Simulado Pedagogia de Projetos: Baixe grátis e desafie-se!

Caros professores e profissionais da educação, este post é dedicado a vocês que estão se preparando para concursos e seleções na área. Sabemos que os conhecimentos pedagógicos são essenciais nesse processo, e para ajudar na sua preparação, preparamos um simulado com foco na Pedagogia de Projetos, uma abordagem educacional que tem ganhado destaque. Baixe o PDF, resolva as questões e aprimore seus conhecimentos pedagógicos.

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Simulado Pedagogia de Projetos

Questão 1

IMPARH | A pedagogia de projetos é uma metodologia de ensino que utiliza a experiência, permitindo que o aluno aprenda fazendo, reconheça sua própria autoria naquilo que constrói pela investigação, contextualize conceitos já conhecidos e descubra outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Assim sendo, é CORRETO afirmar, em relação à citada pedagogia.

I. Incentiva uma visão interdisciplinar do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia dos alunos.
II. Trata os conteúdos disciplinares como essencialmente teóricos e abstratos, sendo assim, um fim em si mesmos.
III. Tem como características a intencionalidade e a flexibilidade.
IV. Deve ser vista como uma atividade funcional, regular, metódica, que trabalha com objetivos e conteúdos prefixados, predeterminados.

Qual a opção correta?

a) As afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Somente a afirmativa IV é verdadeira.
c) As afirmativas I e III são verdadeiras.
d) As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

Questão 2

IMPARH | Na execução de uma dinâmica curricular em que se trabalha com Projetos, é INCORRETO ter como elemento norteador que:

a) a escolha dos projetos deve considerar os objetivos que a turma deve alcançar e o conhecimento a ser construído.
b) o ensino baseado na execução de projetos incentiva uma visão interdisciplinar do conhecimento e favorece o desenvolvimento da autonomia do aluno.
c) a participação do aluno deve ser ativa, porquanto se trata de uma metodologia voltada para a construção do conhecimento e não para a transferência desse conhecimento.


d) no desenvolvimento dos Projetos, a recepção, o engajamento e o resultado que cada turma obtém são sempre os mesmos, demonstrando o sucesso da ação efetivada.

Questão 3

VUNESP | Para Lerner (2002), uma das formas para conciliar as necessidades inerentes à instituição escolar com o propósito educativo de formar leitores e escritores, o possível é gerar condições didáticas que permitam pôr em cena uma versão escolar da leitura e da escrita mais próxima da versão social dessas práticas.

Para tal, a autora sugere, como uma das possibilidades,

a) o teatro introduzido na escola.
b) os saraus, contemplando toda comunidade.
c) as histórias em quadrinhos.
d) os projetos de produção-interpretação ou trabalho por projeto.
e) o jornal falado e escrito.

Questão 4

CEBRASPE (CESPE) | Com relação à ação pedagógica e ao trabalho com projetos, assinale a opção correta.

a) O emprego de projetos que aproximam a escola e o professor da realidade e da identidade do estudante reforça a função da escola de apenas ensinar conteúdos.
b) A pedagogia de projeto chegou ao Brasil a partir dos estudos de Paulo Freire.
c) A pedagogia de projeto se caracteriza por sua força motivadora e geradora de aprendizagens de situações reais.
d) A proposta do trabalho por projetos deve assegurar a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos e sociais, deixando em segundo plano os aspectos cognitivos dos educandos.
e) O trabalho com projetos exige uma postura técnica que se sobrepõe a uma postura metodológica de ensino.

Questão 5

IBADE | A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma proposta pedagógica que defende a ideia de que a aprendizagem significativa deve ser baseada na solução de problemas.

A ABP funciona de uma forma bastante diferente da metodologia tradicional. Ela elimina as barreiras entre as diversas disciplinas curriculares e utiliza as contribuições das diversas áreas do conhecimento para propor e solucionar problemas.

Em termos de procedimentos, esta metodologia também traz diferenças em relação à pedagogia tradicional. O início do processo ocorre com o aluno:

a) escolhendo o que ele quer pesquisar e montando o seu próprio grupo de trabalho.
b) analisando um conteúdo de sua preferência e relatando suas conclusões.
c) vivenciando uma atividade prática e fazendo anotações pertinentes à atividade.
d) pesquisando individualmente um tema determinado pelo professor, fora da aula.
e) entrevistando pessoas que possam contribuir com o seu projeto.

Questão 6

VUNESP | Os projetos permitem criar um modo próprio para abordar ou construir uma questão para respondê-la. Para Barbosa e Horn (2008), a proposta de trabalho com projetos possibilita, dentre outros,

a) momentos de cooperação e de liberdade; alcance da independência; transmissão de conteúdos aos mais novos.
b) percursos previsíveis e criativos; reflexão individualizada; construção de conhecimentos mais sofisticados.
c) momentos de autonomia e de dependência do grupo; de individualidade e sociabilidade; de interesse e de esforço.
d) flexibilidade de relações; espaços colaborativos para inatividade; atualização e informação constantes.
e) momentos de jogo e de trabalho; troca de informações contínuas por meio da tecnologia; obtenção de certezas.

Questão 7

VUNESP | Segundo Deprá (2017), Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo

a) sistematizar a transmissão de conhecimentos entre educandos e educadores, de forma compartilhada, disciplinada e autônoma.
b) elaborar um plano de atividades para as crianças direcionando a construção de seu saber operatório que age em constante interação com os meios ao seu redor.
c) desenvolver os saberes dos alunos a partir de objetivos indefinidos que possibilitarão o alcance da diversidade e a liberdade na aprendizagem.
d) organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores.
e) planejar situações de aprendizagem criando redes de conhecimentos entre alunos e professores de forma a privilegiar os temas e suas origens.

Questão 8

VUNESP | Vários professores de uma creche iniciaram um trabalho voltado para a Pedagogia de Projetos. Para tanto, utilizaram como referência a obra de Deprá (2017).

Tendo em vista o proposto pela autora, o professor que está desenvolvendo corretamente a etapa da “intenção” é

a) Luís, que planeja as atividades principais, as estratégias, a coleta do material de pesquisa, a definição do tempo de duração do projeto, e como será o fechamento do estudo do mesmo, além de elaborar com os alunos a diagnose do projeto.

b) Samira, que organiza e estabelece seus objetivos pensando nas necessidades de seus alunos, para posteriormente se instrumentalizar e problematizar o assunto, direcionando a curiosidade dos alunos para a montagem do projeto.

c) Sandra, que pesquisa sobre o tema, objetivando encontrar respostas aos questionamentos anteriores (como descobrir). Tais atividades prestam-se a valorizar o esforço infantil, contribuindo para a formação do autoconceito positivo.

d) Hélio, que realiza as atividades planejadas, sempre com a participação ativa dos alunos, pois eles são sujeitos da produção do saber e, afinal, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua construção.

e) Eduardo, que avalia os trabalhos que foram programados e desenvolvidos, dando sempre oportunidade ao aluno de verbalizar seus sentimentos, desse modo, ao retomar o processo, a turma constrói saberes e competências.

Questão 9

VUNESP | Segundo Moura, o trabalho com projetos “… envolve um processo de construção, participação, cooperação, noções de valor humano, solidariedade, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania tão necessários à sociedade emergente.”

Assinale a alternativa correta, de acordo com a autora, sobre as possibilidades de transformação por meio do trabalho com Pedagogia por Projeto.

a) O resgate do educando para o processo de ensino -aprendizagem por meio de processo significativo.
b) O desenvolvimento do raciocínio lógico inato e do raciocínio linguístico apreendido.
c) A condução, pelo professor, do processo de aprendizagem na sala de aula.
d) O desenvolvimento de atitudes favoráveis a uma vida autocentrada e responsável.
e) A realização do ensino baseado na compreensão, verificação e disciplinaridade.

Questão 10

VUNESP | Sobre a proposta de trabalho por projetos (pedagogia por projetos), com base em Moura, assinale a alternativa correta.

a) Fundamenta-se numa concepção do educando como sujeito de direitos e ativo no processo de construção de conhecimentos.
b) Assegura a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais, quando o aluno não apresenta necessidades educacionais especiais.
c) Desenvolve-se a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum, na medida em que as particularidades pessoais são eliminadas.
d) Orienta-se por princípios dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à democracia, minimizando as questões estéticas e culturais da sensibilidade.
e) Insere-se de forma efetiva e prática na sociedade o educando, orientado por princípios éticos do bem-estar pessoal acima do bem comum.

Gabarito:

1) C 2) D 3) D 4) C 5) D 6) C 7) D 8) B 9) A 10) A

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: A Pedagogia de Projetos como Metodologia de Ensino

A Pedagogia de Projetos destaca-se como uma metodologia de ensino que busca proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos, centrada na experiência prática. Na abordagem de projetos, o estudante é incentivado a aprender fazendo, reconhecendo sua autoria no processo e contextualizando conceitos já conhecidos, ao mesmo tempo em que descobre novos durante o desenvolvimento do projeto. Nesta questão, são apresentadas características fundamentais dessa pedagogia, tais como a visão interdisciplinar do conhecimento, o estímulo ao desenvolvimento da autonomia dos alunos e a importância da intencionalidade e flexibilidade.

Questão 2: Elementos Norteadores na Execução de Projetos Curriculares

A execução de uma dinâmica curricular baseada em projetos requer a consideração de diversos elementos norteadores. Nessa questão, é destacado como incorreto a ideia de que os resultados obtidos com os projetos são sempre os mesmos para todas as turmas, demonstrando que a diversidade de recepção, engajamento e resultados deve ser esperada. Além disso, são reforçadas outras características, como a escolha dos projetos considerando objetivos a serem alcançados e o conhecimento a ser construído, bem como a participação ativa dos alunos.

Questão 3: Formação de Leitores e Escritores na Perspectiva de Lerner

A questão aborda a perspectiva de Lerner (2002) sobre a formação de leitores e escritores na instituição escolar. Ela destaca a importância de criar condições didáticas que aproximem a versão escolar da leitura e da escrita da versão social dessas práticas. Dentre as possibilidades apresentadas, destaca-se a sugestão de projetos de produção-interpretação ou trabalho por projeto como uma forma de conciliar as necessidades da instituição escolar com o propósito educativo de formar leitores e escritores.

Questão 4: Ação Pedagógica e Trabalho com Projetos

Esta questão, proposta pelo CEBRASPE (CESPE), aborda aspectos da ação pedagógica e do trabalho com projetos. Dentre as opções, destaca-se a correta compreensão de que o emprego de projetos pode aproximar a escola e o professor da realidade e da identidade do estudante, reforçando que a escola não deve se limitar apenas ao ensino de conteúdos, mas também buscar integrar-se ao contexto e à identidade dos estudantes.

Questão 5: Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é apresentada como uma proposta pedagógica que defende a ideia de que a aprendizagem significativa deve ser baseada na solução de problemas. A questão destaca as diferenças entre a ABP e a metodologia tradicional, evidenciando como ela elimina barreiras entre disciplinas curriculares e utiliza as contribuições de diversas áreas do conhecimento para propor e solucionar problemas. Além disso, são discutidos os procedimentos característicos dessa abordagem, como a escolha do que pesquisar e a formação de grupos de trabalho pelos próprios alunos.

Questão 6: Aspectos Positivos dos Projetos na Visão de Barbosa e Horn

A proposta de trabalho com projetos, segundo Barbosa e Horn (2008), oferece diversos benefícios. A questão destaca que ela possibilita momentos de cooperação e liberdade, alcança a independência dos alunos e promove a transmissão de conteúdos aos mais novos. Esses aspectos reforçam a visão de que os projetos não apenas propiciam a construção de conhecimentos sofisticados, mas também fomentam valores e habilidades importantes para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Questão 7: Objetivos da Pedagogia de Projetos segundo Deprá (2017)

De acordo com Deprá (2017), a Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional com o objetivo de organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva entre alunos e professores. Essa abordagem busca criar situações de aprendizagem que privilegiam os temas e suas origens, promovendo a participação ativa e compartilhada na construção do conhecimento.

Questão 8: Etapa da “Intenção” no Desenvolvimento de Projetos

A questão aborda a etapa da “intenção” no desenvolvimento de projetos, conforme proposto por Deprá (2017). Destaca-se a importância de planejar as atividades principais, estratégias, coleta de material de pesquisa, definição do tempo de duração do projeto e o fechamento do estudo, além de elaborar, com os alunos, a diagnose do projeto. A resposta correta aponta a professora Samira como aquela que organiza seus objetivos, instrumentaliza e problematiza o assunto, direcionando a curiosidade dos alunos para a montagem do projeto.

Questão 9: Transformações por meio do Trabalho com Pedagogia por Projeto – Visão de Moura

A questão aborda as transformações almejadas por Moura por meio do trabalho com Pedagogia por Projeto. Destaca-se a visão de que esse trabalho envolve a construção, participação e cooperação, contribuindo para noções de valor humano, solidariedade, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania necessárias à sociedade emergente. A resposta correta aponta para o resgate do educando para o processo de ensino-aprendizagem por meio de processos significativos.

Questão 10: Fundamentação da Proposta de Trabalho por Projetos (Pedagogia por Projetos) – Visão de Moura

A última questão discute a proposta de trabalho por projetos, com base na visão de Moura. Destaca-se a fundamentação dessa proposta em uma concepção do educando como sujeito de direitos e ativo no processo de construção de conhecimentos. Além disso, são apresentados aspectos como o desenvolvimento da autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum, fundamentando-se em princípios éticos do bem-estar pessoal acima do bem comum.

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