíduos eficientes, capazes de contribuir para o aumento da produtividade da sociedade, investindo em escolas técnicas.
( ) Antídoto à ignorância para todos, difundindo a instrução e transmitindo de forma sistematizada e gradual conhecimentos acumulados pela humanidade.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) 1, 4, 3 e 2;
b) 3, 2, 4 e 1;
c) 2, 4, 3 e 1;
d) 4, 1, 2 e 3;
e) 2, 1, 3 e 4.

QUESTÃO 4

FUNDEP | Para Saviani (2005), da perspectiva da Pedagogia, as diferentes concepções de educação podem ser reunidas em duas grandes tendências: a primeira tendência é constituída pelas concepções pedagógicas que priorizam à teoria sobre a prática (modalidades de Pedagogia tradicional) e a segunda, composta pelas concepções que subordinam a teoria à prática (modalidades da Pedagogia nova).

Tendo como referência as ideias do autor sobre essas duas tendências, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O problema fundamental da primeira tendência se expressava pela indagação de “como aprender”.


( ) No século XX, a segunda tendência se tornou predominante, embora a concepção tradicional fazia o contraponto às novas correntes, competindo com elas a influência sobre a atividade educativa nas escolas.
( ) A primeira tendência obteve o seu ponto mais avançado na metade do século XV, destacando-se com o Ratio Studiorum.
( ) Nas modalidades da Pedagogia nova, o papel do professor é de acompanhar os alunos, auxiliando-os em seu próprio processo de aprendizagem.

Assinale a sequência correta.

a) V – F – F – V
b) F – V – F – V
c) F – V – V – F
d) V – F – V – F

QUESTÃO 5

FUNDEP | “Como professor devo saber que sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.” (FREIRE, 2004).

Com base no pensamento de Freire, é incorreto afirmar que

a) deve se reduzir, indubitavelmente, a atividade docente em nome da defesa da curiosidade necessária.
b) a dialogicidade não nega a validade de momentos explicativos, narrativos em que o professor expõe ou fala do objeto.
c) o fundamental é que professor e alunos saibam que a postura deles é dialógica, aberta, curiosa, indagadora e não apassivada, enquanto fala ou enquanto ouve.
d) o exercício da curiosidade de forma correta é um direito do professor.

QUESTÃO 6

CEBRASPE (CESPE) | Julgue os itens a seguir, acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil.

I.A concepção pedagógica tradicional, trazida pelos jesuítas, esteve presente na educação brasileira desde a colonização do país, tendo desaparecido após a reforma pombalina.
II. A educação libertadora, proposta por Paulo Freire, se fez presente nos movimentos sociais desde a década de 60 do século passado e durante todo o período militar.
III. A concepção tecnicista remonta à segunda metade dos anos 50 do século passado, tendo como ápice a implementação da Lei no. 5.692/1971.
IV. A concepção crítico-social dos conteúdos teve seu auge no período da Segunda República.

Estão certos apenas os itens

a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.

QUESTÃO 7

GUALIMP | As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Sobre as tendências pedagógicas liberais, é CORRETO afirmar que:

a) Liberal não tem a ver com algo aberto ou democrático, mas com uma instigação da sociedade capitalista ou sociedade de classes, que sustenta a ideia de que o aluno deve ser preparado para papéis sociais de acordo com as suas aptidões, aprendendo a viver em harmonia com as normas desse tipo de sociedade, tendo uma cultura individual.
b) Partem de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da ducação e é uma tendência que não condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo.
c) Essas tendências vinculam a educação à luta e organização de classe do oprimido. Onde, para esse, o saber mais importante é a de que ele é oprimido, ou seja, ter uma consciência da realidade em que vive. Além da busca pela transformação social, a condição de se libertar através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe. Centraliza-se na discussão de temas sociais e políticos; o professor coordena atividades e atua juntamente com os alunos.
d) Procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático. Enfoca a livre expressão, o contexto cultural, a educação estética. Os conteúdos, apesar de disponibilizados, não são exigidos pelos alunos e o professor é tido como um conselheiro à disposição do aluno.

QUESTÃO 8

GUALIMP | Designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. Esta descrição trata-se da definição de:

a) Tendências Pedagógicas Progressistas.
b) Tendências Pedagógicas Liberais.
c) Tendências Pedagógicas Tradicionais.
d) Tendências Pedagógicas Tecnicistas.

QUESTÃO 9

IDECAN | Correlacione as correntes com as modalidades listadas a seguir, considerando o que Libâneo (2005) explica sobre as teorias pedagógicas contemporâneas, também chamadas de correntes pedagógicas:

Correntes

1 – Racional-tecnológica
2 – Neocognivistas
3 – Sociocríticas
4 – Holísticas
5 – Pós-modernas

Modalidades

a – Construtivismo pós-piagetiano – Ciências cognitivas
b – Ensino de excelência – Ensino Tecnológico
c – Sociologia crítica do currículo – Teoria histórico-cultural – Teoria sócio-cultural – Teoria sócio-cognitiva – Teoria da ação comunicativa
d – Pós-estruturalismo – Neo-pragmatismo
e – Holismo – Teoria da Complexidade – Teoria naturalista do conhecimento – Ecopedagogia – Conhecimento em rede

Assinale a alternativa que indique as associações corretas.

a) 1a – 2b – 3c – 4d – 5e
b) 1b – 2a – 3c – 4e – 5d
c) 1c – 2a – 3b – 4d – 5e
d) 1d – 2b – 3c – 4a – 5e
e) 1b – 2c – 3a – 4e – 5d

QUESTÃO 10

DIRENS Aeronáutica | Observe a imagem abaixo.

Fonte: Arquivo Banca Elaboradora.

É correto afirmar que ela se refere ao campo da didática denominado
a) Teorias curriculares.
b) Tendências pedagógicas.
c) Processos de planejamento.
d) Organização metodológica.

GABARITO:

1) A – 2) A – 3) C – 4) B – 5) A
6) C – 7) A – 8) A – 9) B – 10) B

Assuntos Abordados no Simulado:

1. Tendências Pedagógicas:

As Tendências Pedagógicas representam diferentes abordagens e filosofias educacionais adotadas ao longo da história. Compreender essas tendências é essencial para os educadores, pois influenciam diretamente as práticas pedagógicas em sala de aula. Elas incluem desde as perspectivas mais tradicionais até aquelas mais progressistas, cada uma com sua visão única sobre o processo de ensino-aprendizagem.

2. Concepções Pedagógicas:

As concepções pedagógicas referem-se às ideias e teorias desenvolvidas por educadores proeminentes. José Carlos Libâneo e Paulo Freire, mencionados nas questões, contribuíram significativamente para o campo da educação. Entender suas perspectivas é crucial para os profissionais da educação, pois moldam a maneira como encaramos o papel do educador e a dinâmica da sala de aula.

3. Função Social da Educação:

A função social atribuída à educação varia de acordo com as concepções pedagógicas dominantes em diferentes períodos históricos. Desde a Pedagogia Tradicional até a Pedagogia Histórico-Crítica, as visões sobre o papel da escola na sociedade brasileira evoluíram, influenciando a maneira como a educação é percebida e implementada.

4. Perspectivas de Saviani:

Derivadas das ideias de Dermeval Saviani, as duas grandes tendências na Pedagogia, priorizando teoria sobre prática ou vice-versa, têm implicações profundas no modo como a educação é concebida. Essa análise oferece insights valiosos sobre a evolução das práticas pedagógicas ao longo do tempo e sua relação com a teoria educacional.

5. Pensamento de Paulo Freire:

Paulo Freire, um dos pensadores mais influentes na Educação, enfatiza a importância da curiosidade no processo educacional. Sua abordagem dialógica e participativa destaca que o aprendizado é mais eficaz quando os alunos estão ativamente envolvidos e motivados pela curiosidade, desafiando a tradicional abordagem bancária da educação.

6. Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas no Brasil:

Compreender o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil é essencial para contextualizar as práticas educacionais contemporâneas. Desde as influências jesuítas até as mudanças ocorridas durante os movimentos sociais e políticos, a evolução dessas concepções reflete os desafios e transformações na educação brasileira.

7. Tendências Pedagógicas Liberais:

As tendências pedagógicas liberais estão enraizadas no contexto cultural e político da sociedade. Essas abordagens, muitas vezes associadas ao sistema capitalista, moldam a educação de acordo com as normas sociais e preparam os alunos para papéis sociais específicos. Compreender essas tendências é fundamental para analisar criticamente o sistema educacional.

8. Definição de Tendências Pedagógicas Progressistas:

As tendências pedagógicas progressistas, por outro lado, partem de uma análise crítica das realidades sociais, buscando atender às finalidades sociopolíticas da educação. Elas buscam transformar a sociedade por meio da educação, enfocando a conscientização, a participação ativa dos alunos e a busca pela libertação.

9. Correntes Pedagógicas Contemporâneas:

O panorama contemporâneo das correntes pedagógicas abrange diversas abordagens, desde o construtivismo até correntes sociocríticas e pós-modernas. Cada uma dessas correntes traz perspectivas únicas sobre como a educação deve ser concebida e implementada, refletindo as diversas influências teóricas na educação atual.

10. Didática e Organização Metodológica:

A didática refere-se aos métodos e técnicas de ensino, enquanto a organização metodológica diz respeito à estruturação e planejamento das atividades educacionais. Esses aspectos são cruciais para garantir um ambiente de aprendizagem eficaz, adaptando-se às necessidades dos alunos e incorporando as melhores práticas pedagógicas.

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