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Responda o Simulado Papel Social da Educação e prepare-se para concursos

Caros educadores e profissionais da área, preparar-se para concursos e seleções na área da educação exige não apenas domínio dos conteúdos específicos, mas também uma compreensão aprofundada dos desafios contemporâneos do sistema educacional. Neste simulado, abordaremos questões que exploram o papel da educação na sociedade, as transformações no cenário educacional e as responsabilidades dos educadores diante dessas mudanças. Este material visa auxiliá-los na preparação, oferecendo uma análise aprofundada dos temas mais recorrentes em concursos e seleções. Baixe o simulado em PDF e mergulhe nos desafios e oportunidades que a educação moderna apresenta.

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Simulado Papel Social da Educação

Questão 1

FUNDATEC | Em relação à educação, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) Processo e prática social constituída e constituinte das relações sociais mais amplas.
(  ) A prática social da educação acontece apenas nas instituições escolares.
(  ) Processo contínuo de formação.
(  ) Direito inalienável do cidadão.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – F – V – F.
b) F – V – F – V.
c) V – F – V – V.
d) V – V – F – F.
e) F – F – V – F.

Questão 2

FGV | Leia o fragmento a seguir.

Tanto o processo de participar de um filme como o de participar de um grêmio fizeram com que os estudantes percebessem melhor as próprias aptidões. Por exemplo, um é melhor para ser tesoureiro, outro na produção. Todo e qualquer processo traz algum aprendizado. Essa experiência influencia positivamente a habilidade de negociação nas relações familiares ou mercado de trabalho.

Entrevista com Alice Riff, cineasta. https://ubes.org.br/2019/entrevista-se-a-gente-eliminar-o-mundo-vamos-aprender-sobre-o-que/. Adaptado.

As afirmativas a seguir indicam objetivos do grêmio estudantil, à exceção de uma. Assinale-a.

a) Controlar as ocorrências em relação à segurança e ao patrimônio escolar.


b) Incentivar a cultura literária e os interesses artísticos de seus membros.
c) Identificar e promover o desenvolvimento de lideranças estudantis.
d) Organizar fóruns internos de deliberação para a melhoria do ensino na escola.
e) Favorecer experiências culturais para propiciar a autonomia e a capacidade de negociação dos estudantes.

Questão 3

FGV | “Em todas as reformas educativas, a partir da década de 1980, a questão da qualidade aparece como tema central. Na realidade, a educação busca novo paradigma, que estabelece o problema da qualidade, uma pedagogia da qualidade. Mas esta não pode ser tratada nos parâmetros da qualidade economicista. A escola não é empresa. O aluno não é cliente da escola, mas parte dela. É sujeito que aprende, que constrói seu saber, que direciona seu projeto de vida (SILVA, 1995)”

(OLIVEIRA, 2017).

Avalie se as dimensões de formação que caberiam à escola, de acordo com a visão de educação exposta no trecho em destaque, incluem:

I. Formação para a cidadania crítica e participativa.
II. Formação ética.

III. Preparação para o processo produtivo e para a vida em uma sociedade técnico-informacional.
IV. Preparação para a eficiência, com base no conceito de “falha zero”.

Estão corretas as dimensões

a) I, II e IV.
b) I, III e IV.
c) I, II e III.
d) II, III e IV.
e) III e IV, apenas.

Questão 4

FGV | Segundo Libâneo et al (2017), “Como instituição socioeducativa, a escola vem sendo questionada sobre seu papel ante as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais do mundo contemporâneo. Tais transformações decorrem, sobretudo, dos avanços tecnológicos, da reestruturação do sistema de produção e desenvolvimento, da compreensão do papel do Estado, das modificações nele operadas e das mudanças no sistema financeiro, na organização do trabalho e nos hábitos de consumo”.

Com base nesse questionamento sobre a função social da escola atualmente, assinale a opção que apresenta uma contribuição que o ensino escolar pode prestar para a sociedade.

a) Reafirmar os objetivos e as prioridades da tradição escolar.
b) Restaurar padrões de conduta disciplinar e limites de interação entre professores e estudantes.
c) Recuperar interesses, necessidades e valores historicamente priorizados no ambiente escolar.
d) Retomar para a escola a sua condição de único meio confiável de socialização de conhecimentos relevantes para a vida.
e) Formar indivíduos capazes de pensar e aprender permanentemente, em um contexto de avanço das tecnologias de produção e de modificação da organização do trabalho.

Questão 5

CPCON UEPB | Para Libâneo (2013. p.15), “não há sociedade sem prática educativa e nem prática educativa sem sociedade.” Para o autor, a prática educativa não é só uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo em função de necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividade.” A partir da reflexão deste pensamento, é possível afirmar que:

I. Por meio da ação educativa, o meio social exerce influências sobre os indivíduos e estes, ao assimilarem e recriarem essas influências, tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social.
II. A educação compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nos quais os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo simples fato de existirem socialmente.
III. A prática educativa existe em uma grande variedade de instituições e atividades sociais decorrentes da organização econômica, política e legal de uma sociedade, da religião, dos costumes, das formas de convivência humana.

A alternativa que apresenta a(as) afirmativa(as) CORRETA(AS) é:

a) III apenas.
b) I e II apenas.
c) I, apenas.
d) I, II e III.
e) II e III, apenas.

Questão 6

FCC | No estudo de Melo e Morais (2019), a avaliação do clima escolar revelou que as dimensões com maior influência sobre o sucesso no Enem foram ‘Aprendizagem’ e ‘Regras’, temas que contemplam questões relacionais, mostrando-se importantes tanto …(I)… quanto na conquista de …(II)… , considerando dados contextuais.

Completam, correta e respectivamente, as lacunas I e II:

a) na convivência respeitosa − um desempenho acadêmico esperado
b) na avaliação dos professores − um melhor status para a escola
c) no trabalho individual − um comportamento vanguardista
d) na gestão eficiente da escola − um impulso previsível
e) na organização burocrática − uma melhoria na informação tecnológica escolar

Questão 7

FCC | Segundo Érika Dias e Fátima Cunha de Ferreira Pinto, […] o ato de educar é um processo constante na história de todas as sociedades, não é o mesmo em todos os tempos e lugares, e é, em sua essência, um processo social. Sobre as relações entre educação e sociedade, NÃO representa decorrências da concepção de Dias e Pinto:

a) A proposta educativa de uma dada sociedade revela uma certa concepção de mundo, a qual determina os fins a serem atingidos pelo processo educativo.
b) A educação é um fenômeno social, estando relacionada ao contexto político, econômico, científico e cultural de uma determinada sociedade.
c) A organização e as formas de funcionamento social não são influenciadas pelo processo educativo ensejado no âmbito escolar.
d) As relações entre sociedade e educação concretizam-se também pelo preparo para o trabalho e pelo exercício da cidadania.
e) O exercício da cidadania, em uma sociedade democrática, é mediado pelas oportunidades educativas ofertadas às crianças, adolescentes e adultos que a constituem.

Questão 8

IMPARH | Sobre o trabalho docente, marque a alternativa correta.

a) Bernhard Fichtner defende que o papel do professor é de um intelectual exemplar. Com base em Gramsci, esse autor fala sobre o professor como mediador entre o conhecimento e o aluno, entre conhecimento científico e seres humanos em desenvolvimento.
b) O papel do professor é o de ser instrutor no processo de ensino. Nesse contexto, os alunos são depósitos que devem ser cheios de conhecimento.
c) Na escola, o trabalho do professor deve ter relação direta com o ensino de conhecimentos desconectados, descontextualizados e empobrecidos de sentido e significado para o desenvolvimento dos alunos.
d) O papel do professor vincula-se, exclusivamente, ao ensino dos conteúdos presentes no material didático. Isso exclui todas as demandas apresentadas pelos estudantes, seus interesses e necessidades.

Questão 9

INSTITUTO MAIS | Sobre o papel social da escola, segundo a Conferência Nacional da Educação Básica, é indispensável

a) contribuir na construção de um Brasil como um país de todos, com igualdade, humanidade e justiça social.
b) desmembrar o saber formalizado.
c) aliar o saber religioso ao saber social.
d) adotar estratégias de cunho sociocultural.

Questão 10

Instituto Consulplan | Educação é uma ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social e tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política, no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destina.

O processo da educação, nessa concepção, confunde-se com a ideia de:

a) Engajamento: o indivíduo educado passa por uma reflexão sobre a experiência, favorecendo a construção de novos saberes.
b) Apatia: o indivíduo educado entende a educação como ação transformadora da sociedade em busca de objetivos considerados como válidos.
c) Transformação: o indivíduo educado compreende a vida de sua comunidade, recebendo ideias e conceitos fundamentalmente transformadores de realidades sociais.
d) Ajustamento: o indivíduo educado seria o ajustado à vida da sua comunidade, sem nenhum julgamento crítico sobre seus usos e costumes, sobre o seu modo de viver, aceitando passivamente a cultura de seu meio social.

Gabarito:

1) C 2) A 3) C 4) E 5) D 6) A 7) C 8) A 9) A 10) D

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Processo e prática social na educação

A primeira questão aborda a visão da educação como um processo e prática social, destacando sua natureza constituída e constituinte das relações sociais mais amplas. Além disso, a questão desafia a visão restrita da prática social da educação apenas nas instituições escolares. O simulado destaca a educação como um processo contínuo de formação, indo além do ambiente escolar, e ressalta a importância da educação como um direito inalienável do cidadão.

Questão 2: Objetivos do grêmio estudantil

A segunda questão explora a experiência extracurricular dos estudantes, como participar de um filme ou integrar um grêmio estudantil, influencia positivamente suas aptidões e habilidades. O simulado destaca a diversidade de talentos entre os estudantes e a importância de experiências além da sala de aula. Os objetivos do grêmio estudantil, como controle de ocorrências, incentivo à cultura literária, desenvolvimento de lideranças e organização de fóruns internos, são discutidos, ressaltando sua contribuição para a autonomia e capacidade de negociação dos estudantes.

Questão 3: Dimensões de formação escolar

A terceira questão aborda as dimensões de formação que a escola deve proporcionar, conforme a visão de educação apresentada. São destacadas a formação para a cidadania crítica e participativa, a formação ética, a preparação para o processo produtivo e a vida em uma sociedade técnico-informacional. O simulado explora a necessidade de uma pedagogia da qualidade, ressaltando que a escola não deve ser tratada nos parâmetros da qualidade economicista, enfatizando a importância de preparar os alunos para serem sujeitos ativos na construção de seu saber e projeto de vida.

Questão 4: Contribuições do ensino escolar para a sociedade

A quarta questão aborda o questionamento sobre o papel da escola frente às transformações econômicas, políticas, sociais e culturais do mundo contemporâneo. O simulado destaca que a escola deve contribuir para formar indivíduos capazes de pensar e aprender permanentemente, em um contexto de avanço das tecnologias de produção e de modificação da organização do trabalho. Ao contrário de reafirmar objetivos tradicionais, a escola é desafiada a acompanhar as mudanças e socializar conhecimentos relevantes para a vida.

Questão 5: Reflexões sobre a prática educativa

A quinta questão parte da reflexão de Libâneo sobre a prática educativa como uma exigência da vida em sociedade. O simulado destaca que a educação não é apenas uma necessidade social, mas um processo de prover conhecimentos e experiências culturais, capacitando os indivíduos a atuar no meio social e transformá-lo conforme as necessidades coletivas. Explora-se como a ação educativa influencia os indivíduos e os capacita para uma relação ativa e transformadora com o meio social.

Questão 6: Avaliação do ambiente escolar

A sexta questão destaca a importância da avaliação do ambiente escolar, especialmente nas dimensões de aprendizagem e regras, e sua influência no sucesso acadêmico, exemplificando a importância de questões relacionais para o desempenho dos estudantes. O simulado aborda como esses elementos são cruciais tanto na convivência respeitosa quanto na conquista de um desempenho acadêmico esperado, evidenciando a interconexão entre aspectos socioemocionais e acadêmicos.

Questão 7: Relações entre educação e sociedade

A sétima questão explora as relações entre educação e sociedade, enfatizando que o ato de educar é um processo constante e essencial na história de todas as sociedades. O simulado destaca que a proposta educativa de uma sociedade revela uma concepção de mundo que determina os fins a serem atingidos pelo processo educativo. Desafia-se a ideia de que a organização e formas de funcionamento social não são influenciadas pelo processo educativo, destacando como a educação é um fenômeno social intrinsecamente ligado ao contexto político, econômico, científico e cultural de uma sociedade.

Questão 8: Perspectivas sobre o papel do professor

A oitava questão aborda diferentes perspectivas sobre o trabalho docente. O simulado destaca a visão de Bernhard Fichtner, que defende o papel do professor como um intelectual exemplar e mediador entre o conhecimento e o aluno, em contraste com perspectivas que limitam o professor a ser apenas um instrutor no processo de ensino. O debate inclui reflexões sobre o ensino de conhecimentos descontextualizados e empobrecidos de sentido e significado, evidenciando a complexidade do papel do professor na formação dos alunos.

Questão 9: O papel social da escola

A nona questão aborda o papel social da escola, conforme a Conferência Nacional da Educação Básica. O simulado destaca a importância da escola em contribuir para a construção de um Brasil igualitário, humano e com justiça social. Enfatiza a necessidade de a escola ir além do desmembramento do saber formalizado e adotar estratégias de cunho sociocultural para atender às demandas da sociedade contemporânea.

Questão 10: Concepção de educação

A décima questão explora a concepção de educação como uma ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações mais jovens, visando seu desenvolvimento na sociedade. O simulado destaca a ideia de que o processo da educação confunde-se com a noção de ajustamento à vida da comunidade, sem julgamento crítico sobre seus usos e costumes. O debate inclui reflexões sobre como diferentes concepções de educação influenciam a forma como os indivíduos compreendem e interagem com a sociedade, destacando a importância dessa compreensão para a formação de cidadãos conscientes e participativos.

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