Simulado Preparação Educacional: Baixe agora e se destaque nos concursos!

Se você é um profissional da educação ou está se preparando para concursos na área, é crucial dominar os conhecimentos pedagógicos, que são fundamentais para o exercício da prática educacional. Pensando nisso, disponibilizamos um simulado de Preparação Educacional para auxiliar na sua preparação. Este simulado aborda questões relevantes que podem ser encontradas em concursos e seleções, proporcionando uma revisão abrangente dos principais temas da área. Baixe o PDF, mergulhe nos desafios propostos e fortaleça seus conhecimentos para alcançar o sucesso em suas futuras empreitadas educacionais.

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Simulado Preparação Educacional

QUESTÃO 1

Instituto AOCP | Na atualidade, não tem sido dada uma ênfase básica à educação de nível médio, pois, frente às desigualdades sociais, engendrou-se uma educação técnica que busca desenvolver

a) uma prática social mediadora envolvida com o processo produtivo e o desenvolvimento econômico do país.
b) uma educação que proporciona a cidadania ativa e as responsabilidades sociais.
c) capital humano, pedagogia das competências e empregabilidade para a sociedade do conhecimento.
d) uma concepção de ensino contemporânea que possibilita a todos garantir o direito ao trabalho.
e) uma modalidade educacional que pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização do mundo do trabalho.

QUESTÃO 2

VUNESP | A publicação Cadernos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo conta com um texto a respeito da pedagogia de Paulo Freire, em que Pini, Abreu e Couto afirmam: “A contribuição de Paulo Freire na educação em direitos se dá por meio de suas obras que reforçam que a educação precisa trazer as lutas e resistências da nossa ancestralidade, em diferentes cantos do mundo, travadas para a libertação das opressões. Resistir é conhecer os fatos históricos trazendo o real sentido político do período da ditadura. Para tanto, a análise e o registro desses fatos precisam ser feitos pelos sujeitos sociais que tiveram aniquilados seus direitos e a história deixará como legado para a presente e para as futuras gerações um instrumento de luta social”. Na perspectiva freiriana, atender ao que se propõe no trecho dado implica a essência da educação como prática da liberdade a partir da

a) dialogicidade.
b) educação bancária.
c) antidialética.
d) ingenuidade.
e) autossuficiência.

QUESTÃO 3

Marinha | Segundo Luckesi (2011 ), a tendência liberal renovada apresenta-se em duas versões distintas, são elas:

a) progressista e pragmatista.
b) pragmatista e renovada não diretiva.


c) renovada progressivista e progressista.
d) progressista e renovada não diretiva.
e) pragmatista e renovada progressivista.

QUESTÃO 4

Marinha | Em um Simpósio, com o tema “A Educação nas Forças Armadas: lições pretéritas e perspectivas futuras”, organizado pela Marinha do Brasil (MB), com o fito de promover capacitação continuada docente e troca de experiências profissionais, os participantes debatiam sobre os princípios e técnicas atinentes às tendências pedagógicas e sua historicidade. Durante o evento, um pedagogo discursou, com base na obra de Saviani (2011), sobre a atual configuração das concepções pedagógicas e pontuou que o lema “aprender a aprender”, tão difundido na atualidade, remete ao núcleo das ideias pedagógicas:

a) crítico-reprodutivistas.
b) libertadoras.
c) escolanovistas.
d) não diretivas.

e) libertárias.

QUESTÃO 5

ADM&TEC | Analise as informações a seguir:

I. O processo de ensino e aprendizagem, no que tange à figura do professor e a sua relação com os alunos, não deve ter como cerne, somente o conhecimento resultante através da absorção de informações, mas também o processo de construção da cidadania do aluno. Simplificar o conhecimento científico, sem mudar seu conteúdo essencial, gera sua popularização e aproxima o aluno de algo antes desconhecido. Tem-se, com essa simplificação de “falar a mesma língua do aluno”, um caminho já defendido por Boldernave, que chama esse tipo de educação de Pedagogia da Moldagem. Essa perspectiva barra a ideia de separação que afasta ciência e sociedade e reacende a questão sobre qual é o papel social da ciência.

II. Segundo Freire (1996, p. 96) “o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas imaginações, suas dúvidas, suas incertezas”. Nesse sentido, o papel da escola nessa tendência pedagógica se acentua na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo, ou seja, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.

Marque a alternativa CORRETA:

a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.

QUESTÃO 6

FGV | Demerval Saviani propõe uma sequência de fases do desenvolvimento das concepções pedagógicas na história da educação brasileira.

No que se refere à sequência proposta pelo autor, assinale a afirmativa incorreta.

a) A primeira fase transcorre tendo como base a concepção pedagógica tradicional religiosa (1549-1759).
b) Na segunda fase se dá a coexistência entre as concepções pedagógicas tradicionais religiosa e leiga (1759-1932).
c) Na terceira fase ocorre a emergência e predominância da concepção pedagógica renovadora (1932-1969).
d) Na quarta fase ocorre a emergência e predominância da concepção pedagógica liberal (1969-2001).
e) A última fase é marcada pelas concepções pedagógicas contra-hegemônicas.

QUESTÃO 7

FGV | Segundo Camillo e Medeiros (2018), com base em Libâneo, Santos e Saviani (2005): “Na contemporaneidade as teorias da educação encontram-se em várias versões, com as mais variadas abordagens, indo das mais tradicionais às mais avançadas, conforme se situem em relação aos seus temas básicos”. Ainda segundo os autores, tais teorias apresentam características em comum. Assinale a opção que apresenta uma característica que não se aplica às teorias educacionais contemporâneas.

a) Deve-se acentuar o poder da razão, isto é, da atividade racional, científica, tecnológica enquanto objeto de conhecimento.
b) Conhecimentos e modos de ação, deduzidos de uma cultura universal objetiva, precisam ser comunicados às novas gerações e recriados em função da continuidade dessa cultura.
c) Os educadores são representantes legítimos da cultura e cabe a eles ajudar os educandos a internalizarem valores universais, tais como racionalidade, autoconsciência, autonomia e liberdade.
d) Os conteúdos acumulados socialmente que se tornaram hegemônicos devem ser transmitidos às sucessivas gerações e este deve ser o principal foco da educação.
e) Os seres humanos possuem uma natureza humana básica, postulando-se a partir daí direitos básicos universais.

QUESTÃO 8

VUNESP | De acordo com Demerval Saviani, quando se investiga a história da educação, há um momento em que o eixo do trabalho pedagógico se desloca da compreensão intelectual para a atividade prática, do aspecto lógico para o psicológico, dos conteúdos cognitivos para os métodos ou processos de aprendizagem, do professor para o aluno, do esforço para o interesse, da disciplina para a espontaneidade, da quantidade para a qualidade. Trata-se da

a) virada linguística no campo da Educação, marcada pelo esforço de ressignificar termos e práticas.
b) mudança de enfoque da educação religiosa tradicional para a educação crítico-libertária.
c) passagem de uma primeira tendência, centrada em teorias de ensino, para uma segunda, centrada em teorias de aprendizagem.
d) substituição da educação formal pela educação não formal, passando a ser priorizado o aprendizado autônomo e não estruturado.
e) transição da educação teórica para a educação prática, centrada em ofícios e habilidades de educadores e educandos.

QUESTÃO 9

As tendências pedagógicas e suas relações com os objetivos finais de uma instituição educacional, tocam diretamente a relação professor/aluno, a prática escolar, os pressupostos de aprendizagem, o método de ensino e o papel da escola. A Pedagogia crítico-social dos conteúdos, como uma dessas tendências, contribui com a difusão dos conteúdos concretos e indissociáveis das realidades sociais; entendendo o importante papel transformador da escola na sociedade e busca conteúdos escolares básicos que tenham ressonância na vida dos alunos.

As propostas desta tendência foram desenvolvidas, no Brasil, por:

a) Demerval Saviani, José C. Libâneo, Carlos R. J. Cury e Guiomar N. de Mello.
b) Guiomar N. de Mello; Galdêncio Frigotto e Paulo Freire.
c) Demerval Saviane. Guiomar N. de Mello e Emilia Ferreiro.
d) Dermeval Saviane, Galdêncio Frigotto, Emilia Ferreiro e Paulo Freire.

QUESTÃO 10

CPCON UEPB | Como a maioria dos autores, Libâneo (2013) classifica as tendências pedagógicas em dois grandes grupos: as de cunho liberal e as de cunho progressista, entre as quais cita a Pedagogia Libertadora e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Levando em consideração as duas pedagogias de cunho progressista, relacione a segunda coluna de acordo a primeira:

1a Coluna

1. Pedagogia Libertadora
2. Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos

2a Coluna

( ) Constitui-se como um movimento pedagógico interessado na educação popular, na valorização da escola pública e do trabalho do professor, bem como no ensino de qualidade para o povo.
( ) Retomou a proposta de educação popular dos anos 1960, refundindo seus princípios e práticas em função das possibilidades do seu emprego na educação formal em escolas públicas.
( ) Tem sido empregada com muito êxito em vários setores dos movimentos, como sindicatos, associações de bairro e comunidades religiosas.
( ) A escola pública cumpre a sua função social e política, assegurando a difusão dos conhecimentos sistematizados a todos como condição para a efetiva participação do povo nas lutas sociais.

A sequência CORRETA dessa associação é:

a) 1, 2, 1, 2.
b) 2, 1, 2, 2.
c) 2, 2, 1, 1.
d) 1, 1, 2, 2.
e) 2, 1, 1, 2.

GABARITO:

1) C – 2) A – 3) B – 4) C – 5) D
6) D – 7) D – 8) C – 9) A – 10) E

Assuntos Abordados no Simulado:

1. Educação de nível médio e desigualdades sociais:

No contexto contemporâneo, a educação de nível médio enfrenta desafios relacionados às desigualdades sociais. O simulado aborda a ênfase dada à educação técnica como resposta a essas disparidades, buscando desenvolver práticas sociais mediadoras vinculadas ao processo produtivo e ao desenvolvimento econômico do país.

2. Contribuição de Paulo Freire na educação em direitos:

A discussão sobre a contribuição de Paulo Freire na educação em direitos destaca a importância de trazer as lutas e resistências da ancestralidade para a sala de aula. A prática da liberdade, segundo Freire, ocorre por meio da dialogicidade, onde o diálogo é essencial para a construção do conhecimento e para a conscientização dos sujeitos sociais.

3. Tendências pedagógicas: liberal renovada, progressista, pragmatista:

O simulado explora as tendências pedagógicas, apresentando duas versões da tendência liberal renovada, além das progressista e pragmatista. Compreender essas abordagens é fundamental para uma visão abrangente das diferentes perspectivas que moldam as práticas educacionais.

4. Concepções pedagógicas e o lema “aprender a aprender”:

A discussão sobre as concepções pedagógicas, com base na obra de Saviani, destaca o lema “aprender a aprender”. A reflexão sobre essa abordagem contemporânea leva a uma análise crítica das ideias pedagógicas, considerando elementos como crítico-reprodutivistas, libertadoras, escolanovistas, não diretivas e libertárias.

5. Processo de ensino e aprendizagem e a construção da cidadania:

O item aborda o papel do professor e a relação com os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Destaca-se a importância de não focar apenas no conhecimento, mas também na construção da cidadania dos alunos, simplificando o conhecimento científico para aproximar o aluno do desconhecido e eliminando a separação entre ciência e sociedade.

6. Fases do desenvolvimento das concepções pedagógicas na história da educação brasileira:

O simulado propõe uma sequência de fases do desenvolvimento das concepções pedagógicas na história da educação brasileira, desde a fase tradicional religiosa até as fases de predominância das concepções renovadora e liberal. Compreender essas fases é essencial para contextualizar a evolução do pensamento pedagógico no Brasil.

7. Características das teorias educacionais contemporâneas:

A discussão sobre as características das teorias educacionais contemporâneas destaca a diversidade de abordagens, desde as mais tradicionais até as mais avançadas. Explora-se a ênfase no poder da razão, na transmissão de conhecimentos, no papel dos educadores como representantes da cultura, na transmissão de conteúdos hegemônicos e na concepção da natureza humana básica.

8. Mudanças no eixo do trabalho pedagógico segundo Demerval Saviani:

O simulado aborda as mudanças no eixo do trabalho pedagógico conforme proposto por Demerval Saviani. Destaca-se o deslocamento da compreensão intelectual para a atividade prática, do aspecto lógico para o psicológico, e do professor para o aluno. Essa mudança reflete uma transformação significativa na abordagem educacional.

9. Pedagogia crítico-social dos conteúdos e sua relação com a transformação social:

A pedagogia crítico-social dos conteúdos é apresentada como uma tendência que busca a difusão de conteúdos concretos e indissociáveis das realidades sociais. Essa abordagem, desenvolvida por autores como Demerval Saviani, José C. Libâneo, Carlos R. J. Cury e Guiomar N. de Mello, destaca o papel transformador da escola na sociedade.

10. Classificação das tendências pedagógicas em cunho liberal e progressista:

O simulado finaliza com uma classificação das tendências pedagógicas em cunho liberal e progressista, destacando duas importantes pedagogias progressistas: a Pedagogia Libertadora e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. A associação dessas pedagogias com suas características específicas auxilia na compreensão das diferentes abordagens dentro do espectro progressista.

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