Muitos concurseiros ACHAM que OS EXERCÍCIOS SERVEM APENAS PARA TESTAR os conhecimentos aprendidos em aula ou após a leitura de um material.
Vejamos algumas DICAS de utilizar de forma assertiva os exercícios!
DICA 1: Materiais de qualidade
Os exercícios sempre apresentam situações práticas e similares ao que será exigido nas provas e de que forma será exigido. Desta forma, acredito que o primeiro passo quanto aos exercícios é adquirir materiais de qualidade – materiais de qualidade SÃO SEMPRE UM INVESTIMENTO e NUNCA UM CUSTO.
Resolver Questões – Material Completo: CONHEÇA CLICANDO AQUI
DICA 2: Utilize os exercícios na hora de realizar a revisão do conteúdo
A REVISÃO é uma etapa de estudo MUITO IMPORTANTE na sua preparação para concurso público e há muitas formas de efetuar esta fase – resumos, mapas mentais, flashcards e, por que não, exercícios.
DICA 3: Exercícios como termômetro de aprendizagem
OS EXERCÍCIOS TAMBÉM SÃO IMPORTANTES para verificar os conteúdos aprendidos. Ao invés de ter uma postura de realizar estas questões de modo automático, sem comprometimento e muitas vezes negligenciando esta etapa de estudo, utilize-as para verificar o que foi ou não aprendido. NÃO DEIXE DE REALIZAR nenhum exercício por dúvida ou incompreensão – aproveite e retorne deste ponto para compreender o que não foi entendido. Resolver Questões – Material Completo: CONHEÇA CLICANDO AQUI
DICA 4: Utilize os enunciados (sem as alternativas) como base para a memorização
Outra forma de praticar a memorização (seja durante a revisão ou em outro momento) é utilizar os enunciados sem ver as alternativas. Pode ser em questões realizadas ou ainda não completadas. Esta técnica funciona como flashcards, em que há perguntas ou afirmações e o candidato deve saber a resposta. O INVERSO TAMBÉM PODE OCORRER: a partir da resposta correta, o candidato deve saber o enunciado. Veja como os exercícios podem ser utilizados de várias maneiras.
Resolver Questões – Material Completo: CONHEÇA CLICANDO AQUI
DICA 5: Utilize os exercícios como meio de leitura
NEM SEMPRE É POSSÍVEL estudar através de textos longos e complexos. Em outros casos, a leitura já foi realizada, mas na hora de revisar, o candidato prefere outros meios, como os exercícios. NÃO PODEMOS DEIXAR DE LEMBRAR que o conteúdo dos exercícios pode render uma leitura produtiva.
DICA 6: Inverta a ordem: questões primeiros e leitura do conteúdo depois
OUTRA MANEIRA DE UTILIZAR DE MODO ASSERTIVO OS EXERCÍCIOS é tentando resolvê-los antes mesmos de estudar o conteúdo, ou seja, o texto base. Isso faz com que você teste seus conhecimentos prévios.