Simulado Competências na Educação: preparação grátis para concursos na área da educação

Caro professor, você já parou para refletir sobre a importância das competências na educação? Saber identificar e desenvolver as competências necessárias para formar um aluno preparado para o mundo atual é essencial para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Neste blog, vamos discutir como as diferentes competências impactam diretamente na formação do aluno e como organizá-las de forma eficaz. Para isso, vamos analisar questões de concursos e seleções que abordam esse tema tão relevante para a prática educacional. Fique ligado e acompanhe nossas próximas postagens!

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Simulado Competências na Educação

01. (Instituto AOCP) No que se refere às diferentes competências que impactam diretamente na formação do aluno e a forma como estão organizadas, assinale a alternativa correta.

a) Sociabilidade; Comunicação; Pensamento e conhecimento; Degradar as diversas manifestações artísticas e culturais.
b) Argumentação; Desvalorar o processo de aprendizagem; Comunicação da abordagem cientifica; Cidadania compartilhada.
c) Empatia e cooperação; Responsabilidade; Aguarentar a cultura digital; Infamar a cidadania coletiva; Pensamento crítico e nobre.
d) Responsabilidade; Sociabilidade; Repertório cultural; Trabalho coletivo; Injuriar as informações, experiências e ideias.
e) Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.

02. (Instituto AOCP) No que diz respeito às competências gerais da educação básica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

(  ) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital.
(  ) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais.
(  ) Concordar com os dados e informações ambíguas, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos.
(  ) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.

a) V – V – V – V. b) F – F – V – V.
c) V – V – F – V. d) F – V – V – F.
e) V – V – F – F.

03. (VUNESP) Leia o trecho de Rios (2001): “… apresenta uma totalidade que abriga em seu interior uma pluralidade de propriedades… Em toda ação docente, encontram-se uma dimensão técnica, uma dimensão política, uma dimensão estética e uma dimensão moral….”

Com base nos trechos e na proposta da autora, assinale a alternativa que identifica corretamente o conceito ao qual o trecho se refere.

a) Qualidade.      b) Formação.
c) Competência. d) Prática Educacional.
e) Cidadania.

04. (FUNDATEC) Segundo Perrenoud, habilidades como: conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem, trabalhar a partir das representações dos alunos e trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem fazem parte de qual competência de referência?

a) Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
b) Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação.
c) Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho.

d) Trabalhar em equipe.
e) Participar da administração da escola.

05. (FUNDATEC) Segundo Perrenoud, habilidades como: elaborar um projeto em equipe, representações comuns, dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões, formar e renovar uma equipe pedagógica e administrar crises ou conflitos interpessoais fazem parte da competência de referência:

a) Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho.
b) Trabalhar em equipe.
c) Utilizar novas tecnologias.
d) Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.
e) Administrar sua própria formação contínua.

06. (VUNESP) O ensino-aprendizagem de Ciências deve nortear-se pela capacidade de instrumentar o aluno para melhor compreender a realidade na qual está inserido, possibilitando-lhe uma atuação consciente sobre ela. Com relação às habilidades que levariam a essa instrumentação, algumas são próprias das disciplinas de Ciências Naturais e, portanto, devem ser desenvolvidas com maior empenho nessas aulas. Entre essas habilidades, conforme Delizoicov e Angotti (1994), está a habilidade que localiza um fenômeno estudado segundo a sua semelhança e diferença com outros, já mais conhecidos. Essa habilidade é denominada

a) síntese. b) análise.
c) aplicação. d) observação.
e) classificação.

07. (VUNESP) Terezinha Rios, no livro Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade, tece algumas reflexões sobre como têm sido empregados os termos “competência” e “qualidade” no espaço da profissão docente. Com base no que defende a autora, assinale a alternativa correta.

a) As competências são definidas levando-se em conta a demanda de mercado e não é um mau, em princípio, levar em conta somente esta demanda, porque elas expressam as necessidades concretas dos membros de uma comunidade.
b) Para dizer que um professor é competente, basta ter domínio da dimensão técnica, ou seja, ele deve ter domínio dos conteúdos de sua área específica de conhecimento e de recursos para socializar esse conhecimento.
c) Competência e qualificação estão relacionadas com o desenvolvimento de recursos humanos. Nesta perspectiva, qualificar equivale a seguir uma lista de competências que define o profissional eficiente em cada área.
d) O termo competência expressa uma totalidade que abriga em seu interior uma pluralidade de propriedades, um conjunto de qualidades de caráter positivo, fundadas no bem comum, nos direitos coletivos de uma sociedade.
e) Para dar conta da complexidade da formação e da prática do educador, é suficiente que sejam consideradas uma lista de competências.

08. (VUNESP) A busca da “qualidade” educacional, defendida por Santiago (VEIGA, 1996), visa

a) ao aperfeiçoamento gerencial e às novas formas de planejamento estratégico, aplicadas com sucesso no meio empresarial.
b) ao ensino sistemático das experiências acumuladas ao longo da história pela humanidade.
c) à ênfase na habilidade do “saber fazer”, condição necessária para que os estudantes se insiram qualificadamente no mercado de trabalho.
d) à sustentação do modelo econômico e social predominante nos projetos pedagógicos e políticas educacionais brasileiras.
e) à construção do conhecimento, reconhecendo a importância deste para emancipação dos sujeitos e exercício da cidadania.

09. (VUNESP) De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho” denomina-se

a) inteligência.   b) função psicológica superior.
c) competência. d) aprendizagem.
e) currículo.

10. (IBFC) Os fundamentos e princípios da interdisciplinaridade e a contextualização no ensino médio procuram melhorar a visão de mundo dos estudantes. Durante a formação do estudante o propósito é desconstruir a ideia da verdade absoluta em relação aos fatos e temas que compõem a vida em sociedade e motivar os jovens e os adultos a investigarem os dados consultando suas origens. A seguir, estão descritos alguns dos fundamentos e dos princípios interdisciplinares, e definições, que podem ser estratégias pedagógicas positivas na formação do estudante. Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(  ) O diálogo entre os estudantes proporciona a aprendizagem de si mesmo, dos outros e do mundo.
(  ) O diálogo promove a reflexão, a autonomia de pensamento, a criticidade, a defesa de seus posicionamentos, a valorização das diferenças e a resolução de problemas.
(  ) Conhecer os desejos, e desafios, reais do estudante favorece e desenvolve o conhecimento, conhecer o seu projeto de vida abre caminhos para articular a proposta pedagógica e as necessidades reais do estudante.
(  ) Utilizar e realizar o registro como uma ação secundária. O registro das vivências, experiências, deve ser feito quando o tempo for suficiente na programação pedagógica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) V – V – V – V   b) V – V – F – F
c) V – V – V – F   d) F – F – V – V
e) F – V – V – F

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Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 01: Competências essenciais na formação do aluno

As competências que impactam diretamente na formação do aluno são sociabilidade, comunicação, pensamento e conhecimento, repertório cultural, trabalho e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento, empatia, cooperação, responsabilidade e cidadania. A resposta correta é a alternativa e, que descreve essas competências de forma adequada.

Questão 02: Competências gerais da educação básica

As afirmações são verdadeiras e devem ser assinaladas na seguinte sequência: V – V – V – F, o que corresponde à alternativa c. Valorizar e utilizar conhecimentos históricos, compreender tecnologias digitais, concordar com informações ambíguas e agir com responsabilidade são competências gerais relevantes.

Questão 03: Reflexão sobre competências na prática educacional

O trecho citado faz referência à competência como um conceito abordado na prática educacional. A alternativa correta é c) Competência, pois indica a presença de dimensões técnica, política, estética e moral na docência.

Questão 04: Competência de referência na organização de aprendizagem

A habilidade de conhecer os conteúdos a serem ensinados e traduzi-los em objetivos de aprendizagem faz parte da competência de organizar e dirigir situações de aprendizagem. Logo, a alternativa correta é a alternativa a.

Questão 05: Competência de referência na gestão de equipe

A habilidade de elaborar projetos e dirigir equipes pedagógicas é uma competência relacionada à gestão de equipe. Portanto, a alternativa correta é a alternativa b.

Questão 06: Habilidade essencial nas Ciências Naturais

A habilidade mencionada na questão, de localizar um fenômeno estudado segundo sua semelhança e diferença com outros conhecidos, é denominada classificação. Portanto, a resposta correta é a alternativa e.

Questão 07: Reflexão sobre competência na prática docente

Terezinha Rios aborda a importância de considerar a competência na prática docente. A alternativa correta é a letra e, que destaca a complexidade da formação e prática do educador.

Questão 08: Busca pela qualidade educacional

Segundo Santiago, a busca pela qualidade educacional visa à construção do conhecimento para a emancipação dos sujeitos e o exercício da cidadania. Portanto, a alternativa correta é a letra e.

Questão 09: Mobilização de conhecimentos e habilidades

Conforme a BNCC, a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas é denominada competência. Logo, a alternativa correta é a letra c.

Questão 10: Fundamentos da interdisciplinaridade no ensino médio

Os fundamentos e princípios interdisciplinares visam a desconstruir a verdade absoluta e motivar a investigação dos estudantes. As afirmativas corretas são as duas primeiras, sendo a sequência correta V-V-V-F, presente na opção c.

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