Simulado BNCC: Baixe agora e se prepare para concursos de pedagogia!

Caros professores e profissionais da educação que buscam se preparar para concursos e seleções, este post é dedicado a vocês! Sabemos da importância de estar bem preparado para enfrentar os desafios das avaliações que permeiam o universo educacional. Por isso, disponibilizamos um simulado em PDF focado em BNCC, elaborado com questões que abordam temas relevantes para sua preparação. Este simulado não apenas testará seus conhecimentos, mas também oferecerá insights valiosos sobre os temas mais abordados nesse contexto. Baixe o PDF, mergulhe nos questionamentos e aprimore suas habilidades pedagógicas para alcançar o sucesso em seus objetivos profissionais.

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Simulado BNCC

Questão 1

FGV | Assinale a opção que descreve corretamente a função da Base Nacional Comum Curricular.

a) Implanta políticas públicas de caráter educacional, em âmbito nacional, de acordo com os princípios do governo vigente.
b) Garante o acesso escolar dos estudantes nos três níveis de ensino: Educação Infantil, ensino fundamental e médio.
c) Estabelece e executa as leis e normas curriculares para cada segmento da educação.
d) Assegura a permanência dos estudantes no ensino público, seja ele federal, estadual ou municipal.

e) Colabora para a superação da fragmentação das políticas educacionais.

Questão 2

CEBRASPE (CESPE) | Considerando a concepção de currículo como uma práxis, isto é, expressão da função socializadora e cultural da educação, julgue o item subsecutivo.

A prática curricular de Paulo Freire é emancipadora e, portanto, pautada no processo de conscientização.

( ) Certo
( ) Errado

Questão 3

CEBRASPE (CESPE) | Considerando a concepção de currículo como uma práxis, isto é, expressão da função socializadora e cultural da educação, julgue o item subsecutivo.

As teorias críticas e pós-críticas do currículo presumem que as afirmações de conhecimento e de verdade são equivalentes, independentemente se derivadas do conhecimento comum ou da investigação científica.

( ) Certo
( ) Errado

Questão 4

Instituto Consulplan | Galvão (2010) pontua que, de acordo com Silva (2001), a educação tem como finalidade formar o ser humano desejável para um determinado tipo de sociedade.

Dessa forma, ela visa promover mudanças relativamente permanentes nos indivíduos, de modo a favorecer o desenvolvimento integral do homem na sociedade. A educação é, desde a sua gênese, objetivos e funções, um fenômeno social, estando relacionada ao contexto político, econômico, científico e cultural de uma determinada sociedade. O ato de educar é um processo constante na história de todas as sociedades, não é o mesmo em todos os tempos e lugares, e é, em sua essência, um processo social. Além disso, educação e sociedade se correlacionam porque a educação exerce forte influência nas transformações ocorridas no âmago da sociedade.

(Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/MGwkqfpsmJsgjDcWdqhZFks/?lang=pt#:~:text=O%20ato%20de%20educar%20%C3%A9,ocorridas%20no%20%C3%A2mago%20da%20segunda. Adaptado.)

Na história da educação brasileira, podem ser identificadas várias concepções, tendo em vista os ideais da formação do homem para a sociedade de cada época. As principais correntes pedagógicas identificadas no Brasil são: a tradicional; a crítica; e, a pós-crítica. Acerca do exposto e considerando a concepção “pós-crítica”, assinale a afirmativa correta.

a) Enfatiza o ensino e a aprendizagem de conteúdos a partir de uma metodologia rigorosamente planejada, com foco na eficiência.
b) Procura ser neutra, tendo como principal foco identificar os objetivos da educação escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar à população uma educação geral e acadêmica.
c) Foca nos temas relacionados à identidade, diferenças, alteridade, subjetividade, cultura, gênero, raça, etnia, multiculturalismo, saber e poder, de forma a acolher a diversidade do mundo contemporâneo.
d) Preocupar-se em desenvolver conceitos que permitem compreender, com base em uma análise marxista, o que o currículo faz. No desenvolvimento desses conceitos, existiu uma ligação entre educação e ideologia.

e) Aborda questões ideológicas, colocando em pauta temas relacionados ao poder, a relações e classes sociais, ao capitalismo, à participação etc., de forma a conscientizar o educando sobre desigualdades e injustiças sociais.

Questão 5

Instituto Consulplan | De acordo com Moreira e Candau (2014), com as mudanças do mundo contemporâneo, estudos curriculares têm definido currículo de formas muito diversas e várias dessas definições permeiam o que tem sido denominado currículo no cotidiano escolar, no qual “a escola deve promover um processo de ampliação dos horizontes culturais dos estudantes”. Dessa forma, é necessário que a escola se desafie a se constituir como um espaço que permeie diferentes conhecimentos e saberes para a promoção de uma educação intercultural, construindo e reconstruindo estratégias e práticas pedagógicas. Nesta perspectiva, o currículo pós-crítico busca realizar no campo educacional brasileiro transformações nas práticas educacionais. Considerando o exposto, bem como a teoria pós-crítica, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) É um espaço para a elaboração de novas possibilidades, de seguir caminhos desconhecidos, de modificar sentidos preestabelecidos e viver novas conexões.
b) Admite a hipótese de uma consciência coerente, centrada, unitária, abarcando a própria noção de consciência com suas conotações racionalistas e cartesianas.
c) Olham com desconfiança para conceitos como alienação, emancipação, libertação, autonomia, que supõem, todos, uma essência subjetiva que foi alterada e precisa ser restaurada.
d) Busca considerar os alunos, como sujeitos na sua singularidade, assim como o processo de intenções e significados que envolve o processo formador daquilo que somos e daquilo que nos tornamos.
e) Busca-se proliferar problematizações e investi- gações para representar grupos sociais margina- lizados e inferiorizados em favor de outros, fugindo da homogeneização e da assimilação cultural historicamente impostas, dando visibilidade à diversidade cultural.

Questão 6

Instituto Consulplan | Para Limaverde (2012), os conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade são distintos e, por vezes, antagônicos em suas propostas e objetivos metodológicos; porém, ainda muito confundidos. O estudo e o conhecimento de várias disciplinas possibilitam a superação dos limites impostos pela própria ciência. Para Hoff et al. (2007), as novas fronteiras com que a ciência se depara indicam que o conhecimento específico sozinho não é suficiente para entender a complexidade dos fenômenos estudados. Considerando o conceito de transdisciplinaridade, assinale a afirmativa correta.

a) É um intercâmbio de métodos de pesquisa oriundos de distintas disciplinas. Apesar de estar além das disciplinas e de poder gerar novas, enquadra-se no modelo da pesquisa disciplinar.


b) Apresenta um mesmo objeto de estudo ou tópico de pesquisa investigado simultaneamente por várias disciplinas. Vai-se além do paradigma disciplinar sem, todavia, superá-lo ou colocá-lo suspenso.
c) Vem a ser o resultado da articulação entre duas ou mais disciplinas com objetivos pedagógicos comuns, já que as disciplinas não podem ser consideradas como “ilhas isoladas em um arquipélago perdido”.
d) Define-se como a busca pelo que está, ao mesmo tempo, entre, através e além de toda e qualquer disciplina, representando, portanto, uma quebra com o paradigma disciplinar, uma nova forma de ver o mundo.
e) Trata-se de uma gama de disciplinas propostas simultaneamente, mas sem fazer aparecer direta- mente às relações que podem existir entre elas. É um tipo de sistema de um só nível e de objetivos múltiplos; não há nenhuma cooperação entre as disciplinas.

Questão 7

Instituto Consulplan | Para efeito de uma maior compreensão das distinções entre as perspectivas críticas ou não críticas é importante observar a análise de alguns dispositivos utilizados no processo educacional. A ação educativa pretende, por meio de suas diversas técnicas, educar para a sociedade, e tais objetivos são direcionados e regulados a partir de pressupostos das teorias da aprendizagem – argumentos, pressupostos teóricos sobre as idades e fases do desenvolvimento mais adequadas para os diferentes tipos de aprendizagem; da disciplina dos sujeitos envolvidos nessa ação – ordenamentos institucionais, envolvimento familiar, capacidades e habilidades de professores e educandos; dos resultados obtidos na sua aplicação – sucesso ou fracasso escolar. Considerando que o que diferencia, em linhas gerais, a teorização não crítica da teorização crítica na educação é o entendimento que ambas têm do processo educativo, assinale a afirmativa correta.

a) A teorização crítica compreende as escolas como lugares onde a cultura da sociedade dominante é apreendida e distinguida.
b) A teorização não crítica contribui para a modificação social por meio de práticas de linguagem; atribuição de valores; e, disseminação de um capital cultural.
c) A teorização crítica dá ênfase ao tecnicismo e ao cientificismo; a teorização não crítica, a uma formação para a conscientização e a transformação social dos sujeitos envolvidos nesse processo.
d) A teoria não crítica objetiva promover um novo entendimento do ordenamento, no qual estão presentes sentidos democráticos, comunitários e participativos voltados às organizações escolares.
e) A teorização não crítica compreende que é impossível trabalhar didaticamente, escrever, ler ou dialogar sobre contextos históricos ou sobre denominadas temáticas se isso for ensinado de maneira isolada.

Questão 8

Instituto Consulplan | Os teóricos pós-críticos utilizam o “pós” para nominar o novo, para distingui-lo do passado. Trata-se de uma nova maneira de entender o próprio pensamento, de uma teorização que busca diferenciar-se das formas, das práticas e da escrita utilizadas pelas teorizações anteriores. Trata-se de uma perspectiva teórica caracterizada por abordagens multidisciplinares empregadas por diferentes correntes e diversos meios a ela identificados. Sobre as teorias críticas, analise as afirmativas a seguir.

I. Há uma ênfase na crítica a uma única e absoluta verdade e na busca da pluralidade na interpretação dos fatos e conhecimentos que permeiam o cotidiano atual.
II. Há uma negação da noção de sujeito humanista, livre, autônomo, presente nas vertentes teóricas anteriores, tradicionais e transformadoras.
III. A noção de uma consciência unitária, auto- idêntica, autorreflexiva, racional, homogênea, centrada e determinada por certas centrais é rejeitada.
IV. A subjetividade é concebida como fragmentada, descentrada, contraditória entre si e em permanente tensão mútua; não existe um estado de consciência totalmente lúcida.
V. Há o fortalecimento de temáticas de pesquisas como as questões de meninos e meninas de rua, as histórias de vida de mulheres negras, as religiosidades alternativas, bem como o movimento homossexual.

Está correto o que se afirma em

a) I, II, III, IV e V.
b) I e II, apenas.
c) IV e V, apenas.
d) I, IV e V, apenas.
e) I, II, III e IV, apenas.

Questão 9

COPEVE (UFAL) | As narrativas contidas no currículo trazem embutidas noções sobre quais grupos sociais podem representar a si e aos outros e quais grupos sociais podem apenas ser representados ou até mesmo serem totalmente excluídos de qualquer representação.

Elas, além disso, representam os diferentes grupos sociais de forma diferente: enquanto as formas de vida e a cultura de alguns grupos são valorizadas e instituídas como cânone, as de outros são desvalorizadas e proscritas. Assim, as narrativas do currículo contam histórias que fixam noções particulares de gênero, raça, classe – noções que acabam também nos fixando em posições muito particulares ao longo desses eixos (de autoridade).

SILVA, Tomaz Tadeu da. “Currículo e identidade social: territórios contestados”. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 195.

A crítica apresentada no texto questiona uma reivindicação na análise do currículo escolar relacionada a

a) noção hegemônica etnocêntrica que valoriza as relações.
b) utilização de linguagem neutra contrariando a norma culta.
c) reflexão sobre uma postura ética em torno das diversidades.
d) superação da rigidez da estrutura administrativo-pedagógica.
e) aplicação das demandas dos movimentos negro e indígenas.

Questão 10

FGV | “Qual a relação entre experiência social e conhecimento? O currículo é tratado como se fosse possível a separação entre experiência e conhecimento. A produção do conhecimento é pensada como um processo de distanciamento da experiência, do real vivido. Desse modo, o real pensado seria construído por mentes privilegiadas através de métodos sofisticados, distantes do viver cotidiano, comum. Logo, o conhecer passa a ser visto como um processo distante do homem e da mulher comuns, do povo comum; distante até do docente que ensina o povo comum.”

Adaptado de ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

No trecho apresentado, o autor sustenta que:

a) a experiência social deve ter sua importância contemplada como conhecimento extracurricular;
b) o distanciamento em relação à vida imediata é requisito para a produção de conhecimento válido;
c) a atual organização curricular vê os professores como mentes privilegiadas diante dos alunos;
d) o conhecimento deve ser substituído nos currículos pela atenção à experiência comum;
e) a separação entre experiência e conhecimento é uma maneira artificial de organizar o currículo.

Gabarito:

1) E 2) Certo 3) Certo 4) C 5) B 6) D 7) A 8) A 9) C 10) E

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades que todos os alunos brasileiros têm o direito de aprender ao longo da educação básica. Ela tem como função colaborar para a superação da fragmentação das políticas educacionais, promovendo uma educação mais equitativa e de qualidade para todos os estudantes do país.

Questão 2: Concepções de Currículo

A concepção de currículo como uma práxis, conforme abordado por Paulo Freire, enfatiza que o currículo não é apenas um conjunto de disciplinas e conteúdos, mas sim uma prática social que reflete e perpetua as relações de poder e cultura de uma sociedade. Nessa perspectiva, o currículo é entendido como uma ferramenta de emancipação, que busca a conscientização dos indivíduos e a transformação social.

Questão 3: Teorias Críticas e Pós-críticas do Currículo

As teorias críticas e pós-críticas do currículo questionam a ideia de uma verdade absoluta e única, reconhecendo a pluralidade de interpretações dos fatos e conhecimentos. Enquanto as teorias críticas enfatizam a necessidade de uma análise profunda das relações de poder e da influência da ideologia no currículo, as teorias pós-críticas buscam abordar temas relacionados à identidade, diversidade e diferenças culturais, visando acolher a complexidade do mundo contemporâneo.

Questão 4: Relação entre Educação e Sociedade

A relação entre educação e sociedade é fundamental para compreender o papel da educação na formação dos indivíduos e na transformação social. Diversas concepções pedagógicas ao longo da história brasileira refletem os ideais de formação do ser humano para a sociedade em cada época, destacando a influência mútua entre educação e contexto político, econômico, científico e cultural de uma determinada sociedade.

Questão 5: Educação Intercultural

A educação intercultural busca promover a ampliação dos horizontes culturais dos estudantes, reconhecendo e valorizando a diversidade cultural presente na sociedade. Nessa perspectiva, a escola é desafiada a adotar práticas pedagógicas que permeiem diferentes conhecimentos e saberes, contribuindo para uma educação mais inclusiva e que respeite as diferenças culturais dos alunos.

Questão 6: Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade

Os conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade referem-se a diferentes abordagens de integração do conhecimento nas práticas educacionais. Enquanto a multidisciplinaridade envolve o estudo de várias disciplinas de forma isolada, a interdisciplinaridade busca a integração entre diferentes áreas do conhecimento, e a transdisciplinaridade ultrapassa os limites das disciplinas, buscando uma compreensão mais ampla e holística dos fenômenos estudados.

Questão 7: Perspectivas Críticas e Não Críticas na Educação

As perspectivas críticas e não críticas na educação diferem em relação ao entendimento do processo educativo e suas implicações sociais. Enquanto as abordagens críticas questionam as estruturas de poder presentes na educação e buscam promover uma transformação social, as abordagens não críticas tendem a enfatizar aspectos como o tecnicismo e a reprodução de valores culturais dominantes.

Questão 8: Narrativas do Currículo e Representação Social

As narrativas presentes no currículo escolar refletem e perpetuam noções sobre grupos sociais e identidades culturais, podendo tanto valorizar como desvalorizar determinados grupos. Essas narrativas influenciam na construção das identidades dos alunos e na percepção de si mesmos e dos outros, destacando a importância de uma reflexão crítica sobre as representações sociais presentes no currículo.

Questão 9: Relação entre Experiência Social e Conhecimento

A relação entre experiência social e conhecimento questiona a separação entre o conhecimento acadêmico e a vivência cotidiana dos indivíduos. Nessa perspectiva, o conhecimento é concebido como resultado de uma interação constante entre a experiência social e a reflexão teórica, destacando a importância de valorizar e integrar as experiências dos alunos no processo educativo.

Questão 10: Organização Curricular e Distanciamento da Experiência

A questão aborda a crítica ao entendimento de que o conhecimento é produzido de forma distante da experiência vivida, destacando a importância de reconhecer e valorizar a experiência social como parte integrante do processo de aprendizagem. Nesse sentido, questiona-se a separação artificial entre experiência e conhecimento na organização curricular, defendendo uma abordagem mais integradora e contextualizada do saber.

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