fbpx

MAIS DE 1450 ATIVIDADES

PARA BAIXAR! TODAS EM PDF. CLIQUE AQUI

MILHARES DE QUES QUESTÕESCONCURSOS

Conhecimentos Pedagógicos

CURSOS DIVERSOS

DE APERFEIÇOAMENTO

Simulado Ética no Trabalho Docente

Para professores que estão  na luta em busca de tão sonhado concurso. Essa postagem é um simulado sobre ética no trabalho docente. São questões para para verificar sua aprendizagem sobre o assunto. Essas questões de conhecimentos pedagógicos poderá baixar e salva em em PDF.

 

BAIXAR

Nossos materiais que já ajudaram muitos professores: https://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/

Curso de Conhecimentos Pedagógicos: https://questoesconcursopedagogia.com.br/conhecimentospedag/

Curta nossa página: https://www.facebook.com/superpreparado/  

 

Simulado Ética no Trabalho Docente

1.Um projeto de trabalho docente deve

a) evitar as possibilidades de ruptura com o estabelecido no processo de ensino e de aprendizagem.

b) prever com certeza os caminhos e os resultados a serem alcançados.

c) considerar que a vontade e a inteligência são capazes de promover mudanças.

d) aumentar a qualidade e a eficácia do ensino.

e) opor- se a perspectiva do conhecimento globalizado.

 

2.Preencha a lacuna do texto com a resposta correta. O ______________________________ tem como função desdobrar as discussões para que elas cheguem aos_______________Portanto o trabalho deste profissional é essencialmente um trabalho de formação continuada em serviços.

 

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente.

a) Professor/Alunos.

b) Coordenador pedagógico / Alunos.

c) Gestor/Docentes.

d) Coordenador pedagógico / Docentes

 

3.O que podemos dizer corretamente sobre o trabalho docente?

a) O trabalho do professor não pode ter como pressuposto a propagação e a constituição de conhecimentos e saberes para os discentes, tendo como palco o espaço das escolas.

b) O papel do professor é caracterizado pela redução ao processo de ensino, e a docência é o trabalho dos professores; na realidade, estes não desempenham outras funções afora a tarefa de ministrar aulas.

c) A execução dessa atividade exige o domínio de conhecimentos pedagógicos e curriculares, compreendidos de forma reflexiva e crítica, a fim de informar, instruir e educar.

d) O ensino não pode se assumir como um ato intencional, pois não visa a promover aos alunos o acesso ao conhecimento sistematizado, mas sim prepará-los para obter sucesso em seus objetivos.

 

4.A professora Kátia respalda-se na Pedagogia da Autonomia e assim sabe que não pode passar despercebida pelos alunos, pois a maneira como eles a percebem lhe ajuda no cumprimento das tarefas docentes e aumenta os seus cuidados com o próprio desempenho. Sendo a sua opção democrática e progressista ao revelar aos estudantes a sua capacidade de analisar, de decidir, de optar, de não falhar à verdade caracteriza uma atitude:

a) Neutra

b) Passiva

c) Excludente

d) Autoritária

e) Ética

 

5.A Psicopedagogia é investigativa para a descoberta das causas dos problemas de aprendizagem, olhando a relação interpessoal docente/discente e suas dificuldades de aprendizagem, não só em um nível intelectual, mas buscando outras variáveis no domínio afetivo-cognitivo-social. Para tal, o profissional de Psicopedagogia tem um Código de Ética elaborado pelo Conselho Nacional do biênio 91/92 e reformulado pelo Conselho Nacional e Nato do biênio 95/96, que orienta sobre os princípios, responsabilidades e respeito, dentro de um comportamento psicopedagógico que se faz necessário para uma boa atuação profissional.

Assinale a única alternativa que NÃO faz parte expressa do Código de Ética:

a) o respeito aos outros profissionais;

b) o respeito ao sujeito envolvido no processo clinico e sua família;

c) o comprometimento com seu trabalho, buscando através de estudo melhorar sua atuação;

d) saber trabalhar em equipe, ter princípios;

e) saber apresentar os resultados de suas avaliações a terceiros interessados sempre que solicitado.

 

6.De acordo com o artigo 34 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394, de 20 de dezembro de 1986 (LDB/96):

A jornada escolar no ensino ……………..incluirá pelo menos…………. horas de trabalho efetivo……………… sendo progressivamente………………. o período de permanência na escola.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

a) fundamental ; 4 ; em sala de aula ; ampliado

b) fundamental ; 4 ; docente ; alternado

c) médio ; 3 ; em sala de aula ; ampliado

d) médio ; 4 ; docente ; ampliado

e) superior ; 5 ; docente ; ampliado

 

7.O trabalho dos especialistas não pode dissociar-se nem do tempo nem da posição funcional das atividades dos docentes.

Certo

Errado

 

8.Identifique a alternativa que se refere à organização do trabalho docente e aos fundamentos do planejamento.

a) Processo de sistematização e organização das ações do professor. É um instrumento da racionalização do trabalho pedagógico que articula a atividade escolar com os conteúdos do contexto social.

b) Orienta a tomada de decisão do professor, porque são proposições que expressam com clareza e objetividade a aprendizagem que se espera do aluno.

c) Processo de percepção, compreensão, reflexão e aplicação que se desenvolve com os meios intelectuais, motivacionais e atitudinais do próprio aluno, sob a direção e orientação do professor.

d) Atividade planejada, intencional e dirigida e não algo casual e espontâneo; resulta da reflexão proporcionada pela percepção prático-sensorial dos alunos e pelas ações mentais que caracterizam o pensamento do aprendiz.

e) Abrange a assimilação de conhecimentos pelo domínio de habilidades e pelo desenvolvimento das operações mentais, tendo em vista a preparação para a vida social e para o trabalho.

Responder

 

9.Analise as afirmativas abaixo:

I) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

II) Zelar pela aprendizagem dos alunos.

III) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, essas são atribuições dos:

a) docentes.

b) discentes.

c) assistentes de aluno.

d) monitores.

e) educandos

 

10.De acordo com Terezinha Rios, são três as competências da profissão docente: técnica, política e ética. A propósito desse assunto, assinale a alternativa correta.

a)A competência política aparece no espaço da objetividade e da escolha dos conteúdos a serem ministrados.

b)A competência ética é estabelecida no posicionamento em relação aos valores que são professados, por isso interfere nas competências técnica e política.

c)A competência técnica fica explícita na escola em que cada um faz seus posicionamentos em relação à realidade.

d)Cada tipo de competência é independente das demais, não existindo relação entre elas.

e)A competência ética é a mais importante das três pelo fato de nela se congregarem os valores morais essenciais para a vida em comunidade.

 

Gabarito

1-d 2-d 3-c 4-e 5-e 6-a 7-errado 8-a 9-a 10-b


MILHARES DE QUESTÕES
(POR ASSUNTO)