Simulado Conhecimentos Pedagógicos para concursos: baixe grátis e responda!

Caros professores e profissionais da educação, sabemos que a preparação para concursos e seleções é uma jornada desafiadora, especialmente quando se trata de conhecimentos pedagógicos. Pensando nisso, elaboramos um simulado abrangente que aborda questões cruciais nessa área. Este post disponibiliza um simulado em PDF, destacando o assunto mais recorrente nas questões. Vamos mergulhar juntos nesse universo pedagógico e fortalecer ainda mais suas habilidades para os desafios que estão por vir.

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Simulado Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1

FGV | O Currículo da Cidade do Ensino Fundamental referente à Língua Portuguesa preserva a subdivisão dessa etapa de ensino de nove anos em três ciclos.

Assinale a opção que nomeia e ordena corretamente esses ciclos.

a) O Ciclo de Alfabetização compreende os dois primeiros anos (1o e 2o); o Transdisciplinar envolve os três anos seguintes (3o, 4o e 5o); o Autoral abarca os quatro anos finais (6o, 7o, 8o e 9o).
b) O Ciclo de Alfabetização compreende os três primeiros anos (1o, 2o e 3o); o Interdisciplinar envolve os três anos seguintes (4o, 5o e 6o); o Integral abarca os três anos finais (7o, 8o, 9o).
c) O Ciclo de Alfabetização compreende os três primeiros anos (1o, 2o e 3o); o Transdisciplinar envolve os três anos seguintes (4o, 5o e 6o); o Integral abarca os três anos finais (7o, 8o, 9o).

d) O Ciclo de Alfabetização compreende os dois primeiros anos (1o e 2o); o Interdisciplinar envolve os três anos seguintes (3o, 4o e 5o; o Autoral abarca os quatro anos finais (6o, 7o, 8o e 9o).
e) O Ciclo de Alfabetização compreende os três primeiros anos (1o, 2o e 3o); o Interdisciplinar envolve os três anos seguintes (4o, 5o e 6o); o Autoral abarca os três anos finais (7o, 8o, 9o).

Questão 2

FGV | Leia o fragmento a seguir.

Até o ano de 2017, o Brasil contava com uma legislação migratória, o _____, aprovada em 1980, em meio a um regime de _____, que _____ a entrada e permanência de migrantes no país e _____ o seu acesso a direitos fundamentais, excluindo a população migrante indocumentada do sistema de ensino brasileiro.

Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos migrantes: orientações pedagógicas. São Paulo: SME / COPED, 2021, p. 28.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

a) Estatuto do Imigrante – concessão – autorizava – garantia.
b) Estatuto do Estrangeiro – exceção – restringia – cerceava.
c) Estatuto da População em Deslocamento – inovação – ampliava – aprovava.
d) Estatuto da Pessoa em Trânsito – liberdade – discutia sobre – ampliava.


e) Estatuto do Migrante – exclusão – restringia – proibia.

Questão 3

FGV | Leia o fragmento a seguir.

Muitas vezes nos perguntamos o que aconteceu. É tão poderoso o fato de documentar? Sim e não, porque o fato de documentar, além de observar para ver e ouvir aos meninos e às meninas, envolve também uma outra maneira de trabalhar entre os adultos.

BARBOSA, M. C.; FARIA, A. de; MELLO, S. Documentação pedagógica: teoria e prática. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017, p. 16.

O conceito de Documentação Pedagógica, tal como caracterizado pelos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação, apresenta os atributos a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

a) Democrática, valorizando as experiências, questionamentos, interesses e necessidades dos alunos.
b) Interativa, fazendo com que professores, alunos e familiares participem e interajam do processo educativo.
c) Formal, pois relata linearmente as aprendizagens e experiências vivenciadas pelos alunos.
d) Reflexiva, pois ilustra os caminhos percorridos, que podem ser ressignificados durante o processo pedagógico.

e) Contextualizada, levando em conta o motivo da escolha dos conteúdos trabalhados.

Questão 4

IBAM | Experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos estudantes. Corresponde ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.

O trecho acima se refere a:

a) planejamento
b) programa
c) currículo
d) projeto pedagógico

Questão 5

FUNDATEC | Sobre a importância do planejamento, de acordo com Vasconcellos (2000), analise as assertivas abaixo:

I. Planejar é antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a serem realizadas, é agir de acordo com o previsto.


II. Planejar não é apenas algo que se faz antes de agir, é também agir em função daquilo que se pensa.
III. Planejar é um ato amoroso.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas II e III.

Questão 6

FUNDATEC | “O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica”. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo:

I. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.
II. Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender.
III. Além desses aspectos relativos à aprendizagem e ao desenvolvimento, na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas, devem ainda ser consideradas medidas para assegurar aos alunos uma ruptura de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas. Afinal, essa transição se caracteriza por mudanças pedagógicas na estrutura educacional, decorrentes principalmente da diferenciação dos componentes curriculares.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.

Questão 7

IBFC | Uma escola democrática e participativa que pretenda integrar-se às exigências do século XXI, planeja coletivamente os processos educativos e mpedagógicos visando uma formação cidadã e inclusiva. Com base nessa reflexão, assinale a alternativa correta.

a) A escola do século XXI visa o desenvolvimento das potencialidades individuais
b) A escola do século XXI deve promover ações repressoras
c) A escola do século XXI visa uma educação que valoriza as diferenças pela convivência entre os pares
d) A escola democrática é desencadeadora de ações coercitivas
e) A escola democrática visa a manutenção do ensino tradicional

Questão 8

IBFC | Sobre as relações entre currículo, conhecimento e cultura, pode-se afirmar que:

a) a construção de currículos que destaque a diversidade cultural de seus alunos exige do professor uma postura inovadora, pois implica em valorizar as diferentes manifestações culturais, mesmo que se enfatize o tipo de cultura adequada do ponto de vista educacional
b) ao relacionar currículo, conhecimento e cultura torna-se uma ação inviável no ambiente educacional, pois, é papel da escola apenas fomentar práticas culturais adequadas à aprendizagem de seus alunos
c) na construção do currículo, deve-se considerar as diversas culturas presentes no âmbito escolar, pois exige uma nova postura do professor, que precisa estar aberto às diferentes manifestações culturais, considerando suas relações sociais e oportunizar espaço para a crítica cultural, o diálogo e o desenvolvimento de pesquisas
d) ao se construir o currículo, é importante que se valorize a diversidade cultural na escola, como inclusão de teatro, música clássica, dança e leitura literária nas práticas cotidianas da escola, pois assim, é possível permitir que os alunos tenham acesso às diversas formas de cultura superiores às manifestações culturais populares que, em geral, participam
e) o currículo escolar precisa valorizar a diversidade cultural na escola que pressupunha uma nova postura por parte do professor, assumindo um papel crítico sobre as classes menos favorecidas, priorizando o ensino de práticas culturais mais apropriadas do ponto de vista educacional, social e econômico

Questão 9

Instituto Consulplan | A atividade de planejar é tão antiga quanto a história da humanidade. Assim como o homem primitivo pensava (planejava) como poderia fazer para vencer os desafios de sua vida diária, o homem contemporâneo também planeja, desde as atividades simples às mais complexas, a fim de alcançar seus objetivos. Neste sentido, Menegolla e Martins (1991, p. 15) afirmam que “A história do homem é um reflexo do seu pensar […] O homem pensa sobre o que fez; o que deixou de fazer; sobre o que está fazendo e o que pretende fazer”. Assim, a atividade de planejar não deixa de ser uma exigência e simultaneamente uma necessidade do ser humano. A sistematização do planejamento se dá no campo econômico, mais especificamente na área de produção, mediante as Revoluções Industriais e a emergência da chamada Ciência da Administração, no fim do século XIX. No início do século XX, o planejamento, já sistematizado, vai ganhando espaço em todos os setores da sociedade e produz um forte impacto quando a União Soviética apresenta-o e utiliza-o não mais como um exemplo de organização empresarial, mas como a planificação de toda economia do país.

(Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/012016/72ffe7394f8b 75e0e0f3ece7eb2e4eb6.pdf. Adaptado.)

Atualmente, pode-se identificar três linhas de planejamento administrativo: o gerenciamento da qualidade total; o planejamento estratégico; e, o planejamento participativo, que, por sua vez, tiveram e têm suas implicações na educação, pois a escola não ficou e nem fica imune aos movimentos político- econômico-sociais. Considerando o contexto educacional diante de planejamento participativo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A concepção do planejamento participativo está fundamentada na pedagogia progressista.
( ) O saber deixa de ser privilégio dos especialistas; a valorização da participação passa a ser considerado requisito favorável para intervir na realidade, possibilitando a sua transformação.
( ) Tem como objetivo a transformação das relações de poder, autoritárias e verticais em relações igualitárias, horizontais e dialógicas.
( ) Compete organizar as competências específicas e necessárias, para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global. A escola deve atuar no aperfeiçoamento da ordem social vigente, articulando-se, diretamente, com o sistema produtivo para o mercado de trabalho.
( ) Está centrada na tendência pedagógica liberal tradicional, pois o planejamento tinha como preocupação principal, a tarefa a ser desenvolvida em sala de aula, independente da realidade; uma vez elaborado, serviria para vários anos, pois o compromisso da escola é com a cultura; os problemas sociais pertencem à sociedade.

A sequência correta está em

a) V, V, F, V, V.
b) F, F, V, F, V.
c) V, V, V, F, F.
d) V, F, V, V, F.
e) F, V, F, V, F.

Questão 10

CEBRASPE (CESPE) | Considerando a concepção de currículo como uma práxis, isto é, expressão da função socializadora e cultural da educação, julgue o item subsecutivo.

O conceito de currículo ligado à grade curricular não pode ser entendido como currículo emancipador.

( ) Certo
( ) Errado

Gabarito:

1) E 2) B 3) C 4) C 5) D 6) D 7) C 8) C 9) C 10) Certo

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Ciclos do Ensino Fundamental

No contexto da Educação Fundamental, a Questão 1 aborda a organização por ciclos e seus respectivos nomes e ordens. Destaca-se a importância de compreender a subdivisão do Ensino Fundamental de nove anos em três ciclos, abrangendo a Alfabetização, o caráter Transdisciplinar e a fase Autoral. A correta identificação desses ciclos é crucial para a compreensão da estrutura curricular, alinhando-se com as diretrizes pedagógicas da Língua Portuguesa.

Questão 2: Legislação Migratória

A Questão 2 introduz o tema da legislação migratória no Brasil até 2017, com destaque para o Estatuto do Imigrante. Os participantes do simulado são desafiados a completar lacunas relacionadas às medidas que essa legislação adotava em relação à entrada e permanência de migrantes, bem como seu acesso a direitos fundamentais. Essa questão ressalta a importância do entendimento das políticas migratórias e seu impacto no sistema educacional.

Questão 3: Documentação Pedagógica

A Questão 3 explora o conceito de Documentação Pedagógica, conforme caracterizado pelos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação. Os participantes são convidados a identificar atributos corretos, promovendo uma compreensão mais profunda sobre como a documentação pedagógica deve ser conduzida. Destaca-se a ênfase em elementos como democracia, interatividade, reflexão e contextualização.

Questão 4: Identidade e Construção do Conhecimento

A Questão 4 aborda experiências escolares como parte integrante da construção de identidades dos estudantes. O participante é desafiado a reconhecer o conjunto de esforços pedagógicos relacionados a intenções educativas. Essa questão ressalta a importância de entender como as experiências escolares contribuem para a formação dos estudantes, destacando a interação entre conhecimento, relações sociais e identidade.

Questão 5: Importância do Planejamento

A Questão 5 destaca a importância do planejamento na educação, conforme a perspectiva de Vasconcellos (2000). Os participantes são convidados a analisar assertivas sobre o planejamento, abordando aspectos como antecipação mental, ação de acordo com o previsto e o caráter amoroso do planejamento. Essa questão explora diferentes dimensões do planejamento educacional.

Questão 6: Ensino Fundamental

A Questão 6 aborda o Ensino Fundamental de nove anos, enfocando diferentes fases dessa etapa. Os participantes são desafiados a identificar assertivas corretas sobre a ação pedagógica nos primeiros anos, a progressão ao longo do Ensino Fundamental e medidas para promover a integração entre fases. Essa questão enfatiza a compreensão das peculiaridades e transições na estrutura educacional.

Questão 7: Escola Democrática e Participativa

A Questão 7 destaca a importância da escola democrática e participativa, ressaltando o planejamento coletivo e a formação cidadã. Os participantes são desafiados a reconhecer a alternativa correta em relação aos objetivos da escola do século XXI. A ênfase recai sobre o desenvolvimento das potencialidades individuais e a valorização da diversidade pela convivência entre os pares.

Questão 8: Relações entre Currículo, Conhecimento e Cultura

A Questão 8 explora as relações entre currículo, conhecimento e cultura. Os participantes são convidados a reconhecer afirmações verdadeiras sobre a construção de currículos que valorizem a diversidade cultural dos alunos. Destaca-se a importância de uma postura inovadora por parte dos professores, abrangendo diferentes manifestações culturais no ambiente escolar.

Questão 9: Planejamento Participativo na Educação

A Questão 9 apresenta uma reflexão sobre o planejamento participativo na educação, destacando sua fundamentação na pedagogia progressista. Os participantes são desafiados a avaliar afirmativas relacionadas aos objetivos, transformação das relações de poder e competências específicas no contexto educacional. Essa questão explora as implicações do planejamento participativo na busca por uma educação mais igualitária.

Questão 10: Concepção de Currículo como Práxis

A Questão 10 aborda a concepção de currículo como uma práxis, relacionada à função socializadora e cultural da educação. Os participantes são desafiados a analisar a afirmação sobre a ligação entre o conceito de currículo e a grade curricular, questionando se esse conceito pode ser entendido como emancipador. Essa questão estimula a reflexão sobre diferentes perspectivas da concepção de currículo na prática educacional.

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