Simulado Ética no Trabalho Docente

Para professores que estão  na luta em busca de tão sonhado concurso. Essa postagem é um simulado sobre ética no trabalho docente. São questões para para verificar sua aprendizagem sobre o assunto. Essas questões de conhecimentos pedagógicos poderá baixar e salva em em PDF.

 

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Simulado Ética no Trabalho Docente

1.Um projeto de trabalho docente deve

a) evitar as possibilidades de ruptura com o estabelecido no processo de ensino e de aprendizagem.

b) prever com certeza os caminhos e os resultados a serem alcançados.

c) considerar que a vontade e a inteligência são capazes de promover mudanças.

d) aumentar a qualidade e a eficácia do ensino.

e) opor- se a perspectiva do conhecimento globalizado.

 

2.Preencha a lacuna do texto com a resposta correta. O ______________________________ tem como função desdobrar as discussões para que elas cheguem aos_______________Portanto o trabalho deste profissional é essencialmente um trabalho de formação continuada em serviços.

 

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente.

a) Professor/Alunos.

b) Coordenador pedagógico / Alunos.

c) Gestor/Docentes.

d) Coordenador pedagógico / Docentes

 

3.O que podemos dizer corretamente sobre o trabalho docente?

a) O trabalho do professor não pode ter como pressuposto a propagação e a constituição de conhecimentos e saberes para os discentes, tendo como palco o espaço das escolas.

b) O papel do professor é caracterizado pela redução ao processo de ensino, e a docência é o trabalho dos professores; na realidade, estes não desempenham outras funções afora a tarefa de ministrar aulas.

c) A execução dessa atividade exige o domínio de conhecimentos pedagógicos e curriculares, compreendidos de forma reflexiva e crítica, a fim de informar, instruir e educar.

d) O ensino não pode se assumir como um ato intencional, pois não visa a promover aos alunos o acesso ao conhecimento sistematizado, mas sim prepará-los para obter sucesso em seus objetivos.

 

4.A professora Kátia respalda-se na Pedagogia da Autonomia e assim sabe que não pode passar despercebida pelos alunos, pois a maneira como eles a percebem lhe ajuda no cumprimento das tarefas docentes e aumenta os seus cuidados com o próprio desempenho. Sendo a sua opção democrática e progressista ao revelar aos estudantes a sua capacidade de analisar, de decidir, de optar, de não falhar à verdade caracteriza uma atitude:

a) Neutra

b) Passiva

c) Excludente

d) Autoritária

e) Ética

 

5.A Psicopedagogia é investigativa para a descoberta das causas dos problemas de aprendizagem, olhando a relação interpessoal docente/discente e suas dificuldades de aprendizagem, não só em um nível intelectual, mas buscando outras variáveis no domínio afetivo-cognitivo-social. Para tal, o profissional de Psicopedagogia tem um Código de Ética elaborado pelo Conselho Nacional do biênio 91/92 e reformulado pelo Conselho Nacional e Nato do biênio 95/96, que orienta sobre os princípios, responsabilidades e respeito, dentro de um comportamento psicopedagógico que se faz necessário para uma boa atuação profissional.

Assinale a única alternativa que NÃO faz parte expressa do Código de Ética:

a) o respeito aos outros profissionais;

b) o respeito ao sujeito envolvido no processo clinico e sua família;

c) o comprometimento com seu trabalho, buscando através de estudo melhorar sua atuação;

d) saber trabalhar em equipe, ter princípios;

e) saber apresentar os resultados de suas avaliações a terceiros interessados sempre que solicitado.

 

6.De acordo com o artigo 34 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394, de 20 de dezembro de 1986 (LDB/96):

A jornada escolar no ensino ……………..incluirá pelo menos…………. horas de trabalho efetivo……………… sendo progressivamente………………. o período de permanência na escola.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

a) fundamental ; 4 ; em sala de aula ; ampliado

b) fundamental ; 4 ; docente ; alternado

c) médio ; 3 ; em sala de aula ; ampliado

d) médio ; 4 ; docente ; ampliado

e) superior ; 5 ; docente ; ampliado

 

7.O trabalho dos especialistas não pode dissociar-se nem do tempo nem da posição funcional das atividades dos docentes.

Certo

Errado

 

8.Identifique a alternativa que se refere à organização do trabalho docente e aos fundamentos do planejamento.

a) Processo de sistematização e organização das ações do professor. É um instrumento da racionalização do trabalho pedagógico que articula a atividade escolar com os conteúdos do contexto social.

b) Orienta a tomada de decisão do professor, porque são proposições que expressam com clareza e objetividade a aprendizagem que se espera do aluno.

c) Processo de percepção, compreensão, reflexão e aplicação que se desenvolve com os meios intelectuais, motivacionais e atitudinais do próprio aluno, sob a direção e orientação do professor.

d) Atividade planejada, intencional e dirigida e não algo casual e espontâneo; resulta da reflexão proporcionada pela percepção prático-sensorial dos alunos e pelas ações mentais que caracterizam o pensamento do aprendiz.

e) Abrange a assimilação de conhecimentos pelo domínio de habilidades e pelo desenvolvimento das operações mentais, tendo em vista a preparação para a vida social e para o trabalho.

Responder

 

9.Analise as afirmativas abaixo:

I) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

II) Zelar pela aprendizagem dos alunos.

III) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, essas são atribuições dos:

a) docentes.

b) discentes.

c) assistentes de aluno.

d) monitores.

e) educandos

 

10.De acordo com Terezinha Rios, são três as competências da profissão docente: técnica, política e ética. A propósito desse assunto, assinale a alternativa correta.

a)A competência política aparece no espaço da objetividade e da escolha dos conteúdos a serem ministrados.

b)A competência ética é estabelecida no posicionamento em relação aos valores que são professados, por isso interfere nas competências técnica e política.

c)A competência técnica fica explícita na escola em que cada um faz seus posicionamentos em relação à realidade.

d)Cada tipo de competência é independente das demais, não existindo relação entre elas.

e)A competência ética é a mais importante das três pelo fato de nela se congregarem os valores morais essenciais para a vida em comunidade.

 

Gabarito

1-d 2-d 3-c 4-e 5-e 6-a 7-errado 8-a 9-a 10-b

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