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Baixe o Simulado Função Social da Escola e responda questões

Preparar-se para concursos e seleções exige não apenas domínio dos conteúdos específicos, mas também uma compreensão profunda sobre os fundamentos e práticas da educação. Para auxiliar professores e profissionais da educação nessa jornada, disponibilizamos um simulado sobre a função social da instituição escolar, com questões cuidadosamente selecionadas para refletir os desafios enfrentados na área.

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Simulado Função Social da Escola

Questão 1

VUNESP | É inegável que podem existir práticas educativas na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social; no entanto, a prática escolar distingue-se das demais, por constituir-se em uma ação intencional, sistemática, planejada e continuada para o indivíduo durante um período contínuo e extenso de tempo. Nesse sentido, é correto afirmar que a função social da escola consiste em

a) passar informações aos seus alunos de modo que eles possam conviver em harmonia com os seus semelhantes na sociedade.
b) preparar o indivíduo para o mercado de trabalho de tal forma que ele se torne um profissional de sucesso.
c) contribuir para que os alunos se apropriem dos conteúdos de maneira crítica e construtiva.
d) servir, indistintamente, a todas as classes sociais, por constituir-se em uma instituição suprassocial.
e) formar talentos que sejam capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade e para a produção de riquezas ao país.

Questão 2

VUNESP | Para Ladislau Dowbor, permitir que os jovens acessem informações básicas que afetam suas vidas, tais como a destinação do dinheiro público, poluidores da sua região, etc., representa o

a) objetivo da educação, que se realiza ao privilegiar questões práticas relativamente a questões teóricas.
b) conceito de conectividade, fornecendo-se um embasamento concreto à própria teoria.
c) conceito de cidadania, privilegiando-se questões práticas relativamente a questões teóricas.
d) objetivo da educação, que se realiza ao fornecer um embasamento concreto à própria teoria.
e) conceito de conectividade, privilegiando-se questões práticas relativamente a questões teóricas.

Questão 3

IDECAN | A função social da Escola prepara, instrumentaliza e proporciona condições para que os estudantes possam apropriar-se de conhecimentos e se constituir cidadãos.

Para cumprir o seu papel social, a Escola necessita

I. compreender o seu papel para a diminuição da repetência e evasão.

II. buscar sua competência e autonomia, sendo um espaço de apropriação de conhecimentos e habilidades.

III. oferecer condições de acesso às tecnologias educacionais para contribuir com a produção do conhecimento.

Assinale

a) se somente o item III estiver correto.
b) se somente o item II estiver correto.
c) se nenhum dos itens estiver correto.
d) se somente o item I estiver correto.
e) se todos os itens estiverem corretos.

Questão 4

FAFIPA | Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) CORRETA(S). Sobre a função social da escola:

I. Fazer com que o saber seja criticamente apropriado pelos alunos.
II. Aliar o saber científico ao saber prévio dos alunos (saber popular).
III. Adotar uma gestão autocrática no seu interior.
IV. Contribuir na construção de um Brasil como um país de todos, com igualdade, humanidade e justiça social.

a) Apenas I e II estão corretas.
b) I, II, III e IV estão corretas.
c) Apenas I, II e IV estão corretas.
d) Apenas I, II e III estão corretas.

Questão 5

IBFC | Ao desenvolver seu trabalho nas escolas indígenas, os professores têm que, diariamente, tomar decisões que corroboram para a organização do currículo escolar: Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(  ) O currículo acaba por organizar e dar direção à experiência educativa vivida pelos alunos e pelos professores.
(  ) O currículo pode sofrer mudanças, a depender das necessidades diversas que vão surgindo na comunidade educativa.
(  ) O currículo precisa ser rígido, pois direcionará a prática de ensino e aprendizagem ao longo do período letivo.
(  ) A organização de um bom currículo leva em consideração as ações de planejamento, as formas de avaliação, período letivo, registros de práticas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) V – F – V – V
b) F – V – F – V
c) V – F – V – F
d) V – V – F – F
e) V – V – F – V

Questão 6

IBFC | O termo “formação integral” articula o ensino médio e a educação profissional. A condição da formação geral possibilita a garantia do direito a dois tipos de formação: a básica e a profissional no ensino médio. Considerando a Base Nacional Comum Curricular que define os direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, leia atentamente os itens a seguir referente ao currículo significativo e favorável à formação integrada e assinale a alternativa correta.

a) Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, básico e profissionalizante. Atendendo a formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais
b) Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar conhecimentos gerais e profissionalizantes para a formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais
c) Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a transformar o currículo. Explorando o trabalho voltado para a construção seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais
d) Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a estruturar o novo currículo que versa pela construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais
e) Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais

Questão 7

VUNESP | Ao fazer indagações sobre o currículo, Arroyo (2007) destaca algumas consequências da visão mercantil dos educandos, dos currículos e da docência a serem repensadas, como por exemplo:

a) a condição de autonomia e influência dos docentes na delimitação das habilidades que o mercado necessita em relação aos futuros trabalhadores.
b) as grandes exigências do mercado em relação aos conhecimentos dos seus empregados, secundarizando a eficácia no fazer.
c) a redução do currículo e o ensino a uma sequenciação do domínio de competências e a uma concepção pragmatista, utilitarista, cientificista e positivista de conhecimento e de ciência.
d) as condições de desafio do docente, que se percebe instigado diante de novos conhecimentos, que ampliam e garantem o direito dos educandos à formação.
e) a concepção que prioriza o conhecimento e à aquisição de habilidades e competências, que o pragmatismo da sociedade e do mercado valorizam.

Questão 8

QUADRIX | Quanto ao currículo e à construção do conhecimento, julgue os itens que se seguem.

I. Um bom currículo escolar é aquele que se fundamenta em uma concepção de educação que pressupõe que o aluno seja sujeito de seu processo de aprendizagem.

II. A educação baseada na formação de modelos, memorizações e fragmentações do conhecimento desenvolve conteúdos por meio da interdisciplinaridade e da contextualização.

III. A escola tem de se fazer prática, ativa e formadora, e não passiva, expositiva e não formalista.

IV. A organização curricular norteia a prática educativa do professor com soluções prontas, visando à melhoria da qualidade de ensino.

A quantidade de itens certos é igual a

a) 0.
b) 1.
c) 2.
d) 3.
e) 4.

Questão 9

QUADRIX | Quanto ao planejamento de ensino, julgue os próximos itens.

I. Como estratégia de política cultural, o planejamento caracteriza-se como uma prática que questiona (de forma hipercrítica) os discursos culturais que moldam as experiências, as relações, os gestos e os gostos cotidianos.
II. Em uma perspectiva tradicional, o planejamento de ensino confere maior eficiência às atividades educacionais, visando ao alcance das metas estabelecidas em determinado prazo.
III. A perspectiva crítico-dialética do planejamento adota o diálogo como estratégia de mudança da educação escolar, valorizando a participação, o poder coletivo e a formação da consciência crítica a partir da reflexão sobre a prática transformadora.
IV. Quando o planejamento de ensino é um roteiro aplicado a qualquer realidade, um guia sempre retomado, servindo para anos e anos, é associado a uma concepção tecnicista de planejamento.

A quantidade de itens certos é igual a

a) 0.
b) 1.
c) 2.
d) 3.
e) 4.

Questão 10

FGV | Em conformidade com a Portaria no 5.930/13 da SME, em seu Artigo 5o, o Ciclo Interdisciplinar compreende o 4o, o 5o e o 6o ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de

a) promover práticas pedagógicas diferenciadas, reflexivas e colaborativas.
b) garantir apenas que todos os estudantes do 4o, o 5o e o 6o sejam alfabetizados.
c) aproximar os docentes e estudantes do 4o, do 5o e do 6o às tecnologias educacionais.
d) aproximar os diferentes ciclos por meio da interdisciplinaridade, ampliar o processo de letramento e de resolução de problemas matemáticos com autonomia para a leitura e a escrita.
e) permitir aos estudantes acesso a computadores, jogos didáticos e livros de literatura de qualidade, para aprenderem ao mesmo tempo em que usufruem de certos instrumentos da sociedade letrada.

Gabarito:

1) C 2) D 3) D 4) C 5) E 6) E 7) C 8) C 9) C 10) D

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Função Social da Escola

A Questão 1 aborda a função social da escola, destacando que, embora existam práticas educativas em diversos contextos sociais, a prática escolar se diferencia por sua natureza intencional, sistemática, planejada e continuada. O cerne da questão é compreender a função social da escola, que vai além da mera transmissão de informações, visando à formação crítica e construtiva dos alunos.

Questão 2: Educação e Cidadania

Na Questão 2, a relação entre educação, conectividade e cidadania é explorada. Ladislau Dowbor destaca a importância de permitir que os jovens acessem informações básicas que afetam suas vidas, enfatizando a conexão entre questões práticas e teóricas na busca por uma cidadania informada e participativa.

Questão 3: Papel da Escola na Formação Integral

A terceira questão aborda a função social da escola na preparação e instrumentalização dos estudantes para a apropriação de conhecimentos e sua formação como cidadãos. Os itens indicam aspectos essenciais, como a necessidade de compreensão do papel da escola na redução da repetência e evasão, busca por competência e autonomia, e o acesso às tecnologias educacionais.

Questão 4: Função Social da Escola na Construção do País

Analisando assertivas sobre a função social da escola, a Questão 4 destaca a importância de fazer com que o saber seja criticamente apropriado pelos alunos e aliado ao saber prévio, contribuindo para a construção de um Brasil igualitário, humano e socialmente justo.

Questão 5: Currículo Escolar em Escolas Indígenas

A Questão 5 aborda o desafio enfrentado pelos professores em escolas indígenas, focando na organização do currículo escolar. Os professores devem tomar decisões diárias que impactam a experiência educativa, considerando a flexibilidade do currículo, sua adaptação às necessidades da comunidade e a valorização das práticas de planejamento e avaliação.

Questão 6: Formação Integral no Ensino Médio

Explorando o termo “formação integral” no ensino médio, a Questão 6 direciona o foco para a Base Nacional Comum Curricular. Destaca a importância da formação integral, que inclui a formação geral e profissionalizante, respeitando os aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais dos alunos.

Questão 7: Desafios do Currículo Escolar

Arroyo (2007) é referenciado na Questão 7, que destaca as consequências da visão mercantil dos educandos, currículos e docência. O item ressalta a necessidade de repensar a redução do currículo e a concepção pragmatista, utilitarista, cientificista e positivista de conhecimento e ciência.

Questão 8: Planejamento de Ensino

A oitava questão aborda o currículo e a construção do conhecimento, enfatizando que um bom currículo fundamenta-se na concepção de que o aluno é sujeito de seu processo de aprendizagem. Também critica a abordagem tradicional do planejamento, que busca soluções prontas.

Questão 9: Planejamento de Ensino em Perspectiva Crítica-Dialética

A Questão 9 foca no planejamento de ensino, destacando a perspectiva crítico-dialética. Avalia a capacidade do planejamento em questionar discursos culturais, conferir eficiência às atividades educacionais e adotar o diálogo como estratégia de mudança.

Questão 10: Ciclo Interdisciplinar no Ensino Fundamental

Encerrando o simulado, a Questão 10 explora o Ciclo Interdisciplinar no Ensino Fundamental, abordando sua finalidade de aproximar os diferentes ciclos por meio da interdisciplinaridade, ampliando o letramento e a autonomia dos alunos para a leitura e a escrita.

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