Simulado Conhecimentos Pedagógicos: Baixe de graça e seja destaque nos concursos de pedagogia

Caros professores e profissionais da educação que estão se preparando para concursos e seleções, este post traz um valioso recurso para aprimorar seus conhecimentos pedagógicos. Apresentamos um simulado abrangente, composto por questões que exploram diferentes perspectivas e teorias educacionais. Baixe o simulado em PDF e prepare-se para destacar-se nas avaliações!

BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

Simulado Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1

CETAP | De acordo com a contribuição de Saviani, na pedagogia histórico-crítica:

a) a dimensão social e política é inerente à atividade educacional,
b) educação e política são dimensões tratadas separadamente.
c) socializar o conhecimento não vem a ser uma ação política.
d) a transmissão do saber sistematizado é irrelevante na escola.
e) a prática educacional dispensa uma concepção de sociedade.

Questão 2

IMPARH | Em relação à Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica, marque a alternativa que apresenta corretamente a sequência das etapas para a estruturação de um processo de ensino e aprendizagem que revela a concepção de uma educação que defende a importância do conhecimento sistematizado para a transformação social.

a) Prática social inicial do conteúdo; Problematização; Instrumentalização; Catarse e Prática social final do conteúdo.
b) Problematização; Instrumentalização; Prática social inicial do conteúdo; Catarse e Prática social final do conteúdo.
c) Prática social inicial do conteúdo; Instrumentalização; Catarse e Prática social final do conteúdo; Problematização.
d) Problematização; Catarse; Prática social inicial do conteúdo; Instrumentalização e Prática social final do conteúdo.

Questão 3

IADES | Na concepção de Paulo Freire, a noção de educação bancária

a) versa basicamente a respeito de toda a educação privada, pois o autor era favorável à educação pública, gratuita e universal.
b) fomenta e produz no educando a autonomia nas próprias relações com o conhecimento científico e filosófico.
c) ocupa um lugar secundário, de modo que os conceitos centrais são a “pedagogia do oprimido” e a “pedagogia da autonomia”.


d) é um conceito ancorado em uma visão-dialógica de educação, na qual a dualidade educando versus educador é entendida de forma horizontal.
e) consiste em um processo no qual o aluno é visto como um depósito e reprodutor de informações.

Questão 4

FADESP | As tendências pedagógicas surgiram a partir dos diferentes pensamentos filosóficos e podem ser classificadas em dois grandes grupos:
Tendência Pedagógica Liberal e Tendência Pedagógica Progressista. A Tendência Pedagógica Progressista Crítico-Social dos Conteúdos considera que

a) o método parte de uma relação direta da experiência do aluno, confrontada com o saber sistematizado, e o papel do aluno como participante e o do professor como mediador entre o saber e o aluno.
b) o método é desenvolvido por meio de experiências, pesquisa e solução de problemas e o professor é auxiliador no desenvolvimento livre do estudante.
c) o método é baseado na facilitação da aprendizagem, a educação centralizada no aluno e o professor é que garantirá um relacionamento de respeito.
d) os procedimentos e as técnicas para a transmissão e recepção de informações estabelecem uma relação professor-aluno objetiva, em que o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las.

Questão 5

CEBRASPE (CESPE) | O avanço do uso das ferramentas tecnológicas na educação e a introdução das novas linguagens que compõem o universo dessas ferramentas exigem uma nova ação docente. Não cabe mais a ideia de transferência de conhecimentos, mas de uma prática docente dialética, que respeite as formas de pensar e agir do outro na relação pedagógica.

A prática docente a que se refere o texto anterior está calcada na vertente pedagógica

a) crítica.
b) bancária.
c) construtivista.
d) cognitivista.
e) behaviorista.

Questão 6

IBADE | Segundo José Carlos Libâneo, utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas.

Considere as afirmativas sobre o papel da escola, a atuação do professor e os conteúdos de ensino na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos.

I – A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio de aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
II – Os conteúdos não devem ser apenas ensinados, ainda que bem ensinados; é preciso que se liguem, de forma indissociável, à sua significação humana e social.
III – A forma de conceber os conteúdos estabelece oposição entre cultura erudita e cultura popular ou espontânea, numa relação de descontinuidade.
IV – O papel de mediação em torno da análise dos conteúdos é exercido pelo professor sempre de forma não-diretiva, evitando a intervenção pedagógica.

Estão corretos apenas os itens:

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.

Questão 7

VUNESP | A partir das considerações acerca da pedagogia crítico- social dos conteúdos, analisada por Libâneo (1985), assinale a alternativa correta acerca da função da escola.

a) Favorece a escolarização para todos e o desenvolvimento humano de acordo com as potencialidades individuais.
b) É mediadora entre o aluno e mundo da cultura, promovendo a assimilação crítica dos conhecimentos.
c) Promove a formação técnico-prática do aluno, atendendo às exigências do mercado de trabalho.
d) Atua de forma neutra e objetiva no processo de desenvolvimento cognitivo-social do aluno.
e) Transmite conhecimentos e informações em grande quantidade para a formação do aluno.

Questão 8

Unifil | José Carlos Libâneo (1992. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. p.23-4) coloca detalhadamente as características da escola tradicional ao relacionamento do professor-aluno. Assinale a alternativa incorreta, a que não faz parte dessas características.

a) Predomina a autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos e impede qualquer comunicação entre eles no decorrer da aula.
b) O professor transmite o conteúdo na forma de verdade a ser absorvida.
c) A disciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção e silêncio.
d) O aluno faz atividades repetitivas todos os dias, para assegurar seu aprendizado.

Questão 9

VUNESP ! Segundo José Carlos Libâneo, “os conhecimentos acumulados (os conteúdos programáticos, os conceitos, os métodos) são produzidos historicamente e, portanto, devem ser confrontados com a prática social; a escola visa assim, à transmissão/apropriação ativa de conhecimentos e habilidades, não em si mesmos, mas voltados para os interesses majoritários da sociedade, para a reflexão e ação sobre o modo de produção da vida social”.

Esta definição está ancorada numa concepção pedagógica

a) libertária.
b) profissionalizante.
c) crítico-social.
d) escolanovista.
e) tradicional.

Questão 10

FADESP | Entre as abordagens que orientam as concepções e as práticas de educação, é possível destacar a abordagem funcionalista, que enfatiza a integração social e considera a educação como um dos subsistemas integradores, responsável pela socialização. Já a abordagem dialética

a) considera a educação como uma instância de transformação social, voltada para a construção do homem coletivo.
b) adota o método desenvolvido por meio de experiências, pesquisa e solução de problemas e o professor é auxiliador no desenvolvimento livre do estudante.
c) é baseada na facilitação da aprendizagem, a educação é centralizada no aluno e o professor é que garantirá um relacionamento de respeito.
d) defende procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações, em que o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las.

Gabarito:

1) A 2) A 3) E 4) A 5) A
6) A 7) B 8) D 9) C 10) A

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Pedagogia Histórico-Crítica

A Pedagogia Histórico-Crítica, conforme discutida por Dermeval Saviani, destaca a importância da dimensão social e política na atividade educacional. Saviani argumenta que a educação não deve separar as esferas da educação e da política, mas sim reconhecer a interconexão entre ambas. A transmissão do conhecimento sistematizado e a socialização do saber são elementos fundamentais, enquanto a prática educacional não deve prescindir de uma concepção de sociedade.

Questão 2: Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica

A Didática nesse contexto visa estruturar processos de ensino e aprendizagem alinhados à Pedagogia Histórico-Crítica. A sequência envolve a prática social inicial do conteúdo, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social final do conteúdo. Destaca-se a importância do conhecimento sistematizado para a transformação social, refletindo os princípios fundamentais dessa abordagem pedagógica.

Questão 3: Concepção de Paulo Freire

Paulo Freire, renomado educador brasileiro, criticou a chamada “educação bancária”, em que o aluno é visto como um depósito de informações. Sua concepção enfatiza a autonomia do educando nas relações com o conhecimento científico e filosófico. Freire também introduziu ideias como a “pedagogia do oprimido” e a “pedagogia da autonomia“, destacando a necessidade de uma abordagem dialógica e horizontal na educação.

Questão 4: Tendências Pedagógicas – Progressista Crítico-Social dos Conteúdos

Esta tendência, inserida no grupo das Tendências Pedagógicas Progressistas, propõe que o método educacional parta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado. O papel do professor é mediar entre o saber e o aluno, promovendo uma relação mais participativa e crítica. Enfatiza-se a importância da experiência, pesquisa e resolução de problemas como métodos de desenvolvimento livre do estudante.

Questão 5: Tecnologia na Educação e Prática Docente Dialética

Com o avanço das ferramentas tecnológicas, a prática docente deve evoluir para uma abordagem dialética. Isso implica não mais na mera transferência de conhecimento, mas em uma prática que respeite as formas de pensar e agir dos alunos. A ênfase recai sobre a interação e diálogo, adaptando-se às novas linguagens presentes no universo tecnológico.

Questão 6: Tendência Pedagógica Crítico-Social dos Conteúdos (Libâneo)

José Carlos Libâneo classificou as tendências pedagógicas em liberais e progressistas. Na Crítico-Social dos Conteúdos, a escola prepara o aluno para o mundo adulto, fornecendo instrumental e conteúdos para uma participação ativa na democratização da sociedade. Os conteúdos devem ter significado humano e social, e a mediação do professor é não-diretiva, evitando intervenções excessivas.

Questão 7: Função da Escola na Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos

Segundo Libâneo, essa tendência promove a escolarização para todos, sendo mediadora entre o aluno e o mundo da cultura. Busca assimilar criticamente os conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo-social do aluno e sua participação na sociedade.

Questão 8: Características da Escola Tradicional (Libâneo)

A escola tradicional, segundo José Carlos Libâneo, caracteriza-se por uma autoridade do professor, transmissão de conteúdo como verdade a ser absorvida, disciplina imposta e atividades repetitivas. Essas características refletem uma abordagem mais autoritária e centrada no professor.

Questão 9: Concepção Pedagógica de José Carlos Libâneo

Libâneo destaca que os conhecimentos devem ser confrontados com a prática social, visando a transmissão e apropriação ativa de conhecimentos e habilidades. Sua abordagem é crítico-social, buscando a reflexão e ação sobre o modo de produção da vida social.

Questão 10: Abordagem Funcionalista e Dialética

A abordagem funcionalista destaca a integração social, considerando a educação como um subsistema integrador. Já a abordagem dialética encara a educação como uma instância de transformação social, voltada para a construção do homem coletivo. As diferenças entre essas abordagens influenciam diretamente nas práticas e concepções educacionais.

Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!

Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

Na página questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes, você encontrará um recurso valioso para sua preparação em concursos na área educacional. O material disponível consiste em mais de 1200 questões criteriosamente selecionadas, abrangendo diversos temas de conhecimentos pedagógicos. Essas questões são uma ferramenta essencial para aprimorar sua compreensão sobre os conteúdos mais relevantes, proporcionando uma preparação abrangente e eficaz.

Para ir além e fortalecer ainda mais seus estudos, recomendamos o material adicional “MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS”, disponível em go.hotmart.com. Este recurso oferece uma extensa coleção de questões cuidadosamente elaboradas, proporcionando uma preparação sólida e abrangente para quem busca se destacar em concursos e seleções na área educacional. Acesse agora mesmo e potencialize sua preparação com milhares de questões de conhecimentos pedagógicos.

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Explore nossos materiais de estudo em diversas áreas! Em professorpreparado.com.br/mais-materiais, você encontrará recursos para diferentes disciplinas. Confira:

Aprimore seus conhecimentos e esteja preparado para o sucesso em suas avaliações!

Cursos Para Provas de Títulos

Preparar-se para concursos na área da educação vai além da revisão de conteúdos. Muitos editais exigem a apresentação de cursos realizados para a prova de títulos, e é essencial não deixar essa etapa para última hora. Alguns editais podem requerer a conclusão dos cursos antes mesmo da publicação do edital, tornando crucial um planejamento antecipado.

Para facilitar sua jornada de preparação, recomendamos os cursos oferecidos em nossa plataforma educacional em professorpreparado.com.br. Todos os cursos possuem certificados válidos em todo o Brasil, proporcionando uma excelente oportunidade para enriquecer seu currículo. Confira algumas sugestões de cursos:

Antecipe-se e invista em sua formação para garantir não apenas a aprovação nas provas, mas também um diferencial competitivo em sua carreira educacional.

Canal no YouTube

Para complementar sua preparação, recomendamos explorar nosso canal no YouTube, onde oferecemos uma variedade de vídeos com simulados de Conhecimentos Pedagógicos. Acesse o canal em Questões Concursos Pedagogia e inscreva-se para receber atualizações regulares. Os vídeos abordam questões práticas e teóricas, proporcionando uma valiosa ferramenta para consolidar seus conhecimentos. Aproveite essa oportunidade para reforçar sua preparação de forma dinâmica e eficiente!

 

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário