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Preparar-se para concursos e seleções na área educacional é fundamental para profissionais da educação que buscam aprimorar seus conhecimentos. Neste simulado, focaremos nas teorias pedagógicas, destacando concepções de Vygotsky sobre desenvolvimento e aprendizagem. Baixe o PDF, mergulhe nas questões e aprimore seus conhecimentos para se destacar nas próximas oportunidades.

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Título do Simulado

Questão 1

Instituto AOCP | De acordo com o pressuposto histórico cultural, no que concerne à concepção de desenvolvimento e aprendizagem, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O desenvolvimento da criança não está relacionado com a aprendizagem, pois o desenvolvimento segue o processo de aprendizagem.
II. A aprendizagem acontece expressamente no exterior da criança, paralelamente, de certa maneira, também, ao processo de desenvolvimento da criança.
III. O processo de desenvolvimento anteverte da aprendizagem, pois a maturação ocorre antes do processo de aprendizagem. Logo, a educação está limitada ao desenvolvimento cognitivo.
IV. O desenvolvimento está para a aprendizagem assim como a projeção da sombra de um objeto.

a) Apenas II.
b) Apenas III e IV.
c) Apenas II e III.
d) Apenas II e IV.
e) Apenas I.

Questão 2

Instituto AOCP | O cotidiano das escolas de Educação Infantil está repleto de conflitos que estão presentes nas relações sociais entre as crianças. Com base nas concepções de desenvolvimento e aprendizagem, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O comportamento agressivo da criança existe quando, de fato, há uma síntese de múltiplas determinações. Ou seja, é necessário entender os diversos fatores que estão interligados e que influenciam na produção desse tipo de comportamento.
II. A agressividade de uma criança pode ser explicada a partir de traços expressivos da personalidade ou até mesmo por meio de características psicológicas inatas.
III. Na primeira infância, a criança não tem como se auto controlar, pois, para ela, é extremamente difícil satisfazer um desejo imediato, sendo ainda mais difícil obedecer às ordens de um adulto que não seja de seu agrado.


IV. Durante a primeira infância, a criança está cara a cara com o processo de desenvolvimento e aprendizagem, e a agressividade se faz presente nesse processo. Logo, para melhorar esse tipo de comportamento, é importante que o professor realize trabalhos de rotina e organização a fim de promover a superação desse comportamento, pois crianças que cumprem regras estabelecidas melhor se adaptam ao grupo.

a) Apenas I, II e IV.
b) Apenas I e III.
c) Apenas III e IV.
d) Apenas II e III.
e) Apenas I e IV.

Questão 3

Instituto AOCP | Na concepção de desenvolvimento e aprendizagem histórico-cultural, no que tange ao desenvolvimento humano, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O desenvolvimento humano ocorre de uma fase de desenvolvimento para outra e isso acontece linearmente e de forma contínua. Logo, o fim dessa fase anteverte o início da próxima.

II. As funções psicológicas superiores é algo que somente o homem desenvolve, são compreendidas como atividade cerebral que se desenvolve a partir da interação do homem com o meio em que ele está inserido.
III. O homem se desenvolve por meio das condições concretas de sua vida, pois é a partir delas que ele se adapta à natureza, às suas necessidades, criando objetos que as satisfaçam.
IV. O desenvolvimento humano está relacionado com o psiquismo do homem, que se desenvolve por meio de atividades sociais em que o processo de mediação acontece através de instrumentos que ligam o homem e o objeto.

a) Apenas II e III.
b) Apenas II e IV.
c) Apenas II, III e IV.
d) Apenas I e IV.
e) Apenas I.

Questão 4

IBADE | Sobre as teorias de desenvolvimento e aprendizagem de L. S. Vygotsky, NÃO é possível afirmar que:

a) as características humanas não estão dadas desde o nascimento, nem são produzidas pelas pressões do meio externo; elas são resultados das relações entre o homem e a sociedade em que vive, pois quando o homem transforma o meio na busca de atender suas necessidades básicas, ele transforma-se a si mesmo.
b) as crianças com deficiências devem interagir e brincar com as demais crianças, para a troca de experiências entre elas e para que todas possam aprender juntas.
c) o desenvolvimento potencial se refere àquilo que a criança pode realizar com auxílio de outro indivíduo; as experiências são muito importantes, pois ele aprende através do diálogo, colaboração e imitação.
d) na atividade interpessoal, os indivíduos produzem e transformam as atividades práticas e simbólicas em circulação na sua sociedade e as internalizam como modos de ação/elaboração “próprios” (atividade intrapessoal), constituindo-se como sujeitos.
e) ainda sobre o processo de reconstrução interna de uma operação externa temos o conceito por Vygotsky de desenvolvimento potencial.

Questão 5

IBADE | Considere os seguintes pares de conceitos que se referem a diferentes bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. O único conceito que NÃO é ligado ao tema é:

a) Reforços positivos e negativos e interação social.
b) Assimilação e acomodação.
c) Condicionamento e interação social.
d) Zona de desenvolvimento proximal e contratransferência.
e) Zona de desenvolvimento proximal e etapas da inteligência.

Questão 6

IBADE | A contribuição de Lev Vygotsky (1886-1934) é essencial para a compreensão do desenvolvimento humano. Sobre suas teorias está INCORRETA a alternativa:

a) O autor é uma grande referência para fundamentar a valorização do aspecto interativo entre pessoas e relações sociais como condição essencial para o desenvolvimento.
b) Ele afirma a possibilidade de produção de conhecimento de forma espontânea e isolada da interação com outros para a aprendizagem.
c) Para ele, a base do desenvolvimento da linguagem é mais social e cultural do que individual e biológica, o que não significa a negação das últimas dimensões.
d) A aprendizagem ocorre gradualmente desde a infância, em um processo constante de desenvolvimento.
e) A aprendizagem, baseada na interação, não poderia ser diferente nas crianças com deficiências. Elas não poderiam, portanto, crescer isoladas das outras, tal como ocorria, via de regra, na época de vida do autor.

Questão 7

IBADE | “Vygotsky, inspirado nos princípios do materialismo dialético, considera o desenvolvimento da complexidade da estrutura humana como um processo de apropriação pelo homem da experiência histórica e cultural.” (Rego, 2009, p.93).

Com base em Vygotsky, a alternativa que NÃO corresponde aos seus estudos é a seguinte:

a) o cérebro é visto como órgão material da atividade mental. O cérebro é visto como um sistema flexível capaz de servir a novas e diferentes funções, sem que sejam necessárias transformações no órgão físico.
b) o fato de o indivíduo não ter acesso à escola significa um impedimento da apropriação do saber sistematizado, da construção de funções psicológicas mais sofisticadas, de instrumentos de atuação e transformação de seu meio social e de condições para a construção de novos conhecimentos.
c) terá sucesso a criança que tiver algumas qualidades e aptidões básicas, que implicarão na garantia de interesse ou mesmo maturidade para aprender. A responsabilidade está na criança e, no máximo, em sua família.
d) o indivíduo da mesma forma que internaliza as formas culturais, as transforma e intervém em seu meio. É, portanto, na relação dialética com o mundo que o sujeito se constitui e se liberta.
e) a escola desempenhará bem seu papel, na medida em que, partindo daquilo que a criança já sabe, ela for capaz de ampliar e desafiar a construção de novos conhecimentos.

Questão 8

IBADE | Como afirma Vygotsky, da mesma forma que a linguagem oral é apropriada pela criança naturalmente, a partir da necessidade de expressão nela criada por sua vivência social numa sociedade que fala, a escrita precisa se fazer uma necessidade natural da criança numa sociedade que escreve e lê.

Nesse sentido, muda o caráter do trabalho do professor e da professora. Em lugar de impor às crianças atividades de escrita em situações que para elas não fazem sentido, professor e professora se tornam:

a) criadores de situações que produzam novas necessidades nas crianças, como, por exemplo, a necessidade de escrever.
b) profissionais com necessidades específicas de formação continuada, principalmente sobre o assunto ‘Letramento’.
c) leitores necessários dos textos dos alunos e pesquisadores/ investigadores das suas próprias práticas.
d) pessoas com o mesmo nível de compreensão do mundo e, portanto, responsáveis pelos trajetos educativos dos alunos.
e) sujeitos da história, em que o professor continua sendo o detentor das informações e, as crianças, aprendizes imaturas.

Questão 9

Instituto AOCP | Compreender o desenvolvimento em uma perspectiva sociocultural ou sociointeracionista é entender que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido. A interação entre homem e meio é considerada uma relação dialética de aprendizagem e desenvolvimento, por meio de Zona(s) de Desenvolvimento.

Assinale a alternativa correta em relação às Zonas de Desenvolvimento.

a) Zona de Desenvolvimento Real (NDR) que envolve Animismo, Realismo, Artificialismo e Egocentrismo, na qual a criança consegue realizar tarefas com a ajuda de adultos ou colegas mais próximos; e Zona Pré Operatória (ZPO) cuja criança constrói a inteligência com a função simbólica e a capacidade de empregar símbolos e signos para representar os objetos.
b) O Nível de Desenvolvimento Real (NDR) compreende o conjunto conhecimento consolidado, ou seja, aquilo que é capaz de resolver utilizando seu conhecimento de forma autônoma; o Nível de Desenvolvimento Potencial (NDP) é o conjunto de atividades que a criança não consegue realizar sozinha, mas que, com auxílio, conseguirá resolver.
c) Zona de Desenvolvimento Real (ZDR), na qual a criança soluciona os problemas de forma independente; Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP) cuja criança está pronta para compreensão de problemas mais complexos, mas ainda necessita da ajuda de um mediador; Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) refere-se ao nível intercessor entre as duas outras zonas no processo de síntese.
d) Zona de Desenvolvimento Real (ZDR) com desenvolvimento do pensamento lógico capaz de desenvolver as habilidades nas operações matemáticas, ordenação seriada e pensamento indutivo; Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) refere-se ao caminho entre os níveis de outras zonas no processo de síntese.
e) Zona de Desenvolvimento Cognitivo (ZDC) que envolve Nível de Desenvolvimento Real (NDR) em que as funções mentais da criança ainda já estão completadas, e Nível de Desenvolvimento Pessoal (NDP), no qual a criança realiza tarefas com a ajuda de adultos ou colegas mais próximos e, por meio de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), atinge o crescimento intelectual, acontecendo em partes que evoluem pela equilibração.

Questão 10

FCC | Considere a seguinte situação:

Um aspecto que nos chama a atenção é a ação da professora em anotar no caderno de Gustavo o poema que o grupo dele estava trabalhando. Ela faz pelo aluno aquilo que ele ainda não consegue fazer. Lembramos aqui do tão difundido conceito de zona de desenvolvimento proximal/iminente elaborado por Vygotsky (2006) que denota a indeterminação do processo e a abertura para novas possibilidades. E o aluno percebe ter o registro como os outros. Nessas condições, produz-se o gesto do aluno em imitar as ações dos colegas e tentar registrar o poema escrito em seu caderno na lousa. Considerando a imitação como uma forma de apropriação, essa situação indica-nos a possibilidade de novas formações que podem emergir no trabalho com o conhecimento. Embora não demonstre o domínio das letras, o modo de Gustavo se envolver na atividade mostra-nos como ele ocupa o lugar de aluno e incita-nos a pensar na criação de vias que ampliem as possibilidades de sua participação no trabalho de leitura e escrita.

(Adaptado de: DAINEZ, D; SMOLKA, A. L. B. “A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva”. Educação e Pesquisa, vol. 45. São Paulo, abr. 2019)

A partir dessa situação observada no cotidiano de uma escola,

a) o conceito de zona de desenvolvimento proximal/iminente permite inferir que Gustavo deveria estar em uma sala de aula mais apropriada a seu nível de desenvolvimento.
b) em condições escolares adequadas, diferentes modos de participação indicam a possibilidade de desenvolvimento cultural do aluno.
c) o conhecimento das teorias de Lev Vygotsky permite que o aluno se envolva nas atividades e imite seus colegas na elaboração de um poema.
d) o domínio das habilidades de leitura e escrita determina as possibilidades de participação do aluno nas atividades com seus pares.
e) a frase Ela faz pelo aluno o que ele ainda não consegue fazer sintetiza a desconfiança da professora sobre a capacidade do aluno.

Gabarito

1) E 2) B 3) C 4) E 5) D 6) B 7) C 8) A 9) C 10) B

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Pressuposto Histórico-Cultural sobre Desenvolvimento e Aprendizagem

Na primeira questão, o foco está no pressuposto histórico-cultural, que aborda a relação entre desenvolvimento e aprendizagem. O enfoque é na compreensão de que o desenvolvimento da criança não é dissociado da aprendizagem, mas sim interligado. Destaca-se a ideia de que a maturação precede a aprendizagem, limitando a educação ao desenvolvimento cognitivo. A analogia com a projeção da sombra de um objeto ajuda a visualizar a relação entre desenvolvimento e aprendizagem.

Questão 2: Concepções de Desenvolvimento e Aprendizagem nas Relações Sociais da Educação Infantil

A segunda questão aborda os conflitos nas relações sociais em escolas de Educação Infantil. Destaca-se que o comportamento agressivo infantil é resultado de múltiplas determinações, indo além de traços expressivos da personalidade. Enfatiza-se a importância do trabalho pedagógico para superar esses comportamentos, promovendo a adaptação das crianças ao grupo por meio de rotina e organização.

Questão 3: Desenvolvimento Humano na Perspectiva Histórico-Cultural

A terceira questão trata da concepção de desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural. Destacam-se pontos como o desenvolvimento linear e contínuo, a formação de funções psicológicas superiores, a influência das condições concretas de vida no desenvolvimento, e a relação do desenvolvimento humano com o psiquismo, mediado por instrumentos sociais.

Questão 4: Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem de L. S. Vygotsky

A quarta questão envolve as teorias de L. S. Vygotsky, focando em afirmativas que não se alinham com suas ideias. Destacam-se conceitos como o desenvolvimento potencial, a interação social como catalisadora do aprendizado, e a internalização de atividades práticas e simbólicas. O destaque vai para a compreensão de que as características humanas não são dadas desde o nascimento, mas se desenvolvem na interação com a sociedade.

Questão 5: Bases Psicológicas da Aprendizagem e Desenvolvimento

A quinta questão aborda diferentes pares de conceitos ligados a bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Destaca-se a identificação do conceito não ligado ao tema, ressaltando a importância de entender a relação entre reforços, assimilação, acomodação, condicionamento, zona de desenvolvimento proximal, entre outros.

Questão 6: Contribuições de Lev Vygotsky para o Desenvolvimento Humano

A sexta questão destaca as contribuições de Lev Vygotsky para a compreensão do desenvolvimento humano. Enfatiza-se a valorização do aspecto interativo, a negação da aprendizagem espontânea e isolada, a ênfase na base social e cultural do desenvolvimento da linguagem, e o processo gradual de aprendizagem desde a infância.

Questão 7: Crítica às Ideias de Vygotsky

A sétima questão destaca uma afirmação que não corresponde às ideias de Vygotsky. Sublinha-se a importância do materialismo dialético na visão de Vygotsky, a relação do cérebro como órgão material da atividade mental, e a necessidade de acesso à escola para a construção de conhecimento sistematizado.

Questão 8: Aprendizagem da Escrita na Perspectiva de Vygotsky

A oitava questão explora a perspectiva de Vygotsky sobre o ensino da escrita. Destaca-se a necessidade de tornar a escrita uma necessidade natural para a criança, implicando uma mudança no papel do professor. A ênfase vai para a criação de situações que despertem a necessidade de escrever, em vez de impor atividades sem significado para as crianças.

Questão 9: Zonas de Desenvolvimento na Perspectiva Sociocultural

A nona questão aborda as Zonas de Desenvolvimento na perspectiva sociocultural. Destacam-se diferentes zonas, como a de Desenvolvimento Real e a de Desenvolvimento Potencial, relacionando-as a estágios específicos de crescimento cognitivo. A importância da interação com o meio para o desenvolvimento é enfatizada.

Questão 10: Aplicação Prática da Zona de Desenvolvimento Proximal

A décima questão analisa uma situação prática utilizando o conceito de zona de desenvolvimento proximal/iminente de Vygotsky. Destaca-se a importância da ação da professora em fornecer suporte ao aluno, permitindo a participação do estudante nas atividades de leitura e escrita. A ênfase vai para a compreensão de que o ambiente escolar adequado pode proporcionar diferentes modos de participação, indicando o desenvolvimento cultural do aluno.

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