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Simulado Paulo Freire: Baixe e responda questões de concurso!

Seja bem-vindo ao nosso simulado exclusivo para professores e profissionais da educação que estão se preparando para concursos e seleções. Nesta postagem, mergulharemos nas questões que envolvem a pedagogia de Paulo Freire, um dos pensadores mais influentes na educação brasileira. Preparamos um material rico que aborda temas cruciais como Educação de Jovens e Adultos (EJA), a importância do diálogo no processo educativo, e a visão transformadora da educação. Baixe o PDF, desafie seus conhecimentos e esteja pronto para enfrentar as questões pedagógicas nos processos seletivos.

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Simulado Paulo Freire

Questão 1

FGV | A história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil está ligada a Paulo Freire. O projeto de alfabetização pioneiro de adultos que ele implementou em 1963 atendeu 380 trabalhadores em Angicos/RN e repercutiu por todo o país. Para Freire:

Quem, melhor que os oprimidos, se encontrará preparado para entender o significado terrível de uma sociedade opressora? Quem sentirá, melhor que eles, os efeitos da opressão? Quem, mais que eles, para ir compreendendo a necessidade da libertação? Libertação a que não chegarão pelo acaso, mas pela práxis de sua busca; pelo conhecimento e reconhecimento da necessidade de lutar por ela. Luta que, pela finalidade que lhe derem os oprimidos, será um ato de amor, com o qual se oporão ao desamor contido na violência dos opressores, até mesmo quando esta se revista da falsa generosidade referida.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 13.

Com base no texto, é correto afirmar que a EJA, na perspectiva de Paulo Freire:

a) é sinônimo de um processo de emancipação, ofertado aos educandos para aprimorar seu nível cultural;
b) objetiva ensinar adultos e jovens a decodificar símbolos gráficos como o alfabeto;
c) está pautada no diálogo com os educandos para desnaturalizar saberes e produzir emancipação social;

d) valoriza os hábitos e conhecimentos prévios dos educandos, considerados ponto de chegada de sua formação;
e) capacita a integração de jovens e adultos ao mundo do trabalho, como meio para superar as desigualdades.

Questão 2

Legalle | Segundo Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia, ensinar é uma especificidade humana, pois:

a) Exige o desconhecimento da identidade cultural.
b) Exige a convicção de que a mudança é impossível.
c) Exige saber escutar.
d) Exige tomada inconsciente de decisões.
e) Exige indisponibilidade para o diálogo.

Questão 3

IBADE | No modelo freiriano, o levantamento de problemas é concebido como “um processo mútuo para estudantes e professores questionarem o conhecimento existente, o poder e as condições”. Assim, uma comunidade de professores-pesquisadores, com estudantes como coinvestigadores, estabelece um processo democrático e centrado no aluno, por meio do qual o currículo é construído “de baixo para cima” em vez de ser construído “de cima para baixo”. Existem no mínimo três modelos baseados na racionalidade crítica:

1) o modelo ❒, o qual concebe o ensino e a aprendizagem como veículos para a promoção de uma maior igualdade, humanidade e justiça social na sala de aula, na escola e na sociedade;

2) o modelo ❒, o qual concebe a educação como expressão de um ativismo político e imagina a sala de aula como um local de possibilidades, permitindo ao professor construir modos coletivos para ir além dos limites, para transgredir;

3) o modelo ❒, no qual a pesquisa ação é concebida como um meio para desnudar, interromper e interpretar desigualdades dentro da sociedade e, principalmente, para facilitar o processo de transformação social.

Assinale a alternativa que complete, sequencialmente, as lacunas do texto.

a) sócio-reconstrucionista – emancipatório ou transgressivo – ecológico crítico
b) filantrópica – socialista – historicista
c) filantrópica – comunista ou legitimador – ecológico crítico
d) sócio-reconstrucionista – emancipatório ou transgressivo – historicista

e) sócio-reconstrucionista – comunista ou legitimador – ecológico crítico

Questão 4

Instituto AOCP | A pedagogia do oprimido trata do conceito de educação como instrumento de opressão. Em oposição a esse conceito, há a educação

a) militar.
b) secundarista.
c) cognitiva.
d) libertadora.
e) opositora.

Questão 5

IBADE | Paulo Freire nos fala sobre a responsabilidade ética de professores e professoras no exercício da docência e acrescenta que, além da formação científica, são necessários outros pressupostos para a prática educativa, tais como: a correção ética, o respeito aos outros, a coerência, a capacidade de viver e de aprender com o diferente, dentre outros.

Diz que, tão importante quanto o ensino dos conteúdos, é a postura ética do professor que deve ser coerente com o que pensa, faz, diz e escreve.

O autor nos ensina, ainda, que o educador ético deve assumir suas posições com clareza, sem negar ou esconder sua postura diante dos alunos, sabendo e assumindo que ela pode ser até rejeitada.

O educador deve, também, reconhecer que sua prática:

a) deverá ser apolítica, de modo a não inspirar tendências ideológicas.
b) nunca pode ser neutra, simplesmente porque a neutralidade não existe.
c) será sempre de transformador de padrões estabelecidos.
d) é balizada por instrumentos institucionais de organização pública.
e) não depende de influências externas porque tem autonomia irrestrita.

Questão 6

VUNESP | Segundo Fontana (1996), “no ideário pedagógico que permeia as práticas dominantes nas salas de aula, o processo de elaboração conceitual na escola é analisado de duas maneiras distintas e contrapostas … que denomina de relação pedagógica tradicional e relação pedagógica não tradicional”.

Assinale a alternativa correta sobre a relação pedagógica não tradicional.

a) Os conceitos científicos são assumidos como verdadeiros pelo professor e aluno, sendo que no seu processo de assimilação a criança é entendida como sujeito ativo.
b) As palavras e os conceitos são entendidos como neutros e a-históricos e difundem modelos válidos para a ação, sendo que os conceitos devem ser repetidos até a sua compreensão.
c) O aluno, sujeito ativo no processo de elaboração do conhecimento científico, não demanda planejamento do professor e sistematização dos conteúdos para que não lhe seja tolhida a capacidade de pensar.
d) O processo de conceituação científica é transmitido pelo professor, na qualidade de autoridade hierárquica, ao aluno, sem explicar suas transformações, incompletude e caráter provisório.
e) O aluno tem limitações ao se relacionar com os objetos do conhecimento, pois não é capaz de reconhecer e problematizar a relevância dos modos históricos de pensar e sua aplicabilidade no cotidiano.

Questão 7

IBFC | No que se refere às contribuições da Psicologia da Educação para os processos educativos e contextos de aprendizagens, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) As contribuições da Psicologia à Educação devem contemplar o fortalecimento de pessoas e grupos envolvidos com as questões e práticas educativas, através da promoção de interlocuções entre as diversas instâncias e setores educacionais.
( ) Devem considerar os saberes acumulados e suas implicações no cotidiano educacional, devendo-se favorecer a autonomia dos sujeitos e a melhoria das práticas pedagógicas, por meio do diálogo com os diferentes agentes da escola.
( ) Direcionam-se em prol de valorizar saberes que os alunos trazem de suas vivências cotidianas e de suas relações familiares, sendo isto fundamental para uma prática educativa que se deseje constitutiva de pessoas cidadãs.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo

a) V, V, F
b) F, V, F
c) F, F, V
d) V, F, F
e) V, V, V

Questão 8

Unifil | Com relação aos pressupostos históricos das tendências pedagógicas no Brasil, distinguiram-se a Pedagogia Progressista e a Pedagogia Liberal de Educação.

Assinale a alternativa que apresenta apenas tendências pedagógicas que se inserem na perspectiva da Pedagogia Progressista.

a) Libertadora, Libertária e Crítico-social dos conteúdos.
b) Liberal tradicional, Liberal não-diretiva e Libertária.
c) Tecnicista, Liberal tradicional e Liberal não-diretiva.
d) Sociointeracionismo, Construtivismo e Pedagogia Histórico Crítica.

Questão 9

ITAME | “Para os autores adeptos dessa concepção, toda atividade educacional deve ser […] sempre problematizadora e proporcionar ao aluno uma compreensão ampla dos contextos nos quais o problema se insere, mobilizando-o para perceber-se como parte integrante desse conjunto complexo que é a sociedade. A relação professor-aluno é igualitária e democrática, o professor deve ser crítico, questionar os valores da cultura dominante, instigando os alunos para que eles mesmos se tornem produtores de cultura.”

O texto apresentado refere-se à concepção pedagógica conhecida como:

a) Humanista
b) Sociocultural
c) Comportamentalista
d) Cognitivista

Questão 10

GUALIMP | A dimensão política e a dimensão gnosiológica são características identificadoras da concepção e proposição didático-pedagógico-educacional de:

a) Ferreiro.
b) Freire.
c) Piaget.
d) Wallon.

Gabarito:

1) C 2) C 3) A 4) D 5) B 6) A 7) E 8) A 9) B 10) B

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: A Contribuição de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Paulo Freire, notoriamente reconhecido como um dos maiores educadores do Brasil, teve sua marca registrada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A questão aborda o pioneirismo de Freire na alfabetização de adultos, ocorrida em 1963 em Angicos/RN, destacando sua visão de que a EJA não apenas ensina, mas é um processo de emancipação. O texto de Freire sobre a pedagogia do oprimido é citado para ressaltar a importância da prática educativa como um ato de amor e resistência contra a opressão.

Questão 2: A Especificidade Humana no Ensino de Paulo Freire

A segunda questão volta-se para o livro “Pedagogia da Autonomia” de Paulo Freire, explorando a visão do autor sobre o ensino como uma especificidade humana. A resposta correta destaca que, segundo Freire, ensinar exige a capacidade de escutar, promovendo assim um diálogo ativo entre professor e aluno. Essa abordagem destaca a importância da interação e da participação mútua no processo educativo.

Questão 3: Modelos Freirianos e a Construção do Currículo

A terceira questão explora o modelo freiriano de levantamento de problemas, relacionando-o à construção democrática do currículo. Destaca-se a importância do diálogo entre professores e alunos, evidenciando três modelos baseados na racionalidade crítica: socio-reconstrucionista, emancipatório ou transgressivo, e ecológico crítico. O texto enfatiza a busca por uma educação que promova igualdade, humanidade e justiça social.

Questão 4: Educação Libertadora versus Pedagogia do Oprimido

A quarta questão aborda a pedagogia do oprimido e destaca a oposição a esse conceito por meio da educação libertadora. Paulo Freire é referenciado como o autor que discute a educação como instrumento de opressão, ressaltando a importância de uma abordagem que busca a libertação. A resposta correta aponta para a educação libertadora como a alternativa oposta à pedagogia do oprimido.

Questão 5: A Responsabilidade Ética na Prática Educativa de Paulo Freire

A quinta questão explora a responsabilidade ética do professor na prática educativa, conforme discutido por Paulo Freire. Destaca-se a importância da postura ética do educador, que vai além do ensino de conteúdos, envolvendo correção ética, respeito, coerência e a capacidade de aprender com a diferença. O texto ressalta a necessidade do professor assumir suas posições com clareza, reconhecendo a autonomia irrestrita na prática educativa.

Questão 6: Relação Pedagógica Tradicional e Não Tradicional segundo Fontana

A sexta questão aborda a análise de Fontana sobre a relação pedagógica tradicional e não tradicional. A resposta correta destaca características da relação pedagógica não tradicional, como a ativa participação do aluno no processo de assimilação dos conceitos científicos. O texto destaca a importância de compreender as diferentes abordagens no processo de elaboração conceitual na escola.

Questão 7: Contribuições da Psicologia da Educação para Processos Educativos

A sétima questão direciona o foco para as contribuições da Psicologia da Educação. As afirmações abordam o fortalecimento de pessoas e grupos envolvidos na educação, a autonomia dos sujeitos, e a valorização dos saberes trazidos pelos alunos. Destaca-se a importância da promoção de interlocuções e do diálogo entre diversas instâncias educacionais para a melhoria das práticas pedagógicas.

Questão 8: Tendências Pedagógicas no Brasil – Pedagogia Progressista

A oitava questão explora as tendências pedagógicas no Brasil, especificamente a Pedagogia Progressista. A resposta correta lista tendências como Libertadora, Libertária e Crítico-social dos conteúdos. Destaca-se a relevância dessas abordagens progressistas na transformação da educação, promovendo uma visão crítica e socialmente engajada.

Questão 9: Concepção Pedagógica Sociocultural de Paulo Freire

A nona questão aborda a concepção pedagógica que enfatiza a problematização e a compreensão ampla dos contextos sociais. A resposta correta refere-se à concepção pedagógica sociocultural, na qual a relação professor-aluno é igualitária e democrática. Destaca-se a importância do professor ser crítico, questionar valores e instigar os alunos a se tornarem produtores de cultura.

Questão 10: Dimensão Política e Gnosiológica na Concepção de Paulo Freire

A décima questão destaca a dimensão política e gnosiológica na concepção didático-pedagógico-educacional. A resposta correta identifica essa característica como pertencente à proposição de Paulo Freire. O texto ressalta a importância de compreender a relação entre a dimensão política e o processo de construção do conhecimento na abordagem freiriana.

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